A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE SABER – PLANEJAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE SABER – PLANEJAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SABER – PLANEJAMENTO

2 PLANEJAMENTO DO SESI GINÁSTICA NA EMPRESA
Nesta aula, espera-se que você amplie seus conhecimentos sobre planejamento e possa contextualizar suas intervenções cotidianas com as bases conceituais do serviço SESI Ginástica na Empresa. Você estudará os tópicos abaixo: Benefícios e importância para o SESI Ginástica na Empresa Escolha de conteúdos Elaboração de cronograma Elaboração de planos de aulas

3 INTRODUÇÃO Ao pensar em planejamento, obrigatoriamente somos remetidos à busca de um referencial. No caso do SESI Ginástica na empresa, é explícito seu caráter educativo e, portanto, utilizamos como referência os quatro pilares da educação para o século XXI (UNESCO). Você já fez a leitura do Caderno Metodológico do Lazer Ativo? Se ainda não fez, sugerimos uma pausa aqui e um resgate ao capítulo 4: Planejamento no SESI Lazer Ativo!

4 Educar o trabalhador da Indústria
INTRODUÇÃO Agora que você já fez sua leitura e resgate das premissas básicas, vamos adiante! Educar o trabalhador da Indústria Ampliando seu repertório de conhecimentos, de habilidades e de atitudes Lembre-se! As intervenções do serviço SESI Ginástica na Empresa devem ter caráter educativo e para isso seu planejamento deve abranger as preocupações ao lado.

5 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA
Sabemos que em todas as intervenções educativas, os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais estão presentes; Com frequência nossos alunos nos questionam: Para quê serve este exercício? Como uso esta técnica no meu dia a dia? Ou A partir de uma brincadeira preconceituosa em uma aula, o docente faz uma mediação em relação à atitude, conversando e valorizando a diversidade e as possibilidades individuais. Porque, então, estamos falando tanto nesta metodologia e nas dimensões?

6 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA
Trata-se de NÃO utilizar esporadicamente ou apenas sob a demanda dos alunos/trabalhadores a escolha dos conteúdos a serem ensinados. Ao sistematizar o planejamento utilizando a metodologia das dimensões, o professor, intencionalmente escolhe os tipos de conteúdos mais relevantes para cada grupo em que atua. Também não se trata da aplicação de aulas teóricas nas sessões de Ginástica, mas de um bom alinhamento entre o que se aprende a conhecer, a fazer e a ser/conviver.

7 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA
Conhecimentos Procedimentos Atitudes

8 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA
O procedimento permite execuções corretas que promovem e preservam nossa saúde. Conhecimentos Procedimentos Atitudes 8

9 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA
Conhecimentos Procedimentos Atitudes O procedimento permite execuções corretas que promovem e preservam nossa saúde O conhecimento dá sentido e significado à prática. 9

10 BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA
E as atitudes favorecem o comprometimento, a adesão, e a disciplina para manter hábitos mais saudáveis. Conhecimentos Procedimentos Atitudes O procedimento permite execuções corretas que promovem e preservam nossa saúde O conhecimento dá sentido e significado à prática 10

11 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Como escolher os conteúdos para as sessões de Ginástica na empresa? Em primeiro lugar devemos lembrar sempre de uma das características do planejamento: coerência entre suas partes Você estudou este tema no Caderno Metodológico – aula sobre características do planejamento. Reveja os dois slides a seguir e lembre-se deste tema. Se preferir retome o texto direto no Caderno Metodológico.

12 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO
Finalmente, um bom planejamento precisa apresentar coerência em sua totalidade, indicando objetivos, conteúdos, metodologias e formas de avaliação que se complementem, apontando na mesma direção. Se tais aspectos se confrontam, o planejamento precisa ser reformulado.

13 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO

14 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Se é necessária coerência entre as partes, a primeira coisa a revisar é a Análise da Realidade, lembra-se? Quais as informações principais a respeito do seu clientes? Quais são as informações que você utilizou para definir as metas deste atendimento?

15 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Como escolher os conteúdos para a sessões de Ginástica na Empresa? Agora que você já revisou a análise da realidade, vamos começar a tomar decisões: Baseando-se nas informações coletadas, quais seriam bons objetivos de aprendizagem para os trabalhadores desta indústria? Lembre-se que estamos utilizando como referência os cinco temas do Pentáculo do Bem Estar, utilize a referência desses cinco temas como ponto de partida para tomar suas decisões.

16 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Lembra-se desta imagem?
O trabalhador é o alvo dos objetivos de aprendizagem! Comece definindo uma lista de objetivos de aprendizagem para seu programa, você pode pensar inicialmente em 3 meses de planejamento.

17 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS No Caderno Técnico SESI Ginástica (Anexo A) você encontrará um repertório de objetivos de aprendizagem. Lembre-se, é um repertório e todas as equipes podem utilizá-lo como ponto de partida e aprimorar essa lista conforme as diversas realidades em que estão inseridos os programas.

18 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Você escolheu os objetivos de aprendizagem seguindo a premissa da coerência e respeitando a análise da realidade? Agora vamos à seleção de conteúdos – selecione conteúdos que: atendam às necessidades dos objetivos de aprendizagem; provoquem interesse nos trabalhadores; sejam úteis no cotidiano; sejam adequados ao perfil do grupo (maturidade, nível de conhecimento sobre os temas etc).

19 EXEMPLO (PRIMEIRO MÊS)
Obs.: como exemplo, estamos selecionando informações para que você compreenda melhor a metodologia, isso não significa que você não poderá utilizar maior quantidade de informações no seu planejamento). Análise da Realidade Escritório, trabalho predominante sentado, alto índice de sedentarismo e sobrepeso crescente Definição de Objetivos Link para os Obj Gerais do SGE no oque é Ob. Aprendizagem Conteúdos Conceituais Procedimentais Atitudinais Metodologia Estratégias Avaliação da Aprendizagem

20 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Abaixo você vê um quadro que relaciona objetivos de aprendizagem (codificados e que você pode checar na lista de repertório – caderno Ginástica, anexo A). FATOR TEMA SUBTEMA CONCEITUAL PROCEDIMENTAL ATITUDINAL Atividade Física ATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO ATIVIDADE FÍSICA OA10 O que é AF e diferença para exercício físico OA OA73 Realização de atividades físicas regulares, em locais com programas ou por conta própria, respeitando os conceitos aprendidos OA OA115 Comprometimento e empenho para manter-se fisicamente ativo SEDENTARISMO OA12 O que é sedentarismo RECOMENDAÇÃO OA11 Conhecimento da recomendação mínima de AF para estar saudável OA OA116 Atitude positiva para com a realização de atividades físicas regulares, valorizando-as por sua importância em sua vida LOCAIS OA13 Conhecimento de locais com programas de AF INFLUÊNCIA OA14 AF e influências na saúde e na qualidade de vida Conteúdo (conceitual) OA14. Compreender a relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida.

21 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Abaixo você vê um quadro que relaciona objetivos de aprendizagem (codificados e que você pode checar na lista de repertório – caderno Ginástica, anexo A). FATOR TEMA SUBTEMA CONCEITUAL PROCEDIMENTAL ATITUDINAL Atividade Física ATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO ATIVIDADE FÍSICA OA10 O que é AF e diferença para exercício físico OA OA73 Realização de atividades físicas regulares, em locais com programas ou por conta própria, respeitando os conceitos aprendidos OA OA115 Comprometimento e empenho para manter-se fisicamente ativo SEDENTARISMO OA12 O que é sedentarismo RECOMENDAÇÃO OA11 Conhecimento da recomendação mínima de AF para estar saudável OA OA116 Atitude positiva para com a realização de atividades físicas regulares, valorizando-as por sua importância em sua vida LOCAIS OA13 Conhecimento de locais com programas de AF INFLUÊNCIA OA14 AF e influências na saúde e na qualidade de vida Conteúdo (procedimental) OA72. Sensibilizar-se para buscar melhorar seu atual nível de atividade física. OA73. Sensibilizar-se para o engajamento em programa de atividade física fora do ambiente de trabalho.

22 ESCOLHA DOS CONTEÚDOS Analisando os dois quadros acima, você acredita que seriam objetivos de aprendizagem e conteúdos adequados para uma intervenção na realidade sugerida? Sim, seriam! O próximo passo é começar a solucionar como estes conteúdos podem ser organizados ao longo do tempo, ou seja, organizar o cronograma do planejamento. Análise da Realidade Análise da Realidade Escritório, trabalho predominante sentado, alto índice de sedentarismo e sobrepeso crescente

23 ELABORAÇÃO DE CRONOGRAMA
O cronograma tem dois papéis importantes no planejamento: Organização O professor tem visualmente uma idéia de médio e longo prazo de suas aulas e temas principais a serem desenvolvidos. Distribuição sistemática Evita a monotonia de temas e abordagens e gera a necessidade de inovação e estratégias diversificadas para dar conta dos temas propostos. Conteúdo

24 ELABORAÇÃO DE CRONOGRAMA
O exemplo ao lado é uma das formas de se organizar o conteúdo ao longo do tempo. Ao se deparar com estas demandas, o professor pode organizar melhor os seus planos de aula, bem como seu processo de desenvolvimento continuado, tendo em vista que pode se deparar com conteúdos necessários para seus alunos e que ele próprio precisa estudar e se apropriar melhor antes de ensiná-los. Consulte pág. 67 do Caderno SESI Ginástica na Empresa.

25 PERFIL E COMPETÊNCIA DO PROFISSIONAL DO LAZER ATIVO
Perrenoud(2000) lista uma série de competências para profissionais envolvidos em trabalhos educativos, isto é, competências para ensinar . Destacamos 5 delas: Você se lembra?

26 PLANEJAMENTO DO SESI GINÁSTICA NA EMPRESA
Esta é uma das riquezas desta metodologia, ela nos obriga permanentemente a adotar um posicionamento questionador e de solução de problemas do processo ensino-aprendizagem! Caso contrário estaremos sempre ensinando aos nossos alunos sobre aquilo que sabemos e não necessariamente sobre o que eles precisam aprender.

27 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA
O plano de aula deve ser feito para detalharmos a metodologia e as estratégias das aulas. Pode ser feito para uma aula ou para uma semana (caso os objetivos e conteúdos sejam similares ao longo da semana). A primeira coisa a se determinar no plano de aula são os objetivos de aprendizagem No próximo slide você conhecerá um modelo de plano de aula

28 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA

29 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA
Agora que você já entendeu o processo de elaboração de Planejamento, sugerimos uma releitura dos exemplos que estão no Caderno Técnico do SESI Ginástica e em seguida lançamos um desafio!!! Cada um deverá levar para o seu respectivo treinamento presencial um planejamento contendo: Quadro de distribuição de conteúdos para três meses de aula em uma das empresas que você atende (cronograma); Cinco planos de aula conforme o modelo do slide anterior; Estaremos resgatando e conversando a respeito do seu trabalho nas oficinas de planejamento dos encontros presenciais.


Carregar ppt "O QUE SABER – PLANEJAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google