A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?"— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Há uma pergunta que muitos colegas professores nos encaminham: posso aplicar jogos competitivos nas sessões de do SESI Ginástica na Empresa? Você pode estar se perguntando a mesma coisa neste exato momento... Para responder, faremos considerações nas próximas páginas. Afinal, estamos diante de um tema novo e polêmico, articulado com mudanças de paradigma de nossa sociedade.

2 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Vamos passo a passo, começando pela mudança de paradigma. Ao longo das últimas três décadas, de forma mais intensa, mudanças ao redor do mundo colocaram antigas verdades em xeque: a mulher passou a requisitar seu espaço no mercado de trabalho, as minorias étnicas tomaram consciência de seus direitos, a matriz energética pautada na queima de combustíveis (petróleo e carvão, em especial) foi questionada diante da ameaça do aquecimento global, a exploração sem limites dos recursos naturais tornou-se insustentável... As fotos a seguir ilustram bem os exemplos dados.

3 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Imagens do racismo nos EUA nos anos de Até os bebedouros eram separados para brancos e negros (white e colored, respectivamente, em inglês). Em 2009, os EUA elegeram um presidente negro.

4 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Céu cinza sobre São Paulo, fruto da poluição atmosférica pela queima de combustíveis fósseis Foto de propaganda oficial do governo de Goiás, veiculada nas grandes mídias antes da sociedade brasileira começar a entender o que significa respeito pela natureza. Você consegue imaginar algo assim nos dias de hoje?

5 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Nas empresas, as mudanças também são significativas, e temos visto ao longo dos anos o aumento de mulheres em cargos de direção, a presença de diversos grupos étnicos em diferentes níveis organizacionais, a busca por fontes energéticas limpas e por projetos sustentáveis, entre outras. Há, sem sombra de dúvida, uma forma diferente de compreender o mundo sendo construída, ainda que de forma lenta em muitos casos, desde as últimas décadas do século passado. Tal forma de compreender o mundo é o que chamamos de paradigma.

6 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
O paradigma que se fortalece (chamado holístico), ao contrário do paradigma anterior (o mecanicista), defende estruturas inter-relacionadas como uma rede, nas quais as relações humanas e sociais sejam marcadas por inter-dependência e estejam menos pautadas por escalas hierárquicas rígidas e por divisões. Por conta disso não faz sentido pensar em um gênero (o masculino) trabalhando fora, e outro gênero (o feminino) trabalhando como “dona de casa”; pensar em equipes de trabalho formadas por somente um grupo étnico, descartando toda a herança cultural de outros grupos étnicos e sua contribuição para o fortalecimento da própria equipe de trabalho; pensar em departamentos da mesma empresa que sequer se conhecem; pensar em projetos que destruam a natureza na qual nós mesmos estamos vivendo!

7 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
E é exatamente neste ponto que chegamos à questão “cooperação e competição”! O paradigma holístico demanda o trabalho em equipe, a soma de esforços, a construção coletiva, enfim, formas de intervenção mais amplas e complexas, posto estarmos vivendo uma era de complexidade sem igual na história da humanidade. Os desafios que temos enfrentado, e os que estão por vir nos próximos anos, exigem nossas melhores competências associadas entre si, operando em rede. Em uma palavra, os desafios impõem “cooperação”.

8 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Como competição e cooperação são formas de interação humana, e nossa cultura é extremamente competitiva, precisamos resgatar a cooperação enquanto forma de nos relacionarmos. Precisamos equilibrar as duas formas de interação! Competição Cooperação Imagine que competição e cooperação são como pesos em uma gangorra. O que aconteceria na sequência?

9 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Como a competição tem muito “peso” em nossa sociedade, isso é, normalmente é mais valorizada e recebe mais atenção, a gangorra ficaria rígida na posição abaixo. Competição Cooperação

10 POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Acreditamos que a presença de Jogos Cooperativos nas sessões de ginástica pode oferecer uma rica oportunidade de valorização da cooperação, gerando mais equilíbrio entre as formas de interação de nossa sociedade. Não se trata de negar a competição, ou de considerá-la inadequada, mas apenas de considerar que temos competido tantas vezes, em tantos contextos, que nossa necessidade atual não é exercitar a competição mas, ao contrário, exercitar a cooperação. O que significa exercitar uma forma diferente de compreender o mundo e nele atuar.


Carregar ppt "POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google