A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE SABER – JOGOS COOPERATIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE SABER – JOGOS COOPERATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SABER – JOGOS COOPERATIVOS

2 JOGOS COOPERATIVOS Os temas abordados nesta etapa de Jogos Cooperativos auxiliarão a elaboração das dinâmicas junto aos trabalhadores.

3 JOGOS COOPERATIVOS A aplicação de dinâmicas lúdicas nas sessões de Ginástica Laboral é bastante usual. Os Jogos Cooperativos, em especial, ocupam lugar de destaque entre tais dinâmicas. No entanto, considerando que os Jogos Cooperativos são relativamente recentes no Brasil, ainda há certa incompreensão a respeito deles.

4 JOGOS COOPERATIVOS Diante disso, nosso roteiro de estudos está organizado com os seguintes temas: Como os Jogos Cooperativos surgiram? Quais seus conceitos e características? Quais os benefícios de sua utilização nas sessões do SESI Ginástica na Empresa? Por que Jogos Cooperativos? Parâmetros para a escolha e dicas para aplicação dos Jogos Cooperativos.

5 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Vamos relembrar um pouco de história: entre e , o mundo esteve envolvido em duas Grandes Guerras. Hitler invade a França em 1940 As trincheiras que marcaram a I Guerra Mundial

6 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
As duas Grandes Guerras juntas ceifaram quase 90 milhões de vidas. Ambas iniciaram-se em países considerados civilizados, com níveis de vida, incluindo-se a educação e cultura, bastante elevados. Estamos falando de nações como Alemanha, França, Inglaterra...

7 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Por que tamanha tragédia ocorreu? Povos educados não deveriam demonstrar maior capacidade de resolução de conflitos? Mesmo diante de sérias divergências que os levassem à guerra, não deveriam estabelecer parâmetros mais civilizados e humanos de conduta?

8 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Tal consideração chamou atenção de educadores e gerou importantes reflexões sobre as atividades (incluindo os jogos) ensinadas às crianças e jovens nas escolas: O trabalho educativo com valores humanos, inclusão e diálogo estaria realmente ocorrendo? Ou, ao contrário, estaria provocando confrontos, exclusão e individualismo?

9 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Aos poucos, foram surgindo iniciativas pioneiras de criação de atividades e jogos com estrutura menos competitiva e mais cooperativa, evitando a excessiva valorização daqueles que vencem e o esquecimento daqueles que perdem, motivando o diálogo e a preocupação com as diferenças. Vejamos, a seguir, os principais precursores dos Jogos Cooperativos.

10 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Ted Lentz Professor e pesquisador norte americano (já falecido), considerado um precursor das pesquisas pela paz. Publicou em 1950, com Ruth Cornelius, manual de jogos chamado All together (Todos Juntos).

11 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Jim Deacove Canadense, criador de jogos de tabuleiro cooperativos. Iniciou seu trabalho adaptando jogos tradicionais da cultura canadense para gerar interdependência entre as equipes. Assim, os jogadores trocavam de equipe durante a partida, havia formas alternativas de pontuação etc. Seu livro “Cooperative games manual” (1974) foi lançado em português quando visitou São Paulo em O título na versão traduzida respeita o original em inglês: Manual de Jogos Cooperativos.

12 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Terry Orlick Canadense, professor da Universidade de Ottawa. Provavelmente é quem melhor abordou o tema do jogo com estrutura cooperativa como uma necessidade educacional dentro de sociedades tão competitivas como a dos países ocidentais. Tornou-se, portanto, um nome de referência quando tratamos de Jogos Cooperativos.

13 COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM?
Fabio Brotto Brasileiro de Rio Claro, SP, professor de Educação Física. No começo da década de 1990 iniciava a sistematização dos Jogos Cooperativos no Brasil. Sua dissertação de mestrado, defendida na Unicamp e publicada como livro (Jogos Cooperativos: o Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência), é referência essencial na literatura acadêmica sobre os jogos.


Carregar ppt "O QUE SABER – JOGOS COOPERATIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google