A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo."— Transcrição da apresentação:

1 OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; alvo, fim, propósito”.

2 OBJETIVOS O que o SESI pretende alcançar em suas intervenções do Lazer Ativo junto aos trabalhadores das empresas industriais? Quais são seus alvos, seus fins? Ou seja, quais são seus objetivos?

3 Objetivos de Aprendizagem
Objetivos Gerais Objetivos de Aprendizagem Ao falarmos de objetivos do SESI Lazer Ativo estamos abordando tipos diferentes de objetivos:

4 OBJETIVOS Poderíamos também falar de objetivos específicos. Essa é uma nomenclatura bastante utilizada. Mas decidimos substituí-la por objetivos de aprendizagem porque consideramos que define com mais propriedade a direção do alvo: trata-se de objetivo direcionado ao aprendiz (aluno), que no caso do SESI Lazer Ativo é o trabalhador da empresa industrial.

5 Objetivo Geral OBJETIVO GERAL
Apresenta desafios mais complexos, cujo alcance demanda tempo Define algo a ser alcançado no longo prazo (pelo menos 1 ano) Fala do programa em si Sua redação pode começar por “O programa / serviço deve ser capaz de...”

6 EXEMPLOS DE OBJETIVO GERAL
Promover a adoção de estilo de vida saudável pelo industriário e seus dependentes; Melhorar a qualidade de vida do trabalhador e seus familiares; Desenvolver o hábito da prática regular do exercício físico; Educar o trabalhador para adoção de estilo de vida ativo;

7 OBJETIVOS Veja agora os Objetivos de Aprendizagem. Lembre que esses objetivos são direcionados aos trabalhadores, isso é, o alvo está neles:

8 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Objetivo de Aprendizagem Apresenta desafios mais simples, cujo alcance não demanda muito tempo Define algo a ser alcançado no curto prazo (no máximo 1 mês) Fala do aprendiz. Em nosso caso, o trabalhador Sua redação pode começar por “O trabalhador deve ser capaz de...”

9 EXEMPLOS DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Identificar os principais grupos musculares e articulações envolvidos em suas funções cotidianas; Conhecer pelo menos 3 diferentes exemplos de comportamentos preventivos relacionados à saúde; Aferir a freqüência cardíaca tanto em situação de repouso quanto em atividades físicas; Demonstrar empenho para cuidar da adequada ingestão diária d’água e da própria hidratação;

10 OBJETIVOS Há um detalhe importante que precisamos observar: a correta escolha dos verbos utilizados nos objetivos. Você reparou nos verbos empregados nos objetivos gerais e de aprendizagem? O que pode constatar sobre eles? Abaixo repetimos todos os verbos citados nos exemplos anteriores: Identificar Demonstrar Conhecer Aferir Promover Desenvolver Educar Melhorar

11 O que o verbo identificar nos diz?
OBJETIVOS Todos os verbos estão no infinitivo (terminam em “R”), forma considerada correta na redação de objetivos. A adequada escolha do verbo oferece a compreensão necessária sobre o que será realizado. Veja o exemplo abaixo: Identificar os principais grupos musculares e articulações envolvidos em suas funções cotidianas. O que o verbo identificar nos diz?

12 OBJETIVOS Identificar nos diz que a aprendizagem esperada do trabalhador é que saiba quais são os grupos musculares e articulações que mais utiliza no dia a dia. Se quiséssemos que o trabalhador alongasse tais músculos, ou realizasse movimentos naquelas articulações, o verbo escolhido para o objetivo não seria identificar, certo?

13 OBJETIVOS Veja outro exemplo:
Aferir a freqüência cardíaca tanto em situação de repouso quanto em atividades físicas. O que o verbo aferir nos diz? Que a aprendizagem esperada do trabalhador é a medição de sua frequência cardíaca, seja em situação de repouso ou de atividade física.


Carregar ppt "OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google