A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antonio Neto Lima Bonfim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antonio Neto Lima Bonfim"— Transcrição da apresentação:

1 Antonio Neto Lima Bonfim
GEOGRAFIA Antonio Neto Lima Bonfim

2 DANIEL STAPF "Nunca tenha medo de assumir uma responsabilidade, nunca se curve à dificuldade, jamais aceite ser um derrotado, pois você não é. O pulsar de um coração nos mostra que a vida está realmente presente em uma pessoa, e está pronta a seguir em frente. Por isso, seja o pulso de sua honrada profissão e eleve-se em sua carreira. Procure e faça sucesso!"

3

4 O que é geografia? Geografar é entender e questionar o mundo em que vivemos tendo a Geografia como ciência capaz de produzir “um discurso sobre a ordem do mundo”,ou melhor ainda: ser a “Gramática do Mundo”, tendo os pré-requisitos necessários para decodificar as paisagens, que são marcas da s sociedades deixadas no Espaço Geográfico.

5 Geografar é perceber que os homens, em seus tempos históricos, construíram, destruíram, reconstruíram paisagens, carregadas de conteúdos sociais, políticos, econômicos; são paisagens culturais, que interagem com outras paisagens, criando espaços com inúmeras camadas de tempos históricos que chamamos de Espaços Geográficos.

6 A evolução do conhecimento geográfico
ANTIGUIDADE Sumérios Fenícios Egípcios Gregos Eratóstenes Estrabão Heródoto

7 A evolução do conhecimento geográfico
Árabes Nômades (orientação) Expansão territorial (domínio) Religião Orar voltados para Meca Visitar Meca

8 A evolução do conhecimento geográfico
IDADE MÉDIA Igreja romana Terra plana Modelo geocêntrico Dogmas Guerra santa Mundo restrito

9 A evolução do conhecimento geográfico
Renascimento Copérnico, Kepler, Galileu Heliocentrismo, antropocentrismo Grandes navegações Mundo ampliado Reforma protestante, Iluminismo Capitalismo em ascensão

10 A evolução do conhecimento geográfico
Revolução Industrial Revoluções: Americana e Francesa Unificação da Alemanha Geografia com ciência HUMBOLDT e RITTER Friederich RATZEL (determinismo) Vidal de LA BLACHE ( possibilismo)

11 GEOGRAFIA TRADICIONAL
GEOGRAFIA ALEMÃ Ratzel determinismo geográfico: o homem é produto do meio; as condições naturais determinam a História. GEOGRAFIA FRANCESA La Blache possibilismo geográfico:o homem sofre influência do meio, porém, pode adaptá-lo, de acordo com técnicas.

12 GEOGRAFIAS TRADICIONAL Determinista (ALEMANHA) Possibilista (FRANÇA)
Teorética (EUA) RADICAL Crítica (MARXISTA)

13 ESPAÇO GEOGRÁFICO ESPAÇO NATURAL
Conjunto de elementos não alterado pela ação humana (natureza) ESPAÇO GEOGRÁFICO Corresponde ao espaço natural que foi alterado pelas ações antrópicas (homem). Produto do trabalho humano

14 ESPAÇOS ESPAÇO DA PRODUÇÃO Fábricas, campos de cultivo, oficinas...
ESPAÇO DA CIRCULAÇÃO Ruas, praças, rodovias... ESPAÇO DAS IDÉIAS Escolas, quartéis, igrejas, mídia.. CIBER-ESPAÇO

15 ESPAÇO GEOGRÁFICO Para conhecermos o espaço geográfico, é necessário analisarmos a parte visível do espaço (aspectos físicos e as modificações introduzidas pelo homem na natureza) e a parte invisível que implica em conhecer a sociedade e os seus desdobramentos históricos

16 ESPAÇO GEOGRÁFICO PRODUTO HISTÓRICO-SOCIAL

17 CIDADE DO MÉXICO

18 CATEGORIAS LUGAR PAISAGEM TERRITÓRIO REGIÃO SOCIEDADE NATUREZA

19 PAISAGEM Parte visível do espaço geográfico Paisagem NATURAL
Clima, vegetação, relevo, solo etc. Paisagem CULTURAL Produção, habitação, estradas etc. Floresta equatorial Metrópole

20 PAISAGENS

21 UEFS 2001 Em relação ao espaço geográfico pode-se afirmar:
a)Sua construção se dá a partir das relações entre os diversos elementos da natureza. b)Sua apreensão se dá a partir da observação e da descrição dos elementos visíveis que o compõem, ou seja, da sua paisagem natural.

22 c) É visto como um espaço de síntese, que contém vieses de todas as outras áreas científicas, por isso não possui uma definição específica. d) Desde que a Geografia adquiriu título de ciência no século VXIII, o espaço por ela investigado é puramente humano. e) É um espaço social que reflete a forma como a sociedade se apropria da natureza.

23 UNSALPG-2002 A Geografia pode ser definida como ciência que:
a)estuda os seres vivos: sua classificação, organização, constituição química, funcionamento, capacidade de reprodução e sua interação com o meio ambiente. b)tenta entender a História geral da Terra desde o momento em que se formaram as rochas até os presentes dias.

24 c)se ocupa das relações entre a vida vegetal e o meio terrestre e cujo objeto é o conjunto da origem, e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do mundo orgânico. d)estuda as relações dos organismos, uns com os outros e com todos os demais fatores naturais e sociais que compreendem o ambiente. e)tem por objetivo o estudo do espaço resultante da apropriação da natureza pela sociedade humana através dos trabalho.


Carregar ppt "Antonio Neto Lima Bonfim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google