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Projeto Geor - Turismo na Terra dos Pinheirais

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Apresentação em tema: "Projeto Geor - Turismo na Terra dos Pinheirais"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Geor - Turismo na Terra dos Pinheirais
Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Outubro 2010

2 Sumário Introdução I – II – Perfil do Público Alvo III –
04 II – Perfil do Público Alvo 16 III – Resultados do Projeto 23 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 46

3 Dados Técnicos do Projeto
Projeto: Turismo na Terra dos Pinheirais Gestor do Projeto Nadia Terumi Joboji Coordenador Nacional Dival Schmidt Coordenador Estadual Aldo Cesar Carvalho Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Turismo

4 Capítulo I - Introdução
O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Alta informalidade: A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público-alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR
O Que é o GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T1 do Projeto Turismo na Terra dos Pinheirais

8 Turismo na Terra dos Pinheirais
Objetivo Geral do Projeto Ampliar a atratividade do destino turístico Terra dos Pinheirais, com ênfase na segmentação, roteirização, estruturação, no fortalecimento das governanças instituídas e no artesanato como produção associada ao turismo.

9 Turismo na Terra dos Pinheirais
Foco Estratégico do Projeto Ampliação e qualificação da oferta de produtos e roteiros turísticos; Ampliação da atratividade pelos estudos de oportunidades e disponibilização a potenciais investidores nos destinos turísticos; Promoção, divulgação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos; Gestão e monitoramento da evolução da competitividade empresarial.

10 Turismo na Terra dos Pinheirais
Público Alvo do Projeto Cadeia produtiva do turismo, formada por: meios de hospedagem; serviços de alimentação de interesse turístico; serviços de agenciamento; serviços de transportes turísticos; empresas de entretenimento e lazer; artesanato como produção associada ao turismo.

11 Turismo na Terra dos Pinheirais
Resultados Buscados pelo Projeto 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: meios de hospedagem, serviços de alimentação de interesse turístico, serviços de agenciamento e serviços de transporte turístico, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 2 - Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 %2012; 3 - Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012; 4 - Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011; 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR;

12 Turismo na Terra dos Pinheirais
Resultados Buscados pelo Projeto 6 - Aumentar o faturamento em 10% em 2009, 10% em 2010 e 10% em 2011; 7 - Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009, 5% em 2010 e 5% em 2011; 8 - Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011; 9 - Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até 2010; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 11 - Aumentar as empresas cadastradas no MTur em 10% em 2009, 10% em 2010, 10% 2011; 12 - Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011; 13 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011.

13 Turismo na Terra dos Pinheirais
Resultados Buscados pelo Projeto Estes resultados não foram mensurados porque não dependem de informações obtidas diretamente com o público alvo: 1 - Aumento do grau de competitividade específico dos elos: meios de hospedagem, serviços de alimentação de interesse turístico, serviços de agenciamento e serviços de transporte turístico, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); 5 - Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR; 9 - Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até 2010; 10 - Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; 11 - Aumentar as empresas cadastradas no MTur em 10% em 2009, 10% em 2010, 10% 2011; 13 - Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011.

14 Turismo na Terra dos Pinheirais
Períodos de Análise T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2008 T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2009 Este relatório traz os resultados de T1. T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2010 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2011

15 Metodologia de Coleta e Amostra
A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados. A coleta ocorreu entre os dias 13 de setembro e 11 de outubro de 2010. Os dados desta pesquisa referem-se a fase T1 do projeto. Público Alvo Pesquisas respondidas Margem de Erro 49 34 9,4%

16 Capítulo II – Perfil do Público Alvo
Ano de Fundação da Empresa, Idade, Sexo e Grau de Instrução dos Entrevistados, Tempo como Empresário, Outras Atividades Desenvolvidas

17 Perfil do Público Alvo 13 anos Mediana: 8 anos Média Interna**: 9 anos
Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 13 anos Mediana: 8 anos Média Interna**: 9 anos Base: 33* * Total de entrevistados que informaram o ano de fundação da empresa **Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos.

18 Perfil do Público Alvo 39 anos Mediana: 37 anos Média Interna: 38 anos
Idade dos Entrevistados Idade média é de 39 anos Mediana: 37 anos Média Interna: 38 anos O entrevistado mais novo possui 26 anos O entrevistado mais velho possui 74 anos Base: 34

19 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 34

20 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 34

21 Tempo Médio de Atuação no Mercado
Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Mediana: 6 anos Média Interna: 7 anos Tempo Médio de Atuação no Mercado 9 anos O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui um ano de experiência O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 35 anos de experiência Base: 34

22 Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas
Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Atividades Desenvolvidas Base: 34 Base: 26* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta e informaram qual era.

23 Capítulo III – Resultados do Projeto

24 Segundo Resultado 66,2% 69,5% 72,9% Meta para T2 (2010)
Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Meta para T2 (2010) 66,2% Taxa de Ocupação Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Média 63% Total De Empresas Respondentes 4 Meta para T3 (2011) 69,5% Existiam apenas cinco meios de hospedagem, um deles está iniciando suas atividades e ainda não pode responder a esta evolução Meta para T4 (2012) 72,9%

25 Segundo Resultado Taxa de Ocupação
Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Taxa de Ocupação Resultado T0 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Meta T4 (Ano 2012)

26 Terceiro Resultado 2,1 2,2 2,3 Meta para T2 (2010) Taxa de Permanência
Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Meta para T2 (2010) 2,1 Taxa de Permanência Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Média (Dias) 2 Total De Empresas Respondentes 4 Meta para T3 (2011) 2,2 Existiam apenas cinco meios de hospedagem, um deles está iniciando suas atividades e ainda não pode responder a esta evolução Meta para T4 (2012) 2,3

27 Taxa de Permanência (Dias)
Terceiro Resultado Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012 Taxa de Permanência (Dias) Resultado T0 (Ano 2008) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Meta T4 (Ano 2012)

28 Quarto Resultado Ter 80% dos Clientes Registrados
Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011 Meta para T2 (2010) Ter 80% dos Clientes Registrados Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Clientes cadastrados no Cadastur Resultado não mensurado 20 Percentual de Clientes Cadastrados 61% Meta para T3 (2011) Ter 100% dos Clientes Registrados

29 Quarto Resultado Ter 80 % dos clientes do SEBRAE registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011 Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T1 (Ano 2009)

30 Sexto Resultado R$ 10.245.854 R$ 11.270.440 R$ 12.397.484 Meta para T1
Aumentar o faturamento em 10% em 2009, 10% em 2010 e 10% em 2011 Meta para T1 (2009) R$ Faturamento Medida Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total R$ R$ Média R$ R$ Mediana R$ R$ Desvio Padrão R$ R$ Mínimo R$ R$ Máximo R$ Total De Empresas Respondentes* 21 Meta para T2 (2010) R$ Meta para T3 (2011) R$ * Entrevistados que informaram o faturamento nos dois anos

31 Sexto Resultado Faturamento
Aumentar o faturamento em 10% em 2009, 10% em 2010 e 10% em 2011 Faturamento Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T0 (Ano 2008)

32 Sexto Resultado Distribuição de Empresas por Faixa de Faturamento em 2009 R$ Mediana R$ Média % de Empresas Base: 21* Faturamento * Empresas que informaram o faturamento

33 Sétimo Resultado Meta para T1 (2009) Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total
Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009, 5% em 2010 e 5% em 2011 Meta para T1 (2009) Ter 505 pessoas ocupadas na empresa Número de ocupações Medida Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total 481 509 Média 16 17 Mediana 10 Desvio Padrão 20 Mínimo 2 Máximo 102 Total De Empresas Respondentes* 30 Meta para T2 (2010) Ter 530 pessoas ocupadas na empresa Meta para T3 (2011) Ter 557 pessoas ocupadas na empresa * Empresas que informaram o número de ocupações nos dois anos

34 Sétimo Resultado Número de Ocupações
Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009, 5% em 2010 e 5% em 2011 Número de Ocupações Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T0 (Ano 2008)

35 Sétimo Resultado Distribuição de Empresas por Número de Ocupações em 2009 Mediana 10 Média 17 % de Empresas Base: 30* Número de Ocupações * Empresas que informaram o número de ocupações

36 Oitavo Resultado Resultado não mensurado
Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011 Resultado não mensurado Base: 27-34 *Média dos indicadores.

37 Oitavo Resultado Resultado não mensurado
Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011 Média Desvio Padrão Mediana Mínimo Máximo Qualidade nas relações interpessoais 9,2 1,1 10,0 5,0 Credibilidade 8,9 1,3 9,0 6,0 Preços competitivos, bons preços 8,7 1,0 7,0 Qualidade de suporte técnico 1,2 Liderança de mercado 8,6 Oferta de produtos 8,4 1,5 Comunicação 1,9 2,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,3 8,0 4,0 Qualidade no atendimento ao cliente 1,4 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 6,3 Base 27-34 Resultado não mensurado

38 Oitavo Resultado Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011 Média 2009 2008 Δ% Qualidade nas relações interpessoais 9,2 0% Credibilidade 8,9 9,0 -1% Preços competitivos, bons preços 8,7 8,6 1% Qualidade de suporte técnico 9,1 -4% Liderança de mercado Oferta de produtos 8,4 -2% Comunicação -9% Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,3 8,8 -6% Qualidade no atendimento ao cliente -8% Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem -3%

39 Oitavo Resultado Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011 Qualidade nas relações interpessoais Qualidade no atendimento ao cliente Credibilidade Eficácia dos conteúdos oferecidos Preços competitivos, bons preços Comunicação Qualidade de suporte técnico Oferta de produtos Liderança de mercado 2009 2008

40 Oitavo Resultado Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011 Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011) Resultado T0 (Ano 2008)

41 Décimo Segundo Resultado
Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011 Meta para T1 (2009) Fluxo Turístico Medida Ano 2008 (T0) Ano 2009 (T1) Total Média 4.872 5.392 Mediana 2.000 2.400 Desvio Padrão 7.130 7.707 Mínimo 80 Máximo 30.092 31.561 Total De Empresas Respondentes* 23 Meta para T2 (2010) Meta para T3 (2011) * Empresas que informaram a média mensal de visitantes

42 Décimo Segundo Resultado
Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011 Fluxo Turístico Resultado T0 (Ano 2008) Meta T1 (Ano 2009) Resultado T1 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2010) Meta T3 (Ano 2011)

43 Décimo Segundo Resultado
Distribuição de Empresas por Média Mensal de Visitantes em 2009 Média 5.392 Mediana 2.400 Quantidade de Empresas Base: 27* Fluxo Turístico * Empresas que informaram a média mensal de visitantes

44 Décimo Segundo Resultado
Fluxo Turístico por Período Período 2008 2009 Variação Janeiro a Março 26.108 29.657 14% Abril a Junho 29.694 34.489 16% Julho a Setembro 28.005 29.606 6% Outubro a Dezembro 28.250 30.254 7% Total 11%

45 Resumo dos Resultados Δ% Resultados Resultado T0 Resultado T1 Meta T1
Taxa de ocupação dos meios de hospedagens 63% - Taxa de permanência média 2 Clientes registrados no Cadastur 61% Faturamento R$ R$ R$ 6% Número de ocupações 481 509 505 1% Índice de avaliação dos atributos de imagem 8,9 8,6 8,0 8% 12º Fluxo turístico 5%

46 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto
Participação em Entidades de Classe ou Atividades Associativas, Realização de Parcerias, Atividades Promovidas, Imagem e Atuação do Sebrae

47 Informações Adicionais
Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas De Quais Associações Participa? A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? Núcleo de Turismo - 1 citação Cadastur - 1 citação Associação de Fruticultores - 1 citação Sindicato das industrias de Vinho de Santa Catarina - 1 citação Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Porto União - 1 citação Sindotel - 1 citação Associação Comercial, Industrial e Turismo de Campo Magro - 1 citação Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Irati - 1 citação Associação Comercial de Teixeira Soares - 1 citação Tem interesse em participar? Sim – 53% Não – 47% Já Participou, não participa mais – 3% Base: 33* Base: 9** * Um entrevistado abriu a empresa em 2010. ** Total de empresas que participam de associações e informaram qual. Valores expressos em números absolutos

48 Informações Adicionais
Realização de Parcerias Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Outras empresas ligadas ao turismo, mas em segmentos diferentes 6 citações Fornecedores 8 citações Empresas do mesmo segmento 5 citações Clientes 4 citações Base: 33* Base: 23** * Um entrevistado abriu a empresa em 2010. ** Total de empresas que realizam parcerias e informaram qual. Valores expressos em números absolutos.

49 Informações Adicionais
Realização de Parcerias Que Tipo de Parcerias Realizou? Divulgação das empresas ou do roteiro 14 citações Compra em conjunto 6 citações Treinamentos de mão de obra 4 citações Base: 24** *Total de empresas que realizam parcerias. Valores expressos em números absolutos

50 Informações Adicionais
Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 33* * Um entrevistado abriu a empresa em 2010

51 Informações Adicionais
Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Menor Investimento declarado: R$ 4.000 Maior Investimento Declarado: R$ Base: 33* Base: 22** * Um entrevistado abriu a empresa em 2010 ** Entrevistados que realizaram investimento e informaram o valor

52 Informações Adicionais
Investimentos Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Reformas, melhorias 15 citações Aquisição de equipamentos 13 citações Ampliação do negócio 4 citações Base: 24* *Empresas que realizaram investimento em 2009.

53 Informações Adicionais
Diferenciais da Empresa Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 29* *Quatro entrevistados não informaram e um abriu a empresa em 2010


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