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Sebrae Pesquisa Imagem Junto a Parceiros

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Apresentação em tema: "Sebrae Pesquisa Imagem Junto a Parceiros"— Transcrição da apresentação:

1 Sebrae Pesquisa Imagem Junto a Parceiros
Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Outubro de 2010

2 Sumário I Introdução 3 II Pesquisa de Imagem 10 III
Avaliação dos Projetos 24 IV A Atuação do Sebrae nos Projetos 38 V Considerações Finais 48 Anexo I Avaliação da Atuação do Sebrae em Cada um dos Projetos 52 Anexo II Avaliação Individual de Cada Projeto 58 Anexo III Descrição dos Projetos que Somente Avaliaram a Imagem do Sebrae 111 Anexo IV Outras Informações dos Projetos 116

3 Apresentação do estudo Metodologia Amostras
1 Introdução Apresentação do estudo Metodologia Amostras

4 Apresentação do Estudo
O Sebrae tem como missão a promoção da competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e o fomento do empreendedorismo. Logo, a instituição vê na concretização de parcerias um importante meio para conseguir cumprir a sua missão. Considerando a importância das parcerias, o Sebrae deseja conhecer a sua atuação enquanto parceiro, para isso, solicitou à Diferencial um projeto de pesquisa junto aos parceiros do projeto GEOR. Os resultados desta avaliação serão apresentados no relatório a seguir.

5 Apresentação do Estudo
Objetivos: Avaliar a imagem do Sebrae junto aos parceiros participantes de projetos desenvolvidos pela instituição em todo o estado. Público-alvo: Parceiros participantes dos comitês gestores dos projetos GEOR.

6 Metodologia e Amostra A Pesquisa de Imagem do SEBRAE foi realizada para subsidiar o produto de inteligência “Avaliação de Marca e Imagem” e seu questionário foi organizado pela Cortex. Foi utilizada a metodologia quantitativa com a realização de entrevistas estruturadas por telefone.A coleta ocorreu entre os meses de junho e julho de 2010. Fizeram parte do Universo somente os Parceiros que estavam cadastrados no Comitê Gestor dos Projetos no SGE. Ao todo a pesquisa de imagem foi realizada com 41 pessoas, contudo, deste total, 29 também avaliaram o projeto do qual participavam. Vale ressaltar que cinco projetos já tinham sido encerrados, sendo assim seus parceiros avaliaram somente a imagem do Sebrae e não a do projeto. Além das 41 entrevistas realizadas por telefone, outras 10 entrevistas também foram adicionadas à base de dados. Estas pesquisas foram realizadas previamente por meio de formulário de auto-preenchimento, mas com um instrumento de coleta um pouco diferente, que usou escalas de Likert para avaliação de alguns atributos, enquanto que a maior parte dos indicadores na fase realizada por telefone foi avaliada com notas de 1 a 10. Apesar da diferença de escalas, estas entrevistas foram usadas em algum momento através de percentual de satisfação (maiores detalhes serão fornecidos quando o recurso for aplicado).

7 Parceiros Respondentes
Metodologia e Amostra Total de Projetos Total de Parceiros Parceiros Respondentes Margem de Erro 22 95 51 9,4% Telefone Autopreenchimento Total de Respondentes Avaliou apenas Imagem do Sebrae 12 - Avaliou apenas Imagem do Projeto 10 Avaliou ambos 29 Total de respondentes 41 51

8 Metodologia e Amostra Respondentes Projeto Universo de Parceiros 13 9
Telefone Autopreenchimento Total APL de Confecções do Sudoeste do Paraná 13 9 - APL de Malhas de Imbituva 3 APL de Software de Curitiba e Região 1 APL de Software de Maringá e Região 2 Cosméticos do Paraná Distrito Turístico do Oeste - Cataratas e Caminhos ÑANDEVA-Programa de Desenvolvimento do Artesanato da Região Trinacional (Brasil,Paraguai,Argentina) Pólo do Vestuário do Noroeste 4 Programa de Competitividade do Vestuário Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade Turismo na Terra dos Pinheirais Turismo nas Rotas do Pinhão

9 Metodologia e Amostra Respondentes Projeto Universo de Parceiros 1 - 3
Telefone Autopreenchimento Total Turismo no Litoral do Paraná 1 - Turismo nos Campos Gerais e na Rota dos Tropeiros 3 Varejo Mais no Sudoeste do Paraná 8 2 4 Cadeia da Construção Civil do Oeste 17 7 Cadeia da Construção Civil do Noroeste Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Estado do Paraná 5 APL da Madeira de União da Vitória APL da Mandioca e Derivados da Região Noroeste do PR Comércio Varejista para baixa densidade empresarial - Centro-Sul do Paraná Comércio Varejista para baixa densidade empresarial Sudoeste do Paraná 15 TOTAL GERAL 96 41 10 51

10 2 Pesquisa de Imagem Principal função do Sebrae;
Esta etapa da Investigação foi respondida apenas por aqueles que o fizeram por telefone, ou seja, 41 entrevistados 2 Pesquisa de Imagem Principal função do Sebrae; Conhecimento dos Objetivos e Ferramentas; Avaliação do Impacto das avaliações do Sebrae etc.

11 Inicialmente, para o senhor, qual a principal função do Sebrae?
Pesquisa de Imagem Principal Função do Sebrae Inicialmente, para o senhor, qual a principal função do Sebrae? Base: 40* *Entrevistados que souberam informar a principal função do Sebrae.

12 Pesquisa de Imagem Frases Relacionadas com o Sebrae Eu vou citar agora uma série de funções e frases e gostaria que o senhor me classificasse quais delas estão relacionadas, pela sua percepção, à função do Sebrae: Base: 41

13 Pesquisa de Imagem 88% 7% 5% 59% 29% 12% Sim Em parte Não Sim Em parte
Objetivos e Ferramentas O senhor diria que está bem familiarizado, ou sabe, dos objetivos do Sebrae? Sim 88% Em parte 7% Não 5% Base: 41 O senhor diria que conhece as formas e ferramentas que o Sebrae possui para atuar no mercado? Sim 59% Em parte 29% Não 12% Base: 41

14 Pesquisa de Imagem Ferramentas que o Sebrae Deveria Utilizar Na sua opinião, quais ferramentas o Sebrae deveria utilizar para atender diretamente seu público alvo? Base: 41 Nota: Esta questão aceitava mais de uma resposta do entrevistado.

15 Pesquisa de Imagem Ferramentas que o Sebrae Deveria Utilizar Eu vou ler uma série de ferramentas que o Sebrae poderia utilizar e gostaria de saber se o senhor acredita que o Sebrae deveria utilizar essas ferramentas? Base: 35 Base: 38 Base: 29 Base: 34 Base: 41 Continua...

16 Pesquisa de Imagem Ferramentas que o Sebrae Deveria Utilizar Eu vou ler uma série de ferramentas que o Sebrae poderia utilizar e gostaria de saber se o senhor acredita que o Sebrae deveria utilizar essas ferramentas? Continuação. Base: 40 Base: 24 Base: 41 Base: 41 Base: 41 Base: 41

17 Pesquisa de Imagem Atributos Associados à marca Sebrae Agora eu vou ler algumas frases e gostaria de saber se o senhor concorda que estes atributos estão associados ao Sebrae. Base: 40 Base: 36 Base: 39 Base: 16 Base: 40 Base: 41 Base: 41

18 Pesquisa de Imagem Instituições que Se Assemelham ao Sebrae Que tipo de instituição mais se assemelha ao Sebrae na função de auxiliar as MPEs? Base: 41 Nota: Esta questão aceitava mais de uma resposta do entrevistado.

19 Pesquisa de Imagem Ações do Sebrae Eu vou lhe dizer uma série de impactos esperados da atuação do Sebrae e gostaria de saber, pela sua percepção, se as ações do Sebrae são efetivas para gerar tais resultados Base: 41

20 Pesquisa de Imagem Ações do Sebrae Em relação a esse aspecto o que o Sebrae poderia fazer diferente para aumentar a efetividade de suas ações? Atendimento personalizado, realizado diretamente com o empresário, independente das ações realizadas no projeto que participam 7 citações Oferecer mais consultorias 3 citações Planejamento compartilhado de acordo com as regiões 2 citações Buscar melhores resultados para os projetos 1 citação Fornecer consultores mais qualificados 2 citações Mais presença nos pequenos municípios 1 citação NOTA: Ao todo, 16 entrevistados souberam dar alguma sugestão para que o Sebrae aumente a efetividade das suas ações.

21 Pesquisa de Imagem Ações do Sebrae Considerando as sugestões apresentadas pelos entrevistados, percebe-se que há uma necessidade de personalização dos serviços oferecidos aos empresários. A expectativa é que o atendimento que eles recebem seja mais adequado ao seu negócio, à sua realidade, o que pode ser obtido por meio de consultorias especializadas. Apesar da importância das ações em grupo, o atendimento individualizado ainda é necessário, pois cada empresa possui suas particularidades que nem sempre são resolvidas nos projetos coletivos.

22 Pesquisa de Imagem Portfólio de Soluções do Sebrae O senhor considera que o portfólio de soluções do Sebrae para as MPEs é completo? Com relação à adequação do portfólio de soluções do Sebrae, considera que é: Base: 41 Base: 41 Base: 41

23 Pesquisa de Imagem Indicação dos Serviços do Sebrae Você indicaria os serviços do Sebrae para micro e pequenos empresários? Base: 41

24 Avaliação dos Projetos
Esta etapa da Investigação foi respondida por 29 entrevistados que responderam por telefone mais 10 que responderam através de autopreenchimento. O que responderam desta segunda forma utilizam escalas de Likert enquanto que os demais usaram notas de 1 a 10. 3 Avaliação dos Projetos Projeto Governança Clientes

25 Avaliação da Atuação nos Projetos
Depois da avaliação geral da imagem do Sebrae, os parceiros passaram a avaliar a atuação da Instituição dentro dos projetos e a efetividade dos projetos em si dentro de seus objetivos. Individualmente, as bases de avaliação de cada projeto são bastante baixas, e não permitem uma avaliação individual profunda. Mesmo assim, encontram-se em anexo as notas avaliadas em cada projeto, inclusive quando apenas um parceiro o avaliou. Neste capítulo, procurou-se identificar a avaliação do Sebrae como um todo, nos diversos projetos onde atuou.

26 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação ao Projeto em Si – Média de 1 a 10 Base: 29 Base: 28 Base: 26 Base: 39 Base: 39 Base: 28 * Estes dois indicadores foram avaliados com escala de 1 a 10 também por aqueles que responderam por autopreenchimento.

27 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação ao Projeto em Si – Percentual de Parceiros Satisfeitos (notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert) Base: 39 Base: 39 Base: 39 Base: 39 Base: 37 Base: 29

28 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação ao Projeto em Si Indicadores Média Menores notas Maiores notas Nota Projeto Base Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 8,9 8,7 Confecções do Sudoeste 9 10 Vestuário do Noroeste 2 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto 8,2 7,0 9,1 Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto 8,1 Consistência do Projeto 7,9 Construção Civil do Oeste 8 8,8 Varejo Mais 4 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 7,4 6,5 Revitalização do Paço da Liberdade 8,5 Satisfação com o projeto com o um todo 8,3 7,6 7 9,5 * Para esta tabela comparativa não foram consideradas as médias de projetos com somente uma avaliação.

29 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação à Governança Base: 28 Base: 28 Base: 39 Base: 39 * Estes dois indicadores foram avaliados com escala de 1 a 10 também por aqueles que responderam por autopreenchimento.

30 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação à Governança - Percentual de Parceiros Satisfeitos (notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert) Base: 38 Base: 38 Base: 39 Base: 38

31 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação à Governança Indicadores Média Menores notas Maiores notas Nota Projeto Base Reuniões de Governança (Análises) 8,0 7,4 Construção Civil do Oeste 7 9,0 Malhas de Imbituva 3 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto 7,3 8,5 Varejo Mais 2 Participação e contribuição do parceiro no comitê 7,0 Revitalização do Paço da LIberdade 8,7 Vestuário do Noroeste Reuniões da Governança (Tomada de decisão) 7,8 8,3 * Para esta tabela comparativa não foram consideradas as médias de projetos com somente uma avaliação.

32 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação aos Clientes Base: 27 Base: 39 Base: 27 * Este indicador foi avaliado com escala de 1 a 10 também por aqueles que responderam por autopreenchimento.

33 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação aos Clientes - Percentual de Parceiros Satisfeitos (notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert) Base: 38 Base: 38 Base: 38

34 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação dos Parceiros em Relação aos Clientes Indicadores Média Menores notas Maiores notas Nota Projeto Base Satisfação dos clientes com o projeto 8,1 8,0 Malhas de Imbituva 3 10 Vestuário do Noroeste 2 Benefícios gerados aos clientes 7,5 Revitalização do Paço da Liberdade 8,8 Varejo Mais 4 Comprometimento dos clientes 7,6 7,0 8,5 * Para esta tabela comparativa não foram consideradas as médias de projetos com somente uma avaliação.

35 Avaliação da Atuação nos Projetos
Matriz de Hierarquia de Valores Cada atributo possui um valor diferente para o parceiro. A satisfação com um atributo não representa necessariamente que o parceiro está satisfeito com o projeto. Pontos Fortes e a Melhorar Pontos Fortes Pontos a Melhorar 1 2 3 4 IMPORTÂNCIA - + DESEMPENHO Os atributos alocados no quadrante “2” indicam os atributos mais importantes e ao mesmo tempo melhor avaliados (pontos fortes). Já aqueles no quadrante “4” são considerados pontos importantes que podem melhorar. Variáveis e Seu Desempenho Algumas variáveis podem apresentar um desempenho elevado, porém não representar importância aparente ao entrevistado, sendo alocadas no quadrante 1. Estas variáveis geralmente são conhecidas como “variáveis higiênicas”, onde a empresa tem uma boa atuação, mas isto já é considerado um padrão e sua existência não altera a satisfação geral, mas a falta, ou baixo desempenho dela pode acarretar problemas. A Correlação Entre Desempenho e Satisfação O teste de correlação entre as variáveis permite identificar quais atributos possuem maior impacto na satisfação geral e podem ser considerados mais importantes. A correlação varia de –1 a + 1.

36 Avaliação da Atuação nos Projetos
Matriz de Hierarquia de Valores + 9,0 Satisfação com o Projeto em si Importância do projeto para o desenvolvimento do setor Satisfação com a Governança Satisfação com os Clientes Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto Grau de satisfação dos clientes com o projeto Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Participação e contribuição do parceiro no comitê Benefícios gerados aos clientes Desempenho dos atributos Média: 8,0* Consistência do Projeto 0,8 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Análise) Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto Comprometimento dos clientes - Correlação com a Satisfação Geral com o Projeto + * Média de todos os atributos.

37 Avaliação da Atuação nos Projetos
Matriz de Hierarquia de Valores Pontos Fortes Pontos a Melhorar Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Consistência do Projeto Satisfação com o Projeto em si Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto Satisfação com a Governança Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Reuniões da Governança (Análise) Satisfação com os Clientes Nenhum atributo ocupou o quadrante inferior direito Benefícios gerados aos clientes

38 A Atuação do Sebrae nos Projetos
Esta etapa da Investigação foi respondida por 29 entrevistados que responderam por telefone, mais 10 que responderam através de autopreenchimento. Os que responderam desta segunda forma utilizam escalas de Likert enquanto que os demais usaram notas de 1 a 10. 4 A Atuação do Sebrae nos Projetos Importância do Sebrae para o Êxito do Projeto Comprometimento do Sebrae para o Êxito do Projeto Efetividade do Sebrae no Projeto Serviços do Sebrae no Projeto Ética na Condução das Atividades do Projeto

39 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Avaliação da importância do Sebrae para o êxito do projeto 92% avaliam positivamente este aspecto Base: 38** Média 8,9 Base: 28* * Total de entrevistados que responderam à pergunta por telefone, atribuindo notas de 1 a 10. ** Considerando a avaliação dos entrevistados que responderam por telefone e também os que responderam por autopreenchimento(percentual de notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert).

40 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Avaliação do comprometimento do Sebrae para o êxito do projeto 90% avaliam positivamente este aspecto Base: 39** Média 8,7 Base: 29* * Total de entrevistados que responderam à pergunta por telefone, atribuindo notas de 1 a 10. ** Considerando a avaliação dos entrevistados que responderam por telefone e também os que responderam por autopreenchimento (percentual de notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert).

41 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Avaliação da efetividade do Sebrae no projeto 87% avaliam positivamente este aspecto Base: 38** Média 8,5 Base: 28* * Total de entrevistados que responderam à pergunta por telefone, atribuindo notas de 1 a 10. ** Considerando a avaliação dos entrevistados que responderam por telefone e também os que responderam por autopreenchimento(percentual de notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert).

42 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Avaliação dos serviços do Sebrae no projeto 84% avaliam positivamente este aspecto Base: 38** Média 8,6 Base: 38* * Total de entrevistados que responderam à pergunta atribuindo notas de 1 a 10. Neste caso, além dos que responderam por telefone, os que responderam por autopreenchimento também atribuíram notas de 1 a 10 ** Considerando a avaliação dos entrevistados que responderam por telefone e também dos que responderam por autopreenchimento(percentual de notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert).

43 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Avaliação da ética na condução das atividades do projeto 100% avaliam positivamente este aspecto** Base: 39 Média 9,3 Base: 29* * Total de entrevistados que responderam à pergunta por telefone, atribuindo notas de 1 a 10. ** Considerando a avaliação dos entrevistados que responderam por telefone e também os que responderam por autopreenchimento(percentual de notas de 8 a 10 ou pontos positivos da escala de Likert).

44 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Base: 29 Base: 28 Base: 29 Base: 28 Base: 38 * Este indicador foi avaliado com escala de 1 a 10 também por aqueles que responderam por autopreenchimento.

45 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Base: 39 Base: 38 Base: 39 Base: 38 Base: 38

46 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Indicadores Média Menores notas Maiores notas Nota Projeto Base Ética na condução das atividades do projeto 9,3 9,0 Varejo Mais 2 10 Vestuário do Noroeste Importância do Sebrae para êxito do projeto 8,9 Construção Civil no Oeste 7 Comprometimento do Sebrae para o êxito do projeto 8,7 8,3 Serviços do Sebrae no projeto 8,6 7,8 8 3 Efetividade do Sebrae no projeto 8,5 8,0 Malhas de Imbituva

47 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Eu vou citar algumas palavras e gostaria de saber quais delas o senhor acredita que descrevem a atuação do Sebrae: Base: 39* * Total de entrevistados que responderam à pergunta. Nota: Esta questão aceitava mais de uma resposta do entrevistado.

48 Principais apontamentos sobre a imagem do Sebrae
5 Considerações Finais Principais apontamentos sobre a imagem do Sebrae

49 Considerações Finais A imagem do Sebrae hoje está bastante associada, pelo menos entre os parceiros, a atividades de consultoria e fonte de informações. Ainda existe uma forte associação a treinamentos, mas em menor grau que as duas citadas anteriormente. Chama a atenção que mesmo entre os parceiros, que possuem acesso a um montante de informações bem maior, ainda aparece a associação da marca a Órgão de Governo e fonte de financiamento, mesmo sendo as menores associações a estas funções. Nota-se que embora 100% dos ouvidos concordem que promover o associativismo é uma ferramenta fundamental para o Sebrae trabalhar, apenas 15% a citou de maneira espontânea, podendo ser apontado como um vínculo frágil. A forma de atuar que mais está na mente dos parceiros ainda é a parte Educacional, com a formação de profissionais, seminários e palestras. A veia educacional aparece de forma mais intensa quando se percebe que o Sebrae, para seus parceiros, desempenha mesmo a função de escolas técnicas e de instituições de treinamento

50 Considerações Finais Avaliação dos Indicadores dos Projetos
Os parceiros dos projetos reconhecem a importância dos grupos para o desenvolvimento do setor. Mas o que efetivamente contribui para sua satisfação com o projeto como um todo é a) a consistência dos projetos e b) a capacidade destes projetos atingirem os resultados perseguidos, suas metas. Como são os atributos mais importantes para a percepção de valor dos parceiros, eles efetivamente merecem uma atenção especial e podem receber incrementos da sua avaliação. A consistência dos projetos ainda apresenta uma nota média 8,0, compatível com os demais indicadores. Já a capacidade dos projetos atingirem seus resultados precisa efetivamente ser incrementada, pois encontra-se na área de melhoria (elevada importância, desempenho abaixo da média). Outra oportunidade de melhoria, e pode até estar associada ao item anterior, é o encaminhamento de decisões dentro das reuniões da governança. Este item é ligeiramente mais importante que o processo de análise realizado nas reuniões, e apresenta desempenho ligeiramente inferior.

51 Considerações Finais Vale ainda reforçar, que embora as soluções dos projetos sejam basicamente coletivas, os próprios parceiros entendem que pode haver algum espaço para soluções individualizadas, personalizadas, uma vez que, aqueles que não reconhecem a efetividade do Sebrae em alguns dos aspectos analisados, apontam que a forma de elevar esta efetividade seria principalmente através de soluções individualizadas, que tratem cada empresa como única.

52 Avaliação da Atuação do Sebrae em Cada um dos Projetos
Anexo I Avaliação da Atuação do Sebrae em Cada um dos Projetos

53 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Importância do Sebrae para o êxito do projeto Base: 2 Base: 1 Base: 3 Base: 1 Base: 1 Base: 2 Base: 9 Base: 7 Base: 1 Base: 1 * Os participantes dos projetos Competitividade do Vestuário, Rota dos Tropeiros e Software de Maringá e região não avaliaram este indicador.

54 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Comprometimento do Sebrae para o êxito do projeto Base: 2 Base: 1 Base: 3 Base: 1 Base: 1 Base: 2 Base: 9 Base: 7 Base: 1 Base: 1 Base: 1 * Os participantes dos projetos Rota dos Tropeiros e Software de Maringá e região não avaliaram este indicador.

55 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Efetividade do Sebrae no projeto Base: 1 Base: 3 Base: 1 Base: 2 Base: 8 Base: 7 Base: 1 Base: 2 Base: 1 Base: 1 Base: 1 * Os participantes dos projetos Rota dos Tropeiros e Software de Maringá e região não avaliaram este indicador.

56 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Serviços do Sebrae no projeto Base: 1 Base: 3 Base: 1 Base: 2 Base: 3 Base: 4 Base: 8 Base: 3 Base: 1 Base: 2 Base: 8 Base: 1 Base: 1

57 Avaliação da Atuação nos Projetos
Avaliação de Indicadores Relacionados ao Sebrae Ética na condução das atividades do projeto Base: 1 Base: 2 Base: 1 Base: 7 Base: 3 Base: 9 Base: 1 Base: 1 Base: 2 Base: 1 Base: 1 * Os participantes dos projetos Rota dos Tropeiros e Software de Maringá e região não avaliaram este indicador.

58 Avaliação Individual de Cada Projeto
Anexo II Avaliação Individual de Cada Projeto

59 Avaliação da Atuação nos Projetos
1 Descrição APL de Confecções do Sudoeste do Paraná O Projeto Faculdades Mater Dei, Indústria de Confecções Kist, Kaisen, Senai, Sinvespar, ROCAMP, Dijuly’s, Vitextil, Senai, Lunegil, Padova, Malharia Kenusa Que teve como parceiros... Promover a competitividade das empresas participantes do APL de confecção do Sudoeste e assim, ajudar a posicionar o Paraná como referência nacional em produção de moda e estilo. Cujo objetivo foi... Aumentar o faturamento das empresas participantes em 5% em 2009, 5% em 2010, 5% em 2011 e 5% em 2012; Ampliar o número de empresas avaliadas (CMMI e/ou MPS-BR) 5 empresas em 2009, 6 empresas em 2010, 7 empresas em 2011 e 8 empresas em 2012; Aumentar em a taxa de ocupação das empresas em 5% em 2010, 5%em e 5% em 2012; Aumentar e o índice de competitividade das empresas de TI em 10% em 2010, 15% em 2011 e 20% em 2012. E buscou os seguintes resultados:

60 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Confecções do Sudoeste do Paraná Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 8,3 9 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 7,9 Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 8,7 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto 9,1 Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo 8,6 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

61 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Confecções do Sudoeste do Paraná Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 8,3 9 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) 8,2 Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê 8,1 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

62 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Confecções do Sudoeste do Paraná Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 8,1 8 Comprometimento dos clientes 7,9 9 Benefícios gerados aos clientes * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

63 Avaliação da Atuação nos Projetos
2 Descrição APL de Malhas de Imbituva O Projeto Associação das Malharias de Imbituva Que teve como parceiro... Resgatar a competitividade das empresas do APL, através da atualização da Atualização Técnica, da Inovação, da profissionalização da Gestão Empresarial e da Consolidação do APL. Cujo objetivo foi... Aumentar em 10% o número de clientes até dezembro de 2009; Aumentar em 10% o número de novos produtos até dezembro de 2008; Ter o PR reconhecido como pólo produtor de moda (clipping); Atingir um novo mercado para cada empresa participante até dezembro de 2009; Aumentar em 5% o número de ocupações em 2009; Aumentar em 10% o faturamento das empresas em 2009; Obter índice de avaliação dos atributos de imagem do Sebrae junto aos stakeholders e participantes do projeto de 8 pontos em 2009; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até dezembro de 2009; Ter 50 % das empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação até dezembro de 2009. E buscou os seguintes resultados:

64 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Malhas de Imbituva Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 8,0 3 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 8,3 Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 9,0 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo 8,7 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

65 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Malhas de Imbituva Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 9,0 3 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto 8,3 Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê 7,7 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

66 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Malhas de Imbituva Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 8,0 3 Comprometimento dos clientes Benefícios gerados aos clientes 8,3 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

67 Avaliação da Atuação nos Projetos
3 Descrição APL de Software de Curitiba e Região O Projeto Empresários, Cesumar Que teve como parceiros... Ser reconhecido como referência no desenvolvimento de software. Cujo objetivo foi... Aumentar em 10% o grau de competitividade das empresas participantes do projeto com base no Prosperar em 2010, 15% em 2011 e 20% em 2012; Ter 50% das instituições representativas do setor reconhecendo o Sudoeste como um pólo produtor de moda do Paraná até dezembro de 2010 e 80% em 2011; Atingir nota 8 no Índice de Avaliação dos atributos de imagem até dezembro de 2009; Ter uma central de negócio dentro do APL de confecção; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas participantes do projeto até dezembro de 2009; Ter empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação de moda em 70% até 2010, 80% até 2011 e 100% em 2012. E buscou os seguintes resultados:

68 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Software de Curitiba e Região Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 4,0 1 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 5,0 Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 8,0 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto - Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo 6,0 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

69 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Software de Curitiba e Região Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 3,0 1 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto 6,0 Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

70 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Software de Curitiba e Região Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 5,0 1 Comprometimento dos clientes Benefícios gerados aos clientes * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

71 Avaliação da Atuação nos Projetos
4 Descrição Cadeia da Construção Civil do Oeste O Projeto SINDUSCON Oeste/PR, ACIFI, COOCERI, Caixa Econômica Federal CREA-PR, ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel, ACIT - Associação Comercial e Empresarial de Toledo, AEAC, UNIOESTE, FUNDATEC, SENAI – PR, SINDICER Oeste/PR Que teve como parceiros... Desenvolver o setor da Construção Civil da Região noroeste, contribuindo para que o Paraná seja reconhecido como referência em qualidade construtiva e organização da cadeia produtiva. Cujo objetivo foi... Continua...

72 Avaliação da Atuação nos Projetos
4 Descrição Cadeia da Construção Civil do Oeste O Projeto Aumento da metragem média construída ou volume de negócios em 10% no ano de 2009; Aumentar o faturamento em 10% até dezembro de 2009; 80% (256) das empresas participantes do projeto devem atingir índice de percepção de qualidade 4, sob a ótica do consumidor (escala de 0 a 5), até dezembro de 2012; Aumentar em 10% o grau de competitividade das empresas participantes do projeto com base no Prosperar em 2010, 15 % em 2011 e 20 % em 2012; Ter 70% das empresas participantes do programa qualificadas no sistema de gestão PNQ/SICE até dezembro de 2009; Redução do desperdício em 15% até dezembro de 2009; Ter 100% das empresas participantes do projeto atendidas por soluções de inovação e tecnologia até dezembro de 2009; Aumentar em 5% o número de ocupações das empresas participantes do projeto até dezembro de 2009; Obter índice de avaliação dos atributos de imagem do Sebrae junto aos stakeholders e participantes do projeto de 8,5 pontos em 2009. Ter 50% das empresas participantes do projeto atendidas por soluções de mercado até dezembro de 2009; Ter 40%(128) das empresas participantes do programa atendidas por soluções de qualidade e inovação em produtos e/ou processos em 2010, 60% (192) em 2011 e 80% (256) em 2012; Ter 30% (96) das empresas participantes do programa atendidas por soluções de gestão ambiental em 2010, 50%(160) em 2011 e 70%(224) em 2012; Ter 30% (96) das empresas participantes do programa atendidas por produtos de inteligência de mercado em 2010, 50%(160) em 2011 e 70%(224) em 2012. E buscou os seguintes resultados:

73 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Construção Civil no Oeste Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 7,9 8 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 7,2 Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 9,1 7 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto 8,0 Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto 7,7 6 Satisfação com o projeto com o um todo 7,6 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

74 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Construção Civil no Oeste Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança (Análises) 7,4 7 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto 7,3 Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê 7,7 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

75 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Construção Civil no Oeste Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 8,2 6 Comprometimento dos clientes 7,3 Benefícios gerados aos clientes 7,9 7 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

76 Avaliação da Atuação nos Projetos
5 Descrição Distrito Turístico do Oeste - Cataratas e Caminhos O Projeto Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Instituto de Turismo e Eventos dos Caminhos de Turismo Integrado ao Lago Itaipu Que teve como parceiros... Ampliar a atratividade da Região turística "Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu", com ênfase na segmentação, roteirização, estruturação, no fortalecimento das governanças instituídas e no artesanato como produção associada ao turismo. Cujo objetivo foi... Continua...

77 Avaliação da Atuação nos Projetos
5 Descrição Distrito Turístico do Oeste - Cataratas e Caminhos O Projeto Aumentar em 5% o fluxo turístico na Região Oeste do Paraná até dezembro de 2009; Aumentar em 10% o faturamento médio das empresas cadastradas no Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e núcleos setoriais do Distrito Turístico do Oeste Paranaense até dezembro de 2009; Aumentar em 5% o número de ocupações nas empresas cadastradas Instituto de Turismo e Eventos Caminhos e núcleos setoriais do Distrito Turístico do Oeste Paranaense até dezembro de 2009; Aumentar o grau de competitividade específico dos elos: meios de hospedagem, alimentação, agenciamento e transportes turísticos, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo) em 2010; Aumentar a taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % em 2012; Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % em 2012; Implantar soluções de inovação e/ou tecnologia em 50% dos empreendimentos cadastrados no Instituto de Turismo e eventos Caminhos e nos núcleos setoriais do Distrito Turístico do Oeste do Paraná até dezembro de 2009; Aumentar em 10% o número de empresas cadastradas no Distrito Turístico do Oeste do Paraná até dezembro de 2009; Aumentar em 5% a oferta de produtos turísticos no Distrito Turístico do Oeste do Paraná até dezembro de 2009. Ter 80 % dos clientes do Sebrae registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011. Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR em 2010. E buscou os seguintes resultados:

78 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Distrito Turístico do Oeste Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 9,0 1 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 10 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto 8,0 Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

79 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Distrito Turístico do Oeste Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 9,0 1 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê 8,0 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

80 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Distrito Turístico do Oeste Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 9,0 1 Comprometimento dos clientes 8,0 Benefícios gerados aos clientes * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

81 Avaliação da Atuação nos Projetos
6 Descrição ÑANDEVA - Programa de Desenvolvimento do Artesanato da região trinacional (Brasil, Paraguai, Argentina ) O Projeto COART e Associação de Artesãos, Fundação PTI – Brasil, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros Que teve como parceiros... Valorizar a identidade cultural na produção artesanal associada ao turismo, promover o aumento da renda e o número de ocupações no setor do artesanato na região Trinacional. Cujo objetivo foi... Ter 300 artesãos atendidos através do Programa Ñandeva no Brasil, 50 no Paraguai e 100 na Argentina até dezembro de 2009. Aumentar o faturamento dos artesãos com produtos certificados Ñandeva em 20% no período de janeiro a dezembro de 2009. Aumentar em 20% o número de ocupações dos empreendimentos com produtos certificados Ñandeva no período janeiro a dezembro de 2009. Ter em operação 10 pontos de vendas de artesanato da região Trinacional até dezembro de 2009. E buscou os seguintes resultados:

82 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto ÑANDEVA Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 9,0 1 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 3,0 Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 5,0 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo - * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto NOTA: O entrevistado não avaliou a Governança.

83 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto ÑANDEVA Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 8,0 1 Comprometimento dos clientes - Benefícios gerados aos clientes * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

84 Avaliação da Atuação nos Projetos
7 Descrição Pólo do Vestuário do Noroeste O Projeto SINDVEST – Sindicato dos Vestuáriso Sinveste Que teve como parceiros... Posicionar o Pólo do Vestuário do Noroeste do Paraná como referência nacional em produção de moda e estilo. Cujo objetivo foi... Continua...

85 Avaliação da Atuação nos Projetos
7 Descrição Pólo do Vestuário do Noroeste O Projeto Ter a imagem do Paraná reconhecida como pólo produtor de moda até 2012; Aumentar em 10 % o grau de competitividade das empresas participantes do projeto com base no Prosperar em 2010, 15 % em 2011 e 20 % em 2012; Criação de 5 centrais de negócios no Estado até dezembro de 2010; Ter empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação de moda em 70% (56) até 2010, 80% (64) até 2011 e 100% (80) até 2012; Aumentar em 10% o faturamento das empresas até dezembro de2008 e 10% até dezembro de 2009; Aumentar em 5% o numero de ocupações até dezembro de 2008, 5% até dezembro de 2009 e 5% até dezembro de 2010; Ter 50% das instituições representativas do setor reconhecendo o Paraná como um Estado produtor de moda até dezembro de 2009; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2008; Atingir nota 8 no índice de avaliação dos atributos da imagem do Sebrae até dezembro de 2008 e 8,5 até dezembro de 2009; Ter empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação de moda em 50% até dezembro de 2008, 60% até dezembro de 2009 e 80% ate dezembro de 2010; Atender com soluções de mercado, pelo menos 50% das empresas participantes do projeto até dezembro de 2008 e 60% até dezembro de 2009. E buscou os seguintes resultados:

86 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Vestuário do Noroeste Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 8,3 3 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 10 2 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto 7,0 Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo 8,0 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto APL de Confecções do Sudoeste do Paraná

87 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Vestuário do Noroeste Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação 2 Reuniões da Governança 8,0 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) 3 Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê 8,7 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

88 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Vestuário do Noroeste Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 10 2 Comprometimento dos clientes 7,0 Benefícios gerados aos clientes 8,3 3 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

89 Avaliação da Atuação nos Projetos
8 Descrição Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade O Projeto Prefeitura Municipal de Curitiba Que teve como parceiros... Revitalização do espaço comercial na área central da cidade de Curitiba, melhorando o desempenho das empresas do comércio varejista de bens e serviços, tornando-as mais competitivas. Cujo objetivo foi... Continua...

90 Avaliação da Atuação nos Projetos
8 Descrição Revitalização do Entorno do Paço da Liberdade O Projeto Aumentar o faturamento em 10% em 2009 e 10% em 2010; Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009 e 5% em 2010; Índice de avaliação dos atributos de imagem 8,5 em 2009 e 9 em 2010; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até 2010; Melhorar o índice de qualidade no atendimento ao cliente em 10% em 2009 e 10% em 2010; Aumentar o índice de compras do comércio local em 5% em 2009 e 5% em 2010, em relação à média do Estado; Gerar 10 novos negócios na região entre comércio, alimentação, hospedagem e serviços de turismo até 2010; Segmentar, diversificar e incluir o espaço na oferta de atrativos turísticos da cidade de Curitiba até 2010; Formatar novos produtos turísticos para a região (roteiros para visitação espontânea do tipo faça você mesmo, restaurante temático, etc.) até 2010; Estabelecer um circuito cultural e artístico no território (eventos) até 2010; Instalação de serviços para atender o turista visitante na região até 2010. E buscou os seguintes resultados:

91 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Paço da Liberdade Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 8,0 2 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 6,5 Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 9,0 1 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto APL de Confecções do Sudoeste do Paraná

92 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Paço da Liberdade Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 6,0 1 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) 7,5 2 Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê 7,0 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

93 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Paço da Liberdade Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 6,0 1 Comprometimento dos clientes 5,0 Benefícios gerados aos clientes 7,5 2 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

94 Avaliação da Atuação nos Projetos
9 Descrição Turismo na Terra dos Pinheirais O Projeto ADECSUL Que teve como parceiros... Ampliar a atratividade do destino turístico Terra dos Pinheirais, com ênfase na segmentação, roteirização, estruturação, no fortalecimento das governanças instituídas e no artesanato como produção associada ao turismo. Cujo objetivo foi... Continua...

95 Avaliação da Atuação nos Projetos
9 Descrição Turismo na Terra dos Pinheirais O Projeto Aumento do grau de competitividade específico dos elos: meios de hospedagem, serviços de alimentação de interesse turístico, serviços de agenciamento e serviços de transporte turístico, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 %2012; Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012; Aumentar o faturamento em 10% em 2009, 10% em 2010 e 10% em 2011; Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009, 5% em 2010 e 5% em 2011; Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até 2010; Ter 80 % dos clientes do Sebrae registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011; Ter um estudo com mapeamento de oportunidade de negócios nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR; Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; Aumentar as empresas cadastradas no MTur em 10% em 2009, 10% em 2010, 10% 2011; Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011; Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011. E buscou os seguintes resultados:

96 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Turismo na Terra dos Pinheirais Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 10 1 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto Importância do projeto para o desenvolvimento do setor Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto APL de Confecções do Sudoeste do Paraná

97 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Turismo na Terra dos Pinheirais Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 10 1 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

98 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Turismo na Terra dos Pinheirais Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 10 1 Comprometimento dos clientes 9,0 Benefícios gerados aos clientes * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

99 Avaliação da Atuação nos Projetos
10 Descrição Varejo Mais no Sudoeste do Paraná O Projeto SESC, SENAC, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Francisco Beltrão, Associação Comercial de Dois Vizinhos, Sindicato do Comércio Varejista de Francisco Beltrão, Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão Que teve como parceiros... Melhorar o desempenho das empresas do comércio varejista de bens e serviços tornando-as mais competitivas. Cujo objetivo foi... Aumentar o faturamento em 10% em 2009, 10% em 2010 e 10% em 2011; Índice de avaliação dos atributos de imagem, nota 8 em 2009; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009; Aumentar o desempenho das empresas participantes do Programa do Varejo Mais em 8% em 2010 com base no DOL. E buscou os seguintes resultados:

100 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Varejo Mais no Sudoeste Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 8,8 4 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 8,5 Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 9,0 2 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto Satisfação com o projeto com o um todo 9,5 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto APL de Confecções do Sudoeste do Paraná

101 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Varejo Mais no Sudoeste Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 8,5 2 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) 8,2 4 Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

102 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Varejo Mais no Sudoeste Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 8,0 2 Comprometimento dos clientes 8,5 Benefícios gerados aos clientes 8,8 4 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

103 Avaliação da Atuação nos Projetos
11 Descrição Programa de Competitividade do Vestuário O Projeto Sindivestuário, Sinditêxtil Que teve como parceiros... Promover a competitividade das empresas de Curitiba e Região, contribuindo para posicionar o Paraná como referência nacional em produção de moda e estilo. Cujo objetivo foi... Ter a imagem do Paraná reconhecida como pólo produtor de moda até 2012; Aumentar em 10% o grau de competitividade das empresas participantes do projeto com base no Prosperar em 2010, 15 % em 2011 e 20 % em 2012; Ter 50% (10) das empresas de marca própria, participantes do projeto, utilizando laboratórios de criação de moda em 2009, 70% (14) em 2010, 80% (16) até 2011 e 100% (20) até 2012; Promover a criação de uma Central de Negócios do setor em Curitiba e Região, até dezembro de 2010; Atingir um novo mercado para cada empresa participante até dezembro de 2009; Aumentar em 5% o número de ocupações em 2009; Aumentar em 10% o faturamento das empresas em 2009; Obter índice de avaliação dos atributos de imagem do Sebrae junto aos stakeholders e participantes do projeto de 8 pontos em 2009; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até dezembro de 2009. E buscou os seguintes resultados:

104 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Competitividade do Vestuário Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 6,0 1 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto Importância do projeto para o desenvolvimento do setor 10 Relação custo-benefício da participação da entidade no projeto 7,0 Efetividade da aplicação dos recursos na execução específica do projeto - Satisfação com o projeto com o um todo * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto APL de Confecções do Sudoeste do Paraná

105 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Competitividade do Vestuário Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança 8,0 1 Corresponsabilidade dos parceiros da Governança na condução conjunta do projeto Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê - * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

106 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto Competitividade do Vestuário Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Grau de Satisfação dos clientes com o projeto 7,0 1 Comprometimento dos clientes 8,0 Benefícios gerados aos clientes - * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto

107 Avaliação da Atuação nos Projetos
12 Descrição APL de Software de Maringá e Região O Projeto Software by Maringá, ACIM Que teve como parceiros... APL de Software de Maringá e Região consolidado e reconhecido nacional e internacionalmente. Cujo objetivo foi... Ampliar o número de empresas avaliadas (CMMI e/ou MPS-BR) para 06 empresas em 2010, 07 empresas em 2011 e 08 empresas em 2012; Aumentar e o índice de competitividade das empresas de TI em 10% em 2010, 15% em 2011 e 20% em 2012 (Prosperar TI); Aumentar o Faturamento das empresas participantes em 13% ao ano até 2010; Aumentar o número de ocupações em 5% em 2008, 5% em 2009 e 5% em 2010; Aumentar em 10% a participação das empresas do Programa no mercado nacional de software em 2008, 10 % em 2009 e 10 % em 2010. E buscou os seguintes resultados:

108 Avaliação da Atuação nos Projetos
O Projeto APL de Software de Maringá e Região Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 10 2 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 9,0 Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) 9,5 2 Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Benefícios gerados aos clientes 9,5 2 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto. Estes responderam apenas por autopreencimento e para eles os outros itens foram avaliados utilizando a escala de Likert.

109 Avaliação da Atuação nos Projetos
13 Descrição Turismo nos Campos Gerais e na Rota dos Tropeiros O Projeto AMCG - Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Agência da Rota dos Tropeiros, Cooptur Que teve como parceiros... Ampliar a atratividade do destino turístico Campos Gerais e na Rota dos Tropeiros, com ênfase na segmentação, roteirizarão, estruturação, no fortalecimento das governanças instituídas e no artesanato como produção associada ao turismo. Cujo objetivo foi...

110 Avaliação da Atuação nos Projetos
13 Descrição Turismo nos Campos Gerais e na Rota dos Tropeiros O Projeto Aumento do grau de competitividade específico dos elos: meios de hospedagem, serviços de alimentação de interesse turístico, serviços de agenciamento e serviços de transporte turístico, integrantes dos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae/PR (Prosperar Turismo); Aumento da taxa de ocupação dos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 %2012; Aumento da taxa de permanência média nos meios de hospedagens nos roteiros turísticos atendidos pelo Sebrae PR, em 5 % em 2010, 5 % 2011 e 5 % 2012; Aumentar o faturamento em 10% em 2009, 10% em 2010 e 10% em 2011; Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009, 5% em 2010 e 5% em 2011; Ter 80 % dos clientes do Sebrae registrados no Cadastur em 2010 e 100 % dos clientes registrados em 2011; Índice de avaliação dos atributos de imagem para MPE e stakeholders, de 8 em 2009, de 8,5 em 2010 e de 9 em 2011 Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até 2010; Ter 50% das empresas dos projetos atendidos com soluções de mercado até 2009; Aumentar as empresas cadastradas no Mtur em 10% em 2009, 10% em 2010, 10% 2011; Aumentar o fluxo turístico dos projetos atendidos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011; Ampliar oferta de produtos turísticos em 5% até 2009, 5% até 2010 e 5% até 2011. E buscou os seguintes resultados:

111 Avaliação da Atuação nos Projetos
Turismo nos Campos Gerais e na Rota dos Tropeiros O Projeto Avaliação do Projeto em Si Indicadores Média da Avaliação Base* Consistência do Projeto 6,3 3 Efetividade e capacidade de geração de resultados do projeto 4,0 Avaliação da Governança Indicadores Média da Avaliação Base* Reuniões da Governança (Tomada de Decisão) 6,0 3 Avaliação da participação e contribuição do entrevistado dentro do comitê 7,3 Avaliação de Indicadores Relacionados aos Clientes Indicadores Média da Avaliação Base* Benefícios gerados aos clientes 6,0 3 * Total de Entrevistados que Avaliaram o Projeto. Estes responderam apenas por autopreencimento e para eles os outros itens foram avaliados utilizando a escala de Likert.

112 Descrição dos Projetos que Somente Avaliaram a Imagem do Sebrae
Anexo III Descrição dos Projetos que Somente Avaliaram a Imagem do Sebrae

113 Avaliação da Atuação nos Projetos
1 Descrição APL da Madeira de União da Vitória O Projeto ACEUV, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de União da Vitória, ACIPU – Associação Comercial Porto União, Sindicato Patronal da Madeira de União da Vitória Que teve como parceiros... Implantar alternativas para o suprimento da matéria prima, melhorar a qualidade a produtividade e aumentar o volume de vendas do público alvo. Cujo objetivo foi... Aumentar o faturamento das empresas participantes em 5% ao ano até 2011; Aumentar a produtividade das empresas em 15% até 2011; Reduzir a geração de resíduos em 15% até 2011; Ter 40% das empresa do setor atuando no APL até 2010; Aumentar em 4% a taxa de ocupação das empresas participantes do APL ao ano até 2010. E buscou os seguintes resultados:

114 Avaliação da Atuação nos Projetos
2 Descrição Comércio Varejista para baixa densidade empresarial Centro-Sul do Paraná O Projeto FECOMÉRCIO - PR Que teve como parceiros... Melhorar desempenho das empresas do comércio varejista de bens e serviços, tornando-as mais competitivas. Cujo objetivo foi... Aumentar o faturamento em 10% em 2008, 10% em 2009 e 10% em 2010; Aumentar o número de ocupações em 5% em 2008, 5% em 2009 e 5% em 2010; Índice de avaliação dos atributos de imagem, 8 em 2008, 8,5 em 2009 e 9 em 2010; Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2008 e 100% até 2009. E buscou os seguintes resultados:

115 Avaliação da Atuação nos Projetos
3 Descrição Comércio Varejista para baixa densidade empresarial Sudoeste do Paraná O Projeto Associação Comercial de Clevelândia, Prefeitura Municipal e Associação Comercial de Realeza, Associação Comercial de Realeza, Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho, Associação Comercial e Empresarial de São Jorge do Oeste, SESC, Prefeitura Municipal De Santo Antônio Do Sudoeste,SENAC, Prefeitura Municipal De São Jorge Do Oeste, Prefeitura Municipal De Chopinzinho, Prefeitura Municipal De Clevelândia, Prefeitura Municipal De Ampére, Associação comercial de Ampére, Associação Comercial e Empresarial de Santo Antonio do Sudoeste, Sindicomércio. Que teve como parceiros... Melhorar o desempenho das empresas do comércio varejista de bens e serviços, tornando-as mais competitivas Cujo objetivo foi... Aumentar o faturamento em 10% em 2009, 10% em 2010 e 10% em 2011 Aumentar o número de ocupações em 5% em 2009, 5% em 2010 e 5% em 2011. Índice de avaliação dos atributos de imagem, 8 em 2009, 8,5 em 2010 e 9 em 2011. Implantar soluções de inovação e tecnologia em 50% das empresas até 2009 e 100% até 2010 E buscou os seguintes resultados:

116 Avaliação da Atuação nos Projetos
4 Descrição APL da Mandioca e Derivados da Região Noroeste do Paraná O Projeto CETEM - Centro de Tecnologia da Mandioca, ABAM - Associação Brasileira de Amidos de Mandioca, IAPAR Que teve como parceiros... Aumentar o faturamento das empresas do Arranjo Produtivo Local na região de Paranavaí, por meio de incremento da produtividade e redução dos custos, visando torná-las competitivas. Cujo objetivo foi... Elevar o faturamento total das indústrias participantes do projeto em 3% em 2008, 5% em 2009, 5% em 2010 e 10% em 2011 com a venda de farinha de mandioca Aumentar a participação de mercado da farinha de mandioca das empresas participantes do projeto em 3% em 2008, 5% em 2009, 7% em 2010 e 10% em 2011 Fortalecer a governança do arranjo produtivo local com a inclusão de 3 novas empresas no projeto em 2009 e 7 em 2010 E buscou os seguintes resultados:

117 Outras Informações dos Projetos
Anexo IV Outras Informações dos Projetos 117

118 Outras Informações dos Projetos
Comentários Como parceiros no projeto parabenizamos o SEBRAE, pelo excelente trabalho desenvolvido e pela oportunidade que nos é dada para participar do projeto. Obrigado ao Sebrae pelo apoio ao projeto do APL de Software de Maringá e Região. Parabenizo o Sebrae pelo comprometimento. Além das ações que constam no projeto, há a necessidade de outras? Quais? Não, só é necessário colocar todas as ações do projeto em prática. Apoio para sustentabilidade da agência. Ação voltada para o mercado, mais prática Excelência no atendimento. Quais os facilitadores e os dificultadores para o desenvolvimento do projeto? Falta de comprometimento do setor público nas ações da governança, a falta de recursos para que possam ser contratados profissionais capacitados para desenvolver um melhor trabalho dentro da agência para que ela se desenvolva da melhor forma. Muitos estão mapeados no planejamento estratégico. Por em pratica as ações. Cadastramento e participação das empresas.

119 Outras Informações dos Projetos
Profissionais capacitados para que se desenvolvam projetos de captação de recursos para que a governança possa se desenvolver e estar oferecendo benefícios aos associados. Obter mais parceiros que aportem recursos Ter viabilidade, recurso para trabalhar Ações práticas. Envolvimento maior ainda da comunidade empresarial. Ampliar as discussões para todas as empresas. O que sugere para tornar o projeto um sucesso? SENAC, com cursos de capacitação; SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com cursos na área da agricultura familiar As próprias prefeituras(secretarias de turismo) que deveriam ser sempre parceiras no desenvolvimento de todas as ações. Prefeitura, Governo estadual e federal - aporte de recursos Banco do Brasil Caixa Econômica FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná ) Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo) CDL e ACEFB Agentes Financeiros Quais parceiros gostaria que estivessem no projeto e de que maneira eles contribuiriam?


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