A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA   CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL Aula 02 Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

2 Principais Componentes da Crise Ambiental
População – crescimento Recursos naturais – não-renováveis – renováveis Poluição ???????????????? Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental

3 A Crise Ambiental e o Crescimento Populacional
Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental

4 Os limites da Terra

5 A Crise Ambiental e os Recursos Naturais
Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental

6 A Crise Ambiental e a a Poluição: Lei da Conservação da Massa
Não existe processo 100% eficiente. Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria; apenas é possível transformá-la de uma forma em outra Sempre haverá geração de resíduos indesejáveis em todas as atividades dos seres vivos DESEQUILÍBRIO: geração de resíduos maior do que a capacidade de reciclagem do meio POLUIÇÃO AMBIENTAL (água, solo e ar)

7 A Crise Ambiental e a Lei da Conservação da Energia
Primeira lei da termodinâmica: “a energia pode se transformar de uma forma em outra, mas não pode ser criada nem destruída”. Energia Cinética x Energia Potencial Segunda lei da termodinâmica: todo processo de transformação de energia dá-se a partir de uma maneira nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade. Todo corpo com forma ordenada necessita de energia de alta qualidade para manter sua entropia baixa Conseqüência ambiental: tendência à globalização da poluição.

8 Algumas Reflexões Não existe a reciclagem completa da energia (a energia dispersada em qualquer transformação será perdida para sempre); Aumento da entropia: implica em maior desordem nos sistemas locais, regionais e globais; Exploração de recursos naturais de maneira inadequada = mais poluentes; energia de baixa qualidade problemas planetários.

9 Alguns problemas da Natureza
Destruição do habitat de uma série de seres; Introdução de novas espécies “invasoras”; Redução da biodiversidade; Poluição do meio físico abiótico; Aquecimento global; Aumento populacional; Sobreexploração dos recursos naturais...

10 Lago Vitória, África (causa)
Os problemas da Natureza O Ovo da Serpente Lago Vitória, África (causa) No desenvolvimento do ovo, pode-se acompanhar a lenta e inexorável evolução do que irá nascer...

11 Os problemas da Natureza
O Ovo da Serpente Mar ARAL: causa A água doce do Lago Aral, excetuando-se a chuva, provinha principalmente dos rios Amu Darya e Syr Darya, que desembocavam em suas águas. A partir da 2a Guerra Mundial, estes rios foram drenados para irrigar as culturas de algodão, feitas principalmente para vestir o maior exército do mundo. A cultura do algodão é conhecida por consumir muita água.

12 O fim da Terra? Falando em biodiversidade...
Quantas espécies desaparecem no mundo atualmente? Os experimentos estão de acordo que o número deve ser muito alto, e se continuar essa mesma taxa de desmatamento, em 2030, 1/5 haverá desaparecido, e, 1/2 em 2050!

13 -------------Pelo mundo----------
O fim da Terra? Pelo mundo Bhopal (1984): Índia > mortos; Chernobyl (1986): Ucrânia > ha, 60km contaminados! Exxon Valdez (1989): Alaska > US$13 bilhões em indenizações.

14 -------------Pelo Brasil----------
O fim da Terra? Pelo Brasil 93% (?) da Mata Atlântica destruídos; Na Amazônia: 1 Sergipe por ano derrubado!!!

15 Os limites da Terra - raízes da CRISE
O Sistema de Linha Reta

16 O que podemos fazer? Diagnóstico

17 O que podemos fazer? qualidade do ar qualidade da água
-construir- qualidade do ar qualidade da água qualidade do solo alterações da paisagem alterações nas populações  incluindo humanas alterações micrometeorológicas.

18 O que podemos fazer? Prognóstico

19 O que podemos fazer? Mais exemplos: métodos de avaliação de impactos
(avaliação “quantitativa”) Método de modelos de simulação

20 E POR QUE NÃO o Sistema Reciclado???


Carregar ppt "DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google