A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de 20 milhões de registros indexados em mais de 7 mil revistas científicas possibilita uma pesquisa bem completa. O conteúdo da Embase inclui os artigos da Excerta Medica e permite a pesquisa simultânea na Base PubMed/Medline para conteúdos a partir de 1966. Como acessar?

3 Acesse o site da Biblioteca www.fm.usp.br/biblioteca
e dentro de Base de dados, clique no link Pesquise.

4 Clique em Embase.

5 Tela inicial Como pesquisar? Podemos realizar as pesquisas de várias maneiras: - Pesquisa Rápida (Quick Search) - Pesquisa Avançada (Advanced Search) - Pesquisa por medicamento (Drug Search) Pesquisa por doença (Disease Search) - Pesquisa por artigos (Article Search)

6 Clique na aba, para selecionar uma das opções de pesquisa.
Digite o(s) termo(s) a ser(em) pesquisado(s). Para conectar os diferentes campos podemos utilizar os operadores booleanos (and, or e not). Ao digitar os termos note o recurso auto-completar. Podemos restringir a busca a um determinado período.

7 Exemplo de Busca Rápida
Nesta pesquisa (Quick Search), vamos pesquisar trabalhos sobre Mamografia. (Lembre-se, que o idioma de pesquisa nesta base é o inglês). Portanto, digitei Mammography e cliquei Search.

8 A pesquisa recuperou 36.860 registros.
Tela de resultados A pesquisa recuperou registros.  

9 Os registros são apresentados em ordem cronológica inversa, do mais recente ao menos recente. Está opção pode ser alterada, através das opções do Sort by.      

10 Para visualizar o resumo, clique em Abstract.
Opções de filtros Para visualizar o resumo, clique em Abstract.

11 Para obter detalhes do registro, clique no link.

12 Registro completo

13 Para acessar o texto completo, clique em View Full Text.
Após selecionar os artigos você pode utilizar as opções de saída: imprimir, enviar por , adicionar em uma lista... Para acessar o texto completo, clique em View Full Text.

14 Página do editor Texto completo em HTML.

15 Ou, para acessar o texto completo em PDF, clique no ícone.

16  Busca Avançada A busca avançada (Advanced Search), apresenta mais opções de filtro, como inclusão de termos, de subtermos, foco/assunto principal, sinônimos, data, base de dados e outros limites. Esta opção você torna sua pesquisa mais específica. Esta opção você torna sua pesquisa mais abrangente. Opções de filtro.

17 + Opções de filtro Limites avançados: é possível limitar sua pesquisa por: - Medicina Baseada em Evidências; - Tipo de publicação; - Área de foco; - Idioma do artigo; - Gênero; - Faixa etária; - Estudos em animais.

18 Busca por Medicamentos
A busca por medicamentos (Drug Search), deve ser utilizada para pesquisas específicas na área farmacêutica. Digite o nome químico, substância, nome genérico ou nome fantasia do medicamento a ser pesquisado. Filtro para aspectos específicos ou administração de medica-mentos. + Opções de filtro.

19  Busca por Doenças A busca por doenças (Disease Search), deve ser utilizada para pesquisar especificamente doenças, moléstias, síndromes, enfermidades. Digite a doença a ser pesquisada. Filtro para aspecto específico da doença. + Opções de filtro.

20  Busca por Artigos A busca por artigos (Article Search), permite a busca de um artigo específico Preencha os campos de busca com dados do artigo a ser pesquisado e clique em Search.

21 EMTREE Para pesquisar pelo descritor de assunto do vocabulário controlado da Embase, você deve selecionar a aba Emtree. Vocabulário controlado - conjunto de conceitos ordenados, de modo claro e livre de ambigüidade, a partir do estabelecimento de relações entre os mesmos e pode ser definido segundo sua função ou estrutura. É um instrumento de controle terminológico com o objetivo de tornar a indexação do conteúdo temático mais consistente e consequentemente, garantir maior precisão na recuperação de informações. Santos GC, Ribeiro CM. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação e informática. Campinas: Átomo; 2003.

22 Digite o assunto ou parte dele e clique em Find Term.
Selecione o descritor desejado.

23 Para adicionar o termo selecionado na caixa de pesquisa, clique aqui.

24 Termo adicionado. Você pode explodir o descritor (pesquisar em vários campos e de várias formas), tornando sua pesquisa mais abrangente.

25 Ao selecionar a opção de explosão do descritor, nossa pesquisa recuperou 61.645 registros.

26 Ou, pode escolher o descritor como assunto principal e tornar sua busca mais específica.

27 Notem, que ao selecionar a opção assunto principal, nossa pesquisa recuperou 21.061 registros.

28 Além da pesquisa na opção Emtree, é possível utilizar a opção Index Terms em qualquer trabalho já pesquisado para obter descritores relacionados. Para selecionar os descritores relacionados ao tema, clique na pequena estrutura hierárquica ao lado dos termos e realize os procedimentos de busca.

29 Selecionando a aba Journals é apresentada uma lista em ordem alfabética dos títulos de periódicos incluídos na Embase.

30 Selecionando a aba Authors é possível buscar documentos publicados por um autor específico.

31 Assim, como em outras bases é possível criar uma página personalizada podendo gerenciar alertas e históricos de busca e ainda criar alertas. Para cadastrar-se clique em Register.

32 Boas pesquisas! Crédito Produzido por:
Divisão de Biblioteca e Documentação da FMUSP


Carregar ppt "Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google