A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de Projeto de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de Projeto de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Projeto de Pesquisa
Prof. Sandra Sanchez

2 O QUE É PESQUISA? É procurar respostas para inquietações, ou para um problema. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (MINAYO, 1993). É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico (GIL, 1999).

3 CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Do ponto de vista da sua natureza. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema. Do ponto de vista de seus objetivos. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados.

4 NATUREZA DA PESQUISA Pesquisa Básica
Gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada Gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

5 FORMA DE ABORDAGEM Pesquisa Quantitativa
Traduz em números, opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa Considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é foco principal.

6 OBJETIVOS Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explicito ou a construir hipóteses. Pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Pesquisa Descritiva: envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Assume a forma de levantamento. Pesquisa Explicativa: explica o porquê das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Assume a forma de Pesquisa experimental.

7 DIFERENTES PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
Pesquisa Bibliográfica: a partir de material já publicado. Pesquisa Documental: a partir de material não analisado. Pesquisa Experimental: variáveis de controle sobre um objeto. Levantamento: interrogação direta. Estudo de caso: estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento. Pesquisa-ação: resolução de um problema coletivo. Pesquisa Participante: interação entre pesquisadores e membros da situação investigadas.

8 ETAPAS DA PESQUISA O projeto de pesquisa deve, fundamentalmente, responder as seguintes perguntas (Rudio, 1986): O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com que recursos? Pesquisado por quem?

9 TÓPICOS BÁSICOS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
1 - INTRODUÇÃO (tema e problema) O tema é o assunto geral sobre o qual se pretende investigar. É uma primeira delimitação dentro de uma área de pesquisa, de um campo de conhecimento. Explicitar o problema é uma questão básica da investigação, pois pressupõe reflexão, amadurecimento do tema pela LEITURA ou pela EXPERIÊNCIA, troca de idéias com pares. Com a problematização, aparecem pôlemicas que envolvem o tema e/ou problema. O problema é uma pergunta ou questão específica que se pretende investigar. Supõe uma delimitação maior do que o tema. Ao problematizar a questão, cabe perguntar que outros aspectos da realidade se relacionam com o problema.

10 Cont. 2 - JUSTIFICATIVA As questões de pesquisa devem ser relevantes, de interesse científico, social ou cultural, e devem ser viáveis do ponto de vista do seu estudo. A pesquisa supõem alocação de recursos, o que torna necessário explicitar a natureza do assunto, sua relevância ou importância para a área de conhecimento, impactos sociais de seus resultados e viabilidade da pesquisa.

11 Cont. 3 - OBJETIVOS O objetivo intrínseco de uma pesquisa é responder analiticamente a questão ou ao problema central que foi enunciado e problematizado. Eles são importantes porque sintetizam a discussão anterior e dão mais clareza e visibilidade ao que se pretende conhecer com a pesquisa.

12 Cont. 4 - REFERENCIAL TEÓRICO Este tópico é o mais crucial na construção de um objeto de pesquisa. O referencial começa com as LEITURAS para a problematização, mas ganha peso à medida que vai permitindo passar de uma proposta de pesquisa, para um projeto com todas as etapas de elaboração.

13 - Incluir a descrição das características da população e da amostra.
Cont. 5 - METODOLOGIA Deve ser entendida no seu sentido próprio de método, de caminho para alcançar determinado objetivo, o que implica uma concepção da realidade ou do fragmento de realidade escolhido como objeto de estudo. Enfim, deve descrever de forma detalhada como se pretende atingir o objetivo proposto. A metodologia pode ser organizada na forma de tópico, como por exemplo: População e amostra - Incluir a descrição das características da população e da amostra. - O processo de seleção dos sujeitos. - O tamanho da amostra e como foi estabelecido.

14 Como (grupo ou individual); Quando (qual período); Onde (local);
Cont. Instrumentação Descrição dos instrumentos utilizados. Indicar as fontes a serem utilizadas para elaboração dos instrumentos. Coleta de dados Como (grupo ou individual); Quando (qual período); Onde (local); Quem (pelo pesquisador, equipe ou correio) e A quem vai ser aplicado o instrumento. Tratamento dos dados - Quando utilizar, sempre indicar o uso de tratamento estatístico.

15 6 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Cont. 6 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Consiste na distribuição das diversas etapas da pesquisa por um espaço de tempo. 7 - ORÇAMENTO Destina-se a previsão de recursos humanos, materiais e financeiros para o desenvolvimento do projeto. 8 - BIBLIOGRAFIA Trata-se de expor, dentro das normas da ABNT, os livros e documentos consultados.

16 Elaboração de Artigo Científico

17 DO QUE SE TRATA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO BEM ESCRITO ?
Idéia Idéia Paper

18 DO QUE SE TRATA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO MAL ESCRITO?
Idéia 2 Idéia 1 Paper mal escrito

19 ARTIGO CIENTÍFICO Conceito de Artigo Científico:
“é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. (GONÇALVES, 2004).

20 Definição de Artigo de Periódico:
“... trabalhos técnico-científicos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a síntese analítica de estudos e resultados de pesquisas. Formam a parte principal em periódicos especializados e devem seguir as normas editorias do periódico a que se destinam. Os artigos podem ser de dois tipos: a) originais, quando apresentam abordagens ou assuntos inéditos; b) de revisão, quando abordam, analisam ou resumem informações já publicadas”. Normas para apresentação de Documentos Científicos, 2001.

21 FINALIDADES DO ARTIGO CIENTÍFICO
Comunicar os resultados de pesquisa, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das instituições a qual servem. Servir de medida nas decisões referentes à contratação, promoção e estabilidade no emprego. Refletir a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Servir de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar e transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

22 REDAÇÃO DO ARTIGO E AS MOTIVAÇÕES DO AUTOR
“aquele que sabe o quê e como, provavelmente, escreve um bom trabalho, mas aquele que sabe o porquê não só escreve um ótimo artigo, como também sabe corrigir o próprio trabalho e o dos outros autores”. Artigo Científico: do desafio à conquista – Victoria Secaf, 2004.

23 ESTRUTURA RECOMENDADA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Título e subtítulo (se houver) Nome do(s) autor(es) Crédito(s) do(s) autor(es) Agradecimento (opcional) Resumo (no idioma do país) Palavras-chave ou descritores

24 Conceituação, concepção e organização de um programa de pós‑graduação para docentes da Educação Profissional Agrícola. Sandra Barros Sanchez Prof.ª do Colégio Técnico da UFRRJ, Vice-coordenadora do PPGEA, PhD. em Ciência do Solo O presente trabalho tem por objetivo propor um programa inovador para a qualificação dos docentes da educação profissional agrícola. Em pesquisa anterior, ficou evidente a impossibilidade de liberação dos docentes para realização de formação nos moldes tradicionais. Partindo desse desafio, procurou-se organizar o trabalho em três momentos. O primeiro momento consistiu em resgatar, catalogar, organizar e interpretar textos relacionados com o ensino técnico agrícola, a formação de docentes, propostas metodológicas para a educação continuada, interdisciplinaridade e reforma da educação profissional. No segundo momento, realizou-se o levantamento e análise da problemática, para isso foram organizadas visitas, reuniões, entrevistas, aplicação de questionários e também contatos com outras instituições nacionais e internacionais. No último momento, procurou-se elaborar uma proposta de programa com a finalidade de atendimento às expectativas dos docentes da educação profissional. O programa foi idealizado para atender as modalidades lato e stricto sensu, com atuação em cinco campos: educação profissional agrícola, produção animal, produção vegetal, agroindústria e meio ambiente, com a formação estruturada para ser realizada em 18 meses ou 72 semanas. A proposta faz uso de metodologias como a formação por alternância, a

25 educação assistida e a pedagogia de projetos
educação assistida e a pedagogia de projetos. Traz, ainda, como inovação, a criação de Centros de Formação, com a finalidade de aproximar a comunidade das Instituições de ensino agrícola, além de evitar a dispersão ou saída dos docentes para regiões muito diferentes daquelas de origem. A organização curricular está estruturada para trabalhar com núcleos temáticos, porém procurando sempre vincular o pedagógico ao tecnológico, considerando-se o sistema de formação agrícola. O desafio da proposta é o desenvolvimento de competência a partir de uma metodologia que se desvincule da concepção tradicional de “aprender a fazer, fazendo”. O conceito de aprendizagem no qual se apóia a proposta é “aprender a aprender”. Portanto, o propósito geral do programa é o desenvolvimento de profissionais docentes da Educação Profissional Agrícola que contribuam com a formação de recursos humanos nas diversas Instituições e produção de projetos de inserção e participação, apoiados na economia regional. Palavras-chave: ensino agrícola, formação por alternância, formação docente.

26 São elementos que compõe o texto do artigo.
Cont. ELEMENTOS TEXTUAIS São elementos que compõe o texto do artigo. Introdução (tema, objetivo, relevância) Desenvolvimento (metodologia, resultados e discussão) Argumentação ou fundamento lógico Conclusão

27 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Cont. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS Referências Apêndices (elaborados pelo autor) Anexos (documentos) Tradução do Resumo Tradução dos descritores Data

28 CONCLUSÃO A escrita de um bom artigo depende de muito trabalho e não somente de uma boa idéia. Porém uma idéia que não necessariamente é brilhante pode dar um bom artigo, com bastante trabalho. MUITO TRABALHO

29 Você é CAPAZ Só depende de você Essa é a hora Você pode mudar a sua história É só acreditar que VOCÊ é capaz Você é CAPAZ Só depende de você Essa é a hora Você pode mudar a sua história É só acreditar que VOCÊ é capaz


Carregar ppt "Elaboração de Projeto de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google