A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO"— Transcrição da apresentação:

1 DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO
RECIFE PESQ. Nº 023/2010 REGISTRO TRE: Nº 29753/2010; REGISTRO TSE: Nº 18540/2010

2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA:
OBJETIVO: Investigar a opinião dos eleitores da área de abrangência em relação as próximas eleições e outros assuntos político-administrativos. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Estado de Pernambuco. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 07 a 08 de julho de 2010. UNIVERSO: Eleitores com 16 anos ou mais de idade, residentes na área de abrangência. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em três estágios. No primeiro estágio foram sorteados os municípios. No segundo estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 2500 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 2,5 pontos percentuais. FONTE: A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados: Censo IBGE, TSE e TRE.

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:
OBSERVAÇÕES: As perguntas cujas somas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos no processamento dos dados. Categorias em que apresentam 0% significa que o percentual de perguntas é menor que 0,5% dos total das respostas. A resposta “OUTROS” refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos. A resposta “NS/NR” representa a resposta “Não sabe/ Não respondeu”. REGISTRO DA PESQUISA: A presente pesquisa foi registrada junto à JUSTIÇA ELEITORAL, sob o número 29753/2010 (TRE-PE) e 18540/2010 (TSE), no dia 06 de julho de 2010.

4 ANÁLISE Esta segunda rodada de pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) revela que os percentuais de intenção de votos de Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos variaram dentro da margem de erro, quando consideramos a pesquisa realizada no mês de maio. Em maio, Eduardo Campos obteve 51,1% de intenção de votos e o candidato Jarbas Vasconcelos, 27,9%. Desta vez, Jarbas obteve 25,9% de intenção de votos e Eduardo Campos, 47,8%. Ressaltamos que Eduardo Campos tem hoje 56,2% dos votos válidos. E Jarbas Vasconcelos, 30,5%. Não se deve desprezar, entretanto, o fato de que o percentual de votos de eleitores indecisos cresceu, em relação à pesquisa anterior. Em maio, 10,3% dos eleitores estavam indecisos. Nesta pesquisa, 15% dos eleitores declararam-se indecisos. Portanto, deve-se considerar que 5,0% dos eleitores se transformaram em eleitores indecisos. Desta forma, a variação descendente de ambos os candidatos pode ter como causa tal mudança – migração de eleitores de Eduardo ou Jarbas para indecisos. Ressaltamos que as circunstâncias sociais não foram propícias ao governador Eduardo Campos nesses últimos meses. A intensidade das chuvas e as suas conseqüências negativas, como alagamentos e enchentes, podem ter proporcionado uma variação na intenção de voto e a redução da aprovação da sua administração. No mês de maio, 64,2% dos eleitores consideravam como boa/ótima a administração do atual governador. Nesta pesquisa, 62% afirmam que a gestão de Eduardo é boa/ótima. Na região da Zona da Mata – área castigada pelas chuvas –, Eduardo Campos obteve, na pesquisa realizada em maio, 59% de intenção de votos. Desta vez, Campos alcançou 44%.

5 ANÁLISE Continuamos a considerar que, neste instante, o governador Eduardo Campos é favorito a vencer a eleição de outubro. Afirmamos isto em razão de que: 1) 64% dos eleitores pretendem votar em um candidato apoiado pelo presidente Lula; 2) 61,9% aprovam a sua gestão; 3) Campos mantém considerável distância do seu principal oponente, Jarbas Vasconcelos; 4) As circunstâncias políticas e econômicas – candidatura à presidência da República de Dilma Rousseff (PT) e a satisfação do eleitor com a economia – beneficiam a reeleição do governador. No entanto, não é possível afirmar neste momento que o candidato Jarbas Vasconcelos não tem condições de vencer o pleito eleitoral. A boa imagem do candidato e as benfeitorias realizadas por ele durante sua administração à frente do governo do Estado - motivos mostrados na pesquisa anterior (mês de maio) - lhe favorecem e serão, certamente, exploradas na campanha eleitoral. Frisamos que o guia eleitoral é ferramenta necessária para o sucesso dos competidores. Em relação ao Senado, consideramos que a eleição está indefinida, visto que 29% e 33% dos eleitores ainda continuam indecisos sobre em quem votar para a 1ª e para 2ª vaga, respectivamente. Portanto, existe um mercado de votos a ser conquistado por todos os competidores. No entanto, acreditamos que os candidatos ao governo do Estado influenciarão o eleitor na escolha para o Senado. Porém, a presença de Raul Jungmann na chapa de oposição pode possibilitar a personalização da disputa e, com isto, a força eleitoral dos candidatos ao governo perante a eleição do Senado ser enfraquecida.

6 Perfil dos entrevistados:
Sexo

7 Perfil dos entrevistados:
Faixa etária

8 Perfil dos entrevistados:
Grau de instrução

9 Perfil dos entrevistados:
Renda individual

10 Perfil dos entrevistados:
Renda familiar

11 Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

12 Perfil dos entrevistados:
Religião

13 Perfil dos entrevistados:
Estado civil

14 Perfil dos entrevistados:
Você tem filhos?

15 Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos filhos você tem?

16 Perfil dos entrevistados:
Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?

17 Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família

18 Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

19 Você está interessado na eleição deste ano?
[P. 01] Você está interessado na eleição deste ano?

20 [P. 02] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)

21 [P. 03] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

22 [P. 03] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada) – VOTOS VÁLIDOS

23 [P. 04] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, em relação a , você:

24 [P. 05] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a primeira vaga?

25 [P. 06] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a segunda vaga?

26 [P. 07] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)

27 [P. 08] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

28 [P. 09] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em relação a , você:

29 [P. 10a] Você já sabe em quem votar, nas eleições de 2010, para Deputado Federal?

30 [P. 10b] Você já sabe em quem votar, nas eleições de 2010, para Deputado Estadual?

31 [P. 11] Na sua opinião, a administração do governador Eduardo Campos tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

32 [P. 12] Na sua opinião, a administração do presidente Lula tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

33 [P. 13] Você pretende, nas eleições de 2010, votar para governador de Pernambuco em um candidato apoiado pelo presidente Lula?

34 [P. 14] Você se considera uma pessoa de esquerda, centro esquerda, centro, centro direita ou direita?

35 Qual é o principal problema de Pernambuco, hoje?

36 [ACOMPANHAMENTO DAS PESQUISAS DO IMN]
Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

37 [ACOMPANHAMENTO DAS PESQUISAS DO IMN]
Na sua opinião, a administração do governador Eduardo Campos tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?


Carregar ppt "DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google