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TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética

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Apresentação em tema: "TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética"— Transcrição da apresentação:

1 TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Parte II – O Indivíduo nas Instituições

2 LIDERANÇA E VALORES

3 O que se entende por líder
Aquele que vai na frente Propõe e enfrenta desafios Preocupa-se pelo bem comum Ouve, escuta, pondera e age Arrasta os demais pela força do exemplo Prestígio Modelo vivo que vale a pena seguir Traz dentro de si valores e age em conformidade a eles

4 Quais as virtudes do líder?
Capacidade de empreender Capacidade de decisão Respeito aos subordinados Capacidade de controlar e orientar os seus sentimentos

5 O LÍDER NÃO NASCE. FAZ-SE
Não é a simples reunião de tendências inatas apropriadas Faz-se necessário lapidar a pedra bruta Melhorar as boas tendências inatas Eliminar as más tendências Adquirir novas inclinações positivas, i.e., virtudes

6 CONTEXTUALIZAÇÃO O mercado exige das empresas uma mudança permanente
As empresas igualmente dos seus funcionários Fazem-se necessárias pessoas capazes de propor e realizar mudanças As pessoas têm uma tendência natural a repelir a mudança (medo do desconhecido)

7 LIDERANÇA E CRIATIVIDADE
Medo é “trepidatio mentis” O medo dissipa o potencial criativo O medo torna a pessoa passiva O líder não é insensível a esta paixão O líder sabe não se influenciar pelo medo O líder avalia o desafio, pondera-o, propõe soluções técnica e moralmente adequadas e se lança a elas dando o melhor de si

8 LIDERANÇA E CRIATIVIDADE
Para sobreviver, as organizações devem desenvolver líderes Tarefa não só do RH, mas de toda a empresa, em todos os seus níveis

9 O líder e os valores A mudança não é boa por si só, pois “para um barco sem rumo todos os ventos são ruins”. (Sêneca) Aquele que propõe e realiza a mudança deve ter um conhecimento profundo do homem para saber que direção apontar Muitas vezes inovações técnica e financeiramente boas são um obstáculo ou freio para a dignidade e excelência humanas

10 O líder e os valores O verdadeiro líder é aquele que além dos conhecimentos técnico e científico tem um profundo conhecimento antropológico e ético

11 FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E VALORES
Cultivar os valores éticos, morais, espirituais, etc Compartilhar e transmitir valores Cultivar conhecimento técnico-científico Educação

12 FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E VALORES
Escola Empresa Outras instituições

13 AÇÃO PRÓ-ATIVA NO ENTORNO
Indivíduo Família Empresa Associação Amizades Escola

14 AÇÃO PRÓ-ATIVA NO ENTORNO
Fazer a diferença Valorizar as pequenas iniciativas educativas no seu âmbito de relações interpessoais Prática das pequenas virtudes da convivência diária: estímulo ao crescimento das pessoas Exemplaridade: o melhor estímulo educativo

15 ÉTICA E QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
“Os oligopólios, os acordos de preço secretos, as concorrências públicas fajutas, a corrupção ativa e passiva, os conflitos de interesse, a propaganda enganosa, a inobservância das leis, a poluição, a sonegação... (...) onde está a ética?” (Peter Nadas, Ética empresarial: uma contradição em termos?)

16 Conseqüências de uma organização alheia à ética
Acomodamento das pessoas e instituições Estímulo à incompetência profissional Desestímulo ao talento Proliferação de atitudes individuais anti-éticas e imorais Desprestígio interno e externo da empresa Clima de desconfiança mútua

17 Vale uma organização ser ética diante de uma concorrência asfixiante?
“Muitos homens de empresa que por intuição própria já verificaram que as realidades éticas (eles chamam de confiança, espírito de serviço, sentido de responsabilidade e de mil outros modos) pertencem ao núcleo mais profundo e determinante do funcionamento das organizações que dirigem. São conscientes de que, no longo prazo, os próprios resultados econômicos dependem mais diretamente da qualidade ética de seus homens do que das condições não controláveis do ambiente. Tem crescido mais e mais a evidência de que tentar dirigir uma empresa sem atender aos fatores éticos da realidade é algo tão suicida como projetar e usar uma peça sem levar em consideração a resistência e demais propriedades dos materiais com que está construída” (Pérez López, Teoria de la acción humana em las organizaciones)

18 Fazer x agir FAZER Dimensão externa do ato P.ex., um tiro bem dado
Dimensão interna do ato P. ex., o tiro tinha a intenção de matar Deixa uma marca na alma

19 Fazer x agir Ética não é só qualidade e excelência no fazer, mas a qualidade no agir Fazer não torna a pessoa eticamente melhor A qualidade do agir aperfeiçoa a pessoa como um todo A qualidade do agir reside tanto num indivíduo como numa organização

20 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
“Todo o desenvolvimento das técnicas mercadológicas nas últimas décadas se deu ao redor de técnicas de qualidade aparente, e não em torno de qualidade estrutural. Prova disso é que não existe mentalidade, nas áreas de marketing das empresas e nas agências de publicidade, de verificar a real qualidade intrínseca dos produtos.” (Ricardo Semler, Virando a própria mesa)

21 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Cultura da maquiagem de produtos e serviços: extrínseco Com o foco na qualidade do agir, as organizações adquirem excelência nos produtos e serviços e competitividade O plano de desenvolvimento na ética das virtudes (PDEV) é o vetor para a qualidade do agir nas organizações

22 PDEV Meta-Competências Qualidade de decisão Prudência
Qualidade de relacionamento Justiça Qualidade de empreendimento Fortaleza Qualidade emocional Moderação


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