A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
MAPA DE RISCOS Autores: Luís Cláudio Lopes Cláudia Gonçalves de Azevedo Marina Damião Besteti Kallyu Manoel de Souza Professor: Outubro, 2006

2 Histórico Surgiu através da portaria nº 05 de 20/08/92, modificada pelas portarias nº 25 de 29/12/94 e nº de 23/02/99; Anexo IV da Norma Regulamentadora Brasileira número 5.

3 Definição Representação gráfica de um conjunto de fatores
presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Origem dos fatores: Diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho); Forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento).

4 Objetivos Conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa; Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa; Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

5 Como elaborar Conhecer o processo de trabalho no local analisado;
Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia. Identificar os indicadores de saúde; Conhecer os levantamentos ambientais já realizados no local;

6 Como elaborar Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o layout da empresa indicando: O grupo a que pertence o risco, de acordo com a cor padronizada; O número de trabalhadores expostos ao risco, o qual deve ser anotado dentro do círculo; A especificação do agente que deve ser anotada também dentro do círculo; A intensidade do risco, que deve ser representada por tamanhos proporcionalmente diferentes de círculos; Após discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Riscos, completo ou setorial, deverá ser afixado em cada local analisado, de forma claramente visível e de fácil acesso para os trabalhadores.

7 Representação Gráfica
Representado graficamente através de círculos de cores e tamanhos proporcionalmente diferentes sobre o layout da empresa; Construído tendo como base a planta baixa ou esboço do local de trabalho .

8 Figura 1: Tabela de gravidade.

9 Figura 2: Simbologia das cores.

10 Figura 3: Exemplo de Mapa de Risco.

11 Riscos do Ambiente Agentes físicos; Agentes químicos;
Agentes biológicos; Agentes ergonômicos; Riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho.

12 Riscos Físicos Gerados por máquinas e condições físicas características do local de trabalho. Ruído; Vibração;

13 Riscos Físicos Radiação Ionizante: Emissões de energia da faixa do visível passando pelo ultra-violeta e raios gama. Radiação Não-Ionizante: Não tem poder de ionização. Pode ativar todo conjunto de átomos que recebem esta carga de energia.

14 Riscos Físicos Temperatura extremas: calor e frio; Pressões anormais;
Umidade.

15 Riscos Químicos Representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida, sólida e gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos à saúde. Poeiras: Aerossóis sólidos formados pela desagregação mecânica de corpos sólidos (Minerais, Madeiras e Poeiras em geral).

16 Riscos Químicos Fumos: Aerossóis sólidos formados por condensação de
vapores, geralmente metálicos (Fumos de solda). Névoas: Aerossóis constituídos por partículas líquidas, formadas pela desagregação mecânica de corpos líquidos (Névoa de tinta);

17 Riscos Químicos Neblina: Aerossóis líquido formados por condensação de vapores. Vapores: Substâncias que se encontram no estado gasoso como resultado de algum tipo de alteração no seu estado normal e temperatura ambiente.

18 Riscos Químicos Gases: Não possuem formas e volume próprios e tendem a se expandir indefinidamente.À temperatura ordinária, mesmo sujeito a pressões fortes não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.

19 Riscos Biológicos Causados por microorganismos como bactérias, fungos,
vírus e outros, que podem desencadear doenças devido à contaminação.

20 Riscos Ergonométricos
São contrários às técnicas de ergonomia, que exigem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, proporcionando bem estar físico e psicológico. Estão ligados também a fatores externos (do ambiente) e internos (do plano emocional), em síntese, quando há disfunção entre o indivíduo e seu posto de trabalho.

21 Riscos Mecânicos ou de Acidente
UFU FEQUI Ocorrem em função do ambiente físico de trabalho e tecnologias impróprias, capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.

22 Por que fazer? UFU FEQUI Estes riscos podem prejudicar o bom andamento das tarefas, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta.

23 Dificuldades Falta de capacidade; Falta informações;
UFU FEQUI Falta de capacidade; Falta informações; Falta de subsídios técnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus processos produtivos.

24 Benefícios para a Empresa
UFU FEQUI Facilita a administração da prevenção de acidentes e de doença do trabalho; Ganho da qualidade e produtividade; Aumento diretos de lucros; Informa os riscos aos quais o trabalhador está exposto, cumprindo assim dispositivos legais.

25 Benefícios para os Empregados
UFU FEQUI Propicia o conhecimento dos riscos que podem estar sujeitos os colaboradores; Fornece dados importantes relativos a sua saúde ; Conscientiza quanto ao uso de EPI’S.

26 Curiosidade Portaria nº 26, de 06 de maio de 1998
UFU FEQUI Portaria nº 26, de 06 de maio de 1998 Falta do Mapa de Risco Multas pesadas Exemplo: 01 a 250 empregados: entre 630 e 1242 ufir; 251 a 500 empregados: entre 1242 e 1374 ufir; 501 a 1000 empregados: entre 1375 e 1646 ufir.

27 Referências www.areaseg.com www.fea.unicamp.com.br/adm/cipa/mapa_risco
UFU FEQUI


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google