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Pós-Graduação - EAD FACINTER

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Apresentação em tema: "Pós-Graduação - EAD FACINTER"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação - EAD FACINTER
EMPREENDEDORISMO Prof. MSc. Zélia Halicki Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD

2 PLANO DE NEGÓCIOS

3 Identificando oportunidade

4 O que é um Plano de Negócios?
Documento que reúne informações sobre as características e condições da sua empresa, seu negócio e onde ela pretende chegar.

5 O que é um Plano de Negócios?
Documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados. Salim et al (2001, p.16),

6 Histórico e importância do plano de negócios
Como surgiu o Plano de Negócios? Por que fazer um Plano de Negócios? Para quem interessa o Plano de Negócios?

7 Como surgiu o PN Será que as empresas sempre tiveram um PN ou “sempre tiveram tudo na cabeça” do gestor? Processo antigo ou recente? Globalização da economia empresas ficaram mais expostas à competitividade; PN fazer parte cotidiano das pequenas empresas.

8 Por que fazer o PN Empresas com até 2 anos de existência
= 49,4% de mortalidade; Empresas com até 3 anos de existência = 56,4% de mortalidade; Empresas com até 5 anos de existência = 59,9% de mortalidade. PN evita muitos problemas e, principalmente se inviável, não seja colocada em prática.

9 Para que serve um Plano de Negócios?
Minimizar riscos do negócio; Ajudar a gerenciar; Identificar oportunidades; Estabelecer vantagens competitivas; Apresentar a empresa a fornecedores, clientes e potenciais sócios e investidores; Solicitação de empréstimos Aumentar em até 60% as chances de um novo negócio.

10 Objetivos do Plano de Negócios
Promover o pensamento estratégico; Estruturar o processo de planejamento; Melhorar a comunicação interna e externa; Facilitar a coordenação das atividades; Criar mecanismos de controle; Fortalecer a motivação dos membros da organização.

11 Razões para elaborar um PN
Validar a ideia de um novo produto ou serviço; Orientar a implantação de um negócio; Promover a sensibilização de potenciais parceiros; Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial.

12 Razões para elaborar um PN
Diminuir morte precoce dos empreendimentos; Capitalizar recursos junto aos investidores; Diminuir riscos; Identificar clientes, mercado e as estratégias Desenvolver uma empresa já existente Lançar um novo produto ou serviço; Instrumento de comunicação para diferentes públicos .

13 O que um PN deve proporcionar?
Organização das ideias e propostas das pessoas envolvidas na condução da empresa para a visão da empresa, e não das pessoas que a compõem; Organização da própria empresa, dos números ou das funções exercidas pelas pessoas; Comunicação sócios, gerentes, clientes, fornecedores, investidores e parceiros em geral. Instrumento de comunicação eficiente os envolvidos.

14 O que um PN deve proporcionar?
Existência de um instrumento de controle gerencial para acompanhamento, avaliação e controle das fases dos projetos da empresa; Existência de um instrumento eficiente para a captação de recursos, sejam financeiros, humanos e de parcerias. Lopez, Deutscher e Pavini (2001),

15 Importância do PN Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo; Estabelecer comunicação interna eficaz e convencer o público alvo externo (fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc). Dornelas (2001).

16 Importância do PN Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio; Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas; Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas se necessário; Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, investidores, etc; Dornelas (2001).

17 Funções do Plano de Negócio
Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional; Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado; Facilitar, ao empreendedor, a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.

18 Tipos de Planos de Negócios
FORMAS BÁSICAS: PLANOS INICIAIS PLANOS DE CRESCIMENTO OU DE EXPANSÃO PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO PODEM SURGIR VARIANTES: Planos Estratégicos; Planos Internos; Planos Operacionais;

19 Tipos de Planos de Negócios
Plano de Negócios Completo - demonstrar uma visão mais detalhada do negócio; Plano de Negócios Resumido - apenas apresentar informações resumidas a um público alvo Plano de Negócios Operacional – comumente utilizado internamente na empresa pelos diretores, gerentes e funcionários para alinhar esforços internos .

20 Conteúdo do Plano de Negócio
 Qual é o meu negócio? Aonde quero chegar? O que vendo? Para quem vendo? Que estratégias utilizarei?

21 Conteúdo do Plano de Negócios
Como conquistarei mercado? Quais são os fatores críticos de sucesso do meu negócio? Quanto vou gastar? Que retorno terei sobre meu investimento? Salim et al, 2005.

22 O CONTEÚDO DO PLANO DE NEGÓCIOS: OS 5 PILARES
Produto / Serviço Mercado Operacionalização Organização Finanças Proposta de valor Posicionamento na cadeia de valor Estrutura Competição Estratégia de atuação Potencial de mercado Tecnologia Processos de produção e distr Relação fornecedores e distr Equipe Gerencial Modelo organizacional Balanço, PE, Fluxo de Caixa TIR, Payback Necessidade de financiamento

23 OS 5 PILARES SÃO ENCONTRADOS NO MODELO DE NEGÓCIOS
Competidores Plano de Negócios: Mercado Alvo Empresa Financiadores Ativos Produto/ Serviço $ Processos Fornecedores Pessoas Distribuidores $ $

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25 Pós-Graduação - EAD FACINTER Prof. MSc. Zélia Halicki
EMPREENDEDORISMO Prof. MSc. Zélia Halicki Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD


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