A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA
GEOCIÊNCIAS E O AMANHÃ DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA Pedro Wagner Gonçalves Instituto de Geociências – UNICAMP Cx. P Barão Geraldo Campinas-SP e.Mail:

2 O que pensamos quando se fala em geologia?
Ciências geológicas acham-se vinculadas a: Rochas e minerais Tectônica de placas, vulcões e terremotos Petróleo e outros bens minerais Mas poucas vezes lembramos do ambiente e das mudanças ambientais Poderia haver um estudo do passado da Terra se não houvesse mudanças ambientais? Como seria possível construir esse passado do planeta?

3 Vale do Rio Jed, Escócia

4 Okotoks, Alberta (Canadá)
Como a rocha se formou? Na terra ou na água? Era raso ou profundo? Como era a salinidade? Água límpida ou turva? Havia muita luz solar ou pouca? Água quente ou fria? PROVE ISSO ! Ambiente oxidante ou redutor?

5 Kananaskis, Alberta, Canadá
E essa amostra, como se formou?

6 Okotoks, Alberta (Canadá)
O que havia nesse lugar? Água ou terra? Quão profundo? Calor ou frio? O que era possível ver naquele momento? Que cheiros existiam?

7 Crowsnest Pass, Frank slide, sul de Alberta (Canadá)
Como podemos recriar a história disso?

8 Siccar Point, Escócia O que essa paisagem conta sobre sua história?

9 Hilo, Havai: derrames vulcânicos
Que elementos precisamos enfatizar para saber como era essa paisagem antes?

10 O que os estudantes precisam saber sobre Ciências da Terra?

11 Que idéias centrais podem ser exploradas a partir da interpretação das rochas?
Habilidade de pensar hipoteticamente e construir e narrar a história do que pode ter ocorrido com a amostra ou com o local visitado Capacidade para investigar um certo fenômeno a partir de vestígios do que ocorreu e alcançar conclusões com base em pequeno número de dados (aos moldes do conto policial) Habilidade para resolver problemas desafiadores e compreender processos ocorridos no passado (eventos históricos)

12 O que as geociências informam sobre a Terra?
Uma idéia central fornecida pelas geociências é a noção de tempo geológico: uma escala de tempo que combina eventos de diferentes duração A idéia de tempo geológico é central para compreender que o ambiente terrestre mudou e continua mudando ao longo das eras O ambiente atual é, portanto, somente um de um estado de uma série de estados que dominaram a Terra Sabemos que o ambiente muda ao longo do tempo porque parte dessas transformações são registradas nas características das rochas


Carregar ppt "DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google