A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Febre aftosa   Enfermidade altamente contagiosa que ataca os animais de casco, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e se tornou fator determinante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Febre aftosa   Enfermidade altamente contagiosa que ataca os animais de casco, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e se tornou fator determinante."— Transcrição da apresentação:

1 Febre aftosa Enfermidade altamente contagiosa que ataca os animais de casco, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e se tornou fator determinante nos negócios internacionais da agropecuária.

2 Qualquer foco isolado de febre aftosa pode bloquear as exportações de carne, leite e derivados de uma região ou de um país inteiro. Os vírus são transmitidos pelo ar, pela água e pelos alimentos.

3 Além de causar mortes, prejudicam o crescimento e a reprodução dos rebanhos. Doente, o animal não se alimenta e tem dificuldade de locomoção.

4 Lei de Biossegurança Lei sancionada no governo Lula que estabelece normas de segurança para as pesquisas científicas e o uso dastécnicas de engenharia genética e para a produção e o consumo de produtos transgênicos.

5 A lei VEDA, no entanto, a clonagem humana e a produção de embriões para a retirada de células-tronco, com o objetivo terapêutico. Ou seja, só permite o uso de embriões que seriam, necessariamente, descartados por clínicas de fertilização.

6 Produtos orgânicos De origem animal ou vegetal, são alimentos produzidos sem pesticidas, herbicidas ou fertilizantes químicos sintéticos. Nesse ramo de produção agrícola, os produtores procuram manter o solo saudável, com adubos orgânicos ou rochas moídas, métodos tradicionais de agricultura.

7 Além disso, tentam controlar as doenças com pulverização de extratos vegetais e as pragas com insetos predadores. Na agricultura orgânica, toda a cadeia produtiva é alterada — manuseio, processamento e transporte — para garantir a segurança alimentar.  

8 Transgênicos Transgênicos são organismos que possuem em seu genoma um ou mais genes provenientes de outra espécie, inseridos por processo natural ou por métodos de engenharia genética.

9 Eles têm sua estrutura geneticamente modificada para obter novas características. Essa alteração, feita em laboratório, pode buscar tanto a melhora nutricional do alimento como tornar uma planta mais resistente a agrotóxicos.

10 SOBRE A ALCA Os Estados Unidos querem acabar logo com todas as tarifas alfandegárias no continente, mas não abrem mão de suas barreiras não alfandegárias, que protegem os produtores locais da concorrência externa.

11 Ou seja: a maior economia do planeta quer ampliar o mercado consumidor para seus produtos, mas não aceita acabar com a proteção aos seus produtores. O Brasil tem como objetivo mudar essa posição.

12 Nos Estados Unidos, as barreiras não alfandegárias (como cotas, subsídios ) afetam justamente os produtos em que o Brasil é mais competitivo, como o suco de laranja, os calçados e o aço, entre dezenas de outros.

13 Política de cotas A igualdade deve ser preservada como está escrito na lei ou será que devemos ter o bom senso para perceber que esse conceito não está sendo cumprido na prática e que as cotas são uma das maneiras de fazer cumprir isso?

14 O debate sobre cotas já trouxe um grande benefício à sociedade: colocar o tema na agenda nacional e fazer todos reconhecerem que é preciso fazer algo para diminuir a desigualdade na educação de ricos e pobres ou de negros e brancos.

15 Experiência da UERJ Há quem diga que a experiência da Uerj foi um sucesso ou um fracasso. Como já disse em outra coluna nesse espaço, ainda é cedo para chegar a essas conclusões.

16 Por que as cotas de 5% das vagas em concursos públicos para deficientes físicos, já aprovadas há muito tempo, não causaram tanta polêmica quanto à cota para negros e pardos?

17 O critério de auto-declaração
o critério de auto-declaração é, no mínimo, polêmico. Talvez ele seja o único aceito, mas dá margem à dúvidas e fraudes. Ele está longe de ser consensual e, provavelmente, terá que ser revisto, debatido, algo que, aliás, deveria ter sido feito antes da implementação das cotas.

18 A lógica das cotas A lógica por trás das cotas é que elas são uma maneira de amenizar (e não resolver) o problema da desigualdade a curto prazo. É justo que as populações marginalizadas cobrem medidas de curto prazo, que compensem logo pelo que sofreram nos últimos 500 anos.

19 Além delas, é preciso também investir na educação de qualidade, para que não tenhamos que discutir se cotas são boas ou ruins no futuro.

20 BOLSAS DE VALORES Ações são títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa. Ação é um pedacinho de uma empresa. Com um ou mais pedacinhos da empresa, você se torna sócio dela.

21 Quando uma empresa vai bem, ela divide os lucros com quem tem suas ações. Isso são dividendos.
Caso Petrobrás e agora o caso P.A.C.

22 O QUE SÃO BOLSAS DE VALORES
São os mais importantes centros de negociação das ações, devido ao expressivo volume e maior transparência das operações.

23 Organizadas como associações civis, sem fins lucrativos e com funções de interesse público, as bolsas atuam como auxiliares da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na fiscalização do mercado, em especial de seus membros, as Sociedades Corretoras, e têm ampla autonomia na sua esfera de responsabilidade. Bolsa de Valores é o local onde se compram e se vendem as ações das companhias.

24 A BOVESPA, com seus mais de 110 anos de experiência, tradição e competência, vem, ao longo desses anos, procurando desenvolver o mercado de capitais.

25 Principais bolsas de valores do mundo globalizado
North American Securities Dealers Automated Quotation System (NASDAQ) Bombay Stock Exchange Limited (BSE) New York Stock Exchange (NYSE) Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) London Stock Exchange (LSE) Frankfurter Wertpapierbörse (Frankfurt Stock Exchange)| (FWB) Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEx) Shangai Stock Exchange (SSE)

26 O que são corretoras de valores
São instituições financeiras membros das bolsas de valores, credenciadas pelo Banco Central, pela CVM e pelas próprias bolsas, e estão habilitadas, entre outras atividades nos mercados financeiro e de capitais, a negociar valores mobiliários com exclusividade no pregão físico (viva-voz) ou eletrônico das bolsas.

27 Quem são os investidores
Quem são os Investidores? São indivíduos ou instituições que aplicam recursos em busca de ganhos a médio e longo prazos, que operam nas bolsas por meio de Corretoras e distribuidoras de valores, as quais executam suas ordens e recebem corretagens pelo seu serviço.

28 Gás carbônico e aquecimento global
A quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera da Terra aumentou mais rápido do que o esperado nos últimos dois anos, trazendo à tona questões sobre o aquecimento global. Nas últimas décadas, o CO2 cresceu uma média de 1,5 partículas por milhão (ppm) por ano, mas passou dos 2 ppm em 2002 e 2003.

29 Segundo os jornais britânicos The Guardian e The Independent, cientistas temem que a capacidade dos oceanos e das plantas em absorver o dióxido de carbono pode estar diminuindo - algo que pesquisadores acreditavam que não aconteceria em muitas décadas.

30 O VELHO CHICO: o caso da transposição
A idéia de mudar o curso do rio São Francisco para atender ao agreste nordestino não é nova. Tem pelo menos 200 anos de história. Já foi plataforma eleitoral de muitos políticos, mas é causa de intensa polêmica. Até hoje, não saiu do papel.

31 Quando chegou à Presidência, o pernambucano Lula teve razões pessoais para colocar o projeto na frente e destinou 1 bilhão de reais do orçamento de 2005 para sua realização.

32 O projeto consiste na construção de dois canais para levar uma pequena parte da água do São Francisco para o interior do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Espera-se assim abastecer a população do sertão e criar pólos de agricultura.

33 O plano original previa retirar água do rio a uma vazão de 300 metros cúbicos por segundo. Novos cálculos reduziram a vazão para 26 metros cúbicos por segundo.

34 O grande temor é prejudicar o São Francisco e ver Bahia, Alagoas e Sergipe passar por provações semelhantes às sofridas pela comunidade que cerca o mar de Aral.

35 Os danos ambientais a longo prazo são difíceis de prever
Os danos ambientais a longo prazo são difíceis de prever. Outro questionamento é se o projeto vale a pena - apenas 5% da superfície do semi-árido será atendida pela transposição.

36 Greve de fome Dom Luiz Cappio, bispo de Barra na Bahia, fez greve de fome em forma de protesto à estratégia da transposiçao do Rio São Francisco.

37 Fundamentalismo O termo surgiu no começo do século 20 nos EUA, quando protestantes determinaram que a fé cristã exigia acreditar em tudo que está escrito na Bíblia. Mas o fundamentalismo só começou a preocupar o mundo em 1979, quando a Revolução Islâmica transformou o Irã num Estado teocrático e obrigou o país a um retrocesso aos olhos do Ocidente: mulheres foram obrigadas a cobrir o rosto e festas, proibidas.

38 Consequências Os ataques de 11 de setembro, organizados pelo grupo Al Qaeda, reacenderam a preocupação contra fundamentalistas e criaram 2 mitos freqüentes: o de que todo fundamentalista é muçulmano e terrorista.

39 Reforma da ONU A Assembléia Geral da ONU está discutindo a proposta de ampliar seu Conselho de Segurança. Conheça as posições defendidas pelos principais grupos de países que querem mudanças.

40 Formado por Brasil, Alemanha, Japão e Índia, o G4 quer ver as atuais 15 vagas do Conselho de Segurança ampliadas para 25. Pela proposta, seriam criados seis novos assentos permanentes no fórum internacional, que ficariam com os países do grupo e duas nações africanas, além de outros quatro assentos não-permanentes.

41 Problemas A proposta do G4 é apoiada por 23 países, incluindo um dos cinco atuais membros permanentes, a França. Por outro lado, outros dois países que detêm assentos permanentes, os Estados Unidos e a China, uniram-se para evitar com que a proposta do G4 seja aprovada.

42 Segundo analistas, é a inclusão do Japão como membro permanente que motiva a oposição da China à proposta. Os chineses dizem que uma expansão radical do CS seria "perigosa" para a estabilidade mundial.

43 NOVO SECRETÁRIO GERAL O nome do Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul, Ban Ki-moon, foi aprovado para substituir Koffi Annan no posto de secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

44 O novo secretário-geral da ONU, o chanceler sul-coreano Ban Ki-Moon, eleito recentemente pela Assembléia Geral do órgão, disse hoje esperar que seja adotada uma resolução "clara e enérgica" impondo sanções à Coréia do Norte por seu teste nuclear.

45 Novo terrorismo Hamas e Fatah disputam hegemonia
São dois partidos políticos. O que está em jogo, mais que a luta pelo domínio territorial, é a disputa pela hegemonia palestina. Nessa queda-de-braço entre os dois partidos, o ponto central do embate é o Estado de Israel.

46 Antagonismo O líder do Fatah, defende o diálogo com Israel com vistas a uma convivência pacífica. Ismail Haniyeh, líder do Hamas e premiê da ANP, opõe-se à negociação e é partidária da destruição do Estado judeu.

47 Desde sua criação em 1959, o Fatah defendia a destruição de Israel
Desde sua criação em 1959, o Fatah defendia a destruição de Israel. Somente a partir de 1974, quando o líder palestino ( Arafat ) foi recebido nas Nações Unidas com honras de chefe de Estado, passou a trilhar o caminho da diplomacia. Após a assinar o Nobel da Paz, o líder do Fatah reconheceu o direito de existência de Israel e passou a defender por meio do diálogo a criação de um Estado para seu povo.

48 O Hamas, Movimento de Resistência Islâmica, surgiu em 1987 por ocasião da primeira Intifada (rebelião, em árabe). Defende desde sua criação a destruição do Estado de Israel e o estabelecimento de um Estado teocrático na palestina histórica, ou seja, "do Mediterrâneo ao Jordão".

49 ABORTO Tramita na Câmara dos Deputados, com forte lobby a favor, inúmeras proposições sobre o tema. Elas ainda não se transformaram em leis, mas, em contrapartida, nos deparamos com situações como a publicação da Portaria nº 1.508/2005 do Ministério da Saúde.

50 O QUE PREVÊ ? prevê o procedimento da interrupção da vida em caso de estupro, nas unidades de saúde da Rede SUS, exigindo apenas que a suposta vítima faça o requerimento do procedimento cirúrgico sem a necessidade de apresentar Boletim de Ocorrência Policial do alegado crime.

51 MAL ENTENDIDO ? Recentemente, fomos surpreendidos com as declarações do Ministro da Saúde, dr. José Gomes Temporão, a favor do aborto, que colocou o tema como questão de saúde pública. Declarações que foram recebidas pela sociedade brasileira como a visão e o objetivo do atual Governo.

52 OUTROS PROJETOS Existem ainda em tramitação no Congresso Nacional Projetos de Lei que visam a esterilização de mulheres a partir dos 18 anos de idade, a realização de plebiscito sobre aborto, PLs que buscam autorização para manipulação de embriões humanos

53 ARMAS NUCLEARES a Coréia do Norte disparou sete mísseis em direção ao mar. Algum deles, teriam capacidade para atingir o Japão, o Alasca ou a costa oeste dos Estados Unidos. O objetivo desse teste com projéteis balísticos, ordenado pelo ditador norte-coreano Kim Jong-Il, é mais de caráter político do que militar.

54 HIPÓTESE Teoricamente, esses mísseis poderiam transportar ogivas atômicas, que o ditador afirma ter. Com essa demonstração de poder bélico, a Coréia do Norte não está querendo mostrar sua capacidade defensiva. Ao contrário, está provando que tem cacife ofensivo. Desse modo, pretende obter ajuda internacional, sem a qual a maioria da sua população morreria de fome.

55 O caso Irã O que se diz que o Irã fez de errado?
O Ocidente pode impôr sanções contra o país porque o Irã ocultou seu programa para o enriquecimento de urânio durante 18 anos. O programa não foi comunicado à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

56 Qual o temor As potências ocidentais temem que o Irã queira, secretamente, ter capacidade para fazer uma bomba atômica, mesmo que não tenha decidido construir uma imediatamente. O país precisaria de um programa nuclear para fazer isso.

57 Porque o enriquecimento de urânio é tão importante
O acordo prevê que um país pode, sujeitando-se a inspeções da AIEA, enriquecer urânio a um nível necessário para alimentar usinas geradoras de energia.

58 Problema chave Um problema-chave é que a mesma tecnologia pode ser usada para enriquecer urânio ainda mais para fabricar armas nucleares. Há temores de que o Irã possa fazer isso em segredo ou desenvolvendo a tecnologia sob a inspeção da AIEA e depois se retirando do tratado para poder fazer uma bomba abertamente.


Carregar ppt "Febre aftosa   Enfermidade altamente contagiosa que ataca os animais de casco, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e se tornou fator determinante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google