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Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS

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Apresentação em tema: "Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS"— Transcrição da apresentação:

1 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
Secretaria Executiva Ministério da Saúde

2 Por que uma PNH? Para enfrentar as graves lacunas quanto ao acesso universal e equânime Para modificar o quadro de desvalorização dos trabalhadores da saúde, de precarização das relações de trabalho Para romper com a fragmentação e a desarticulação das ações e programas de humanização.

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4 A PNH é uma política cuja coordenação está locada na Diretoria de Programas da SE mas é transversal a todas as Secretarias SE/Departamento de Apoio à Descentralização Participação de consultores da PNH nos grupos de apoio à gestão descentralizada

5 SAS/Departamento de Atenção Básica Os parâmetros da PNH estão sendo incluídos no Prêmio Fernandes Figueira que objetiva conhecer as experiências de humanização no cuidado com a criança; no Pacto da Atenção Básica; e no Pacto para Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. SAS/Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas O Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS, antigo PNASH) serão incluídos os critérios da Política de Humanização para os hospitais.

6 A PNH é uma política transversal a todas as Secretarias
SAS/Coordenação-Geral de Alta Complexidade A PNH está inserida no documento da Política Nacional de Alta Complexidade especialmente no tocante às ações destinadas aos portadores de doenças renais, para a as políticas de ortopedia e cardiologia. SAS/Coordenação-Geral de Urgência e Emergência Os critérios da Política de Nacional de Humanização foram considerados na Programação Pactuada Integrada (PPI) da Política Nacional de Atenção às Urgências.

7 SEGETES /Departamento de Gestão e da Educação em Saúde Nos pólos de educação permanente os preceitos que envolvem a PNH estão sendo incluídos na formação dos profissionais, assim como na avaliação das propostas apresentadas de capacitação em todas as regiões do Brasil.

8 O que é HumanizaSUS? É a proposta de uma nova relação entre os usuários, os profissionais que o atendem e a comunidade É a proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil, com locais mais confortáveis.   É a defesa de um SUS que reconhece e respeita a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece o mesmo tratamento, sem distinção de raça, cor, origem ou orientação sexual. 

9 Quais os princípios da HumanizaSUS?
Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS. Fortalecimento do compromisso com os direitos do cidadão. Trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade. Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

10 Quais os princípios da HumanizaSUS?
Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS. Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS. Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos profissionais de saúde, estimulando processos de educação permanente.

11 Quais suas marcas? Serão reduzidas as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco. Todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial.

12 Quais suas marcas? As unidades de saúde garantirão as informações ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do código dos usuários do SUS. As unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários assim como educação permanente aos trabalhadores.

13 Como implantar? Contemplando em planos estaduais e municipais as estratégias da PNH. Consolidando e expandindo Grupos de Trabalho de Humanização nas três esferas de governo e nos serviços de saúde. Selecionando, apoiando e publicizando experiências humanizadas na rede SUS.

14 Como implantar? Instituindo sistemática de acompanhamento e avaliação da PNH. Articulando programas e projetos do MS à PNH. Construindo e revisando contratos/convênios, protocolos e fluxos assistenciais incorporando a PNH.

15 Como implantar? Ampliando o diálogo entre os sujeitos implicados no processo de produção da saúde, promovendo a gestão participativa. Implantando, estimulando e fortalecendo GTHs com plano de trabalho definido. Estimulando práticas resolutivas, racionalizando e adequando o uso de medicamentos.

16 Como implantar? Reforçando o conceito de clínica ampliada.
Sensibilizando as equipes de saúde ao problema da violência intrafamiliar e à questão dos preconceitos. Incentivando e valorizando a jornada integral no SUS, o trabalho em equipe e a participação em processos de educação permanente.

17 Como implantar? Adequando os serviços ao ambiente e à cultura local, respeitando a privacidade e promovendo a ambiência acolhedora e confortável. Implementando sistema de comunicação e informação que promova o autodesenvolvimento e amplie o compromisso social dos trabalhadores de saúde;

18 Parâmetros para acompanhamento da implementação
Atenção Básica; Urgência e Emergência, Pronto-socorros, Pronto-Atendimentos, Assistência Pré-hospitalar; Atenção Especializada; e Atenção Hospitalar.

19 Gestão da PNH

20 Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra.
“-Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? - pergunta Kublai Khan - A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra - responde Marco -, mas pela curva do arco que estas forman. Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: -Por que falar das pedras? Só o arco me interessa. Polo responde: - Sem as pedras o arco não existe.” Italo Calvino - As Cidades Invisíveis

21 E-mail: humanizasus@saude.gov.br Tels: (61) 315 2587 / 315 2957
Núcleo Técnico da PNH Tels: (61) / Acompanhamento - Paraná Zelma Francisca Torres Tel.: /


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