A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br Linguagem Java Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br Linguagem Java Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br."— Transcrição da apresentação:

1 Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br
Linguagem Java Alexandre Parra Site:

2 Roteiro Breve Histórico de Java Características da Linguagem Java
Java Virtual Machine (JVM) Sintaxe da Linguagem Java

3 Histórico (1/2) Surgimento: 1990 - James Gosling – Sun Microsystems
Concebida para o desenvolvimento de pequenos aplicativos e programas de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. C++ → OAK → Java

4 Histórico (2/2) Inicialmente conhecida como uma ferramenta para criar applets para a WWW. Applet: mini-aplicação que é executada dentro de uma página Web. Atualmente bastante utilizada para o desenvolvimento de aplicações para Internet, e outros...

5 Características – Java (1/4)
Parecida com C, C++ Embora use um paradigma diferente do C, tem algumas características herdadas desta linguagem. Orientada a Objetos Implementa quase todas as características do paradigma orientada a objetos, exceto herança múltipla. Segurança Não há ponteiros (apresenta outras estruturas mais seguras); Coleta automática de lixo: O programador não precisa gerenciar diretamente a memória Mecanismos de tratamento de exceções.

6 Características – Java (2/4)
Suporta execuções concorrentes/paralelas: Threads de execução Suporte a programação de sistemas distribuídos: Sockets; Remote Method Invocation (RMI); ...

7 Características – Java (3/4)
É uma linguagem interpretada. Programas Java compilados chamam-se “byte-code” (.class). O “byte-code” será interpretado por uma máquina virtual (JVM) para então executar. O “byte-code” pode “rodar” em máquinas de plataformas diferentes (independente de plataforma).

8 Características – Java (4/4)

9 Java Virtual Machine (JVM)
Somente dentro da JVM é que os códigos Java são efetivamente executados. Uma especificação da JVM é direcionada para uma determinada especificação de hardware. Então “byte-code” são instruções de código de máquina para a JVM. “Escrever uma vez, executar em qualquer parte, a qualquer tempo e para sempre”. Patrick Naughton

10 As versões do Java

11 A “Sopa de Letras” do Java (1/3)
API (Application Programming Interface) São bibliotecas de classes, que podem ser reutilizadas no desenvolvimento de aplicativos Java. JSDK (ou JDK): Java Software Development Kit; Conjunto de ferramentas de desenvolvimento Java disponibilizado pela SUN; Compilador + depurador + API; Documentação.

12 A “Sopa de Letras” do Java (2/3)
JRE (Java Runtime Environment) Bibliotecas; Máquina Virtual Java e demais componentes necessários para executar applets e aplicações escritas em Java.

13 A “Sopa de Letras” do Java (3/3)
J2SE (Java 2 Standard Edition) Núcleo da Plataforma Java Contém o JDK e o JRE J2ME (Java 2 Micro Edition) É o Java para pequenos dispositivos J2EE (Java 2 Enterprise Edition) Ambiente para o desenvolvimento de aplicações corporativas, complexas e distribuídas fisicamente.

14 Sintaxe Java Classe em Java Interface Exemplos de Programas Simples
Atributos Construtores Métodos Interface Exemplos de Programas Simples

15 Classe em Java Uma classe define o estado e comportamento de um objeto, implementando atributos e métodos. Classe representa um tipo de dado complexo. Objetos (instâncias) são a representação dinâmica das classes. Principais membros das classes: atributos, métodos e construtores.

16 Tipos de Classe São dois tipos de classes:
Classes Concretas: permite a criação de objetos (instâncias) que representam indivíduos específicos da classe. Classes Abstratas: não permite a criação de objetos (instâncias). Normalmente, classes abstratas são utilizadas para a definição de interfaces ou de templates que serão utilizados (através da herança) por classes concretas.

17 Sintaxe de definição de Classe em Java
Os membros só podem ocorrer dentro do bloco ‘class <NomeDaClasse> { ... }’, em qualquer ordem (1) zero ou mais declarações de atributos; (2) zero ou mais construtores; (3) zero ou mais definições de métodos.

18 Exemplo de Classe Concreta
atributo construtor métodos

19 Exemplo de Classe Abstrata

20 Sintaxe de definição de atributos em Java
Sintaxe básica [mod]* tipo identificador [= valor]; Chave [mod]*: zero ou mais modificadores (de acesso, de qualidade), separados por espaços: public, private, static, final, etc...; tipo: tipo de dados que a variável (ou constante) pode conter; identificador: nome da variável ou constante; [= valor]: valor inicial da variável ou constante.

21 Exemplo de atributos em Java

22 Construtores Construtores são procedimentos usados para construção de objetos Parecem métodos, mas não têm tipo de retorno. Têm nome idêntico ao nome da classe; Nem sempre aparecem explícitos em uma classe: podem ser omitidos (o sistema oferece uma implementação padrão).

23 Sintaxe de definição de construtores em Java
Possui sempre o mesmo nome que a classe. Contém procedimentos entre chaves, como os métodos. São chamados apenas uma vez: na criação do objeto. Pode haver vários em uma mesma classe. São identificados pelo número e tipo de argumentos. Nunca declara-se tipo de retorno Sintaxe [mod]* nome_classe ( [tipo arg]* ) { ... }

24 Exemplo de construtores em Java

25 Sintaxe de definição de métodos em Java
Sintaxe básica [mod]* tipo identificador ([tipo arg]*) { ... } Chave [mod]*: zero ou mais modificadores de acesso separados por espaços; tipo: tipo de dados retornado pelo método; identificador: nome do método; [arg]*: zero ou mais argumentos, com tipo declarado, separados por vírgula;

26 Exemplo de métodos em Java

27 Sintaxe de definição de Interface em Java
Só podem ocorrer dentro do bloco “interface nomeDaInterface { ... }”: (1) zero ou mais métodos abstratos; (2) zero ou mais constantes;

28 Exemplos de Interface

29 Exemplo simples de Programa (1/2)

30 Exemplo simples de Programa (2/2)

31 Objeto em Java (1/3) O que é um objeto ?
São conceitos que têm: identidade, estado e comportamento.

32 Objeto em Java (2/3) Em Java, objetos são armazenados na memória heap e manipulados através de referência (variável), guardada na pilha. Tem estado (atributos); Tem comportamento (métodos); Tem identidade (a referência).

33 Interface de Objetos Através da interface* é possível comunicar-se com objetos Não é preciso saber dos detalhes da implementação. O tipo (Classe) de um objeto determina sua interface O tipo determina quais mensagens podem ser enviadas aos objetos. * Interface aqui refere-se aos métodos de um objeto e não um conceito.

34 Exemplo de assinaturas de métodos

35 Onde obter o Java ? J2SE - http://java.sun.com/j2se/
J2EE - J2ME -

36 IDE (Integrated Development Environment)
JCreator - NetBeans - Eclipse -

37 Leitura Ler os capítulos 4 e 5 do livro “Java como Programar” presente em

38 Exercícios Fazer os exercícios propostos no arquivo “exercicios_ling_java.doc” que se encontra em no link “Materiais” da disciplina LPG-II.


Carregar ppt "Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br Linguagem Java Alexandre Parra E-mail: parrasilva@gmail.com Site: www.udesc.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google