A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica
UDESC/CCT Prof.ª Kênia Gaedtke

2 Ciência Conceito bastante abrangente, que é visto de forma ambígua pela sociedade em geral. Concepção clássica: Empreendimento autônomo, objetivo, neutro e baseado na aplicação de um código de racionalidade distante de qualquer tipo de interferência externa; Lógica + Experiência; Método Indutivo. Francis Bacon

3 Ciência Concepção clássica: Augusto Comte: Evolução do conhecimento
Metafísica Filosofia Ciência

4 Ciência Novo método científico: Século 20; Método hipotético-dedutivo.
Falsificacionismo: Karl Popper. Crítica ao modelo de racionalidade: Importância da dimensão social e do enraizamento histórico. Thomas Kuhn Paul Feyerabend: a ciência é a religião contemporânea

5 Ciência Visões deformadas acerca da ciência:
empirista e ateórica (eureka!) rígida (método científico mecânico) aproblemática e aistórica exclusivamente analítica (parcialização dos estudos) acumulativa linear (ex.: átomo) individualista “velada”, elitista sentido comum (“é óbvio!”) descontextualizada, socialmente neutra.

6 Ciência O conhecimento científico, no âmbito teórico, é: Objetivo
Racional Sistemático Geral Verificável Falível

7 Tecnologia “A própria realidade, em certo sentido, é uma construção técnica”. (Bazzo et al., 2003, p. 35) Hominização: sociabilidade, capacidade lingüística e habilidades técnicas.

8 Qual é a diferença entre técnica e tecnologia?

9 Tecnologia “Os procedimentos tradicionais utilizados para fazer iogurte, queijo, vinho ou cerveja seriam técnicas, enquanto a melhoria destes procedimentos, a partir da obra de Pasteur e do desenvolvimento da microbiologia industrial, seriam tecnologias”. (Bazzo et. al. 2003, p. 40)

10 Tecnologia Mas então, o que é tecnologia?
Segundo Bunge (2006, p. 275), é “o ramo do conhecimento interessado em projetar artefatos e processos, e em normatizar e planejar a ação humana. [...] A tecnologia não deve ser confundida com a ciência aplicada que é, na realidade, a ponte entre ciência básica e tecnologia, uma vez que ela busca novo conhecimento com potencial prático.”

11 Tecnologia “O que se espera dos tecnólogos é que projetem artefatos, como máquinas e processos industriais ou sociais. E espera-se que eles sirvam seus clientes ou empregadores, os quais buscam seu trabalho especializado para promover interesses econômicos ou políticos. Daí porque a tecnologia pode ser boa, má, ou ambivalente.”

12 Tecnologia Tecnoética.
Estudos CTS(A): interdependência de ciência, tecnologia e sociedade (e ambiente). “Tecnológico não é só aquilo que transforma e constrói a realidade física, mas também aquilo que transforma e constrói a realidade social”. (Bazzo et. al., 2003, p. 42)

13 Metodologia Científica
Qual é a diferença entre método e metodologia? Por que é inadequado utilizar a expressão “a metodologia utilizada no presente trabalho...”?

14 Metodologia Científica
Método: um procedimento regular e bem especificado para fazer alguma coisa; uma sequência ordenada de operações dirigidas a um objetivo. Metodologia: o estudo do método. Ramo normativo da epistemologia.

15 Metodologia Científica
A metodologia científica propõe mostrar ao pesquisador que se pode adquirir conhecimento por meio de pesquisa. Aponta os caminhos necessários ao auto-aprendizado. Examina e avalia as técnicas de pesquisa, bem como gera e verifica novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações.

16 Processos do método científico
Observação Hipótese – Indução ou dedução Análise e síntese Teoria Doutrina

17 Bibliografia: BAZZO, Walter A. et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade). Florianópolis: Cadernos de Ibero-America, 2003. BUNGE, Mario. Dicionário de filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2006. SILVA. Mary A. F. Métodos e técnicas de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2005.

18 Sugestão de filmes: O Nome da Rosa Ponto de Mutação Radio Bikini


Carregar ppt "Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google