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Plano de Negócios Gerson Volney Lagemann Silvano Rocha 2010.

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1 Plano de Negócios Gerson Volney Lagemann Silvano Rocha 2010

2 Plano de Negócios Identificação do Negócio Definição do Negócio Equipe
Motivação e Oportunidade Produtos e Serviços Tecnologia e Processos Benefícios e Vantagens Competitivas Preço Análise do Mercado Setor Clientela Fornecedores Concorrentes Plano de Marketing Propaganda Pontos Previsão de Vendas

3 Identificação do Negócio
Aqui você precisará escolher a identidade do seu negócio, quem o formará, como ele será. Faça um texto com base nas perguntas abaixo: - Como se chamará a empresa? - Qual será sua localização? - Qual será o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), inscrições estaduais e municipais da empresa, se existirem? - Sobre o dono do negócio: qual é o seu nome, idade, estado civil, profissão, endereço para correspondência, telefone, ? - Quais os parceiros e sócios do negócio? Explique quanto cada um terá na sociedade, quem serão os diretores e quem assinará documentos e contratos em nome da empresa. - O negócio pode ser classificado como micro, pequena ou média empresa? Será feita a constituição jurídica do negócio ou será um negócio "informal“? Será uma empresa individual, sociedade limitada, sociedade anônima, cooperativa, etc.?

4 Ex. O único dono e responsável pela Rapidog será Gerson Volney Lagemann, 49 anos, casado, residente em Joinville-SC. Para funcionar o negócio não precisará de registro ou licença do governo (será uma atividade informal), assim como não pagará também qualquer imposto. A Rapidog iniciará suas atividades a partir de julho de 2009. Endereço do responsável: R. Oto Boehm, 801/802 – América - Joinville.

5 Definição do Negócio Descreva o seu negócio, deixando bem claro sua finalidade e seus objetivos. Qual é o negócio? Qual é o seu objetivo? Ou melhor, para quê ele está sendo criado? Quais são os produtos/serviços oferecidos? Como o negócio será montado? Qual o local escolhido? Como será o setor de produção/prestação de serviço? Se o seu negócio já existia, conte um pouco sobre a sua história: quais foram os momentos mais difíceis? O que foi feito para superar estes momentos? Quais foram as conquistas e vitórias mais importantes? Que mudanças aconteceram ao longo do tempo? Fale também sobre a venda dos produtos que você já tem: como é a venda desses produtos? Eles são reconhecidos pelo cliente? Faça um texto resumido e claro, baseado nas perguntas acima. Este tópico é fundamental para que o leitor entenda o que é o negócio e sinta que ele está bem planejado. Por isso, não aumente nem diminua suas vantagens. A dica é utilizar bom senso e ser realista. Isso mostrará que você está preparado e com os pés no chão“ para montar o empreendimento.

6 Ex. O objetivo da Rapidog é a fabricação e a venda de lanches saudáveis e de qualidade para estudantes universitários e jovens em geral. Os produtos principais (cachorro quente e sanduíche natural) serão preparados na própria residência do dono e seguirão um rigoroso padrão de higiene e qualidade. Os produtos complementares (refrigerantes e refresco) serão comprados de fornecedores confiáveis. O ponto-de-venda será um veículo tipo perua, que durante a semana ficará estacionado na entrada da mais importante universidade de Joinville (UDESC), a partir das 5 hs. da tarde às 11:30hs da noite. Nos finais de semana, a Rapidog poderá ficar nos locais onde ocorrem eventos fixos (feiras, teatros, cinemas, boates) ou eventos esporádicos (shows, festas tradicionais, etc). A Rapidog, além de uma alimentação saudável e saborosa, oferecerá aos seus clientes lanches a um baixo custo, conforto (mesas e cadeiras) e rapidez no atendimento.

7 Equipe Fale rapidamente sobre os sócios e sobre os principais funcionários. Qual é a formação, quais são os conhecimentos e as experiências de cada um? Quais serão suas tarefas quando o negócio começar a funcionar? Para investidores e financiadores, um negócio liderado por pessoas sem experiência e sem capacidade não é um bom negócio. Por isso, mostre o contrário: que você e sua equipe são capazes e têm garra para alcançar o sucesso!

8 Ex. A Rapidog terá três empregados, todos com experiência no ramo alimentício: Gerson Volney Lagemann, 49 anos, casado. Trabalhou 25 anos na área de fabricação de alimentos de uma grande indústria alimentícia e pediu demissão em 2009 para abrir seu próprio negócio. Tem formação e larga experiência em conservação e higienização de alimentos. Funções: durante o dia cuidará da conservação, escolha e compra de ingredientes e insumos. À noite trabalhará na perua, recebendo dinheiro, gerenciando pedidos, entregando bebidas, refrescos e sanduíches. Será o responsável pela escolha dos fornecedores, pelas compras, pela gerência das finanças e de todo o negócio. Maria Ane Pedroso, casada com André Nascimento, 41 anos. Atualmente desempregada, possui formação em curso de Culinária Light e anos de experiência na cozinha. Funções: cozinheira (trabalhará durante o dia). Maria Clara de Carvalho Simões , 17 anos, solteira, faz o 1º ano do 2º grau. Já trabalhou como atendente em duas lanchonetes. É rápida, educada e organizada. Funções: lidará diretamente com o público, "montando" o cachorro quente. Quando não estiver ocupada com isso, poderá entregar também bebidas, sanduíches naturais, etc.

9 Motivação e Oportunidade
Um empreendedor motivado e uma boa oportunidade são fatores decisivos para o sucesso de um negócio. Com certeza, quem estiver avaliando seu plano de negócios estará "de olho" nesses itens. De onde vem sua motivação? Por que você escolheu trabalhar por conta própria? Essa decisão veio de um sonho, de um desejo pessoal? O negócio tem a ver com o que você gosta de fazer, com suas habilidades e seu conhecimento? Você e sua equipe estão motivados o suficiente para enfrentar os desafios e dificuldades que virão? Por que o negócio é um boa oportunidade? Ele traz alguma inovação, alguma vantagem ao cliente? Os produtos da concorrência estão deixando a desejar? Existe uma público não atendido por produtos/serviços como o seu? Seja realista. Fale resumidamente sobre sua motivação e sobre a oportunidade que o negócio representa. Mostre que ele tem grandes chances de dar lucro e que você e sua equipe estão determinados a vencer.

10 Ex. Motivação Desde a juventude sempre tive vontade de abrir meu próprio negócio, principalmente, de trabalhar sem patrão. Isso combina com meu jeito, minha personalidade: sou ativo, gosto de desafios e de responsabilidades. Mas até então eu não tinha enxergado uma boa oportunidade para arriscar abrir meu próprio negócio e nem tinha dinheiro para isso. Comecei a trabalhar com 20 anos em uma grande empresa alimentícia, na área de produção de enlatados, e sempre gostei do ramo. Depois de 25 anos trabalhando como empregado na mesma empresa, percebi que o momento de abrir meu próprio negócio tinha chegado. A quantia que eu teria a receber pela rescisão do contrato seria mais do que suficiente para montar um negócio pequeno no setor de alimentos. Depois de muito tempo tentando identificar um negócio rentável, percebi que o negócio de cachorro quente, com um ponto-de-venda móvel, poderia ser uma boa oportunidade. Se tudo desse certo o lucro seria maior do que o meu salário de empregado.

11 Ex. A oportunidade Em conversa com minha filha, que estuda em uma das mais importantes universidades de Joinville (UDESC), é que surgiu a idéia do carro de lanches. Ela reclamava dos salgados caros da cantina da faculdade e da má qualidade do cachorro quente vendido na porta. Percebi que, como ela, centenas de estudantes não têm nenhuma opção de alimentação boa e barata. Eles serão o alvo do meu negócio. Uma grande vantagem desse negócio é que ele não tem ponto fixo. Assim, se um local não oferecer boas condições de venda, será fácil escolher outro. Além disso, na Rapidog os gastos para iniciar a empresa serão relativamente pequenos. Os utensílios, os eletrodomésticos e a estrutura de minha casa poderão ser aproveitados, diminuindo gasto com compra de novos equipamentos.

12 Produtos e Serviços Como é o seu produto/serviço? Para quê ele serve?
Como será o produto fisicamente (cor, tamanho, gosto, cheiro, formato, ...)? Isso ajudará a vendê-lo? Como você quer que ele seja visto pelos clientes? Enfim, descreva neste tópico as principais características do produto ou serviço que você irá oferecer. Nos próximos tópicos você informará sobre: Tecnologia e Processos Benefícios e vantagens competitivas Preços

13 Ex. Os dois principais produtos oferecidos pela Rapidog serão os seguintes: - Cachorro quente: servido com salsicha, molho de tomate, batata palha, queijo, milho, vinagrete, passas, maionese e catchup, conforme preferência do cliente. A salsicha a ser utilizada será a de mais alta qualidade e o molho será bem temperado e saboroso. - Sanduíche natural: de pão integral ou pão de forma, com produtos light e pouco gordurosos, nos sabores frango com milho e cenoura, atum com ervas, vegetariano (salpicão), chester com ricota. Serão embalados em plástico do tipo Rolopack. Os produtos adicionais serão: refrigerantes em lata e refresco de laranja natural, comprados prontos dos melhores fornecedores do mercado

14 Tecnologia e Processos
Aqui você deve falar sobre o processo de fabricação do seu produto ou serviço e sobre a tecnologia utilizada. Baseie-se nas seguintes perguntas: Como o produto será fabricado? Que etapas o envolvem desde a compra de matéria-prima até a venda? No caso de uma empresa de serviços, como o serviço será prestado, passo-a-passo? No caso de comércio, como as mercadorias serão compradas, armazenadas e revendidas? Quem serão os fornecedores (de matérias-primas, insumos, produtos)? Como será feita a distribuição? Como será a mão-de-obra empregada em cada uma das etapas que você descreveu? O produto, ou sua fabricação, utiliza alguma tecnologia especial? Ela foi criada por vocês ou é comprada de outra empresa?

15 Ex. O molho e a salsicha (para o cachorro quente) serão feitos de forma extremamente simples: o molho da salsicha será bem temperado e baseado nas receitas mais tradicionais. Sua fabricação será diária. Se preciso, será conservado em geladeira por no máximo um dia para que não tenha o sabor alterado. O pão especial para cachorro quente ficará fechado em sacos até ser retirado para consumo. Isso fará com que ele chegue mais fresco e macio ao cliente. A salsicha e o molho serão aferventados juntos no próprio local de venda e o cachorro quente será servido dentro de um saquinho plástico, do tamanho do pão. A própria atendente irá colocar os ingredientes adicionais que o cliente pedir (queijo parmesão, passas, batata palha, vinagrete e milho). O sanduíche natural será feito com ingredientes da linha light, com poucas calorias (pão integral ou pão de forma, maionese ligth, presunto light, peito de frango, legumes). Como esses ingredientes são de fácil deteriorização, os cuidados serão ainda maiores: eles serão sempre mantidos em local fresco ou refrigerado. Depois de pronto, o sanduíche será embalado em um plástico tipo "RoloPack". No local da venda, ele será guardado em uma caixa térmica, que conservará seu sabor e suas propriedades. A higiene em todo o processo será fundamental: a cozinheira e os atendentes utilizarão luvas, touca, avental e utensílios sempre limpos. Durante a compra serão sempre observados os prazos de validade e conservação dos ingredientes. O refrigerante (em lata) será comprado em temperatura ambiente, nos supermercados, e serão colocados na geladeira no mínimo um dia antes de serem levados para a venda. Já o refresco será colocado diariamente em galão próprio (com refrigerador, torneira e suporte) instalado na perua.

16 Benefícios e Vantagens Competitivas
Vantagem competitiva é aquilo que o seu produto tem que os produtos dos concorrentes não têm. É o que faz ele ser único no mercado. Pense: por que o cliente escolherá o seu produto, e não o do concorrente? Que benefícios ele trará ao consumidor? Quais as suas principais vantagens e características?

17 Ex. A Rapidog pretende conquistar clientes oferecendo:
- Produtos saborosos e de sustância, que valem por uma boa refeição (sanduíche e cachorro quente); - Alimentos saudáveis e com baixo teor de gordura (sanduíche light); - Produtos mais baratos que o dos concorrentes; - Rapidez no atendimento (fast food); - Fácil acesso (a perua ficará em frente à porta da faculdade ou no máximo a meio quarteirão dela); - Conforto (serão colocadas duas mesinhas com cadeiras e sombrinha); - Higiene e limpeza no local da venda e na aparência dos produtos (os produtos serão embalados, os atendentes usarão touca de cozinheiro, luvas e avental, o local será varrido e haverá lixeira à vista).

18 Preço O preço é uma importante arma do empreendedor para aumentar suas vendas. Faça uma análise dos gastos com a produção, pesquise QUANTO as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto/serviço, veja qual é o preço da concorrência. Só depois dê um preço ao seu produto/serviço. Qual será o preço de venda de seu produto ou serviço? Você sabe se os clientes estão dispostos a pagar por este preço? Haverá alguma vantagem sobre os preços da concorrência? Haverá promoções? No futuro você mudará o preço?

19 Ex. Os preços dos produtos da Rapidog serão os seguintes:
Produto Preço Cachorro Quente R$ 3,50 Sanduiche Light R$ 4,00 Refrigerante - lata (355 ml) R$ 2,50 Refresco (copo de 200 ml) R$ 1,00

20 Análise do Mercado É fundamental para o empreendedor saber tudo sobre o mercado em que seu negócio vai atuar. Isso o ajudará a tomar decisões, enxergar boas oportunidades e criar estratégias para vencer desafios e ameaças. Para preencher os próximos tópicos você terá que conseguir informações sobre: Setor (ramo) Clientela Fornecedores Concorrência Forneça dados objetivos e sempre coerentes. Esta parte do plano de negócio é muito visada por investidores e financiadores.

21 Ex. A análise do mercado em que a Rapidog vai atuar foi feita de maneira simples, através de consultas a estatísticas, pesquisas na universidade e suas redondezas e entrevistas com universitários. Veja os resultados dessa análise.

22 Setor O objetivo deste tópico é mostrar, com clareza, porque é vantagem abrir um negócio neste setor. Quais são as principais características do ramo em que seu negócio vai atuar? É um setor em crescimento? As pessoas tem procurado por produtos/serviços como o seu? Existem muitos concorrentes? Pense nas ameaças e oportunidades que podem afetar o setor: O governo faz algum tipo de controle na produção? Você pagará algum imposto especial pelo produto? Existe matéria-prima na região para a fabricação do produto? Existe ou pode vir a existir alguma tecnologia melhor do que a sua? As vendas serão afetadas por fatores geográficos, como temperatura, estações do ano, tempo? Como as crises econômicas podem afetar o seu negócio? O público-alvo possui hábitos favoráveis ao seu negócio? Que mudanças no comportamento da sociedade podem ser vantajosas? Como a entrada de concorrentes pode afetar seu negócio? Dica: para responder às perguntas acima, procure informações em órgãos do governo, institutos de pesquisa e estatística, sindicatos, concorrência e Internet.

23 Ex. A venda de alimentos na porta de universidade e faculdades é um ramo em expansão em Joinville, ainda mais quando estes alimentos tem rápido preparo, são saborosos e saudáveis. Por que o negócio pode dar certo: O número de faculdades particulares aumentou muito na cidade nos últimos anos; 85% dos alunos que estudam à noite nessas faculdades trabalham durante o dia e vão direto para a aula, precisando se alimentar fora de casa (informação adquirida na secretaria da faculdade escolhida). Eles procuram lugares de fácil acesso e que ofereçam lanches rápidos, saborosos e baratos. O número de mulheres que ingressam no ensino superior vem aumentado sensivelmente nos últimos anos. Elas preferem lanches mais saudáveis, como sanduíches naturais e ligths e sucos. Este é um público muito grande. Existem pesquisas que indicam que as mulheres são maioria em Joinville (em média 52%, segundo o IBGE);

24 Ex. O culto ao físico e à saúde de nossa sociedade, que acaba valorizando mais aqueles produtos naturais e sem gorduras. As mulheres são as mais atingidas por esta mentalidade. A cidade é considerada a capital da cultura e tem grande número de eventos noturnos, casas de shows, danceterias e bares, que funcionam praticamente todos os dias da semana. Um ponto importante neste negócio é que as vendas poderão cair sensivelmente na época de férias nas faculdades. A saída será levar a Rapidog para outros eventos da cidade. Nos finais de semana as vendas serão um pouco menores do que nos dias de semana, exceto quanto houver eventos maiores. É importante também destacar a sazonalidade do negócio e o desafio que ela representa: as vendas serão bem maiores nos períodos de aulas. Por isso, durante as férias os pontos vão variar entre casas noturnas, feiras, shows e festas populares. Para suportar os períodos sem movimento, será feita uma reserva de capital.

25 Clientela A satisfação do cliente deve ser a razão de ser do seu negócio. E para satisfazer o cliente você precisa primeiro conhecê-lo. A Pesquisa de Mercado ajudará você nisso. Só através dela será possível criar estratégias, melhorar seu produto/serviço para agradar o cliente e calcular o quanto irá vender. Quem serão os clientes do seu produto/serviço? Onde ele está? Qual é o seu perfil (idade, sexo, condição financeira e social, estilo de vida)? Quais são suas necessidades e comportamentos? Qual é a quantidade de possíveis consumidores e seu alcance (regional, nacional...)? Mostre que existe um mercado consumidor para o seu produto ou serviço e o que você fará para atendê-lo! Dica: Você pode pesquisar informações em órgãos como o IBGE, na Internet, ou mesmo fazer uma pesquisa por conta própria, diretamente com o cliente.

26 Ex. O principal cliente da Rapidog será aquele universitário que estuda à noite. É um público jovem, com idade que varia entre 18 e 25 anos, de classe média. No início a Rapidog vai contar com apenas uma perua, que ficará estacionada em frente a UDESC, situada na Zona Norte, no bairro Bom Retiro. Atualmente existem alunos estudando na região a noite (dados das secretarias das IES). A maioria (85%) trabalha durante o dia e costuma lanchar antes de entrar para a faculdade (muitos não jantam). Procuram um lanche reforçado e barato e tbuscam ambém praticidade, conforto e higiene no local. Uma grande parte desses estudantes, em média 60%, segundo secretarias da UDESC e UNIVILLE, é do sexo feminino. Enquanto a maioria dos homens prefere alimentos mais saborosos e de sustância, as mulheres optam por alimentos menos gordurosos para manter a forma ou reduzir o peso. E é para atendê-las que será vendido o sanduíche light e o suco natural.

27 Fornecedores Quais são as empresas escolhidas para fornecer as matérias-primas para o seu produto/serviço? E para fornecer máquinas, equipamentos e outros materiais? Por que cada uma dessas empresas foi escolhida? Qual o nível de qualidade de seus produtos? Quais os pontos fortes e fracos de cada uma? Muita atenção na escolha do fornecedor. Eles afetam diretamente a qualidade do seu produto/serviço e o sucesso do seu negócio.

28 Ex. Os ingredientes e demais produtos necessários ao funcionamento da Rapidog serão comprados dos seguintes fornecedores (escolhidos entre diversos): Açougue do Boi Manso: salsichas para o cachorro quente. O açougue têm aprovação da Vigilância Sanitária para funcionar e seus produtos tem preço baixo e qualidade. Fornece para boas lanchonetes da cidade. Localizado no mesmo bairro. Padaria Pão da Praça: fornecerá os pães especiais para cachorro quente. Utiliza uma deliciosa receita e já entrega os pães embalados em saquinhos próprios para cachorro quente. É a principal padaria do bairro e tem ótimas promoções para compras maiores. Mercadão do Povo: onde será comprado o pão integral, os ingredientes para o sanduíche natural e para o cachorro quente, o refrigerante, os guardanapos, os pratinhos e talheres descartáveis. Depois de pesquisas em armazéns, distribuidoras e supermercados, verificamos que este é o que apresenta a melhor relação custo/benefício. Bomsuco: fabricante de refrescos e sucos, fornece para várias lanchonetes de Jlle. Ele fornece o recipiente com o suporte para o suco.

29 Concorrentes Quais são os seus principais concorrentes? Onde eles estão localizados? Quais são os pontos fortes e fracos de cada um? Qual é o espaço que seus produtos/serviços ocupam no mercado? Quais as vantagens e desvantagens que eles têm em relação ao produto/serviço oferecido por você? Como eles distribuem e anunciam os produtos? E, enfim, o que pode ser feito para superar as vantagens dos seus concorrentes? Não deixe seu negócio à mercê da concorrência. Previna-se!

30 Ex. Próximo ao ponto onde a perua da Rapidog irá ficar, existe um carrinho de cachorro quente, que vende apenas este produto e pelo mesmo preço da Rapidog. Em média 5% do total de estudantes freqüentam este ponto (1). Grande parte desses estudantes, quando questionados quanto à qualidade do lanche, responderam que estão insatisfeitos (2) Há um quarteirão da entrada da universidade existe uma padaria/lanchonete que vende salgados saborosos, mas caros (a padaria serve ao consumidor de classe alta da região do Mangabeiras). Menos de 1% dos estudantes vão até lá para lanchar (1). Existe ainda a lanchonete da própria faculdade, que oferece salgados a preços mais altos. (2). Essa lanchonete detém 2% do total da clientela (1).

31 Ex. Nos grandes eventos e feiras do final de semana os concorrentes são muitos: barraquinhas de churrasco, milho verde e cachorro-quente, carrinhos de pipoca, lanchonetes próximas, etc. Mesmo assim, após uma avaliação nas redondezas das principais casas de shows, teatros e feiras, foi constatado que em Joinville não existe nenhum concorrente que ofereça as mesmas vantagens e utilize as mesmas estratégias da Rapidog. A maioria deles oferece apenas cachorro quente e refrigerante, não têm variedade ou mesmo qualidade. (1) Números apurados através da medição (contagem in loco) do número de estudantes que freqüentam a concorrência (dados de uma semana inteira). (2) Pesquisa realizada pelo empreendedor no próprio local, através de entrevistas com os estudantes que acabavam de lanchar.

32 Plano de Marketing O Plano de Marketing mostra o que a empresa fará para atingir seus objetivos. Depois de analisar quem é o cliente, o concorrente e o fornecedor, chegou a hora de você dizer como a empresa conquistará o consumidor, como conseguirá ser melhor que o concorrente e como seu produto começará a ganhar mercado. Enfim, você indicará agora o caminho para o sucesso. O Plano de Marketing será dividido em três partes: Propaganda Ponto Previsão de vendas

33 Ex. A Rapidog implantará algumas estratégias para conquistar os clientes e aumentar suas vendas: além do ponto estratégico, a aparência da perua Towner e dos atendentes será planejada para chamar a atenção e surpreender.

34 Propaganda Como você divulgará seus produtos ou serviços? Ou melhor: como o público tomará conhecimento da existência deles? O consumidor precisa saber que o seu produto existe e que trará benefícios para ele. Só assim ele decidirá comprar. A propaganda atingirá o público que você deseja conquistar? Onde será feita a divulgação? Com que freqüência (de quanto em quanto tempo)? Qual será o seu custo? Baseie-se na Análise de Mercado para tomar essas decisões. Lembre-se de que a propaganda é a chave para formar uma imagem boa do seu produto ou do seu negócio e aumentar suas vendas. Por isso, tenha cuidado ao escolher a forma de divulgá-los.

35 Ex. A Rapidog pretende divulgar seus produtos e seu nome:
- Através da estrutura de vendas: a perua e os guarda-sóis serão pintados com a marca da Rapidog grande (amarelo e vermelho em fundo branco). Além disso, os dois atendentes trabalharão com uniformes pintados com a marca. Essa estratégia causará surpresa e curiosidade ao cliente, que não espera tanta organização e capricho de um negócio informal, que fica na rua. - Através de pequenos panfletos que serão distribuídos na entrada da faculdade, cartazes que serão afixados dentro dela. - Através de alto-falante no intervalo das aulas, quando os portões abrem, anunciando promoções. O auto-falante será mais utilizado em eventos como feiras e shows para chamar o público, que está mais disperso e não conhece a Rapidog.

36 Pontos (Canais) A decisão sobre o ponto/local onde seu negócio funcionará é de extrema importância. Afinal, o produto só será vendido se seus consumidores tiverem facilidade de conhecê-lo e de chegar até ele. Para encontrar o melhor ponto, pense: quais são os hábitos dos clientes? Onde eles estão? Ao elaborar este tópico, reflita nas seguintes questões: - Onde e como seu produto ou serviço será oferecido? Será em um ponto fixo ou móvel? - Por que o local foi escolhido? - Como é a concorrência no local? É possível superá-la? Como ela afetará seu negócio?

37 Ex. O ponto escolhido para a Rapidog será a entrada de uma importante universidade no bairro Bom Retiro, região Norte de Joinville, que têm cursos em várias áreas e grande quantidade de alunos. Estes alunos são os clientes ideais para o tipo de negócio da Rapidog.

38 Previsão de Vendas As projeções financeiras e a rentabilidade são os parâmetros que mostram a habilidade do comandante em guiar o navio. São os sinais internos e externos de alerta sobre o desempenho da empresa, a medida de seu avanço ou recuo. Servem para conduzir as atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções e fazer adaptações aos novos cenários que possam surgir. Como será o desempenho financeiro da empresa? O fluxo de caixa será positivo durante todo o período projetado? Suas receitas serão suficientes para cobrir todas as despesas? Em quanto tempo a empresa dará retorno ao investimento feito por sócios e investidores (payback)? Quanto a empresa renderá ao ano, em relação ao que foi investido (em %)?

39 Ex. A projeção de vendas da Rapidog ao longo dos 12 primeiros meses foi estudada e deverá crescer segundo uma taxa de 10% ao mês, sendo que, ao final, as vendas terão dobrado em relação ao início das atividades. Neste ponto, 5% do total da clientela terá sido conquistada. O primeiro ano terminará com uma receita bruta de R$ 8.640,00 e um lucro líquido de no mínimo R$ 3.000,00. Ao final do primeiro ano a Rapidog estará vendendo cachorros-quentes e sanduíches por mês. A única queda de vendas prevista será no mês de julho, dezembro e janeiro, por causa das férias escolares, quando as escolas e a cidade ficam vazias. A queda será grande, mas o caixa da empresa conseguirá sustentar o prejuízo do funcionamento nesses meses. Em Janeiro o faturamento cairá 70% e em Julho e Dezembro 40%.

40 Rentabilidade e Projeções Financeiras
Com base na Análise de Mercado feita (setor, clientela, concorrência) e no Plano Financeiro, informe: Quanto você espera vender (em cada mês, ao final do primeiro ano, etc...)? Qual é o lucro esperado? Mostre que o negócio pode chegar ao lucro esperado, que o produto será procurado e despertará interesse no consumidor. Dica: explique sempre em que foi baseada esta previsão, com os pés no chão, sem tentar disfarçar a realidade.

41 Ex. A projeção de vendas da Rapidog ao longo dos 12 primeiros meses foi estudada e deverá crescer segundo uma taxa de 10% ao mês, sendo que, ao final, as vendas terão dobrado em relação ao início das atividades. Neste ponto, 5% do total da clientela terá sido conquistada. O primeiro ano terminará com uma receita bruta de R$ 8.640,00 e um lucro líquido de no mínimo R$ 3.000,00. Ao final do primeiro ano a Rapidog estará vendendo cachorros-quentes e sanduíches por mês. A única queda de vendas prevista será no mês de julho, dezembro e janeiro, por causa das férias escolares, quando as escolas e a cidade ficam vazias. A queda será grande, mas o caixa da empresa conseguirá sustentar o prejuízo do funcionamento nesses meses. Em Janeiro o faturamento cairá 70% e em Julho e Dezembro 40%.

42 Ex. Conforme a projeção de vendas e a composição dos custos os produtos proporcionarão não só a cobertura de todos os custos, bem como um bom retorno financeiro para a empresa, o que pode ser comprovado na Projeção dos Resultados e na Análise de Investimento realizada no Plano Financeiro. O Ponto de Equilíbrio foi calculado em ???? unidades o que representa um faturamento de R$ ??????. O tempo estimado em que a Rapidog irá recuperar o investimento inicial (payback) será de ???? meses.


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