A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O indivíduo criativo na empresa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O indivíduo criativo na empresa"— Transcrição da apresentação:

1 O indivíduo criativo na empresa
Criatividade O indivíduo criativo na empresa Assunto que iremos discutir Pequena apresentação Alternar teoria com alguns exercícios Ao final deste mini-curso espero que vocês tenham uma melhor compreensão do conceito de criatividade e do processo criativo em si. Falaremos também sobre algumas técnicas para desenvolver a criatividade individual.

2 Criatividade é algo cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho.
Por quê? As pessoas são vantagens competitivas da empresa. O que é ser uma vantagem competitiva? É justamente aquilo que diferencia as empresas uma das outras, especialmente em um mesmo mercado. Cada vez mais percebemos que as competências e habilidades do corpo de funcionários de uma organização bem como sua motivação, relacionamento interpessoal, espírito de equipe e criatividade são críticos para o sucesso de uma empresa. Fala-se muito hoje de inovação. A inovação parte justamente de uma idéia criativa mas não é só isso.

3 Vantagem Competitiva É justamente o que diferencia uma empresa de outras, em um mesmo segmento de mercado. Pessoas comprometidas, criativas, motivadas e inovadoras representam um diferencial para uma empresa.

4 Mas, o que é criatividade?...
É um termo muito usado mas muito difícil de definir.

5 Criatividade seria.... Fruto de uma inspiração mágica???
Ter uma idéia que surge “do nada” e resolve nossos problemas?

6 Criatividade envolve a produção de algo novo, que é aceito como útil e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo. STEIN em ALENCAR & FLEITH (2003)

7 TORRANCE em ALENCAR & FLEITH (2003)
Processo de se tornar sensível a problemas, deficiências e lacunas no conhecimento; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados.

8 Aspectos criativos: Curiosidade, desejo, problema, necessidade
Conhecimento Sugestões, idéias e hipóteses Testar, validar Comunicar Novo, mas tem que ter uma utilidade, reconhecida pelas pessoas. Sempre em uma determinada época; muitos artistas acabaram sendo valorizados muito depois de seu tempo; estavam à frente de seu tempo. É preciso identificar um problema e dispor de algum conhecimento sobre o assunto para poder resolvê-lo. Surgem então hipóteses de solução, que são testadas internamente antes de uma comunicação às outras pessoas, que irão, certamente avaliá-las e valorizá-las ou não. Utilidade Tempo Novidade Reconhecimento das pessoas

9 Processo Criativo Percepção Preparação Incubação Iluminação
Verificação KNELLER em WESCHLER (1993)

10 Processo Criativo Percepção de um problema/ necessidade/ curiosidade
KNELLER em WESCHLER (1993)

11 Processo Criativo Preparação: investigação do problema
KNELLER em WESCHLER (1993)

12 Processo Criativo Incubação: desenvolvimento insconciente
KNELLER em WESCHLER (1993)

13 Processo Criativo Iluminação: momento da criação
Verificação: crítica sobre a idéia KNELLER em WESCHLER (1993)

14 Habilidades Criativas
ALENCAR (1996) Fluência: Flexibilidade: Originalidade: Elaboração: Sensibilidade para problemas: Quantidade de idéias Identificar soluções sob diferentes perspectivas Respostas incomuns Fluência: basicamente quantidade de idéias, como exemplo, o brainstorming que fizemos sobre a definição de criatividade. Quem listou mais de 20 utilizações para o ônibus? Flexibilidade: alternar categorias, p.e, no exercício do ônibus uma maior flexibilidade seria evidenciada por utilização em diferentes categorias como transporte, utilização do espaço do ônibus, utilização da estrutura do ônibus para construir algo diferente. Um dos atributos principais dos grandes cientistas permitindo a análise produtiva de resultados inesperados e a abertura para mudanças radicais de pensamento. Originalidade: indicador é a presença de respostas incomuns, pouco freqüentes. Estudos indicam que quanto maior a quantidade de respostas maior a chance de se obter respostas originais mais insto ainda é contestado por alguns. Elaboração: quantidade de detalhes, elaboração = às vezes o indivíduo pode fornecer uma só resposta para o problema mais enriquecê-la com detalhes ou mesmo uma história Sensibilidade para problemas: capacidade de encontrar uma necessidade, de questionar e reconhecer defeitos nas próprias idéias ou no ambiente. Detalhamento, enriquecimento Capacidade para encontrar uma necessidade

15 Indivíduo criativo É difícil ser criativo em tudo: somos mais criativos em algumas coisas e menos em outras. Uma personalidade mais ou menos criativa é definida por vários fatores como a educação recebida na infância e um maior ou menos incentivo aos talentos natos. Existem atributos encontrados em pessoas que se destacam por suas idéias criativas.

16 Atributos da Personalidade Criativa
Iniciativa e envolvimento na atividade realizada Abertura à novas experiências e à ambigüidade. Envolvimento : motivação, paixão pelo que se faz Abertura: reformular pensamentos, experimentar novos métodos e formular novas teorias Ambigüidade: a situação pode não ser estruturada e não existirem definições claras – aceitar a indefinição, as soluções inexatas Otimismo: confiança na capacidade de explorar novos caminhos, de correr riscos inerentes ao novo (pode não dar certo, pode não ser reconhecido, etc) Iniciativa: Otimismo x coragem para enfrentar os riscos Persistência: capacidade de resistir às frustrações

17 Como desenvolver a criatividade? Através de exercícios...
Tempestade de idéias (fluência): - Não há crítica nem julgamento - Quanto mais melhor - Elaborar idéias próprias e dos outros - Humor livre WESCHLER (1993)

18 Exercício... Para a produção de idéias: SCAMCEA
- Substituir - Combinar - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar WESCHLER (1993)

19 Exemplo: estudar o lançamento de um novo produto
- Substituir: outro material, nome, processo? - Combinar: combinar materiais, interesses do consumidor? - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar: quais as adaptações possíveis? Maior? Mais qualidade? Refazer uma sequência de utilização do produto? - Modificar: alterar cor, sabor, forma? - Colocar outros usos: outras utilidades? - Eliminar: reduzir tamanho, peso? - Arranjar: virar do avesso? colocar de perfil?

20 Exercício prático Produto atual: Lançar um produto novo, que atenda as necessidades do consumidor
- Substituir - Combinar Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar

21 Criatividade na empresa
Cenário atual das organizações: mudanças em ritmo acelerado, maior complexidade de tarefas, incertezas, globalização e intensa competição. Criatividade: elemento importante a ser cultivado no ambiente de trabalho

22 Criatividade e Inovação
A inovação depende de uma conjunção de fatores para tornar-se realidade. Recursos Materiais Idéias Criativas Conhecimento Motivação Vantagem Competitiva INOVAÇÃO ALENCAR (1996)

23 Criatividade na empresa
Para sobreviver e expandir-se as empresas necessitam: - diversificar produtos; - antecipar demandas do mercado; - melhorar a qualidade de produtos; - recrutar e reter talentos.

24 Estímulo à criatividade na empresa
- autonomia: grau de liberdade para inovar - premiação x desempenho - abertura e apoio para novas idéias - equipes multidisciplinares - envolvimento pessoal

25 Barreiras à criatividade na empresa
centralização de decisões; muitas regras e formalismos; resistência a mudanças; falta de recursos: humanos, financeiros, informações, tempo; - barreiras individuais: medo de correr riscos, insegurança, resistência à ambiguidade, inflexibilidade. Centralização: baixa participação dos funcionários = menor quantidade de idéias criativas = cumprir ordensre

26 Ingredientes da criatividade
Exercício Ingredientes da criatividade Pode ser... uma receita de bolo... um poema... uma fórmula matemática... o que você quiser...

27 Bibliografia: ALENCAR, E.M.L.S. “A gerência da criatividade” São Paulo, Makron Books, 1996. ALENCAR, E.M.S. FLEITH,D.S. “Criatividade: múltiplas perpectivas”, Brasília, Universidade de Brasília, 2003. BAMBINI, M. Monografia de aproveitamento da disciplina “O homem e o trabalho na administração tradicional e na emergente” , Instituto de Psicologia/ USP, São Paulo, 2005 WESCHLER, S. M. “Criatividade: descobrindo e encorajando”, Campinas, Psy, 1993.


Carregar ppt "O indivíduo criativo na empresa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google