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Aulas 10 e 11/10/03 Prof. Lessa.

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1 Aulas 10 e 11/10/03 Prof. Lessa

2 Texto Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir.
A organização existe para servir clientes e participantes. Cyro Bernardes. TGA, pg.9 Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir. Prof. Lessa

3 1. Para que existe a organização?
2. Quais as necessidades mais prementes do indivíduo? 3. O que é cliente interno e externo? 4. O que fazem os participantes da organização? 5. Quais são os teus clientes internos? Citem dois. Prof. Lessa

4 Cultura organizacional
O que é?

5 É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras.

6 É um conjunto de crenças, valores e padrões que regulam a ação individual e coletiva das pessoas em uma organização ou sociedade. Porf. Lessa/ Prof. Celestino Secco

7 Algumas crenças e valores culturais conhecidos.

8 Pessoa ocupada é pessoa produtiva.
O empregado leal deve estar disponível para a empresa. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. As pessoas são todas iguais.

9 A nova cultura organizacional
O que é?

10 A revolução das novas tecnologias instituiu um novo desafio, a passagem da sociedade da informação à sociedade do conhecimento.

11 A nova cultura organizacional deverá ser:
Holística Sinérgica Flexível Visionária Cooperativa Empreendedora

12 A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização.
(Stephen Robbins – Administração: Mudanças e perspectivas A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização.

13 1) O que é cultura organizacional?
É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros.

14 Algumas características importantes:
a) Inovação e ousadia. b)Busca de resultados. c) Orientação para a equipe. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. e) Temos confiança em sua capacidade.

15 Algumas exemplos de cultura Microsoft e Coca-Cola
Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. 3 M Foco na inovação. Vive e respira a geração de novos produtos.

16 Que tipo de cultura mais lhe convém
Exercício As sete declarações de autoconhecimento Que tipo de cultura mais lhe convém

17 Que tipo de cultura mais lhe convém
Cada afirmação descreve um tema cultural. 1 – 3 indicam o tipo de cultura em que você se adapta melhor. 5 – 7 são as afirmações que você menos concorda e indicam orientação quanto às culturas que você deve se afastar.

18 Interpretação Culturas com forte orientação para: Trabalho em equipe Relacionamento pessoal Assumir riscos Os resultados A estabilidade Atenção aos detalhes Pouca agressividade

19 Aqueles que não se enquadram na ideologia são expelidos como vírus.
Culturas ritualísticas são ótimos lugares para se trabalhar, mas somente para aqueles embebidos pela ideologia que as sustenta. Aqueles que não se enquadram na ideologia são expelidos como vírus. J.C. Collins e J.L. Porras

20 11/10/03

21 Tomada de decisão

22 O que é tomar Decisões? Prof. Lessa

23 É fazer escolhas. Certo ou errado?
Prof. Lessa

24 É a seqüência de eventos abordados para a solução de problemas.
Prof. Lessa

25 É também um processo sistemático de identificação de problemas, geração de alternativas, análise de conseqüências, seleção e implementação de soluções, avaliação e feedback Prof. Lessa

26 Como devemos tomar decisões? Prof. Lessa

27 Processo racional É quando a pessoa faz escolhas consistentes, maximizando o valor dentro de limitações específicas.

28 Como identificamos um problema?
Definição do problema Como identificamos um problema?

29 Quando há diferença entre uma situação existente e uma desejada.
É importante lembrar que uma definição errada do problema, leva a decisões equivocadas.

30 Critérios de decisão Nesta etapa, o tomador está determinando o que é relevante à tomada de decisão. Aqui é identificado o interesse, o valor e as preferências pessoais de quem toma decisões.

31 É importante identificar critérios, pois o que pode ser relevante para um pode não ser para outro.
Pondere os critérios previamente identificados, a fim de lhes conferir a prioridade correta na decisão.

32 Apenas lista-se as alternativas possíveis que poderiam ter sucesso.
Gerar alternativas Apenas lista-se as alternativas possíveis que poderiam ter sucesso.

33 Classificar as alternativas segundo cada critério
Nesta etapa avalia-se criticamente cada uma delas.

34 Calcular a decisão ótima
O tomador de decisão identifica neste momento, o peso e a eficácia esperada de cada escolha A alternativa com mais alto valor desejado torna-se, então, a escolha ótima ou otimizadora.

35 Você sabe tomar decisão?
1- Ancoragem 2- O dobro ou nada Exame 746 – N.16 – 08/08/91 – Pg. 42 e 44

36 Como são tomadas as decisões nas empresas?

37 Racionalidade delimitada
Quando as pessoas tomam decisões mediante a construção de modelos mentais simplificados, selecionando elementos de um problema sem visualizar toda sua complexidade. O fazem porque tem limitada capacidade de processar informações.

38 Decisão intuitiva É um processo inconsciente criado a partir de um refinamento da experiência. O racional e o intuitivo se completam entre si.

39 Estilos de decisão

40 Diretivo Buscam a racionalidade. São eficientes e lógicos, porém utilizam informações mínimas.

41 Analítico Buscam as informações e alternativas. São decisores cautelosos, dotados de capacidade de adaptar-se.

42 Conceitual Tendem a ter perspectivas amplas, considerando muitas alternativas. Tem visão de longo alcance e são excelentes para encontrar soluções caritativas.

43 Comportamental Caracteriza-se pela capacidade de trabalhar em equipe. Preocupam-se com as pessoas e são receptivos a sugestões e idéias. Tentam evitar conflitos e buscam aceitação.

44 Qual é o seu estilo de decisão?
Exercício de Autoconhecimento Qual é o seu estilo de decisão? Robbins – Administração: mudanças e perspectivas, Pg

45 Pontuação da lista de estilos
Pg. 507 Some os pontos em cada uma das quatro colunas – I II III IV A soma das quatro colunas terá que totalizar 300 pontos. Caso contrário, revise as respostas. Assinale os pontos para cada coluna no bloco de modelos de estilos em anexo. O quadrante com a maior pontuação, reflete o estilo dominante. Quanto mais próximo a distribuição estiver de 75 pontos em cada categoria, maior flexibilidade demonstrará.

46 Processo de tomar decisões
(Herbert Simon – TGA do Prof. Maximiano)

47 17/10/2003

48 L i d e r a n ç a

49 Muitas vezes acordo de noite e começo a pensar num problema sério e resolvo que preciso falar com o Papa a respeito. Depois, acordo e me lembro que o Papa sou eu. Papa João XXIII

50 A capacidade e a excelência moral, habilitam as pessoas a ser líderes.
Confúcio

51 Independentemente de sua origem, o governo deveria, pelo exemplo pessoal, inspirar os governados.
Maquiavel

52 A liderança carismática deriva das necessidades emocionais das pessoas e dos eventos dramáticos associados ao exercício da liderança. Atos ousados e imaginativos do líder, ajudam a criar nele, uma imagem carismática. Katz e Kahn

53 Quais são os líderes do novo século?

54 Liderar significa influenciar pessoas através de ações.
Liderar significa conduzir pessoas

55 Liderar significa defender valores que representam a vontade coletiva.

56 Líderes modernos adotam estilos que facilitam a participação das pessoas, através do compartilhamento nas decisões, buscando a interação líder/liderado.

57 Não há empresas ruins, apenas maus gestores.
Prof. Lessa Assim como não há paises ruins, apenas maus governantes. Prof. Peter Drucker

58 Até que ponto o líder conduz os acontecimentos e é capaz de reverter seu curso?

59 Estilos de líderes

60 1. Líderes transacionais
Motivam e orientam seus liderados por meio de esclarecimentos sobre os papeis e tarefas.

61 2. Líderes transformacionais
Exercem sobre os liderados um profundo respeito, inspirando-os a transcender seus interesses em benefício da organização.

62 Exemplos de líderes transformacionais
Jack Welch Bill Gates Ray Kroc – McDonald’s Abílio Diniz Miguel Abuhab Luiza Helena

63 Características destes líderes
Visão sistêmica e sentido de missão. Inspiram expectativas elevadas e expressam objetivos importantes de maneira simples.

64 Provocam estímulos. Valorizam a inteligência e o aprendizado contínuo. Dedicam atenção individual as pessoas.

65 3. Líderes carismáticos Exercem influencia extraordinária sobre as pessoas. Possuem visão convincente e senso de determinação

66 São agentes de mudanças
São sensíveis ao ambiente

67 Exemplo de líder carismático Luiza Helena Magazine Luiza

68 O forte Rei faz forte a fraca gente.
Luiz de Camões

69 Hábeis em criar e articular visão de futuro.
3. Líderes visionários Hábeis em criar e articular visão de futuro. Instiga as habilidades, os talentos e os recursos em busca do sucesso

70 São articulados, conseguem ordenar atividades, de forma que a visão possa ser aplicada a uma diversidade de situações.

71 Exemplo de líder visionário
Beto Carreiro

72 O líder não depende da ordem, a ordem é que depende deles.
Aristóteles

73 O líder precisa ser o que?
Justo Ter credibilidade Ser confiável Expor sentimentos

74 Cumprir o que promete Trabalhar em equipe Ter visão sistêmica Estar aberto ao diálogo

75 O diálogo pode conduzir a novas idéias e esta levar a uma vantagem competitiva É o fator isolado mais importante em uma empresa.

76 O Caso do Departamento “A”
Estudo de caso O Caso do Departamento “A”

77 Os melhores gerentes escutam, motivam e fornecem apoio a seu pessoal
Os melhores gerentes escutam, motivam e fornecem apoio a seu pessoal. E muitas mulheres parecem fazer essas coisas melhor que os homens.

78 Homens e mulheres lideram de maneira diferente?
Texto Homens e mulheres lideram de maneira diferente? Adm: mudanças e perspectivas- Stephen Robbins

79 Terá que proteger o negócio atual e buscar novas fronteiras.
O líder de sucesso Será o que souber gerenciar o presente, esquecer seletivamente o passado e criar o futuro. Terá que proteger o negócio atual e buscar novas fronteiras.

80 Terá que criar zona de desconforto.
Terá que aprender a importância do não conformismo.

81 Terá que perguntar-se sempre: Diante de verdades preestabelecidas.
por que não? Diante de verdades preestabelecidas.

82 Foi o não inconformismo que revolucionou a Polaroid?
Uma criança perguntou ao pai por que não podia ver sua foto na hora? Prof. Lessa / Prof. C. K. Prahalad

83 Terá que saber dizer não sem desmoralizar as pessoas.
Terá que possuir habilidade de análise e instinto certeiro.

84 Terá que estar familiarizado com as novas tecnologias de gestão.
Terá que ser brilhante sem ser arrogante e entender de gente.

85 Terá que pensar diferente, ter coragem e estar comprometido.
Terá que ter flexibilidade para mudar e ser tolerante com as diferenças.

86 Terá que ter paixão pelo que faz.
Prof. C. A. Lessa / Prof. C. K. Prahalad

87 Você não precisa concordar ou discordar, faça apenas um exercício de reflexão.

88 Autoconhecimento Respondam com muita atenção o quadro a seguir
Qual é seu estilo de liderança? Stephen P. Robbins – Administração: mudanças e perspectivas – Pg. 378 Respondam com muita atenção o quadro a seguir

89 Líder não é o herói glorificado pelo mercado e pela mídia, mas o sujeito que constrói durante anos, em silêncio, o sucesso da empresa. Jim Collins

90 Casos Empresa brasileira de equipamentos hidráulicos
Empresa New Horizons Administração: Princípios e tendências – Pg. 361 e 363

91 Texto Hora de trocar de mitos
Jim Colins – Exame n out 02 – Pg

92 Não precisamos de mais um herói
Texto Não precisamos de mais um herói Joseph L. Badaracco Jr. – Exame/Harvard Business Review – Pg

93 Mensagem

94 “ Qualquer um consegue decompor algo em pequenas partes
“ Qualquer um consegue decompor algo em pequenas partes. O segredo está, em reuni-las novamente em um todo, sem comprometer a sua autonomia”.


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