A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À."— Transcrição da apresentação:

1 O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À medida que crescia a crosta terrestre com a solidificação do magma, os gases que haviam em seu interior escapavam e envolviam a Terra, originando a atmosfera. Por fim, depois de milhares de anos, cresceram plantas, que liberavam oxigênio, e a atmosfera evoluiu até se tornar o espesso manto de ar que é hoje. A atmosfera é fundamental para a vida na Terra.

2 A atmosfera é uma camada gasosa que envolve e acompanha a Terra em seus movimentos no espaço. Ela pode ser comparada a uma capa que protege contra o choque com corpos celestes. Além disso, filtra raios solares, fazendo com que as temperaturas na superfície terrestre sejam amenas, possibilitando o desenvolvimento da vida. Na Lua, por exemplo, onde não há atmosfera, a temperatura na superfície da face voltada para o Sol chega a aproximadamente 100ºC, enquanto na outra face a temperatura cai para cerca de -150ºC.

3 Composição do AR O ar, é uma mistura de muitos tipos de gases e vapores diferentes. O ar atmosférico é basicamente composto por oxigênio (21%), nitrogênio (78%), gás carbônico (0,03%) e mais seis gases (0,97%) – argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.

4 O Gás Nitrogênio O gás nitrogênio é um elemento que entra na constituição de duas moléculas orgânicas extremamente importantes para os seres vivos: as proteínas e os ácidos nucléicos. Algumas bactérias e algas usam o gás Nitrogênio do ar e com isso formam nitratos – substância que se fixa nas raízes das plantas chegando até os consumidores.

5 O Gás Oxigênio O gás oxigênio é um gás de importância fundamental para os processos vitais do nosso planeta, utilizado na respiração da maioria dos seres vivos. É produzido, pela fotossíntese, possibilitando a sua renovação contínua no ambiente. O oxigênio também é necessário para que ocorra a combustão, a queima de diferentes materiais.Em 1783, o químico francês Antoine Lavoisies ( ) explicou esses fenômenos: na combustão ocorre a combinação do oxigênio com outras substâncias, liberando grande quantidade de calor em curto espaço de tempo.

6 O Gás Carbônico Sabe do que são formadas aquelas bolhas que aparecem nos refrigerantes? De gás carbônico. O gás carbônico compõe apenas 0,03% do ar. Ele aparece na atmosfera como resultado da respiração dos seres vivos e da combustão, da queima de combustíveis fósseis. Absorvendo o gás carbônico do ar as plantas produzem gás oxigênio e açúcares, no processo da fotossíntese. Esse gás não é comburente, ele é usado para acabar com os processos de combustão – é usado em extintores de incêndio.

7 Os Gases Nobres Gás Hélio Gás Neon Gás Criptônio


Carregar ppt "O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google