A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA ATOMICA Ricardo Junior."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA ATOMICA Ricardo Junior

2 Do que é feito a materia? 450a.C

3 Aritoteles: 322 a.C

4 Alquimistas: 300 a.C – 1500 d.C

5 Teoria do flogistico: Stahl 1697
Quando a madeira é queimada o flogistico volatiliza, deixando um residuo solido ( o oxido), assima combustao é a decomposiçao do material e oxido e flogistico; Uma vela acesa se apaga quando a cobrimos com um copo porque com a combustao há liberação de flogistico que satura o ar;

6 Leis Ponderais 1789

7 John Dalton 1803

8 William Croockes 1856

9 Eugen Goldstein 1886

10 Joseph Thomson 1897

11 Rutherford 1911

12 O que é luz? Issac Newton: a luz é constituida por minusculas particulas, por isso sofre refração e reflexão; Crhistiaan Huygens: a luz é composta de ondas luminosas que se deslocam do mesmo modo que as ondas da água, com uma diferença, são ondas de energia radiante, ou seja, se propaga no vácuo.

13 Definição Física de Onda
Crista Depressão Nível de referencia Amplitude Comprimento de onda Freqüência de onda

14 Definição Física de Onda
Quanto maior o comprimento de onda, menor a frequencia: são grandesas inversamente proporcionais; Quanto maior a frequencia, maior o numero de cristas que passam por um ponto fixo por segundo, portanto, maior a velocidade da onda; A velocidade de uma onda pode ser calculada por:

15 O que é um espectro? Isaac Newton: conjunto de cores obtidas pela decomposição da luz.

16 Max Planck A teoria ondulatoria explica o espetro eletromagnetico, mas não explica a radiação emitida por certos objetos aquecidos! E agora? Em 1900, o Fisico Max Planck admitiu que a energia não era continua como se pensava: os corpos quando aquecidos emitem radiação não sob forma de ondas, mas sob forma de pacotes de energia denominados quantum, ou seja, a energia é descontinua. Planck supôs que cada quantum equivale a uma quantidade definida de energia, proporcional a frequencia da radiação.

17 Espectro dos elementos químicos
De onde vêm as luzes coloridas que fogos de artifícos emitem quando queimam? Quando uma luz branca atravessa uma substancia, certos comprimentos de onda são absorvidos e outros são refletidos, o que caracteriza a cor observada.

18 Espectroscopio Aparelho que permite observar exataente o tipo de luz emitida ou absorvida por determinado elemento ou substancia.

19 Espectro da luz branca

20 Espectro do Hidrogenio

21 Niels Bohr Baseando-se no medelo atomico de Rutherford, na teoria quantica da energia de Max Planck e nos espectros de linha dos elementos afirmou que os atomos so emitem radiaçoes em certos comprimento de onda bem determinadas.

22 Postulados de Bohr 1- O eletron move-se em orbitas circulares em torno de um nucleo atomico central. Para cada eletron de um atomo existe uma orbita especifica, em que ele apresenta uma energia bem definida e caracteristica- um nivel de energia-que não varia enquanto o eletron estiver nessa orbita.Essa energia pode ser calculada por: E= -13,6/n2

23 Postulados de Bohr 2- Os espectros dos elementos são descontinuos porque os niveis de energia são quantizados, ou seja, só são permitidas certas quantidades de energia para o eletron cujos valores são multiplos inteiro do foton.

24 Postulados de Bohr 3- Quanto mais proximo do nucleo, menor a energia do eletron; 4- Um atomo esta no seu estado fundamental quando todos os seus eletrons estiverem se movimentando em seus respectivos niveis de energia; 5-Salto quantico

25 Salto quântico

26 Sommerfeld


Carregar ppt "TEORIA ATOMICA Ricardo Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google