A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gilberto Miyake gilberto.miyake@consist.com.br Gerente de Produtos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gilberto Miyake gilberto.miyake@consist.com.br Gerente de Produtos."— Transcrição da apresentação:

1 Gilberto Miyake Gerente de Produtos

2 A Realidade… Múltiplos sistemas corporativos coexistem com outras aplicações isoladas em plataformas de sistemas abertos Muitos sistemas diferentes resolvem “problemas pontuais”, ex. Controle de Estoque, Contabilidade Múltiplos usuários com diferentes visões e interfaces Uso de diversos sistemas de armazenamento, ex. File system, Bancos de dados tradicionais, PC storage, planilhas eletrônicas Sistemas desenvolvidos em linguagens e plataformas diferentes As aplicações não foram feitas para interoperar

3 Objetivos de negócios e TI
Aumentar a agilidade nos negócios Suportar novas estratégias de mercado Objetivos de TI Gerenciar mudanças contínuas e complexas Aumentar o retorno sobre os investimentos de TI Empresas adaptáveis precisam de processos flexíveis Uma TI ágil é imprescindível para ter flexibilidade e adaptabilidade SOA garante agilidade para os negócios e a TI

4 SOA – Service Oriented Architecture
O que é? Modelo de Arquitetura de software para o desenvolvimento ou implementação de aplicações Arquitetura Corporativa Integração de aplicativos Visão geral dos sistemas Padrão de comunicação interno e externo à empresa Arquitetura de Sistemas Desenvolvimento de Aplicativos Padrão de comunicação dentro do sistema Reuso restrito de componentes

5 Arquitetura de Software
Forma como os componentes de um software são separados e se comunicam entre si Tipos Monolítico Ex. Cobol MF com telas, relatórios e dados no mesmo programa Cliente/Servidor Ex. VB com 2 camadas (interface do usuário e acesso aos dados) Multi-camadas Ex. Interface do usuário, lógica, acesso aos dados Distribuído Ex. Componentes Java Orientado a Serviços

6 Component Based Architecture - CBA
Reutilização de componentes Componentes distribuídos Independência de plataforma e linguagem Diversas tentativas com padrões diferentes DCOM, CORBA sobre TCP/IP, SNA, SPX Falta de repositório/registro centralizado

7 SOA – Service Oriented Architecture
Características Os componentes são serviços com baixo acoplamento – conhecimento apenas da interface Aplicação distribuída – um sistema pode ser formado de componentes de outros sistemas Como implementar Web Services Mais padronizado Melhor aceitação entre fornecedores Outros serviços Implementados com diferentes padrões

8 Modelo de SOA Um SOA usualmente compreende três partes:
Um Fornecedor (de serviços) Um Consumidor (de serviços) Um Diretório (de serviços) Source:

9 Serviços de Software O que é um Serviço?
É uma função de negócio significativa, encapsulada em um software de computador Características de um Serviço: Deve representar uma função significativa; Deve ser reusável; Deve ter uma interface claramente definida; Deve encapsular funcionalidade; Pode ser composto.

10 Serviços de Software Serviço Técnico Serviço de Negócio
Granularidade mais fina Exs: Disponibilidade de peças, Verificação de linha de produção, Disponibilidade de Recursos Humanos Serviço de Negócio Granularidade mais grossa Ex. Entrada de pedido, Produção de produto Entrada de Pedido Fim Sim Não Verifica Estoque Linha RH Solicita Produção Início

11 Serviços de Negócio O provedor do serviço realiza uma operação que beneficia o consumidor por meio de um conjunto de funções ou rotinas. O serviço é definido como um contrato entre o fornecedor e o consumidor e apenas a interface é conhecida. Consumidor Fornecedor Interface

12 Enterprise Service Bus
Base da SOA Padroniza a comunicação Definição de regras de negócio Permite monitoração GED GIS ERP Políticas Serviços de Negócio Serviços Técnicos

13 Adoção de SOA - Onde Empresa Sistema aplicativo Serviços externos
Arquitetura corporativa Sistema aplicativo Novos desenvolvimentos Integração de sistemas legados Novas funcionalidades Serviços externos Disponibilização de serviços Consumo de serviços

14 Adoção de SOA – Abordagens
Top-Down Inventário dos serviços Maior tempo para obter resultados Modelo ideal Bottom-Up Mais usual Resultado imediato Problemas a médio/longo prazo Mista Inventário parcial dos serviços Resultados mais rápidos

15 Metodologia de Adoção Estimativa Granularidade do serviço
Como medir o custo de adoção O que medir Quantidade de serviços Entradas Saídas Transformações Interações Tratamento de exceções Granularidade do serviço Qual o melhor tamanho do serviço Maior reuso ou maior performance

16 Metodologia de Adoção Flexibilidade Segurança e confiabilidade
Nas mensagens Nas regras de negócio Nos usuários Segurança e confiabilidade Autenticação Autorização Governança Repositório de metadados Ciclo de vida dos serviços

17 Metodologia de Adoção Monitoração Desafios
Em tempo real com indicadores de performance Regras dinâmicas Acompanhamento dos processos Histórico dos processos Análise de gargalos Desafios Adoção em todos os níveis da empresa Definição correta dos serviços Acesso aos sistemas legados

18 Acesso ao Legado Consumidores Serviços Legado .NET Cobol SOAP JMS Java

19 Serviços Web O que são Web Services?
Aplicações auto-descritas que podem ser publicadas, localizadas e invocadas de qualquer lugar da Web. Funções servidoras que tem mecanismos de interface para acessar suas funcionalidades The ultimate vision, if successful, will be accomplished by combining bits and pieces that are distributed across the Web.

20 Gerenciamento de Pedidos
Arquitetura SOA Aplicações Compostas Processos de Negócio Recupera Dados Verifica Detalhes Entrada de Pedido Revisão do Pedido Aprova Pedido Início do Embarque Gerenciamento de Pedidos Gerenciamento e Governança da SOA Orquestração de Serviços de Negócio Informação de Cliente Gerenciamento de Pedido Compensação de Pedido Integração do Legado Dados do Cliente Interação Do Cliente Histórico do Pedido Política de Pedidos Embarque Componentes e Serviços SOA CRM ERP Dados do Cliente Pedidos Logística

21 Modelo de Maturidade SOA
Balanceamento de oferta/demanda de serviços Business Performance Management / BAM Políticas de governança Otimização da SOA Composição do Processo SOA Governança da SOA Serviços de Negócio da SOA Habilitação da SOA Ilhas de Aplicações Consumo de serviços Processos baseados em serviços Aplicações compostas baseadas em serviço Maturidade organizacional Colaboração de metadados e atribuições Ciclo de vida da SOA Definição de Domínios de Negócio Orquestração de serviços técnicos Repositório de metadados Modernização do Legado Habilitação de serviços Publicação de Serviços em um Registro sem SOA

22 Caso de Sucesso 1 SERPRO Produto: EntireX Communicator da Software AG
Descrição: Disponibilização de serviços a partir do sistema de controle de pessoal. O sistema foi desenvolvido em Natural/Adabas MF Notas: Abordagem Bottom-up Utiliza ESB próprio baseado em mensagens Utiliza Web Services – geraçáo automática da ferramenta Não utiliza diretório para UDDI - serviços consumidos apenas internamente Não faz composição de serviços técnicos em serviços de negócio

23 Caso de Sucesso 2 Brasil Telecom
Produto: EntireX Communicator da Software AG e ESB da Vitria Descrição: integração de mais de 90 sistemas por meio de troca de mensagens gerenciadas pelo Vitria. Os sistemas estão em diversas plataformas e linguagens e são acessados pelo EntireX. Alguns sistemas já disponibilizam Web Services gerados pelo EntireX. Notas: Abordagem mista Utilizam um catálogo de serviços

24 Caso de Sucesso 3 Prospect Produto: crossvision BPM da Software AG
Descrição: Gestão dos processos de negócio de liberação de viagens com integração dos sistemas de RH e contas a pagar legados via serviços web. Os serviços web foram disponibilizados pelos sistemas sem middleware. Notas: Abordagem mista Sem catálogo de serviços

25 Produtos Disponiveis IBM Jboss Oracle
Hardware: Websphere DataPower Integration Software: Websphere Jboss Oracle

26 Produtos de Software IBM
3/26/2017 Produtos de Software IBM Enterprise Service Bus – Padrão Arquitetural Enterprise Service Bus - Produtos WebSphere Enterprise Service Bus WebSphere Message Broker Produtos Complementares WebSphere DataPower WebSphere MQ WebSphere Transformation Extender WebSphere Service Registry and Repository

27 0800 011 23 33 CSC - Centro de Serviços ao Cliente
Compromisso de Atendimento Continuado Call Center - CONSIST Este material é de propriedade da CONSIST, sendo proibida a sua reprodução em qualquer meio, total ou parcial, sem aprovação prévia. Todos os direitos estão reservados. A informação contida aqui é confidencial e não pode ser utilizada fora da empresa , não podendo ser divulgada , sem o prévio consentimento do Departamento de Marketing da CONSIST. As opiniões expressas aqui estão sujeitas a modificação sem aviso prévio.


Carregar ppt "Gilberto Miyake gilberto.miyake@consist.com.br Gerente de Produtos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google