A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOA x eSOA Na prática Paulo Sergio Rodrigues Especialista em Estratégia e Soluções SAP psr3737@terra.com.br (11) 3877-1193 e (11) 8199-9645.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOA x eSOA Na prática Paulo Sergio Rodrigues Especialista em Estratégia e Soluções SAP psr3737@terra.com.br (11) 3877-1193 e (11) 8199-9645."— Transcrição da apresentação:

1 SOA x eSOA Na prática Paulo Sergio Rodrigues Especialista em Estratégia e Soluções SAP (11) e (11)

2 Objetivos do Negócio

3 Objetivos de negócios As Empresas, em geral, possuem fortes exigências em termos de desempenho e eficiência de processos Lista de desejos dos CEO´s Reduzir custos através de maior eficiência e aumento de produtividade Viabilizar a inovação de negócios Criar vantagens competitivas Apoiar o crescimento Melhorar a satisfação de clientes Permitir o cumprimento de exigências regulatórias Permitir operações globais PRODUTIVIDADE DIFERENCIAÇÃO SUSTENTÁVEL Fonte: CIO Magazine Outubro 2004; entrevista feita com 544 CEOs

4 Definindo o conceito de SOA

5 Evolução dos Sistemas de Negócios
1980 1985 1990 1995 2000 2005 2010 Best-Practice Departmental Applications MRP (Manufacturing) MRP II (+ Finance) ERP (+ Human Resources) Extended ERP (CRM, SCM) Enterprise-to- Enterprise ERP (Internet, TPI, Industry Templates) Componentized, Services Oriented ERP PRIMARY IMPLEMENTATION APPROACH Custom Systems Design Life Cycle Model Best Practice Template Model Next-Generation BSI Model BUSINESS/IT DIVIDE Process Digitization Enterprise Business Process Management Six Sigma Total Quality Management Business Process Re-engineering Package- Enabled BPR (“Don’t automate. Obliterate.”)

6 O que é Service-Oriented Architecture?
SOA pode ser definido como uma metodologia de implementação e desenho de aplicações (“Architecture”), mesmo não acopladas, de baixa granularidade e com artefatos reusáveis (“Serviços”), que podem ser integrados uns com os outros através de serviços de interfaces, independente das plataformas utilizadas. Fonte: Gartner Group

7 O que é Service-Oriented Architecture?
“A arquitetura orientada a serviços (SOA) é uma filosofia de projeto de sistemas que permite uma arquitetura mais flexível para sistemas de informação, possibilitando assim uma melhor resposta aos desafios que o mercado impõe às empresa no que diz respeito à agilidade, à qualidade e à velocidade na execução dos processos de negócios. O grande desafio que o SOA busca resolver é o de possibilitar que os profissionais de TI consigam se aproximar cada vez mais da visão e da necessidade dos negócios da empresa, sem ficarem bloqueados por questões tecnológicas que impedem que os sistemas respondam de forma adequada às demandas dos profissionais das áreas de negócios. O SOA surge com o objetivo de criar sistemas flexíveis, que promovam a agilidade no modelo dos ERPs atuais, para atingir sistemas aderentes aos processos da empresa. Dessa forma, busca-se uma maneira de reduzir os gastos para atender as necessidades impostas pelo mercado ao negócio da empresa, minimizando as customizações dos ERPs, e tendo maior agilidade no atendimento por TI das alteração de processos de negócios. O BPM é considerado a infra-estrutura para o SOA, e traz como seu objetivo maior, dar um salto qualitativo na execução dos processos e orquestração dos serviços, porque foca na aderência aos processos, independentemente dos dados”. Fonte: Blog The BPM Experience.

8 Principios de uma aplicação SOA
Identificando um SOA Principios de uma aplicação SOA Componentes Modulares e reutilizáveis Compartilhamento de Serviços Aplicações de fácil acoplamento Arquitetura baseada em padrões Controle Federado

9 SOA – O que é e o que não é SOA é uma filosofia de desenho, não uma tecnologia ou metodologia SOA não é um produto SOA não é Web Services. Web Services é um dos elementos para o SOA SOA é o meio, não o fim. Oportunidades emergem quando o SOA é utilizado. Os Mitos Serviços e componentes são a mesma coisa. Qualquer uso de serviços é SOA. Uso de J2EE ou .NET automaticamente resulta em SOA.

10 Por que SOA? O que os analistas dizem

11 As previsões são otimistas….
"Pelo menos 60 a 70% do dinheiro sendo gasto hoje em middleware integrado tradicional e tecnologias voltadas para objetos devem passar para SOAs nos próximos três a quatro anos." - ZapThink "De acordo com The Yankee Group, 75% das empresas planejam investir na tecnologia e pessoal necessários para habilitar uma arquitetura voltada para serviços (SOA)." - Yankee Group "Ao longo de 2005, o foco em SOA vai aumentar muito. Até 2008, SOA será incorporado a 30% dos modelos de negócios das empresas inovadoras da lista da Global 2000, levando a mudanças nas empresas e aproveitamento das economias de rede." – Meta Group "Ao longo de 2015, SOA vai transformar software de um inibidor em um habilitador de mudanças de negócios, mas será preciso aumentar os investimentos para alcançar essa meta. SOA vai levar as receitas de software pronto para serviços por assinatura e de conjuntos monolíticos para aplicações compostas." – Gartner

12 Tendência dos Investimentos em TI
Declaração Estratégica de Mercado: Em 2004, 71 por cento do mercado global de serviços profissionais de TI para serviços de Web envolvem consultoria e integração de sistemas. Mudança de US$ 340 bilhões nos próximos três anos Usando SOAs e Serviços de Web para produzir resultados de aplicações de negócios em SOBAs. Serviços de Web e mercados de SOA NÃO são oportunidades de mercado incrementais. Serviços de Web e mercados de SOA mostram uma tendência universal em tecnologia. 100 200 300 400 500 600 US$ Bilhões 2004 2007 468 88 30 569 272 189 Serviços Profissionais de TI Globais Serviços Profissionais de TI Globais usando Serviços de Web Serviços Profissionais de TI Globais usando SOAs e Serviços de Web (SOBAs) Fonte: Apresentação do Gartner, 10/7/2004

13 Definindo o conceito de eSOA

14 SOA é importante, mas não é tudo
ENTERPRISE SERVICES CAPTURA A SEMÂNTICA DE NEGÓCIOS E REPRESENTA A “LINGUAGEM COMUM DE NEGÓCIOS”

15 Repensando a Arquitetura: Service Oriented Architecture
Provável Caos Integridade

16 Evolução da Tecnologia da Informação
Enterprise Services Architecture Services Oriented Architecture (SOA) Processos Adaptáveis Open Standards Web Services SAP NetWeaver Client/Server Web SOA + Business context + where it makes sense = Enterprise SOA Mainframe

17 O conceito de composição de uma aplicação de negócios
REINVENTANDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DIFERENCIAÇÃO PRODUTIVIDADE mySAP Business Suite Procure-to-Pay Order-to-Cash Manufacture-to-Inventory ENTERPRISE SERVICES SAP NetWeaver Enterprise Services Repository ERP CRM PLM SRM SCM

18 O conceito de composição de uma aplicação de negócios
REINVENTANDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DIFERENCIAÇÃO PRODUTIVIDADE SAP Business Suite Source Procure P2P Auction O2C Plan Manuf. M2i ENTERPRISE SERVICES ENTERPRISE SERVICES SAP NetWeaver Enterprise Services Repository ERP CRM PLM SRM SCM

19 O conceito de composição de uma aplicação de negócios
REINVENTANDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DIFERENCIAÇÃO PRODUTIVIDADE Source Procure P2P Auction O2C Disponibilidade para venda Plan Manuf. M2i ENTERPRISE SERVICES SAP NetWeaver SAP NetWeaver Enterprise Services Repository REUTILIZAÇÃO DE ETAPAS DE PROCESSOS E ENTERPRISE SERVICES EXISTENTES ERP CRM PLM SRM SCM

20 Enterprise Services Habilitam Empresas Ageis
Construir vs. Comprar – Incorporando uma Terceira Opção Construir Desenvolvimentos customizados Construir en Casa Comprar Aplicações pacotes CRM ERP ... Compor Construir em Casa Comprar CRM ERP ... Today customers often still have a divide between the applications they have bought and the applications they have build. Often different teams and different technology platform impose a hurdle for two business requirements:  The need to consolidate expensive custom code into cost efficient standard apps as soon as they cover your requirements and  the need to compose quickly new innovative solutions while leveraging existing packaged applications. Service enablement of packaged apps is the key to provide the reusable Enterprise Services for these composite apps…and ESA is SAP’s blueprint for such an IT landscape, that Allows an agile enterprise to adjust to new requirements Allows to extend the footprint of IT supported processes Besides buy or build, now composition allows flexible and custom specific solutions at an affordable effort!

21 Um Exemplo Prático Nfe Power by NetWeaver

22 Solução NF-e by FirsTeam (Saída NF-e)
Usuário ou Ñ SAP SAP NetWeaverTM SEFAZ Cliente Grava NF PI/BPM Gera XML Consulta Contribuinte Assina XML Recibo Web Service Envia NF Gera NF Atualiza Cadastro ERP Recibo Contingência FILA NFe ok - Protocolo NFe Autorizada BW Imprime NF ou DANFE (FS) Grava Status Validação: Assinatura? XML ok? Autorizada? Imprime DANFE Grava Recibo/ Protocolo Portal/KM Envio XML p/ Cliente Grava NF-e Autorizada Consulta NF-e Monitor Status Consulta NF-e Consulta Consulta

23 Solução NF-e by FirsTeam (Entrada NF-e)
Portal de Fornecedores, Web Site ou Fornecedores Filiais XML Usuário PI/BPM/CAF BW Portal/KM SAP NetWeaverTM SAP ERP Atualização MIRO / MIGO SEFAZ Monitoramento do processo Visualização e Tratamento de inconsistências Consulta validade DANFE

24 Enterprise SOA Como chegar lá?

25 Como vem sendo adotado pelo mercado?
Qual é estágio atual de adoção de SOA da sua empresa? 42% em planejamento ou piloto 33% serviços departamentais ou para toda a empresa 25% não consideram ou não sabem An SOA is not built from scratch. Instead existing middleware and distributed computing concepts are incorporated. That’s the sweet spot for SOA — leveraging your existing portfolio. SOA combines key enablers and guiding principles to provide an agile SOA implementation based on existing client’s infrastructure. Let’s take a closer look at these principles. Modular & Reusable Components: SOA is about reuse of existing assets which may include legacy, packaged applications, and Web etc. These services can be composed to form new composite applications. Self-Describing Services - For a service to be successful, it must be readily understood by people other than the original developer and are typically defined using a a self-describing XML business document (Web Services Description Language commonly referred to as WSDL ). Loosely Coupled Applications: is about reduced interdependency between software assets. Service consumers need no knowledge of internal service structures. Platform Agnostic Systems: is about adopting open standards for architecture and technology, where possible to avoid vendor lock-in. Standards Based Architectures Standards-based protocols and interfaces to represent software assets as services. Example would be to use a JMS standards compliant messaging middleware. And finally Federated Control is about centralized security, policy management, policy execution and these entities cooperate amongst themselves. How to put a SOA into action. Let’s take a look at the technology enablers of a SOA: Portals: enables access to services, applications & information within disparate systems through a single, customizable interface enabling differing levels of functionality and interactivity, based on preferences and business-defined privileges. Access can be from browsers, fat clients and pervasive devices. One client examples could be the work we did at Firemans Fund Insurance Company for their Unified Claims Desktop. Web Services: are self-contained, modular business applications or components interconnected over a network using open, standards-based interfaces. One client examples could be the work we did at SBC Internet Data Center for their Data Center Automation. Enterprise Service Bus: standards-based integration backbone, combining messaging, Web Services, transformation, and intelligent routing to reliably connect and coordinate the interaction of hundreds of application endpoints spanning a global organization. The ESB treats all applications as services regardless of how they are connected to the bus, allowing enterprises to incrementally move to a service-oriented architecture. Business Process Management: provides the foundation to respond faster to changing business requirements and to react to events in real-time. Enables the orchestration and choreography of end services and thus enabling the building of Business Composite Applications (BCA). One client examples could be the work we did at AFLAC. Business Intelligence: Provides a foundation for enterprises to create event services and BAM services. Grid Computing: enables businesses efficiently consolidate, pool, share and manage IT resources. Simply put, grid computing is a services-oriented architecture that embraces heterogeneous systems and involves distributed computing over the Internet or any private network via open standards. Fonte: InfoWorld 2007

26 Qual é o fator inibidor da adoção de SOA na sua empresa?
50% falta de governança de SOA 40% dificuldade em definir o Roadmap 39% Imaturidade dos padrões e performance Fonte: InfoWorld 2007 (IDC)

27 Qual é o desafio/obstáculo que sua empresa enfrenta na adoção de eSOA?
46% falta de perfil e treinamento 45% barreiras entre TI e Negócios 41% falta de Boas Práticas Fonte: InfoWorld 2007 (IDC)

28 Principais dificuldades na adoção de SOA
Foco nas ferramentas e não na mudança comportamental necessária Desconsiderar aspectos de gestão de mudanças Não dedicar esforço adequado ao planejamento, análise de requisitos e desenho Dificuldade em definir a granularidade dos serviços e selecionar os que atendam às necessidades dos negócios. Dificuldade em comunicar os benefícios de SOA para a organização Falta alinhamento entre TI e Negócios para a adoção de SOA (patrocínio, recursos, justificativas...).

29 Quais são as implicações desta mudança

30 Quais são as implicações desta mudança
Conjunto de ferramentas deve evoluir para suportar o novo conjunto de capacidades

31 Quais são as implicações desta mudança
Conjunto de capacidades - Especialista em Processos de Negócios: Pessoas na empresa

32 Quais são as implicações desta mudança

33 Alinhamento TI-Negócios Desafios de Alinhamento Enfrentados por CIOs
Alinhamento é uma grande preocupação para os CIOs, uma vez que ajuda a equilibrar forças internas e externas que as organizações de TI precisam enfrentar. AS PRESSÕES EXTERNAS AOS NEGÓCIOS TORNAM-SE MAIS COMPLEXAS... ...AO PASSO QUE A PRESSÃO INTERNA SOBRE OS CIOS AUMENTA CLIENTES Maior diversidade de segmentos de clientes Demanda por rapidez, customização ECONOMIA 73% dos grupos de TI terceirizam mais Uso crescente de padrões como Six Sigma MERCADOS Crescimento de concorrentes não tradicionais e novas maneiras de distribuir produtos Requisitos de regulamentações como SOX INOVAÇÃO E CRESCIMENTO CIOS precisam contribuir para a agenda de crescimento, enquanto enfrentam cortes Apenas 22% dos CEOs entendem TI como inovadora TECNOLOGIA As tendências de TI tornam-se mais difíceis de planejar, prever e avaliar TRANSPARÊNCIA DE TI Apenas 58% exigem a medição do valor de novas iniciativas de TI 47% dos CIOs acredita que suas organizações de TI estão mal alinhadas. Fontes: CIO.com,

34 Alinhamento TI-Negócios O Custo da Falta de Alinhamento
A falta de alinhamento resulta em uma série de custos que afetam TI e negócios. PRINCIPAIS INDICADORES Falta de estratégia de TI para inovação e crescimento Custos fixos altos estrutura em silos por unidade de negócios, região ou função Processos imaturos Falta do conjunto necessário de capacidades Integração fragmentada de aplicações Falta de transparência de TI O CICLO DA FALTA DE ALINHAMENTO IMPACTO DE CUSTOS DE TI E NEGÓCIOS Terceirização ad-hoc de função de TI Os projetos demoram muito Baixo retorno dos investimentos em TI Projetos valiosos ficam sem financiamento Líderes de TI são deixados fora de decisões estratégicas; as ordens são apenas para "manter tudo funcionando" Quada na motivação e satisfação com o trabalho do pessoal de TI Unidades de negócios competem por recursos, deixando apra TI o papel de árbitro PERCEPÇÃO DE BAIXA RESPONSIVIDADE ORÇAMENTO INSUFICIENTE DISPONÍVEL PARA INOVAÇÕES CORTES DE ORÇAMENTOS, PROJETOS DE TECNOLOGIA SOMBRA ALTA PERCENTAGEM FIXA DE GASTOS DE TI Estima-se que o custo direto da falta de alinhamento de TI seja de, pelo menos, US$ 250 bilhões por ano. Fonte: Giga Group, Gartner Group, Standish Group, CCTA, Brunel University

35 Alinhamento TI-Negócios O Benefício do Alinhamento
Através de nossa experiência com clientes e pesquisas de práticas líderes, identificamos comportamentos chave de empresas bem alinhadas. Esses atributos resultam em provável valor de TI. COMPORTAMENTOS DE EMPRESAS BEM ALINHADAS... COMPORTAMENTOS PRINCIPAIS DE LÍDERES DE TI …ENABLE THEM TO MOVE UP THE SERVICE DELIVERY MATURITY SCALE…/// ...QUE REALIZAM BENEFÍCIOS TANGÍVEIS PARA NEGÓCIOS E TI Intenso foco em atender as necessidades da indústria com investimentos e P&D em software específicos para a indústria (i.e., ofertas de Automação de Marketing e Medições de Valor de Cliente da Teradata). Grande número de Fornecedores de Software (i.e., a HP tem 120 parceiros de ISV). As empresas de TI estão investindo em soluções focadas na indústria que vinculam desafios de negócios com uma solução de TI (i.e., ofertas de back-office e integração de múltiplos canais da CSC onde fazem parcerias com a IBM, Microsoft, Oracle, e-Bank e outros). Participação executiva e responsabilidade no planej. de estratégias de negócios que envolvem tecnologia. Estratégias de negócios claramente diferenciadas e articuladas com as capacidades de TI necessárias. Tomadas de decisões justas e objetivas. Processo de Governança de TI com critérios claros de priorização, freqüentes revisões de portifólio e medidas quantitativas. Gerentes de relacionamento para facilitar a comunicação. Melhoria contínua. TI é vista como uma vantagem competitiva. maior agilidade para responder às dinâmicas de negócios e mercado. Orçamento maior disponível para crescimento. Decisões mais rápidas sobre financiamento de projeto. Arquitetura comum econômica. Maior credibilidade com a empresa. Menor pressão de cima para baixo sobre o orçamento. Moral de TI mais alta. Alinhamento / Rápido Retorno do Investimento Com Base em Serviços Com Base em Processos Em Silos Rígido Reativo Flexível Adaptativo Ágil Categorias de Maturidade de Agilidade Os investimentos em alinhamento estão dando retorno - muitas empresas que investiram em iniciativas para melhorar o alinhamento usufruem de um Retorno sobre ativos 20% maior do que outras empresas na mesma indústria. - Pesquisa do MIT Center for Information Sciences

36 Outros Exemplos

37 Exemplo de roadmap para Degussa
Referências Enterprise SOA Roadmap Desenvolver um roadmap para evolução dos processos de negócios “Consultores SAP possuem uma grande expertise relativa aos seus produtos e falam com autoridade sobre IT e negócio.” “Este roadmap mostrará o caminho para IT e a área de arquitetura de negócio que juntos nos habilitarão a responder mais rapidamente as mudanças de negócio e a parceria entre nossas unidades de negócio e a comunidade de TI.” Pat Lauver, Lider do Centro de Competência & Application Services, Degussa AG Objetivos Desenvolvimento de um roadmap para aumentar qualidade e flexibilidade do processo de “Order-to-cash” baseado em uma arquitetura orientada a serviço Evolução da infra-estrutura heterogênea de IT usada pelas várias unidades de negócio para fornecer mais eficiência matendo a flexibilidade para suportar novos negócios Resultados Um “blueprint” de uma arquitetura corporativa de serviços baseados em SAP ERP, SAP XI e SAP MDM Programa de implementação para enterprise SOA Roadmap de médio prazo planejado para “order-to-cash” e processo de informações gerencais Customer Business Needs: Understanding of baseline environment and current performance level Overview of cost and value drivers to discover potential improvement areas Screening of affected process owners and business units Check of existing IT capabilities and future requirements Prioritization of activities correlating with potential benefit effects Trust and commitment from the user departments and board. Clarification of competitive advantage offered by IT solution. Benefits: Impact of the planned SAP project on the customer business Decision-making support for the first step of selecting the solution for the defined areas. Customer-specific qualitative value analysis to show the benefit structure for getting awareness and commitment of all involved decision-makers Deliverables: High level analysis of strengths, weaknesses, opportunities and threats. Identification of strategic action areas. Outline of issues and challenges in these action areas. Initial creation of action items to address the problems in the action areas. Qualitative potential for cost reduction and growth. Identification of qualitative benefits. Initial transformation plan. Business management presentation

38 Kimberly Clark Diminuir o “go to market” com SAP NetWeaver
OS BENEFICÍOS Velocidade para Mercado: Transformar idéias em produtos mais rápido que competidores pela criação de um processo para inovação. Diminuição do ciclo de vida de inovação de produto em 50%. Insight: Aumentar taxa de successo e eliminar reinvenções com gerenciamento de portfolio. Consolidar: Processos de negócios de várious países dentro de um centro de serviços compartilhados. Economia anual de $70 a $80 milhões para 2007. Desafios A SOLUÇÃO 57,000 empregados, #1 ou #2 marcas em 80 países. Desenvoler novas oportunidades, velocidade de inovacões para mercado, aumentar a taxa de sucesso, reduzir custos e habilitar RFID para Wal-Mart. Novos processos de desenvolvimento de produtos habiliatdos pelos SAP xApps SAP NetWeaver como uma plataforma para um processo de integração fim-a-fim e conexão para sistemas non SAP. Richard

39 TCHIBO Leverage captive channel to sell more products with SAP NetWeaver
OS BENEFÍCIOS Velocidade: Mudança de portfolio de produto em coffee stores semanalmente para atender requisitos sazonais. $4.2 bilhões, cada semana há uma novo tema, como “ski gear”, “kitchen utensils”, etc. Flexibilidade: Provisionamento eficiente de produtos nas lojas suportados por uma cadeia de suprimento integrada. Estoque e provisionamento integrado, taxa de retorno reduzida para 4%. Produtividade: Distribuição ágil e controle de estoque para suportar estratégia sofisticada de canais cativos Redução de custo de HW em51%, clientes e fornecedores via portais. Desafios A SOLUÇÃO Necessidade de suportar estratégia de vendas semanais com mudança de portfolio de produto. Necessidade de alavancar uma ampla rede de varejo. Necessidade gerenciar eficientemente milhares de lojas de varejo e controlar a cadeia de suprimentos. Integração de processo fim-a-fim com lojas de varejos com SAP NetWeaver. Integração do sistema de POS através da rede de lojas em menos de 10 semanas. Gerenciamento de informações executivas com SAP NetWeaver. Richard

40 Heineken Aquisições locais integradas rapidamente com SAP NetWeaver
OS BENEFÍCIOS Velocidade: Aquisições locais integradas para suportar “premium global brand” nos mercados locais > 170 marcas, ~30 aquisições por ano, ~6 semanas por cervejaria Produtividade: Otimização máxima da rede de produção e distribuição local para prover padrões de demandas. Integração de uma rede de mais de 110 cervejarias em 50 países Consolidação: Custo efetivo de serviços compartilhados e desenvolvimento de novas aplicativos. Alavancar investmentos em tecnologia e SAP para cervejarias de todos os tamanhos. Desafios Soluções Necessidades de TI para suportar aquisições rápidas de cervejarias locais para construir marcas complementares. Otimização transparente da rede de produção e distribuição local. Integração de processos na cadeia de suprimentos local. Richard Rápido integração de processos fim-a-fimcom SAP NetWeaver Padronização & reuso de “enterprise services” para compor outros serviços rapidamente

41 SOA x eSOA Na prática Paulo Sergio Rodrigues Especialista em Estratégia e Soluções SAP (11) e (11)


Carregar ppt "SOA x eSOA Na prática Paulo Sergio Rodrigues Especialista em Estratégia e Soluções SAP psr3737@terra.com.br (11) 3877-1193 e (11) 8199-9645."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google