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Plano de Negócios Nívea Cordeiro 2010.

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1 Plano de Negócios Nívea Cordeiro 2010

2 Pense Idéias nascem em nossos corações, porém para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. O plano de negócio é uma trilha e não trilho e não deve ser encarado como um instrumento rígido.

3 Conceito O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

4 Finalidade “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”

5 CCE: Estabelecimento de Metas.
O Sumário Executivo CCE: Estabelecimento de Metas.

6 Análise da Dinâmica O Norte

7 Sumário Executivo O que é e como fazer?
O sumário executivo é um resumo do PLANO DE NEGÓCIO. Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes. Nele irá constar:

8 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Resumo dos Principais Pontos do Plano de Negócio 1.2 Dados dos Empreendedores, Experiência Profissional e Atribuições 1.3 Dados do Empreendimento 1.4 Missão da Empresa 1.5 Setores de Atividades 1.6 Forma Jurídica 1.7 Enquadramento Tributário 1.8 Capital Social 1.9 Fonte de Recursos

9 Embora o sumário executivo compreenda a primeira parte do plano, ele só deve ser elaborado após a conclusão do mesmo. Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a idéia e a viabilidade de sua implantação.

10 1.1 Resumo dos Principais Pontos do Plano de Negócio
Ao descrever o plano, faça um breve relato com suas principais características. Procure mencionar: a) O que é o negócio; b) Quais os principais produtos e/ou serviços; c) Quem serão seus principais clientes; d) Onde será localizada a empresa; e) O montante de capital a ser investido; f) Qual será o faturamento mensal; g) Que lucro espera obter do negócio; h) Qual a lucratividade e rentabilidade esperadas; Qual o ponto de equilíbrio e em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

11 1.2 Dados dos Empreendedores, Experiência Profissional e Atribuições
Você irá informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio. Faça uma breve apresentação de seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. Pense em como será possível utilizar isso a favor do seu empreendimento.

12 Fique atento a alguns pontos como:
Escolha equivocada de sócios: analise se os objetivos dos sócios são os mesmos, tendo em vista o grau de ambição de cada um e a dimensão que desejam para o negócio; b) Divida as tarefas antes de montar a empresa; c) Defina o campo de atuação e horários de trabalho; d) Defina, com antecedência, o valor da retirada pró-labore (remuneração dos proprietários), como será feita a distribuição dos lucros e o quanto será reinvestido na empresa;

13 e) Estabeleça o grau de autonomia de cada um
e até que ponto um dos envolvidos pode, sozinho, tomar decisões; f) Determine se os familiares poderão ser contratados e quantos por parte de cada sócio. g) Sempre escolha funcionários e parceiros em conjunto;

14 h) Defina o que acontecerá com a sociedade
quando um dos sócios falecer ou não puder mais trabalhar. i) Determine um sistema de sucessão; j) Escreva todos os pontos que possam gerar atritos futuros em um contrato assinado pelos sócios.

15 Tenha claro que o que vai contribuir para a
permanência de uma sociedade é algo tão simples como o que mantém um casamento: diálogo e clareza. Conflitos são inevitáveis, o que importa é a maneira de resolvê-los. Verifique se seu futuro sócio não possui restrições cadastrais ou pendências junto a órgãos como a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda e INSS. Situações como essas podem dificultar o acesso a crédito junto a fornecedores e bancos, além de impedir o registro do negócio.

16 1.3 Dados do empreendimento
Nesta etapa, você irá informar o nome da empresa e o número de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), se a mesma já estiver registrada.

17 1.4 Missão da empresa A missão da empresa é o papel que ela desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio. Para definir a missão, procure Responder às seguintes perguntas:

18 Para definir a missão, procure responder
às seguintes perguntas: Qual é o seu negócio? b) Quem é o consumidor? c) O que é valor para o consumidor? d) O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios, comunidade, etc.

19 Veja alguns exemplos de missão:

20 Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam o
bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio.

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22 Inspirar momentos de otimismo - através de nossas marcas e ações.
Refrescar o mundo - em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo - através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença - onde estivermos, em tudo o que fizermos.

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24 Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

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26 Contribuir para o crescimento nacional, trabalhando para desenvolver atividades inovadoras e de excelência no campo do ensino e pesquisa.

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28 1.5 Setores de Atividade Defina qual é o negócio de sua empresa:
Agropecuária (negócios cuja atividade principal diz respeito ao cultivo do solo: vegetais (legumes, hortaliças, sementes, frutos, cereais, etc.) e/ou a criação e tratamento de animais (bovino, suíno, etc.). Exemplos: plantio de pimenta, cultivo de laranja, apicultura, criação de peixes ou cabras). Indústria (são as empresas que transformam matérias-primas em produtos acabados, com auxílio de máquinas ou manualmente. Abrange desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos. Exemplos: fábrica de móveis, confecção de roupas, marcenaria).

29 1.5 Setores de Atividade Comércio (são as empresas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor (comércio varejista) ou aquelas que compram do fabricante para vender para o varejo (comércio atacadista). Exemplos: papelaria, lanchonete, loja de roupas, distribuidora de bebidas. Prestação de serviços (são as empresas cujas atividades não resultam na entrega de mercadorias e, sim, no oferecimento do próprio trabalho ao consumidor. Exemplos: lavanderia, oficina mecânica, escola infantil).

30 1.6 Forma Jurídica O primeiro passo para que uma empresa exista é a sua CONSTITUIÇÃO formal. Para tanto, é necessário definir sua forma jurídica. A forma jurídica determina a maneira pela qual ela será tratada pela lei, assim como o seu relacionamento jurídico com terceiros. Poderá ser:

31 1.6 Forma Jurídica Sociedade Limitada:
Nesse tipo de empresa duas ou mais pessoas associam-se para a criação de uma pessoa jurídica, com existência e patrimônio distintos da pessoa física dos sócios. Quem exerce a atividade empresarial é a sociedade (representada pelos seus administradores), e quem responde pelas dívidas contraídas é o patrimônio da sociedade. Em síntese, a responsabilidade dos sócios é limitada. Mas cuidado! Havendo indícios de abuso ou confusão patrimonial, a personalidade jurídica pode ser desconsiderada, respondendo então os sócios e administradores pelos débitos.

32 1.6 Forma Jurídica Empresário:
É aquele que exerce individualmente e de maneira organizada atividades voltadas para a produção ou comercialização de bens e serviços, sendo obrigatório seu registro na Junta Comercial. Não há a presença de sócios e o proprietário assume integralmente a responsabilidade pelos resultados e riscos. Nesse tipo de empresa, o dono responsabiliza-se pelas obrigações da empresa, que são ILIMITADAS, isto é, o patrimônio pessoal pode ser exigido para o pagamento de certas dívidas, como por exemplo: débitos trabalhistas, com fornecedores, tributos, danos ao consumidor, danos ambientais, etc.

33 1.7 Enquadramento tributário
Basicamente, a pequena empresa pode adotar duas formas diferentes para o cálculo e o recolhimento dos impostos: Junto ao Governo Federal: o REGIME NORMAL (lucro real, lucro presumido) ou o REGIME SIMPLES NACIONAL; Junto ao Governo Estadual: ICMS (no simples Nacional já está incluso) ou Débito e Crédito; Junto ao Governo Municipal: ISS.

34 1.8 Capital Social O capital social é representado por todos os recursos (dinheiro, equipamentos, ferramentas, etc.) colocado(s) pelo(s) proprietário(s) para a montagem do negócio. No caso de uma sociedade, será preciso determinar o valor do capital que cada sócio irá investir e o seu percentual.

35 1.9 Fonte de Recursos Determinar de que maneira serão obtidos os recursos para a implantação da empresa. Para o início das atividades, o empreendedor pode contar com recursos próprios, de terceiros ou com ambos. Recursos próprios envolvem a aplicação por parte do(s) proprietário(s) do capital necessário para a abertura da empresa; Recursos de Terceiros compreende a busca de investidores ou de empréstimos junto a instituições financeiras.

36 Mas.... Atenção Embora o sumário executivo compreenda a primeira parte
do plano, ele só deve ser elaborado após a conclusão do mesmo. Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a idéia e a viabilidade de sua implantação. Informações mais detalhadas virão nas partes seguintes.

37 Procure ter em mente... O que é o negócio? Prazo de Retorno? Produtos
/Serviços? Lucro? Clientes? Faturamento? Concorrentes? Capital? Fornecedores? Localização?

38 O SEGREDO DE LUÍSA: É uma pequena novela sobre a criação de uma empresa, baseada na crença de que prazer e emoção constituem temperos imprescindíveis ao ato de aprender.

39 VISÃO CENTRAL Externa Interna Visões complementares Visões emergentes
Filion, 1991

40 Visão Emergente A idéia
“Naquela noite Luísa refletiu sobre os motivos que levariam um ser humano a mendigar restos, mesmo sendo abastado e superalimentado.” (pág.44) Visão Emergente “Foi necessária uma noite insone para Luísa amanhecer com a noção exata de um produto poderoso, famoso, mas inexistente no comércio.”

41 Uma idéia, uma paixão e um Plano de Negócios.
“Em sua vida de empreendedora ainda incipiente, configurara-se a goiabada-cascão como uma excelente oportunidade de negócios.” “Mas estava disposta a assumir todas as conseqüências dos seus atos, para percorrer o caminho que pudesse levar à sua auto-realização..”

42 Visões Complementares
Elementos de sustentação da Visão Relações Liderança Energia Visão de Mundo

43 ELEMENTOS DE SUSTENTAÇÃO DA VISÃO DE LUÍSA
“Havia decidido que, na sua aventura existencial, seus sonhos, sua visão de mundo, seu afeto, seus próprios valores seriam o ponto central.” “Gostava de si mesma e sentia-se capaz de transformar o mundo.”

44 Capital Experiência e Conhecimento na Atividade
Trinômio do Sucesso no Empreendimento Experiência e Conhecimento na Atividade Capital Perfil de um Comportamento Empreendedor

45 Características do Comportamento Empreendedor
Busca de Oportunidades e Iniciativa; Correr Riscos Calculados; Exigência de Qualidade e Eficiência; Persistência; Comprometimento; Busca de Informações; Estabelecimento de Metas; Planejamento e Monitoramento; Persuasão; Rede de Contatos; Independência e Autoconfiança.

46 “Você não pode estar falando sério...”
“Isso é crise passageira... Ainda mais quando você se der conta das dificuldades que terá com uma fábrica dessas... A começar pelo capital necessário... Onde vai arrumar dinheiro? O lugar ideal seria em Belo Horizonte..... E como ficaria o casamento? Delcídio iria concordar? O que você entende de negócios? ...que loucura: você pirou?”

47 “Já estive pensando em vários detalhes...”
Como formato, embalagem, nome da empresa... “Goiabadas Maria Amália Ltda.” “Goiabadas Maria Amália... Made in Brazil”

48 “Fernanda mordera a isca.”
Luísa respirou aliviada... “Fernanda mordera a isca.”

49 Para encerrar….

50 A Carpa

51 A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente.
Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros -- mas pode atingir três vezes esse tamanho, se colocada num lago.

52 Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca.
Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual.

53 Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, em vez de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano -- mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa.

54 Pense nisto: Existe um oceano esperando por você.

55 Boa semana para vocês!


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