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© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Apresentação em tema: "© Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade
Teoria da Atividade “A minha própria existência é atividade social.” Karl Marx © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Contexto histórico Rússia pulou do feudalismo ao comunismo Necessidade de teoria educacional em consonância com os ideais marxistas Ascenção da psicologia mecanicista © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Reflexo especular Psicologia Mecanicista Estímulo Resposta © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Mediação Psicologia Sócio-histórica Signo Significação Refração Estímulo Resposta © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Aprendizado social 1.Bebê balança braço para pegar objeto 2. Mãe traz um brinquedo próximo 3. Bebê aprende a apontar (sentido social) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

6 Do que é composta uma atividade?
Pessoas © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Análise da atividade Cuidado intensivo de bebês prematuros Photo © 2000 Vilma Vainikainen Baseado em Korpela (2004) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

8 O que elas compartilham?
Pessoas Objeto © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Porque elas fazem isso? Pessoas Objeto Resultado © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Objeto: a saúde do bebê Resultado: criança saudável, mãe feliz Photo © 2000 Vilma Vainikainen © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

11 Com que meios elas fazem?
Instrumentos Pessoas Objeto Resultado © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Quem são essas pessoas? Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

13 Características culturais da equipe
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14 Como se organizam essas pessoas?
Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Meio de coordenação entre as ações Ator Ação Instrumento Objeto compartilhado © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Sistema da Atividade Engeström (1999) Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

17 Que outras atividades estão conectadas?
Preparação / Design de Ferramentas Cuidado Intensivo Reuniões de equipe © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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O resultado de uma atividade se torna o objeto de outra Meio de conexão entre as atividades Photo © 2000 Vilma Vainikainen © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

19 Como a organização é imposta?
Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

20 Como as pessoas reagem à organização?
Instrumentos Pessoas Objeto Resultado Regras Divisão do Trabalho Comunidade © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

21 Qual o impacto da introdução de cada novo artefato nesse ecossistema?
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22 Relações sociais são complexas
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23 Mudanças se propagam em rede
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24 O que impulsiona a mudança? Seria a necessidade a mãe da invenção?
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25 Qual a necessidade de um garfo?
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26 E de uma torradeira como esta? George Watson
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27 E da água com intenção aprovada pelo Dr. Emoto?
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28 A frustração com as coisas leva ao desejo de ter novas coisas.
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Ao contrário da necessidade, desejos e frustrações não são necessariamente lógicos. Podem ser contraditórios. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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A dialética pode ajudar a trabalhar com contradições... ou confundir ainda mais! © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

31 Tudo está em constante mudança...
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32 E o que impulsiona a mudança é a contradição.
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Steve Jobs na MacWorld 2007 © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Crise no sistema Clay Spinuzzi Blackberry pessoas objeto resultado regras divisão do trabalho comunidade Botões não se adaptam aos múltiplos objetos © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

35 Teclado on-screen do iPhone
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36 Reconfiguração Clay Spinuzzi O teclado OnScreen é impreciso iPhone
pessoas objeto resultado regras divisão do trabalho comunidade O teclado OnScreen é impreciso © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

37 Perguntas para Sistema da Atividade
Qual é a atividade em questão? Quem são as pessoas? Qual o objeto compartilhado da atividade? Qual o resultado esperado da interferência no objeto? Quais são os instrumentos utilizados para transformá-lo? Como elas dividem o trabalho para fazer isso? Quais são as regras das interações? Quais são as características dessa comunidade? Que contradições estão mais tensas, prestes a disparar mudanças? Que outras atividades se conectam com essa atividade? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

38 Checklist para avaliação de artefatos numa atividade
Atende aos objetivos dos usuários? Suporta a solução de conflitos? A linguagem utilizada é adequada para a situação? É considerado importante para a atividade? Está integrado com outros recursos necessários ou desejáveis? Representa claramente a atividade que suporta? Suporta a representação/manipulação do objeto a ser transformado na atividade? O usuário pode obter vantagens significativas por se tornar um expert no uso? É capaz de evoluir junto com a atividade? Contribui significativamente para a evolução da humanidade? Kaptelini e Nardi (2008) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Tipos de contradição Física Técnica Administrativas (humana) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Método TRIZ Genrich Altshuller (1946) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Ação Situada Lucy Suchman (1988) © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

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Generalizações não resolvem contradições humanas. Aliás, não vale à pena tentar resolvê-las, pois... © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

43 Quanto mais tensa está uma contradição, mais perto está a inovação.
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Terceira Lei da dialética: mudanças quantitativas acumulam até o ponto em que há uma mudança qualitativa. A água passa do estado líquido ao gasoso após 100 ˚C. © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

45 Quer inovação? Então esquente o caldo.
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46 Investimento quantitativo
Amplie as fontes de informação Desenvolva várias idéias ao mesmo tempo Permita o aprofundamento Incentive a especialização © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

47 Investimento qualitativo
Promova encontros informais Estimule o fluxo emocional Rodízio de equipes e cargos © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

48 © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade
Inovação técnica Inovação formal Inovação social © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

49 Três fatores cruciais para a Inovação Social
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Diversidade Quanta gente estranha... © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

51 Serendipidade Finalmente encontrei alguém parecido comigo nesta granja! © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade

52 Criatividade E aí, vamos bolar um jeito de fugir daqui?
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53 Design Baseado na Atividade é uma atividade política.
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54 © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade
Dúvidas? © Professor Frederick van Amstel Ergonomia e Usabilidade


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