A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Negócios Nívea Cordeiro 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Negócios Nívea Cordeiro 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Negócios Nívea Cordeiro 2012

2 www.cordeiroeaureliano.com.br nivea@cordeiroeaureliano.com.br 2012

3 O Doidinho da Aldéia Vamos exercitar nossas habilidades empreendedoras; O que significou: O vendedor ambulante? O medo das pessoas; Os avisos. O doidinho da aldéia? O que concluímos com essa dinâmica?

4 O alvo do Empreendedor é diferente. Ele corre Riscos Calculados.

5 “Planejar é construir uma ponte entre o sonho e o possível!”
O que é planejar? “Planejar é construir uma ponte entre o sonho e o possível!” (Cássio Taniguchi)

6 Isso é planejar????

7

8 Pense Idéias nascem em nossos corações, porém para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. O plano de negócio é uma trilha e não trilho e não deve ser encarado como um instrumento rígido.

9 Conceito O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

10 Finalidade “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”

11 A elaboração do Plano de Negócios
1. Sumário Executivo 1.1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1.2. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições 1.3. Dados do empreendimento 1.4. Missão da empresa 1.5. Setores de atividade 1.6. Forma jurídica

12 A elaboração do Plano de Negócios
1.7. Enquadramento tributário Âmbito federal Âmbito estadual Âmbito municipal 1.8. Capital Social 1.9. Fonte de recursos

13 A elaboração do Plano de Negócios
2 . Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes 2.2. Estudo dos concorrentes 2.3. Estudo dos fornecedores

14 A elaboração do Plano de Negócios
3 . Plano de Marketing 3.1. Descrição dos principais produtos e serviços 3.2. Preço 3.3. Estratégias promocionais 3.4. Estrutura de comercialização 3.5. Localização do negócio

15 A elaboração do Plano de Negócios
4 . Plano Operacional 4.1. Layout 4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços 4.3. Processos operacionais e Fluxograma 4.4. Necessidade de pessoal e Organograma

16 A elaboração do Plano de Negócios
5 . Plano Financeiro Investimento total 5.1. Estimativa dos investimentos fixos 5.2. Capital de giro 5.3. Investimentos pré-operacionais 5.4. Investimento total (resumo) 5.5. Estimativa do faturamento mensal da empresa 5.6. Estimativa do custo unitário de matéria-prima, materiais diretos e terceirizações

17 A elaboração do Plano de Negócios
5.7. Estimativa dos custos de comercialização 5.8. Apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas 5.9. Estimativa dos custos com mão-de-obra 5.10. Estimativa do custo com depreciação 5.11. Estimativa dos custos fixos operacionais mensais 5.12. Demonstrativo de resultados

18 A elaboração do Plano de Negócios
5.13. Indicadores de viabilidade Ponto de equilíbrio Lucratividade Rentabilidade Prazo de retorno do investimento

19 A elaboração do Plano de Negócios
6 . Construção de Cenários Ações corretivas e preventivas 7. Avaliação Estratégica 7.1. Análise da matriz F.O.F.A. 8. Avaliação do Plano de Negócio

20 SUMÁRIO EXECUTIVO O sumário executivo é um resumo do PLANO DE NEGÓCIO.
Não se trata de uma introdução ou justificativa e, sim, de um sumário contendo seus pontos mais importantes. Nele irá constar:

21 SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; Dados do empreendimento; Missão da empresa; Setores de atividades; Forma jurídica; Enquadramento tributário; Capital social; Fonte de recursos.

22 Mas.... Atenção Embora o sumário executivo compreenda a primeira parte
do plano, ele só deve ser elaborado após a conclusão do mesmo. Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a idéia e a viabilidade de sua implantação. Informações mais detalhadas virão nas partes seguintes.

23 Procure ter em mente... O que é o negócio? Prazo de Retorno? Produtos
/Serviços? Lucro? Clientes? Faturamento? Concorrentes? Capital? Fornecedores? Localização?

24 O SEGREDO DE LUÍSA: É uma pequena novela sobre a criação de uma empresa, baseada na crença de que prazer e emoção constituem temperos imprescindíveis ao ato de aprender.

25 VISÃO CENTRAL Externa Interna Visões complementares Visão Emergente
Filion, 1991

26 Visão Emergente A idéia
“Naquela noite Luísa refletiu sobre os motivos que levariam um ser humano a mendigar restos, mesmo sendo abastado e superalimentado.” (pág.44) Visão Emergente “Foi necessária uma noite insone para Luísa amanhecer com a noção exata de um produto poderoso, famoso, mas inexistente no comércio.”

27 Uma idéia, uma paixão e um Plano de Negócios.
“Em sua vida de empreendedora ainda incipiente, configurara-se a goiabada-cascão como uma excelente oportunidade de negócios.” “Mas estava disposta a assumir todas as conseqüências dos seus atos, para percorrer o caminho que pudesse levar à sua auto-realização..”

28 Visões Complementares
Elementos de sustentação da Visão Relações Liderança Energia Visão de Mundo

29 ELEMENTOS DE SUSTENTAÇÃO DA VISÃO DE LUÍSA
“Havia decidido que, na sua aventura existencial, seus sonhos, sua visão de mundo, seu afeto, seus próprios valores seriam o ponto central.” “Gostava de si mesma e sentia-se capaz de transformar o mundo.”

30 Capital Experiência e Conhecimento na Atividade
Trinômio do Sucesso no Empreendimento Experiência e Conhecimento na Atividade Capital Perfil de um Comportamento Empreendedor

31 Características do Comportamento Empreendedor
Busca de Oportunidades e Iniciativa; Correr Riscos Calculados; Exigência de Qualidade e Eficiência; Persistência; Comprometimento; Busca de Informações; Estabelecimento de Metas; Planejamento e Monitoramento; Persuasão; Rede de Contatos; Independência e Autoconfiança.

32 “Você não pode estar falando sério...”
“Isso é crise passageira... Ainda mais quando você se der conta das dificuldades que terá com uma fábrica dessas... A começar pelo capital necessário... Onde vai arrumar dinheiro? O lugar ideal seria em Belo Horizonte..... E como ficaria o casamento? Delcídio iria concordar? O que você entende de negócios? ...que loucura: você pirou?”

33 “Já estive pensando em vários detalhes...”
Como formato, embalagem, nome da empresa... “Goiabadas Maria Amália Ltda.” “Goiabadas Maria Amália... Made in Brazil”

34 “Fernanda mordera a isca.”
Luísa respirou aliviada... “Fernanda mordera a isca.”

35

36

37 Algumas oportunidades são únicas em nossas vidas!
Por isso..... Pensem nisso: Algumas oportunidades são únicas em nossas vidas!

38 Referências SEBRAE-MG

39 Até a próxima aula!!!


Carregar ppt "Plano de Negócios Nívea Cordeiro 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google