A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Breno Pascualote Lemos (PUC-PR)‏ Dariane Cristina Catapan (PUC-PR)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Breno Pascualote Lemos (PUC-PR)‏ Dariane Cristina Catapan (PUC-PR)"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Teórica sobre as Técnicas de Reconhecimento de Passivos Ambientais no Setor Elétrico
Breno Pascualote Lemos (PUC-PR)‏ Dariane Cristina Catapan (PUC-PR) Edilson Antônio Catapan (Copel)‏ Nivalde José de Castro (GESEL-UFRJ) III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica - SISEE 18 e 19 de setembro de GESEL-UFRJ 

2 INTRODUÇÃO Objetivo: Mostrar a importância do reconhecimento dos passivos ambientais, seus critérios de identificação e valoração, através de aplicações para o setor elétrico. Contexto: Greenwashing a “roupagem verde” nos produtos Triple bottom line a empresa gera valor nas esferas econômica, social e ambiental Política ambiental remediação → prevenção

3 O PASSIVO AMBIENTAL (PA)
O PA é o custo (de difícil mensuração) proveniente da degradação ambiental gerado pela atividade produtiva, ainda externo para muitas empresas. ATIVO – PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQ. ATIVO – PASSIVO = PAT. LÍQ. - P A

4 COMO CLASSIFICAR O PA?

5 COMO VALORAR O PASSIVO AMBIENTAL?
Origens da Necessidade de Valoração dos Passivos Ambientais

6 COMO VALORAR O PASSIVO AMBIENTAL?
Através dos métodos de valoração: Diretos: atribuem valor econômico nos recursos ambientais (produção sacrificada, efeito na saúde humana, etc). Indiretos: são baseados em mercados adjacentes (valores da propriedade, diferenças salariais, custos de viagens, custo de oportunidade, etc).

7 A SITUAÇÃO NO BRIC

8 CONCLUSÃO No BRIC está ocorrendo uma série de reformas com vistas a eliminar as ineficiências, reduzir a capacidade ociosa, fomentar a inovação – com vistas a maximizar o bem-estar do consumidor. É imperativo que este processo de reformas não impute papel secundário à questão ambiental.

9 CONCLUSÃO Ao partir do reconhecimento e do cuidado com os passivos ambientais, as fontes de geração alternativas de energia e o aumento da eficiência no consumo de energia elétrica, naturalmente, ganharão espaço, na busca incessante de um mundo sustentável.

10 CONCLUSÃO O objeto central deste artigo, o passivo ambiental, é extremamente complexo, em função da questionável mensuração desta variável. Trata-se de um tema ainda muito incipiente e bastante esforço será exigido para que se chegue a uma metodologia-padrão e, assim, o cálculo deste passivo seja incorporado aos balanços corporativos.


Carregar ppt "Breno Pascualote Lemos (PUC-PR)‏ Dariane Cristina Catapan (PUC-PR)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google