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Ana Cristina Contrucci Programas de Licenciamento Microsoft

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Apresentação em tema: "Ana Cristina Contrucci Programas de Licenciamento Microsoft"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Cristina Contrucci Programas de Licenciamento Microsoft

2 Agenda Como comercializar produtos Microsoft
Visão Básica dos Modelos de Licenciamento Vantagens de cada modelo Software Assurance: o que é? O que muda nos programas de Vendas? O que muda nos produtos? Períodos Importantes Exemplos

3 Como comercializar produtos Microsoft

4 Licença É um contrato que permite a utilização de um software.
Licenciamento é um conjunto de regras e conceitos que indicam o que comprar e como comprar para cada cliente e situação.

5 Caixa – “FPP” Completa, inclui:
manuais, disquetes e/ou CDs, licença de uso, cartão de registro, etc. Pode ser adquirido por pessoas físicas ou jurídicas que necessitam do produto completo. O preço é maior e inclui mídia (disquetes e/ou CDs) e manuais.

6 OEM São produtos originais que acompanham os computadores novos ou componentes de hardware Geralmente são softwares instalados previamente pelo fabricante de hardware/ integradores Tem a mesma funcionalidade das caixas (apenas diferente embalagem) A compra é feita pela revenda diretamente nos Distribuidores Autorizados Opção mais barata de adquirir tecnologia MS Não pode ser vendida separadamente do PC ou componente de hardware

7 OPEN É uma licença de uso múltipla, ou seja, para vários usuários e não inclui mídia e manuais A licença é personalizada (nome da empresa, produto e quantidade) É mais barato que caixa, pois não inclui mídia e manuais e tem o desconto do volume É voltado para empresas que possuem 5 PCs ou mais Contrato com validade de 2 anos -> condição de compra Licença é perpétua; não expira

8 Produtos Acadêmicos: A Microsoft oferece produtos com preços reduzidos para: Estudantes com idade superior a 11 anos Instituições de ensino público ou privado de 1º e 2º grau, universidades e Faculdades (*) O produto Educacional não pode ser usado em empresas (*) Válido para Instituições com Registro no Ministério da Educação.

9 Programa de Vendas - Microsoft
FPP (Caixinha) OEM Open 6.0 Provável Cliente Empresas ou usuários domésticos que compram um volume muito pequeno (empresas com menos de 5 PCs) Empresas ou usuários domésticos que tem interesse em adquirir novos PCs Clientes que tem necessidade de adquirir mais de 5 Licenças Benefícios do Programa Grande disponibilidade de produtos através de uma extensa linha de revendedores Sistema Operacional pré-instalado e/ou outro produto que acompanha o computador novo com certificado de Autenticidade. Desconto por Volume baseado no montante da compra inicial. Oferta Licença, Atualizações (VUP, CUP, PUP, etc) Licença Licença, L&SA, SA, Windows Pro Upg, Windows Pro Upg &SA Mínimo do Pedido Inicial Não tem mínimo Open N/L: 5 licenças Open C: 500 pontos

10 Software Assurance

11 Software Assurance Nova Licença da Microsoft
Fornece direito de atualização pelo período do contrato Programas de Licenciamento por Volume (ex: Open) A Forma de vender Microsoft não muda!!

12 Por quê a mudança? Necessidade de um modelo de licenciamento mais simples, com ofertas de licenças simplificadas Futuro: software como serviço Acesso à mais atual tecnologia Microsoft de forma mais rápida, simples e econômica Maior facilidade de controle e administração do inventário de software

13 Benefícios Simplicidade e facilidade de administração
Ofertas de licenças mais simples Facilidade em determinar elegibilidade ao upgrade Serviços Disponíveis na Web para administração de licenças e histórico de compras Melhor previsão e controle Pagamentos fixos anuais (Select e Open) Licença & Software Assurance “Package” amortizado Preço mais justo Software Assurance é percentual do custo da Licença Garantia de acesso à última tecnologia Microsoft Acesso a todos upgrades e aperfeiçoamentos dos produto Key points: Removal of upgrades is obviously going to be a takeaway for some – but it also has the benefit of being simpler. Not easy or simple – but easier and simpler. Predictable payments and control over software expenditures Fair price, and a model that’s easy to understand Why are we getting rid of upgrades? In simplifying our licensing by introducing Software Assurance, we are providing customers with the ability to upgrade in one of 3 ways: Enroll in Software Assurance, through Open, Select or EA Enroll in an EA Subscription, providing non-perpetual rights Purchase standard Licenses to obtain the rights to new versions We believe we need to replace one-time upgrades with Software Assurance offerings because: One-time upgrades don’t support the stronger relationship with Microsoft that our customers have asked for and are complicated Software will evolve towards software-as-a-service, which will include a more frequent upgrade cycle More and more customers are committing to using the latest Microsoft software on an ongoing basis, choosing subscription licensing as an alternative to our traditional perpetual licenses Software Assurance provides a smooth migration to software-as-a-service and protects customers’ investments in current

14 Ofertas Licença: direitos perpétuos
Software Assurance: direitos de atualização pelo período do contrato L&SA Package: Para primeiras aquisições Windows Pro Upg: Atualização de versão, produto e competitivo a partir de 1º de Outubro Windows Pro Upg&SA: clientes que desejam adquirir o SA Key points: Software assurance is like maintenance – provides software updates and upgrades through term Annuity model: License is the ‘ticket into the annuity’ – never have to re-buy license if you keep your SA active Only available at time of purchasing license (exceptions discussed later) Pro-rated pricing – only pay for years remaining in term (specifics re: timing discussed later – basic message: always reflects remaining years, but I can buy L&SA in year 1, year 2 or even year 3. If a customer wants the benefits of Software Assurance, they have to add it at the time of purchase of the license. In other words, a customer could not purchase the license, and a year later enroll it in Software Assurance. The benefits of software assurance will last for the remainder of their enrollment term, and is priced accordingly.

15 Preços do Software Assurance
Aplicativos (+/- 3.5 anos de ciclo de upgrade) Software Assurance = 29% da Licença por ano Sistemas (+/- 3.5 anos de ciclo de upgrade) Software Assurance = 29% da Licença por ano Servidores (4 anos de ciclo de upgrade) Software Assurance = 25% da Licença por ano Key points: SA is based on percentage of license price. Annual annuity, so it’s presented as an annual price Apps & systems – 29% L; Servers – 25% L Different percentages: customers have a tendency to upgrade less frequently with servers, and we release upgrades for those servers less frequently as well. So the relative potential value of the maintenance for servers, in terms of number of upgrades, is lower. And we wanted to give our customers the benefit of that in our pricing model.

16 O que essa mudança vai afetar os programas de vendas Microsoft?

17 Características do Programa Open
Open: simplicidade, flexibilidade e descontos na aquisição de um volume mínimo de licenças Requisito para o pedido inicial de apenas 5 licenças Nenhum requisito mínimo para pedidos adicionais Nível de preço simples - nada de pontos nem de categorias de produtos Open C: maiores descontos em aquisições de maiores volumes Pedido inicial mínimo: 500 pontos por categoria de produto Nível de preço válido por dois anos a partir da compra inicial

18 OPEN 5.0 X 6.0 Open 5.0 Termo do contrato Ofertas de Licença
2 anos Ofertas de Licença Licença, PUP, VUP, CUP, UA Mínimos de Pedido Inicial Open: 5 licenças Open C: 500 pontos Pagamentos À vista ou financiamento Open 6.0 Termo do contrato 2 anos Ofertas de Licença L, SA, L&SA “Package” Mínimos de Pedido Inicial Open: 5 licenças Open C: 500 pontos Pagamentos À vista ou financiamento

19 Software Assurance no Open
Sempre ligado ao número de autorização do Open Termina quando o contrato expira Primeira aquisição: L&SA “Package” Software Assurance: disponível para recompra eopen: site de administração de Licenças: ferramenta SA

20 FPP Apenas para Servidores e Sistemas
Opção para incluir licenças FPP no Software Assurance: Apenas para Servidores e Sistemas 90 dias a partir do momento da compra da licença no varejo Software Assurance só disponível através do Open License Aplicativos Mantendo as atualizações em varejo Office XP: versões diferentes em varejo e Open License Não se pode incluir Aplicativos no Software Assurance Servidores Remoção de atualizações em 01/Outubro (exceto SBS) disponíveis em FPP Sistemas Mantendo atualizações em FPP Ferramentas de Desenvolvimento Mantendo atualizações em FPP

21 OEM Opção para incluir as licenças OEM no Software Assurance
90 dias a partir do momento da compra da Licença OEM Software Assurance só disponível através do Open Não se pode incluir Office OEM no Software Assurance

22 O que muda nos produtos?

23 Sistema Operacional Sistema Operacional FULL e Upgrade em OPEN
SA para sistemas operacionais adquiridos via OEM/Retail - 90 dias da data da compra Não haverá SA para XP Home Linux NÃO é qualificado para o Windows Pro Upg Is L for desktops a full license? - NO When can we buy Desktop OS L? – it is an upgrade, any time you qualify for the upgrades you can buy this product What are criteria for SA for desktop OS? – detailed in the product list in the system section Is the Product List still applicable? - yes XP home and SA – not offered, XP home not a Enterprise ready product VLK & Volume Licensing – Only need the one if using VL media from WWF or Select kits. Retail/OEM media will not support network installs or other items needed in a large business environment.

24 Transição do BackOffice para Core CAL
BackOffice Server e CAL substituídas por licenças individuais de servidor e CAL e o novo Core CAL, respectivamente. NÃO TEM CORE Server License, L&SA, SA With the changes of some products in the Back Office server to the per processor mode this product is changing. Also – the growth of the servers made it impracticable to put them all on a singe server, or even a few as the licensing allowed. So no one was following the licensing restrictions anyway and using it illegally. Core CAL only has the CALs for the products that are still per seat and buying the individual servers give the customer more flexibility. Core CAL will only be sold with SA since the servers do not upgrade together, so SA gives them all the upgrades no matter when they happen.

25 Core CAL Fornece direitos de acesso aos seguintes servidores:
Exchange 2000 Servidor Windows (Whistler) Servidor SharePoint Portal SMS (2.0) Os servidores devem ser licenciados separadamente Posicionamento O Core CAL substitui o BackOffice CAL O Servidor SQL continuará disponível (Servidor/CAL ou por processador) Licença Open Core CAL ou CALs individuais (Exchange CAL, SMS CAL, Windows CAL, Servidor SharePoint Portal CAL).

26 Chave de Ativação do Produto
Não será mais possível utilizar a mídia de FPP para instalação em mais de uma máquina. OPEN - mídia no ato da compra e a chave na Confirmação de Licença.

27 Períodos Importantes Jul – 30/Set 01/Out – 31/Jul 01/Aug em diante
Período de Transição Informar o cliente sobre o novo modelo Software Disponível: Atualizações e Upgrade Advantage (Decisão pelo SA ou não) Período de Bonificação Podem incluir base “atual” instalada no Software Assurance Upgrade Advantage Programa Implementado Software Assurance disponível somente para renovações Deve adquirir L&SA para novas compras Até 26/10 Promoção Upgrade Advantage

28 O que significa “ATUAL”?
Não Atual Não licenciado Exemplos: Office XP Office 2000 Windows 2000 Windows XP BackOffice 2000 Licenças de Produto para versão atual Office 97 Windows 98 BackOffice 4.5 Licenças de Produto para versão não atual Sem licença de Office Sem licença de Windows Sem licença de BackOffice Licenças não qualificadas

29 Precisa de ajuda??? Então conheça a ferramenta de Software Assurance que vai ajudá-lo a resolver as principais dúvidas com relação aos períodos…

30 “Ainda estou com dúvidas…”
Sites úteis: Atendimento Direct Access Tel: (11) Atendimento Integrador OEM Tel: (11) Atendimento ABES Tel:

31 Exemplos Práticos

32 O que é Software Assurance?
É uma nova Licença oferecida em Licenciamento por volume que oferece o direito à atualizações pelo período de validade do contrato.

33 Quais são os benefícios do Software Assurance?
Simplicidade e facilidade de administração Melhor previsão e controle Garantia de acesso à última tecnologia Microsoft

34 Em que período estamos e quais as características?
Estamos no período de Bonificação. Características principais: remoção das atualizações, clientes com base atual podem adquirir Software Assurance e Upgrade Advantage ainda disponível.

35 Se meu cliente tem o Windows 2000 Professional e quer adquirir o Windows XP. O que ofereço para ele?
Ofereça o Software Assurance que automaticamente ele atualiza para o Windows XP e ganha o direito de a atualizações pelo tempo de duração de seu contrato. DICA: Abra um novo Open para que o cliente tenha o período total de cobertura do contrato: 2 anos.

36 O Sofware Assurance vai dar direito à atualização durante o período de duração do contrato. Se um cliente Open adquire Software Assurance para Office e a Microsoft lança uma nova versão do Office. Como o cliente faz para adquirir o produto? d) Pede a mídia ao atendimento a clientes Telefone:

37 Se um cliente possui Software Assurance para Windows e a Microsoft lança o Windows XP. Quando o contrato Open terminar, qual produto o cliente terá direito de continuar utilizando? O cliente continuará utilizando o Windows XP. O Software Assurance dá direito a atualizações do produto e quando esse direito acaba, o cliente tem a Licença perpétua da versão mais nova até a data do vencimento.

38 Se um cliente atualiza seu Office em 3 anos
Se um cliente atualiza seu Office em 3 anos. Seria válido para esse cliente adquirir o Software Assurance? Por quê? Sim. Para clientes que atualizam seus produtos aplicativos em 3.5 anos ou menos, vale a pena entrar no novo modelo, já que ele não chega a pagar uma Licença completa durante esse período.

39 Meu cliente acabou de comprar Office XP.
O que posso oferecer para ele? Ofereça Software Assurance até 31 de Julho. DICA: Abra um novo Open para que o cliente tenha o período total de cobertura do contrato: 2 anos.

40 Dúvidas??


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