A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formas de comercializar Microsoft

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formas de comercializar Microsoft"— Transcrição da apresentação:

1 Formas de comercializar Microsoft
Colocar nome do apresentador Cargo do apresentador Logo do Distribuidor O conhecimento de Licenciamento é um diferencial importante perante ao cliente. Conhecendo o Licenciamento a revenda transmite segurança ao cliente e pode ajudá-lo a reduzir custos, oferecendo a melhor solução de Licenciamento. Essa palestra é extremamente importante para mostrar as opções de Licenciamento e os benefícios de cada uma e para tirar todas as dúvidas que ainda restam sobre os programas de Licenciamento.

2 Agenda Como comercializar produtos Microsoft
Visão Básica dos Modelos de Licenciamento - Software Assurance: o que é? Vantagens de cada modelo de licenciamento: qual o melhor para o seu cliente? Exemplos Nesse treinamento vamos cobrir como comercializar os produtos da Microsoft, como eles podem ser vendidos. Depois daremos uma visão dos modelos de licenciamento existentes, explicando as peculiaridades de cada um deles e o Software Assurance, modelo de Licenciamento recém lançado pela Microsoft. Explicaremos as vantagens de cada modelo e como saber qual é a melhor opção para seu cliente E, por último, daremos exemplos para deixar claro como aplicar esse conhecimento na prática

3 Como comercializar produtos Microsoft
- O primeiro passo para compreender o Licenciamento é entender como a Microsoft comercializa seus produtos, quais as formas de oferecer os software Microsoft ao seu cliente.

4 Licenciamento Definição:
Licenciamento é um conjunto de regras e conceitos que indicam o que comprar, e como comprar para cada cliente e situação. Em primeiro lugar precisamos definir o que é Licenciamento: é um conjunto de regras e conceitos que indicam o que comprar e como comprar, para cada cliente e cada situação. A Microsoft possui diferentes formas de Licenciamento para atender a necessidade dos diferentes tipos de clientes (Educacionais; usuários domésticos e empresas)

5 Licença É um contrato permite a utilização de um software
Oferece direitos perpétuos a determinado software A licença fornece direitos de uso a determinado software e esse direito oferecido é perpétuo É, juntamente com a nota fiscal, a prova de legalidade que deve ser guardada pelo cliente

6 Tipos de Licença Licença Completa
Está disponível em todos os programas de Licenciamento da Microsoft e para todos os produtos da Microsoft É o tipo de Licença que deve ser adquirido pelo cliente que não possui nenhuma versão anterior do produto Microsoft Como falado anteriormente, a Microsoft possui diferentes tipos de Licença para cada necessidade do cliente, então vamos ver quais são esses tipos: A Licença Completa (Full) está disponível em todos os programas de Licenciamento da Microsoft para todos os produtos. É o tipo de Licença para o cliente que não possui nenhuma versão do produto em questão, ou seja, é para primeiras aquisições de produtos.

7 Tipos de Licença Licença de Atualização
É o tipo de Licença que deve ser adquirido pelo cliente que já possui uma versão anterior do produto Microsoft Está disponível em caixinha e para sistema operacional apenas em Open - A Licença de Atualização (Upgrade) está disponível em caixinha e em Open apenas para alguns produtos da Microsoft. É o tipo de Licença para o cliente que já possui uma versão do produto em questão e deseja apenas atualizar esse produtos para uma nova versão.

8 Tipos de Licença Licença Upgrade Advantage (Garantia de atualização) É o tipo de Licença que está disponível apenas no programa Open Trata-se de um direito de atualização que é adquirido através de um contrato Open e é válido até o final desse contrato Pré requisito para a compra: ter uma versão anterior do produto que seja elegível ao Upgrade Advantage O Upgrade Advantage é a transição para o Software Assurance no Open – e estará disponível somente até 31 de Julho de 2002 Oportunidade: Venda UA para seu cliente no período de Bonificação e ele garante todas as versões dos produtos por até 2 anos!! A Licença Upgrade Advantage está disponível apenas no programa Open. Ela oferece direito de atualização de determinado produto. Como pré requisito é preciso que o cliente já possua uma versão anterior do produto que seja elegível ao Upgrade Advantage. O Upgrade Advantage é uma licença que está sendo utilizada como uma transição para o Software Assurance no Open. Estará disponível apenas até 31 de Julho de 2002, quando o novo modelo de licenciamento estará completamente implementado.

9 Tipos de Licença Software Assurance = Direito de Atualização Nova Licença da Microsoft Fornece direito de atualização pelo período do contrato vigente Programas de Licenciamento por Volume (ex: Open) A Forma de vender Microsoft não muda!! É, apenas, uma nova opção de atualização para seu cliente! O Software Assurance é uma nova Licença da MS que pode ser adquirida através do programa Open e fornece direitos a atualização durante o período de vigencia do contrato Open. É apenas uma nova oferta da Microsoft, mas os programas de vendas e a forma de vender Microsoft não muda.

10 Por quê criou-se o Software Assurance?
Necessidade de um modelo de licenciamento mais simples, com ofertas de licenças simplificadas Futuro: software como serviço Acesso à mais atual tecnologia Microsoft de forma mais rápida, simples e econômica Maior facilidade de controle e administração do inventário de software Com as atualizações, o controle de inventário do cliente tornava-se muito complicado; ficava difícil identificar que licenças estavam instaladas nas máquinas. O Software Assurance melhora esse controle, na medida que reduz a oferta de Licenças e a complexidade das mesmas. O SA acompanha a idéia de software como um serviço, pago como uma anualidade. Além disso, com o SA o cliente tem sempre o acesso a última tecnologia da Microsoft.

11 Benefícios Simplicidade e facilidade de administração Preço mais justo
Ofertas de licenças mais simples Facilidade em determinar elegibilidade ao upgrade Serviços Disponíveis na Web para administração de licenças e histórico de compras Preço mais justo Software Assurance é percentual do custo da Licença Garantia de acesso à última tecnologia Microsoft Acesso a todos upgrades e aperfeiçoamentos dos produto O Software Assurance garante ao cliente o acesso às últimas versões dos produtos MS Como o SA é uma porcentagem da licença, fica mais fácil prever seu custo A Administração das Licenças torna-se mais simples visto que o cliente tem apenas duas licenças na máquina ( A licença completa + o software Assurance).

12 Preços do Software Assurance
Aplicativos (+/- 3.5 anos de ciclo de upgrade) Software Assurance = 29% da Licença por ano Sistemas (+/- 3.5 anos de ciclo de upgrade) Software Assurance = 29% da Licença por ano Servidores (4 anos de ciclo de upgrade) Software Assurance = 25% da Licença por ano Os preços do SA são uma percentagem do preço da Licença. As percentagens são diferentes para os produtos Desktops e Servidores porque a MS constatou que o ciclo de compra de servidores é maior.

13 Conhecendo as formas de comercialização Microsoft
- Agora que já falamos dos tipos de Licença, vamos falar agora dos programas onde essas Licenças são oferecidas. A Microsoft tem várias formas de comercialização de Licenças.. Vamos ver mais detalhes..

14 Quais as formas de comercialização dos produtos Microsoft?
OEM:Software pré-instalado ou que acompanha computador novo FPP – “Caixinha” : produto vendido no Varejo. Completo (mídia de instalação, manual e contrato para usuário final) Open: Licenciamento por Volume (mínimo de 05 licenças de produtos Microsoft), mais barato, mídia especial para instalação em volume Software Assurance: direito de atualização dos programas adquiridos pelo período do contrato vigente (Open). Na primeira compra adquire-se o L&SA Package: pacote de Licença + Software Assurance Formas de comercialização diferentes para necessidades e públicos diferentes: OEM: Para que tem a necessidade de adquirir o harware junto com o Software. Podem ser tanto pessoa física como jurídica FPP: para quem tem a necessidade de comprar poucas unidades de software. Voltado para usuário doméstico ou empresas que precisam de 4 ou menos Licenças OPEN: para empresas que tem necessidade de adquirir software em maior quantidade (5 ou mais Licenças). Oferece uma nova forma de atualização de Software: o Software Assurance que será abordado durante a apresentação.

15 OEM São softwares e/ou aplicativos originais que acompanham os computadores novos ou São softwares e/ou aplicativos instalados previamente pelo fabricante de hardware Tem a mesma funcionalidade das caixas (eventualmente com diferente embalagem): é o mesmo produto A única diferença é que o fabricante compra da Microsoft e instala nos micros Embalagens são “multipack”: têm vários produtos É sempre a opção mais barata Mas não pode ser vendida separadamente de Hardware OEM sempre deve ser adquirido com um componente de hardware O OEM pode ser adquirido tanto por usuário domésticos quanto por empresas Forma mais barata de comprar tecnolgia MS Deve oferecer ao cliente no momento da venda da máquina. MELHOR negócio custo/benefício Multipacks só podem ser vendidos fechados de agora em diante: o contrato da caixa é da MS com o integrador, só ele pode abrir a caixa e “aceitar” o contrato

16 Legalidade dos Produtos OEM
O que garante a legalidade:  - Cliente deve ter: - CD original Etiqueta do COA (Certificado de Autenticidade) Nota Fiscal de compra do computador (com a discriminação do Software). - O EULA (Acordo de Licença ao Usuário Final) : sistemas operacionais é eletrônico e é aceito no processo de instalação do Software, portanto é ainda mais importante que o seu cliente guarde a Nota Fiscal. - Software Pré-instalado é uma das formas mais comuns de pirataria. Proteja seu cliente: ensine como diferenciar software original A legalidade de qualquer coisa no Brasil é dada pela NF de compra. No caso do SW é a mesma coisa: para estar legal o cliente deve ter uma NF de compra do SW. Se comprou jutno com um computador a NF deve ter a máquina e os SWs pre-instalados DISCRIMINADOS no corpo da NF. O COA (selo) é a garantia de que vc está comprando um produto original. Ele deve ser colado no gabinete de seu computador. Importante notar que a legalidade do software é garantida pela NF e não pelo COA. Não existe substituição de COAs. Se algum dia um cliente seu ligar para o atendimento a clientes MS ele terá que dar o numero do COA e enviar a cópia da NF – por exemplo – para solicitar nova mídia. O CD original OEM tem hologramas que contém a palavra genuíno alternando de cores. Certifique-se de lembrar seu cleinte de guardar o cd e examiná-lo ao comprar um computador que tenha um SW pré-intalado. ( DICA para os distis: é legal ter o produto OEM para mostrar aqui)

17 OEM: como vender Sistemas Operacionais :
Com um computador completo montado Com componentes não periféricos. Aplicativo (Office) ou Servidor Só podem ser vendidos com um computador completo montado IMPORTANTE: O preço do OEM não pode ser comunicado separadamente do preço da máquina (hardware) O contrato OEM sofreu uma nova alteração da Microsoft Corporation. Com o intuito de preservar o canal de revendas MS e ressaltar a diferença de preço do OEM para outras licenças porque esta licença (OEM) é destinada à quem pré-instala o software em máquinas novas, a MS delimitou a comercialização de seus produtos OEM da seguinte maneira: Sistemas Operacionais para Desktop podem ser vendidos em conjunto com um computador completo montado (com TODOS os seguintes componentes: CPU, Placa-Mãe, Disco-rígido, Unidade de Força e um gabinete) e também com componentes não periféricos. Se o SW for um Aplicativo(Office) ou um Servidor só podem ser vendidos em conjunto com um computador completo montado (vide anterior) Se for HARDWARE OEM ( mouse, teclado) o integrador deve distribuir o HW com um computador completo montado ou outro hardware de computador não-Microsoft. O integrador deve assegurar que os drivers sejam pré-instalados no computador completo montado. O suporte técnico de produtos OEM é dos integradores, pois eles são responsáveis pela pré-instalação na máquina. IMPORTANTE: oportunida é na hora da venda da máquina! Venda a solução completa para seu cliente. Aproveite para vender o produto OEM no momento da venda da máquina!!! Melhor momento oferecer ao seu cliente a tecnologia Microsoft de forma mais barata possível!!!

18 Licenciamento de Produtos OEM
Os produtos OEM, pelo fato de estarem atrelados a um determinado Hardware específico têm certas limitações em sua licença: Não é permitida a transferência de Software de uma máquina para outra Não é permitido o downgrade do produto OEM ( a não ser Windows XP Professional que permite isto) A empresa integradora se responsabiliza pelo suporte ao produto para o usuário final É importante sempre ressaltar as limitações da licença OEM: - Como é uma licença que vai pré-instalada na máquina, está para sempre atrelada àquela máquina. Se a máquina “pifar” o sw morre junto. Como é uma licença para máquinas NOVAS a idéia é sempre evoluir na tecnologia, trazer o parque instalado para uma tecnologia mais recente da maneira mais barata possível. POr isso, não aceita downgrade. A única exceção em OEM é o Windows XP Professional que aceita downgrade. O restante não aceita. Contudo, por ser uma licença original, permite ao seu cliente ter chance de atualizar-se de maneira mais barata: via Software Assurance e Upgrade Advantage Como o integrador é responsável pela pré-instalação do sw OEM, ele é tb responsável pelo suporte ao SW ( Windows) pois este está inteiramente ligado ao hardware que foi configurado. A MS dá suporte ao usuário final em Office. Além disso, como suporte às revendas temos um time de suporte técnico pronto a ajudá-los:

19 Tipos de Licença - OEM Como eu faço para atualizar o meu software OEM?
Licença Completa É o tipo de Licença que deve ser adquirido pelo cliente que não possui nenhuma versão anterior do produto Microsoft No programa OEM é oferecido apenas esse tipo de Licença Como eu faço para atualizar o meu software OEM? Como falado anteriormente, a Microsoft possui diferentes tipos de Licença para cada necessidade do cliente, então vamos quais os tipos de Licença disponíveis em OEM: A Licença Completa (Full) é o único tipo de licença disponível em OEM. É o tipo de Licença para o cliente que não possui nenhuma versão do produto em questão, ou seja, é para primeiras aquisições de produtos. E como atualizar o software OEM, já que não existe licença de atualização nesse programa?

20 OEM Para ter direito à atualização de seus produtos OEM através do “Software Assurance” você deve seguir alguns passos: Ter no mínimo 05 licenças de produtos Microsoft: Software Assurance só é disponível através do Open Incluir em até 90 dias a partir do momento da compra da Licença OEM Não se pode incluir Office OEM no Software Assurance Caso a empresa não adquira mais de 5 Licenças, é possível fazer a atualização do software através da licença de atualização em caixinha Existem duas formas de atualizar seu software OEM: O Software Assurance pode ser adquirido para sistemas e servidores OEM desde que sejam adquiridas no mínimo 5 Licenças e 90 dias após as data de compra do software OEM. Adquirido através de um novo contrato Open a garantia de atualização dura 2 anos. Caso o cliente OEM deseje comprar menos de 5 Licenças, ele pode adquirir as Atualizações via FPP.

21 FPP – “Caixa” “Completa”, inclui:
manuais, disquetes e/ou CDs, licença de uso “EULA”, cartão de registro, etc. Pode ser adquirido por pessoas físicas ou jurídicas que necessitam do produto completo. O preço é maior e inclui mídia (disquetes e/ou CDs) e manuais. A Caixa é focada para usuários domésticos ou empresas que desejam adquirir menos de 5 Licenças É chamada de FPP (Full Package Product) ou seja produto completo… O preço é mais alto pois inlcui midia e CD

22 Tipos de Licença - FPP Licença Completa
Não exige nenhuma Licença anterior Licença de Atualização É o tipo de Licença que deve ser adquirido pelo cliente que já possui uma versão anterior do produto Microsoft Em caixinha está disponível apenas para sistemas e aplicativos. Para servidores apenas a licença de atualização do SBS está disponível. Em FPP temos dois tipos de Licença disponíveis: A Licença Completa já falada anteriormente e a licença de atualização, que exige uma versão anterior do produto. Em caixinha está disponível apenas para sistemas e aplicativos. Para servidores apenas licença de atualização do SBS está disponível.

23 FPP – “Caixa” Como atualizar softwares comprados via FPP???
Você pode incluir licenças adquiridas via FPP no Software Assurance SE: Seu cliente tiver comprado FPP de Servidores e Sistemas Operacionais Estiver no prazo de até 90 dias a partir do momento da compra da licença no varejo Tiver mais de 05 licenças de produtos Microsoft: Software Assurance disponível apenas via Open Servidores Remoção de atualizações em 01/Outubro (exceto SBS) disponíveis em FPP Sistemas Mantendo atualizações em FPP Ferramentas de Desenvolvimento Mantendo atualizações em FPP Para atualizar seu software comprado na caixinha, você algumas opções: No caso de sistemas Operacionais e servidores comprados via FPP, estes podem ser colocados em Software Assurance até 90 dias da data da compra do software. Em caixinha temos os Upgrades para Aplicativos e Sistemas. Portanto Aplicativos e Servidores comprados via FPP podem ser atualizados através da Licença de Atualização em FPP.

24 OPEN É uma licença de uso múltipla, ou seja, para vários usuários e não inclui mídia e manuais A licença é personalizada (nome da empresa, produto e quantidade) É mais barato que caixa, pois não inclui mídia e manuais e tem o desconto do volume (compra mínima: 05 licenças) Voltado para empresas que possuem 5 PCs ou mais O Open é uma forma simples e flexível de adquirir software MS. Com um mínimo de 5 Licenças de qualquer produto MS, a empresa pode comprar via Open. O preço do Software em Open é mais baixo que em caixinha, já que não inclui midia e manuais e a Microsoft oferece um desconto por volume nesse programa. Open é um contrato de adesão que a empresa firma com a MS e que tem validade de dois anos. A licença é personalizada e fica disponível em um site seguro na internet: o Eopen Durante dois anos a empresa pode adquirir todas as licenças através desse contrato e com o desconto por volume. Lembrando que todas as licenças adquiridas através do Open são perpétuas. IMPORTANTE: não é necessário comprar nenhum FPP para instalar OPEN. A mídia é DIFERENTE

25 Características do Programa Open
Open: simplicidade, flexibilidade e descontos na aquisição de um volume mínimo de licenças Requisito para o pedido inicial de apenas 5 licenças Nenhum requisito mínimo para pedidos adicionais Nível de preço simples - nada de pontos nem de categorias de produtos Open C: maiores descontos em aquisições de maiores volumes Pedido inicial mínimo: 500 pontos por categoria de produto Nível de preço válido por dois anos a partir da compra inicial O Open tem duas categorias de preços: Open: focado para empresas pequenas e médias que desejam adquirir um mínimo de 5 Licenças de produtos MS Open C: focado em empresas maiores que desejam adquirir até 500 pontos por categoria de produto: como é feito esse cálculo? A MS atribuiu pontos a cada produto (por exemplo: office = 2 pontos) e quando o cliente adquire mais de 500 pontos por categoria de produto (aplicativos; sistemas ou servidores), ele é elegível ao Open C.

26 Formas de Comercialização: Open
Licença: direitos perpétuos Software Assurance: direitos de atualização pelo período do contrato Windows Pro Upg: Atualização de versão, produto e competitivo a partir de 1º de Outubro Como já vimos os tipos de Licenças comercializados pela Microsoft, veremos agora quais estão disponíveis no Programa Open. Licença completa: A licença tem duração perpétua. Software Assurance: O Software Assurance oferece direitos de atualização pelo tempo do contrato (ex: Open: 2 anos). O cliente adquire direitos perpétuos sobre todas as versões lançadas durante esse período. O único Upgrade oferecido no programa open será o Windows Upgrade, que fará Upgrade de versão, de produto e competitivo. Por último, o Upgrade Advatage, que tem o mesmo principio do Software Assurance, e estará disponível até 31 de julho para fazer a transição entre os modelos de Licenciamento. O Upgrade Advantage é ideal para clientes que se interessaram pelo Sofwtare Assurance (modelo de manutenção) mas ainda não estão com a última versão do Software. Portanto o UA atualiza o cliente e oferece direitos de atualização pelo tempo de duração do contrato.

27 Open: Faturamento Direto Como é feito?
Impostos: 4.15% Distribuidor Distribuidor Fundo AP Impostos: 4.15% Comissão Revenda Revenda O faturamento direto foi um modelo criado pela MS para fazer com que seus clientes pudessem ser diretamente cobrados pelos distribuidores ao comprar licenças MS. Ele é muito utilizado principalmente no modelo de financiamento em 5X sem juros. Dessa forma, o modelo atende muito bem revendas pequenas co dificuldade de crédito ou sem interesse em comercializar produtos. Tendo isso em vista, a MS desenvolveu este desenho de faturamento, procurando facilitar o máximo possível as vendas de nossas licenças. No novo desenho, temos uma tributação a menos ( Distribuidor para a REvenda) o que acabava por diminuir a coleta de impostos em 4.15% e a criar uma diferença nos valores de venda de nossos produtos, era como se o distribuidor estivesse se tornando uma revenda… Para continuar com a equiparação de preços, esses 4.15% foram destinados a fundo de Anti Pirataria para criarmos ações e campanhas que possam ajudá-los ainda mais a vender. E a Revenda é comissionada dentro do fat direto pelo distribuidor. 1. Mecanismo básico: faturamento do distribuidor é feito direto para o cliente. A revenda determina qual será o preço final e recebe comissão do distribuidor, calculada em função da negociação que você realizou com o cliente. 2. Limites de faturamento direto: limitamos a aprovação de pedidos via faturamento direto ao valor máximo de R$ ,00, para pedidos de Caixa e OPEN. No caso de financiamento em 5X, é válido apenas para OPEN com valores entre $ 3.000,00 (três mil Reais) e R$ ,00 (cinquenta mil Reais). 3. Taxa de 4,15% cobrada sobre o valor bruto de venda - em todos os casos de faturamento direto o distribuidor recolhe 4.15% do valor bruto de venda, a fim manter parceiros que faturam direto ou parceiros que intermediam a venda igualmente competitivos perante o cliente final. 4. Explicação da taxa de 4,15% para o Canal: "A bi-tributação é evitada, mas não é o objetivo principal do novo sistema. Essa taxa deve ser calculada com base no valor total da venda. Assim, para equilibrar revendas que preferem trabalhar no modelo tradicional com revendas que optam pelo faturamento direto, criamos uma contribuição para a Campanha de Antipirataria da ABES, que corresponde à compensação do ganho de impostos. No modelo tradicional, por causa da bi-tributação não temos esta contribuição". 5. Cálculo da comissão: determinada pela diferença entre o preço de venda para o Usuário final e o preço de compra do distribuidor, descontados impostos, taxas administrativas do distribuidor (quando houver) e taxa de 4.15%. 6. Recebimento da comissão: uma vez aprovado o crédito do cliente pelo distribuidor e fechado o negócio, o pagamento da comissão da revenda será feito. No caso do Financiamento, este pode ocorrer conforme o usuário final vai pagando as parcelas ao distribuidor (isso varia, podem ocorrer casos onde a revenda recebe de uma única vez no ato da venda). Segue link onde divulgamos a política para o canal: Impostos: 4.15% Impostos: 4.15% Cliente Cliente

28 Como funciona o eOpen Cliente Revenda Distribuidor Microsoft eOpen Site pedido Publica licenças Cliente acessa site para visualizar seu histórico de compra de licenças Como falado anteriormente, a Licença do cliente Open fica disponível em um site seguro na internet. Vamos ver como funciona o processo desde o pedido do cliente até a publicação da licença no site: O cliente faz o pedido para a revenda e esta o faz para o distribuidor. O distribuidor coloca o pedido em um sistema de compras da Microsoft e a Microsoft, no momento do processamento desse pedido, gera um número de autorização e de Licença e publica a Licença no Eopen. O distribuidor informa ao cliente o numero de autorização e o cliente acessa o site e se cadastra no eopen. LEGAL AQUI MOSTRAR A PASTINHA COM O CONTRATO QUE O CLIENTE RECEBE DO DISTRIBUIDOR AO COMPRAR OPEN!

29 Vantagem: Financiamento em 5X sem juros (Faturamento Direto em 1+4)
Financiamento para compra licenças em 5X sem Juros!!! Válido apenas para Open Valor mínimo de R$ 3,000 e máximo de R$ 100,000 Cobrança de 4.15% para Geração de Demanda e Fundo Anti Pirataria. Importante lembrar, ainda, que através da licença OPEN o cliente tem a chance de financiar em 5X sem juros o produto Isso é um SUPER apelo comercial e deve ser enfatizado

30 Vantagem: Faturamento Direto em 1+4
O Distribuidor fatura direto para o cliente final em 5 x sem juros e comissiona a revenda, conforme exemplo abaixo: Valor cotado pelo Distribuidor: R$ ,00 Valor de venda para o cliente final: R$ ,00 (A ser faturado em 5 x sem juros) Valor bruto da comissão a receber: R$ 2.000,00 (Diferença entre o valor cotado pelo ditribuidor e o preço de venda da revenda para o cliente final) Impostos sobre o valor da comissão: R$ 83,00 (4,15% do valor bruto da comissão a receber: R$ 2.000) Taxa de Antipirataria/Geração de Demanda: R$ 498,00 (4,15% do valor de venda da revenda p/ cliente final: R$ ) ________________________________________________________________________ Valor líquido da comissão a receber: R$ 1.419,00 Exemplificar como funciona o faturamento direto em Open com dados, e como é a parte de comissionamento e financiamento do produto em 5X Fonte: Criar seu exemplo e Colocar o seu Distribuidor

31 Modelos de licenciamento
FPP (Caixinha) OEM Open 6.0 Provável Cliente Empresas ou usuários domésticos que compram um volume muito pequeno (empresas com menos de 5 PCs) Empresas ou usuários domésticos que tem interesse em adquirir novos PCs Clientes que tem necessidade de adquirir mais de 5 Licenças Benefícios do Programa Grande disponibilidade de produtos através de uma extensa linha de revendedores Sistema Operacional pré-instalado e/ou outro produto que acompanha o computador novo com certificado de Autenticidade. Desconto por Volume baseado no montante da compra inicial. Oferta Licença, Atualizações Licença completa Licença, L&SA, SA, Windows Pro Upg, Windows Pro Upg &SA Mínimo do Pedido Inicial Não tem mínimo Open N/L: 5 licenças Open C: 500 pontos - Bom, esse quadro é um resumo do que vimos até agora, com cliente provável, benefícios de cada programa, oferta (tipo de Licença) e mínimo de pedido inicial.

32 Detalhes no licenciamento Microsoft que você DEVE saber
- Existem alguns detalhes no Licenciamento que são importantes no Licenciamento e que não devem ser esquecidos.

33 Sistema Operacional Sistema Operacional FULL e Upgrade em OPEN
XP Home: retirado do programa Open Linux NÃO é qualificado para o Windows Pro Upg O Upgrade de Sistema Operacional é o único upgrade que continua no programa Open. Portanto se o cliente tiver versões anteriores do sistemas operacionais (adquiridas por qualquer programa de vendas) ele poderá atualilzá-la através do Windows Upgrade via Open. A linha Home de Sistema Operacional (Windows XP Home) foi retirada do programa Open, visto que o programa é voltado para empresas e essa linha é voltada para usuários domésticos. Falamos que teremos uma licença de atualização no Open, no entanto Linux não é um software qualificado para essa oferta.. Usuários de Linux devem comprar a Licença completa.

34 Office SBE UA e Office Std
Office Small Business Edition é agora elegível ao Office Standard Upgrade Advantage (UA). O cliente pode adquirir o Upgrade Advantage de Office Std e terá direito às futuras versões do Office Standard que forem lançadas durante o período de cobertura de seu UA. - Agora, o Office SBE é elegível ao Office Std Upgrade Advantage. Ou seja, clientes que possuem Office SBE podem adquirir o UA para Office Std e terão direito a todas as versões de Office Std lançadas durante o período de cobertura de seu contrato..

35 Windows Advanced Server
Empresas que já possuem Windows 2000 Svr: podem adquirir Software Assurance do Windows 2000 Advanced Server. A Microsoft está fazendo uma promoção para clientes que desejam adquirir Windows Advanced Server e possuem o Windows 2000 Svr ou versões anteriores. Empresas que já possuem Windows 2000 Svr podem adquirir Software Assurance do Windows 2000 Advanced Server, ou seja, podem usufruir dos benefícios do Windows 2000 Advanced Server sem ter que adquirir uma nova Licença completa do produto. Já empresas que possuem versões anteriores do servidor Windows podem adquirir Upgrade Advantage do Windows 2000 Advanced Server e também usufruir do benefício do Windows Advanced Server

36 Chave de Ativação do Produto
Não será mais possível utilizar a mídia de FPP para instalação em mais de uma máquina. OPEN - mídia no ato da compra e a chave na Confirmação de Licença. A chave de ativação do produto é uma nova técnica para ativação de produtos que existe na linha XP. Ela foi criada para proteger a propriedade intelectual dos produtos Microsoft. Por esse motivo existem diferentes midias e numeros de ativação para o Open e para a Caixinha (FPP). Portanto, os clientes Open adquirem suas midias através do atendimento a clientes, pois são midias diferentes e com numeros de ativação diferentes do FPP.. Os numeros de ativação adquiridos através da caixinha não funcionam em midias Open e vice –versa.

37 Mudanças com a inclusão de SA
Jul – 30/Set 01/Out/01– 31/Jul/02 01/Aug em diante Período de Transição Distribuidores preparados para orientar as revendas Software Disponível: Atualizações e Upgrade Advantage (Decisão pelo SA ou não) Período de Bonificação Podem incluir base “atual” instalada no Software Assurance Upgrade Advantage Programa Implementado Software Assurance disponível somente para renovações Deve adquirir L&SA para novas compras - Falamos que o Software Assurance é uma nova licença da Microsoft que foi introduzida no Open em Outubro de Por esse motivo temos alguns períodos de adaptação a essa nova oferta: Tivemos o período de transição, para prepara o canal para essa nova mudança e para informar aos clientes. Tivemos o período de Bonificação, onde ainda tínhamos o Upgrade Advantage para atualizar os clientes que estão em versões anteriores e Software Assurance para os clientes que estão utilizando a versão mais atual do produto Microsoft. Desde 01 de Agosto de 2002 o programa implementado, onde os clientes terão possibilidade de comprar Licença, a Licença e o Software Assurance (caso estejam interessados na manutenção) e renovar o software Assurance já adquirido.

38 Precisa de ajuda??? Então conheça a ferramenta de Software Assurance que vai ajudá-lo a resolver as principais dúvidas com relação aos períodos… - Conheça a ferramenta que vai ajudá-lo no dia a dia a orientar o cliente. Essa ferramenta contem cenários possíveis de clientes e a solução para cada cenário em cada período (bonificação e programa Implementado)

39 O que significa “ATUAL”?
Não Atual Não licenciado Exemplos: Office XP Office 2000 Windows 2000 Windows XP Servidores 2000 Licenças de Produto para versão atual Office 97 Windows NT 4 BackOffice 4.5 Licenças de Produto para versão não atual Sem licença de Office Sem licença de Windows Sem licença de BackOffice Licenças não qualificadas - Falamos que no período de Bonificação o cliente poderá colocar os produtos em versão atual em Software Assurance. Vamos ver alguns exemplos de produtos atuais:Office XP e 2000; Windows XP e 2000 e Servidores 2000. Exemplos de produtos não atuais: Office 97; Windows NT 4 e BO 4.5 e não licenciado é o cliente que não possui nenhuma licença de produtos Microsoft.

40 Licenciamento Terminal Services
O Terminal Services possui os seguintes requisitos de licenciamento quando habilitado no modo "Application Server": Windows 2000 Server, Advanced Server ou Datacenter Server necessário para hospedar sessões Terminal Services. Uma Licença de Acesso Cliente (CAL) do Windows 2000 é necessária para acessar o Terminal Services assim como outros serviços básicos de rede/aplicação no sistema operacional Windows 2000. Uma Windows 2000 Terminal Services CAL ou qualquer licença do sistema operacional Windows 2000 necessária para rodar desktop e aplicações baseadas em Windows a partir do Terminal Services no Windows 2000 Server.

41 Licenciamento Terminal Services
Nota: O Terminal Services é licenciado por estação e não está disponível para licenciamento por servidor ou licenciamento concorrente com exceção da Licença Terminal Services Internet Connector explicada abaixo. Licenciamento do Terminal Services Internet Connector - possibilita a um número ilimitado de usuários autenticados, a acessarem um único Windows 2000 Server. Acesso anônimo por usuários da Internet não precisam de CALs.

42 Licenciamento Terminal Services
1 Lic. Office XP Win 2000 Server Terminal Services O Office é processado no Servidor e emulado na estação. 40 CALs de TS 40 CALs de Win 2000 Svr 40 Lic. Office XP Estações 486 com 40 Lic. de Windows 3.11

43 Licenciamento Terminal Services
01 CAL Win 2000 Svr Win 2000 Server Terminal Services 01 Lic.Win 98SE 01 CAL de TS 01 Lic.Win 2000 Server Não prec. CAL de TS 60 CALs Win 2000 Svr 30 CALs de TS 30 Lic.Win XP Pro 30 Lic.Win 98 SE

44 25 CALs de cada servidor do SBS
Licenciamento SBS Lic. SBS 2000 Server 01 Migration Pack (5 clients) 50 Client Addon 25 CALs de cada servidor do SBS que precise acessar 50 Lic. Windows XP Pro 30 Lic.Windows XP Pro

45 Como o cliente Open irá adquirir a mídia para o produto comprado?
Desde 15 de julho de 2002, o modelo de envio de mídias para licenças Open é: A primeira mídia (limitada a uma por contrato) continuará sendo enviada gratuitamente, mediante solicitação, ao usuário final. Caso o usuário final necessite mídias adicionais, o mesmo comprará a mídia correspondente à(s) sua(s) licença(s) a um preço único de US$25 por unidade – neste caso ela não será mais gratuita. Esse novo processo será aplicável aos seguintes tipos de mídia: Mídias para todas as licenças Open; Mídias acadêmicas (Mídia para aluno) para alunos cobertos por contratos Campus e School; Mídias adicionais para funcionários de faculdades / universidades cobertos por contratos Campus e School; Mídias adicionais para contratos Select e Enterprise. (Welcome kit, updates e comprehensive kits não estão inclusos).

46 Como o cliente Open irá adquirir a mídia para o produto comprado?
O processo consistirá nas seguintes etapas: 1.  O cliente final receberá sua confirmação de licença(s), fornecida pelos distribuidores e revendas, da mesma forma como funciona hoje. 2. Aqueles clientes que precisarem da mídia correspondente à(s) sua(s) licença(s) serão orientados a fazer uma solicitação à central de atendimento ao cliente. O número de telefone é (11) 3. A central de atendimento ao cliente cuidará de todos os detalhes da solicitação, incluindo as informações de pagamento (quando for o caso). 4. O produto será enviado diretamente para o cliente final. Qualquer participante do canal (Distribuidor, Revendedor ou Cliente Final) pode fazer solicitações através da central de atendimento ao cliente.

47 Como o cliente Open irá adquirir a mídia para o produto comprado?
   Os principais benefícios dessa modificação são: Redução do trabalho atual dos participantes do canal (Distribuidor e Revendedor). Estabelecimento de um único ponto de contato para as solicitações de mídia. Estabelecimento de um único ponto de processamento de pedidos para todas as solicitações de mídia. Possibilidade de redução dos tempos de entrega para o cliente final: o prazo de entrega na Grande São Paulo é de 48 horas após a solicitação, e até 5 dias úteis para o restante do país.

48 Exemplos…

49 Se meu cliente não possui nenhum produto Microsoft e quer adquirir dois Offices, o que eu ofereço para ele? Ofereça a Licença completa do Office através do FPP Oportunidade: veja se o cliente não tem a necessidade de mais algum outro software Microsoft.. Falta apenas 1 ponto para ele adquirir os produtos através do Open.

50 Se meu cliente está aumentando o parque de máquinas e deseja adquirir software para essas máquinas.. O que eu ofereço para ele? Ofereça Software OEM que já vem pré-instalado na máquina.

51 Se meu cliente quer adquirir 3 Windows e 2 Offices
Se meu cliente quer adquirir 3 Windows e 2 Offices. O que ofereço para ele? Ofereça os produtos através do programa Open que oferece descontos por volume.

52 Se meu cliente tem 10 Windows 2000 Professional e quer adquirir o Windows XP. O que ofereço para ele? Ofereça o Software Assurance que automaticamente ele atualiza para o Windows XP e ganha o direito de a atualizações pelo tempo de duração de seu contrato. DICA: Abra um novo Open para que o cliente tenha o período total de cobertura do contrato: 2 anos.

53 Se um cliente possui Software Assurance para Windows e a Microsoft lança o Windows XP. Quando o contrato Open terminar, qual produto o cliente terá direito de continuar utilizando? O cliente continuará utilizando o Windows XP. O Software Assurance dá direito a atualizações do produto e quando esse direito acaba, o cliente tem a Licença perpétua da versão mais nova até a data do vencimento.

54 Se um cliente atualiza seu Office em 3 anos
Se um cliente atualiza seu Office em 3 anos. Seria válido para esse cliente adquirir o Software Assurance? Por quê? Sim. Para clientes que atualizam seus produtos aplicativos em 3.5 anos ou menos, vale a pena entrar no novo modelo, já que ele não chega a pagar uma Licença completa durante esse período.

55 “Ainda estou com dúvidas…”
Sites úteis: : Novo Portal Mcirosoft para Canal! Registre-se e receba informações exclusivas por , material de treinamentos e dicas de vendas!!! Tudo em um único portal para você! Atendimento para Revendas Suporte Técnico Canal Microsoft Atendimento ABES Tel: ATENÇÃO: estes dados do novo site e do novo de atendimento a revendas estará em vigor apenas a partir de 25/02. Favor não divulgar antes!!!!!!!!!!!!!1

56 Canal Microsoft e “Nome do Distribuidor”
Aqui é interessante você promover: Sua marca: endereço do seu site, seus telefones etc PROMOCÕES: mostre as promoções que estão acontecendo no seu distribuidor : você está CARA a CARA com seu cliente: as revendas!!! Futuros treinamentos que vc venha a ter

57 O que vc pode incluir… Exercícios de Licenciamento
Dúvidas Mais Frequentes do Atendimento a Revendas ( ou imprima e entregue para as revendas) Office XP Educacional: slides apresentados


Carregar ppt "Formas de comercializar Microsoft"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google