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Profª. Maria Aparecida Carvalho Alencar

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Apresentação em tema: "Profª. Maria Aparecida Carvalho Alencar"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Maria Aparecida Carvalho Alencar
Gestão Escolar Profª. Maria Aparecida Carvalho Alencar

2 Bom Dia!

3 Agilidade para se deslocar para as atividades de grupo;
ACORDO DIDÁTICO Pontualidade; Assiduidade; Agilidade para se deslocar para as atividades de grupo; Cumprimento das tarefas/participação; Autonomia e disciplina para estudar; Assinatura da folha de frequência; Desligar o celular.

4 DE QUE TRATAREMOS Democratização da Educação
Função Social da Escola e gestão O que é gestão Dimensões da gestão escolar Gestão Democrática na Legislação Gestão Democrática nos Sistemas de Ensino Instrumentos de Gestão Democrática

5 O Brasil Revelado Brasil é um país muito rico em recursos naturais,
mas apresenta um desempenho educacional vergonhoso. 53° lugar entre 65 países avaliados; Altos índices de analfabetismo; Repetência; Abandono; Evasão; Distorção idade-série do ensino básico.

6 Um dos grandes – se não o maior do fracasso escolar no Brasil é a precariedade do processo de alfabetização na idade correta e a fragilidade da aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental. Superar esses problemas na fase inicial da vida escolar é condição primeira para se elevar a qualidade da aprendizagem nas séries subsequentes. Revelação das avaliações oficiais: Mais de 50% de alunos de 5º ano não sabem ler nem escrever ; Cerca de 56 bilhões são gastos anualmente com a má gestão Consequências : perpetuação do ciclo de pobreza e analfabetismo; Solução : atuação dos profissionais apoiados por lideranças competentes : GESTÃO.

7 Reflexão: A Escola é capaz de resolver os problemas da sociedade?

8 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ATIVIDADE
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, indique se as proposições são falsas ou verdadeiras: ( ) A proposta pedagógica é uma incumbência da escola, sendo a responsabilidade de sua elaboração uma tarefa exclusiva da direção. ( ) O rendimento e a frequência das crianças devem ser informados aos pais. ( ) O cumprimento do plano de trabalho dos professores é uma tarefa a ser administrada pela escola e pelas Secretarias da Educação. ( ) A integração entre a escola e a comunidade é um dispositivo importante a ser considerado pelo estabelecimento escolar. ( ) A administração financeira e de pessoal também é uma incumbência a ser compartilhada com o sistema pela escola.

9 O QUE É GESTÃO ESCOLAR RESPONSABILIDADE do diretor da escola, cujo objetivo é estabelecer a unidade e integração de todas as ações do estabelecimento de ensino, de modo que se concentrem na formação e aprendizagem dos alunos. UNIDADE INTEGRAÇÃO FOCO EM RESULTADOS

10 FUNDAMENTOS E PRINCIPIOS DA EDUCAÇÃO E DA GESTÃO EDUCACIONAL
O sentido da educação na sociedade atual O papel da escola na promoção da formação e aprendizagem dos alunos As determinações da legislação nacional para a realização da educação Constituição Federal LDBEN Plano Nacional de Educação Diretrizes curriculares As mudanças sociais e os desafios apresentados a educação O significado e o papel da gestão escolar As dimensões da gestão escolar

11 DIFERENÇAS ESSENCIAIS uma questão paradigmática...
GESTÃO ADMINISTRAÇÃO Enfoque sobre o todo e sua efetividade global. Enfoque sobre as partes e sua

12 Aprendizagem – Rotina escolar – Ensino – Política Educacional
Ampliar as competências de todos os envolvidos é fundamental para a construção dessa nova cultura de gestão. Compete ao gestor articular recursos e conhecimento para que as ações conjuntas viabilizem o objetivo final da educação, que é o pleno desenvolvimento do estudante. CAPACITAÇÃO INTERVENÇÃO

13 INDICADORES DE QUALIDADE DA ESCOLA. O QUE DIZEM AS PESQUISAS
FOCO NA APRENDIZAGEM LIDERANÇAS EDUCACIONAL FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA APOIO DA COMUNIDADE E DOS PAIS CLIMA E CULTURA ESCOLAR EDUCATIVA PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ATIVO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO CONTÍNUO SUPERVISÃO DE PROFESSORES AMBIENTE FÍSICO ESTIMULANTE

14 DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR
Fundamentação e princípios da educação e gestão escolar Planejamento e organização do trabalho escolar Monitoramento de processos e avaliação de resultados educacionais Gestão de resultados educacionais Gestão democrática e participativa Gestão de pessoas Gestão pedagógica Gestão administrativa Gestão do clima e cultura escolar Gestão do cotidiano escolar

15 Que significa exatamente gestão democrática?
Participação democrática; consciência, conhecimento e esclarecimento nas decisões; compromisso coletivo; resultados efetivos e significativos. Definição de gestão de acordo com o IAS – articulação de conhecimentos e de recursos humanos, materiais e financeiros com foco em resultados.

16 OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO
Gestão democrática da escola: Acolhimento da norma. Concepção de autonomia – delegada e efetivamente construída na escola. Democracia e eleição. O direito a novos direitos - Permanência do aluno na escola/acesso à educação básica e ensino de qualidade: atributo da gestão democrática do ensino. Democracia supõe participação dos iguais. Formação comum para o exercício da cidadania, progredir no trabalho e em estudos posteriores. Efetividade das normas legais e realização da justiça: participação e atribuição de responsabilidades.

17 OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO
Conhecer os seus alunos: um dos princípios da gestão democrática – a equipe gestora precisa dar conta disto. Direito à educação – supõe obrigatoriedade de freqüência. Como articular a ação de pessoas? Articular ações no espaço público e construir ações: democráticas – acolhimento da lei participativas – atividades em equipe Promover processos de gestão: com autonomia – formulando objetivos com solidariedade – reconhecendo diferenças

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20 Art. 206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II- liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III- pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas; IV- gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V- valorização dos profissionais de ensino, garantindo, na forma da lei, planos de carreiras para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso, exclusivamente, por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela união; VI- Gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII- garantia de padrão de qualidade.

21 Art. 14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as sua peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II- participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Art. 15 – Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

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23 Pensar estrategicamente é proteger o futuro a partir do presente
BONS RESULTADOS EFETIVIDADE EFICÁCIA EFICIÊNCIA O Sucesso de ação ou Ações exigem uma sucessão de processos gerando um verdadeiro ciclo virtuoso: Diagnóstico (coletar, consolidar, cruzar e ler informações); Planejamento (prioridade, responsáveis, cronograma, viabilidade e recurso); Execução – Acompanhamento (sistemática - presencial ou distância); Avaliação (identificar em tempo hábil as ameaças para as intervenções); Novo diagnóstico; Replanejamento. Pensar estrategicamente é proteger o futuro a partir do presente UNIDADE DE TRABALHO

24 COMO ESTIMULAR AÇÕES INOVADORAS, CAPAZES DE MODIFICAR O AMBIENTE DE FORMAÇÃO E TRABALHO NAS ESCOLAS?
As ações imbuídas de valores e procedimentos democráticos contribuem para superar obstáculos. Desenvolver a organização das escolas e estimular a formação de liderança. Desenvolver novas estratégias de organização dos tempos e do trabalho nas escolas. Ações inovadoras e promoção de lideranças nas escolas. Relações sociais e situações de trabalho nas escolas. Função social da escola: promover mudanças para a superação de uma sociedade desigual. Habilidade: Diagnosticar situações-problema e formular alternativas

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27 Mãos dadas Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mão dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, Não direi os suspiros, ao anoitecer, à paisagem vista da janela, Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

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29 Competências para a gestão
MOBILIDADE PROATIVIDADE CRIATIVIDADE EFETIVIDADE EFICIÊNCIA EFICÁCIA CONHECIMENTO HABILIDADE ATUALIZAÇÃO ARTICULAÇÃO Gestores não nascem prontos, mas são frutos de um processo de formação que requer compromisso pessoal para a aquisição e ampliação de conhecimentos gerais e habilidades específicas.

30 As 10 competências para o século 21
O IAS destacou um grupo de 10 competências que considera estruturantes para que o ser humano do século 21 possa exercer plenamente sua emancipação intelectual, social e afetiva. Essas competências estão diretamente relacionadas a quatro dimensões fundamentais da essência humana – conhecer, fazer, conviver e ser.

31 DEFINIÇÃO DA COMPETÊNCIA
DIMENSÕES COMPETÊNCIAS DEFINIÇÃO DA COMPETÊNCIA SER AUTONOMIA Saber fazer escolhas e tomar decisões acerca de questões pessoais e coletivas, fundamentadas no autoconhecimento e em seu projeto de vida, de forma responsável e solidária. FAZER GESTÃO DA INFORMAÇÃO Acessar, selecionar, processar, transmitir e compartilhar informações, em contextos e mídias diversas. GESTÃO DE PROCESSOS Planejar, executar e avaliar os processos de aprendizagem, trabalho e convivência. CRIATIVIDADE Fazer novas conexões a partir de conhecimentos prévios, trazendo contribuições de valor para si mesmo e para o mundo. CONHECER RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Mobilizar-se diante de um problema, lançando mão de conhecimentos e estratégias diversos para resolvê-lo. CURIOSIDADE INVESTIGATIVA Ter interesse e persistência para explorar, indagar, experimentar, aprender e reaprender sobre si, o outro e o mundo. PENSAMENTO CRÍTICO Analisar, relacionar e sintetizar ideias, fatos e situações, assumindo posicionamentos fundamentados. CONVIVER COLABORAÇÃO Atuar em sinergia e responsabilidade compartilhada, respeitando diferenças e decisões comuns. COMUNICAÇÃO Compreender e fazer-se compreender em situações diversas, respeitando os valores e atitudes envolvidos nas interações. LIDERANÇA Mobilizar e orientar as pessoas em direção a objetivos e metas compartilhados, liderando-as e sendo liderado por elas.

32 Construção do perfil do gestor
Mobilidade para construir as competências de: Gestão de informação; Gestão de processos; Criatividade; Resolução de problemas; Comunicação; LIDERANÇA.

33 LIDERANÇA “ A única definição de líder:aquele que tem seguidores”
Peter Drucker “O líder é alguém especial que conduz, convence e obtém resultados”.

34 Que precisamos saber sobre liderança?
Está nas pessoas e não nos postos que ocupam; É capaz de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente em busca de objetivos identificados como sendo para o bem comum do grupo; Desperta confiança nos liderados(as); Nem sempre está ligada ao poder; É ouvinte, articulador e estrategista; É servir e servir não significa fazer o que os outros querem, mas o que os outros precisam para serem responsáveis; Ter autocontrole e determinação, sem deixar de ser flexível.

35 O trabalho de tratar os outros com bondade, de ouvir ativamente, de ter e expressar consideração, de elogiar, de reconhecer, de estabelecer o padrão, de deixar claras as expectativas, de dar às pessoas condições para manterem o padrão estabelecido – isto é de fato uma missão diária. Liderança não é estilo, mas sim essência, isto é, caráter.

36 Trabalho Final O que aprendi O que acrescento O que preciso aprofundar

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