A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza
Complexo Regional Centro-Sul Aspectos naturais Diferentes regiões Atividades econômicas Prof. Jeferson C. de Souza

2 Quais são as semelhanças para que o Centro-Sul seja caracterizada como uma região?

3 O complexo regional do Centro-Sul
parque industrial mais desenvolvido e diversificado; abriga grandes empresas nacionais, transnacionais e financeiras, detém uma grande produção industrial e uma eficiente rede de transportes. se registram as maiores rendas e os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil.

4 Quais destes domínios não tem na região Centro-Sul?

5 Paisagens Mares de Morros
clima é o tropical úmido, 1.200/2000 mm/a; Chuvas mais concentradas no verão mTm- chuvas orográficas mEc- chuvas de convecção mPc- chuvas frontais de inverno Temp. em torno de 25°C relevo acidentado incidência de planaltos, serras e morros que sofreram desgastes erosivos; Origem endógenas. São jovens ou antigas??? Vegetação floresta tropical (Mata Atlântica) Ombrófila Densa e latifoliada desde o RS até o RN Observe a diferença para o Nordeste!!!

6 Domínio do Cerrado vegetação de Cerrado O relevo
árvores tortuosas de pequeno porte, raízes profundas, cascas e folhas grossas, Tropófila (adaptada a variação de umidade) Sujeita a fogo sazonal O relevo planaltos e chapadas sedimentares. Fogo natural ou antrópico

7 Domínio do Cerrado O clima é o tropical semi- úmido Solos
uma estação muito seca, qual? outra estação chuvosa , qual? entre 18º C em locais de serra e 28º C na maior parte do território. Solos Profundo e pobres são ácidos- correção para plantio nos estados de GO, MT e MS, oeste de SP e MG; Temperatura média em Goiânia? Obs. É o domínio mais ameaçado do Brasil!!!

8 Domínio das Araucárias
Relevo Planaltos subtropicais mais elevados superiores a m; Clima subtropical transição entre o clima tropical e o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos estações do ano bem marcadas; grandes amplitudes térmicas anuais; chuvas distribuídas durante todo o ano - acima de 1250 mm anuais; temperatura média anual em torno de 18 ºC. Solo Fértil, terra roxa

9 Domínio das Araucárias
Vegetação Mata de araucárias ou Mata Atlântica Mista formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro. formato de guarda-chuva invertido (retenção de umidade e sustentação de precipitação nival); aciculifoliada (folhas duras e pontiagudas em formato de agulhas/espinhos); árvores separadas por sexo (machos e fêmeas); pinhões que alimentam os animais de pequeno porte.

10 Domínios das Pradarias
vegetações herbáceas rasteiras e gramíneas relevo relativamente plano, suavemente ondulado Coxilhas sobre formações graniticas. Clima Subtropical

11 a) estende-se, principalmente, para o Nordeste do país.
(PUCRJ) Os diversos domínios climato-botânicos brasileiros são multilocalizados, regionalmente. FONTE:  Considerando-se a presença do Cerrado no território nacional, afirma-se que esse domínio: a) estende-se, principalmente, para o Nordeste do país. b) cresce, há cada ano mais, na macro-região Sul. c) limita-se à macro-região Centro Oeste. d) inexiste na macro-região Nordeste. e) é expressivo no Sudeste brasileiro.

12 (PUCRJ) Em relação às florestas tropicais úmidas é correto afirmar que:
 a) se localizam nas mais altas latitudes do planeta. b) são constituídas de baixa a média biodiversidade. c) são os ecossistemas mais bem preservados da Terra. d) têm uma composição de flora dominantemente latifoliada. e) reduzem a umidade do ar através da evapotranspiração.

13 (FATEC) Analise o mapa a seguir.
A zona sombreada no mapa representa a área típica de ocorrência de uma vegetação do país. Essa vegetação corresponde a) aos Cerrados. b) à Mata Atlântica. c) à Floresta Temperada. d) à Mata das Araucárias. e) às Pradarias ou Pampas.

14 a) A (I) – B (II) – C (III) b) A (II) – B (III) – C (I)
(UFRGS)  Observe o mapa de climas do Brasil e os três climogramas que seguem. Assinale a correspondência correta entre as localidades A, B e C assinaladas no mapa e os climogramas I, II e III. a) A (I) – B (II) – C (III)  b) A (II) – B (III) – C (I)  c) A (III) – B (I) – C (II)  d) A (II) – B (I) – C (III)  e) A (III) – B (II) – C (I) 

15 (FEI) Para responder à questão, observe o mapa do Brasil a seguir: A área escura do mapa corresponde: a) ao Aquífero Guarani. b) à região do Brasil onde predomina a pecuária intensiva. c) ao Planalto Central brasileiro. d) ao Bioma do Cerrado. e) às áreas de sertanejas com clima semi-árido.

16 (ESPM) Para responder a essa questão, considere o texto, a imagem e o mapa a seguir:   O que se faz necessário é modificar a forma como a sociedade se relaciona com a natureza, rever as opções que ela fez e atribuir novos paradigmas para o desenvolvimento que leve em consideração o meio ambiente e o bem-estar de toda a população.   (Carta Escola, agosto 2009.)

17 O texto é uma crítica ao modelo ocidental de desenvolvimento e se relaciona com a cena demonstrada na imagem, junto à região identificada com o número, a) I, onde a expansão da soja no cerrado compromete a fauna e a flora. b) II, onde a expansão das fronteiras agrícolas no nordeste brasileiro substituiu a mata nativa de xerófilas e atraiu espécies animais de outras partes do Brasil. c) III, onde a exploração madeireira nas escarpas da Serra do Mar provocou, além da destruição da floresta, a extinção de espécies como a retratada na imagem. d) IV, onde o desmatamento em curso no Pantanal coloca esse patrimônio da humanidade em permanente risco e, consequentemente, a riqueza de sua fauna. e) VII, onde a Floresta Amazônica pode virar um território de savanas e comprometer o habitat de espécies endógenas.


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google