A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza
Regionalização do Mundo: 1. Primeiro, segundo e terceiro mundos 2. Desenvolvido e subdesenvolvidos 3. Norte e Sul 4. Centro e periferia 5. IDH Prof. Jeferson C. de Souza

2 Diferentes forma de regionalizar o mundo
Depende do critério utilizado. Em geral são utilizados os seguintes critérios: Políticos; Econômicos e sociais; Industrialização e dependência econômica e militar; Desenvolvimento Humano; Entre outros...

3 Diferentes “mundos”!!! P. 44 Que países são estes marcados, diferentes dos seus vizinhos?? Primeiro Mundo: países capitalistas e desenvolvidos economicamente (economia de mercado onde o governo interfere o mínimo possível); Segundo Mundo: Países socialistas e com economia planificada (o governo planejando o que e onde deve ser produzido); Terceiro Mundo: países capitalistas menos desenvolvidos economicamente, dependentes economicamente dos capitalistas ricos.

4 Por que esta definição (primeiro, segundo e terceiro mundo é considerada ultrapassada?
Representava uma divisão política!!! Pós Guerra Fria, o mundo em diferentes mundos!!!

5 Conforme aspectos econômicos –p.42
Desenvolvidos possuem um grande crescimento econômico e industrial boa qualidade de vida, como saúde, preocupação com os idosos, acesso ao conhecimento, a cultura, segurança, boa renda pra maioria da população etc., Subdesenvolvidos possuem características inversas, como não oferece boa condição de vida à sua população, economia dependente, grande concentração de renda, educação deficiente assim como a saúde.

6 Em Desenvolvimento ou Emergentes
Bandeiras de quais países? BRICS!!! P.61

7 Caiu no ENEM!!! O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta. ALLAN, R. Crise global. Disponível em: Acesso em: 31 jul Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. B) possuem base tecnológica mais elevada. C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados. D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global. E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

8 O Brasil é central ou periférico?
Os países pobres (periféricos) grande número de países que possuem menor desenvolvimento econômico, tecnológico e forte dependência em relação aos países centrais. Os ricos (centrais): exercem dominação econômica, financeira, tecnológica e militar sobre as periferias. O Japão exerce uma supremacia econômica e política, enquanto a Rússia exerce uma supremacia militar; O Brasil é central ou periférico?

9 Por que o Pinguim não encontra o Urso?
Após décadas de Guerra Fria, o enfrentamento ideológico entre Socialismo e Capitalismo (Leste x Oeste) perdeu espaço para a disputa econômica entre Ricos e Pobres (Norte x Sul) Por que o Pinguim não encontra o Urso? Qual é o tipo de divisão entre eles? Cite países que estão no hemisfério Norte Geográfico, mas são considerados do Sul. E o contrário.

10 Utilizam como fatores para esta regionalização o grau de industrialização e a dependência econômica externa. Norte: apresentam um crescimento econômico (produção de bens e serviços), acompanhado de melhoria do padrão de vida da população. Sul: predomínio de atividades agrícolas, com baixo grau de industrialização, com economias instáveis (crises) dependência de importações (alta tecnologia) e capital estrangeiro. Caracterizado pela subordinação econômica, política e cultural dos países desenvolvidos.

11 Vestibular!!! (UFAM) Na passagem da década de 80 para a de 90, com o final da oposição entre o socialismo e o capitalismo, emergiram conflitos de interesse fundamentalmente econômico entre países capitalistas desenvolvidos e países capitalistas subdesenvolvidos. Trata-se da oposição: a) Leste e Oeste                       b) Norte e Sul c) Ocidente e Oriente              d) Bipolar e) Não-alinhada

12 IDH- p /

13 O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano),
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), * divulgado anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) * avalia o nível de desenvolvimento das nações, O índice varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, melhor) e engloba três dimensões fundamentais do desenvolvimento humano: conhecimento (mensurado por indicadores de educação), saúde (medida pela longevidade) padrão de vida digno (medido pela renda).

14 Dimensões Não mais o PIB, por quê?
Subíndice longevidade foi o único que não mudou e continua sendo medido pela expectativa de vida ao nascer. Subíndice de educação: média de anos de estudo da população adulta (25 anos ou mais) e o número esperado de anos de estudos . Subíndice de renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita Não mais o PIB, por quê? Pense nos incentivos do governo aos estudantes!!!!

15 E o Brasil??? Anos Esperados de Escolaridade 13,8 anos

16 Tendo em vista o contexto em que
(UFF) Considerada a mais dura competição de automobilismo do mundo, o Rali Dacar (anteriormente Paris-Dacar) vem sendo realizado desde 1979[...] A participação africana tem sido extremamente reduzida, a não ser pelos exuberantes cenários desérticos e semiáridos do continente. CONTEMPLAÇÃO - Um nativo observa o Nissan [...]atravessar o deserto durante a sétima etapa do rali Granada-Dacar. Folha de São Paulo, 09/01/1999. Tendo em vista o contexto em que se realiza essa competição e com base na fotografia, pode-se afirmar que a posição da África no mundo contemporâneo, em relação a outros continentes, é mais claramente evidenciada pelo predomínio dos seguintes aspectos:  a) desequilíbrio ambiental e ascensão militar. b) marginalização econômica e atraso tecnológico. c) reestruturação produtiva e decadência cultural. d) instabilidade política e uniformidade étnica. e) dependência financeira e estagnação industrial.

17 (UECE) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia.  Para responder considere os itens: As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens a) I, III e V. b) I, II e IV. c) I, II e V. d) II, III e V.

18 Livro, p.335

19 Livro, p.336 Analise por continentes!!!

20 IPH- Índice de pobreza Humana
Revela pessoas que sofrem carências em quatro dimensões: A Longevidade; O conhecimento; A provisão econômica A inclusão social IPH-2 60 anos Analfabetos funcionais Menos da metade da média Desemprego a mais de 12 meses

21 Tema! Ler o texto e responder questões – p. 61


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google