A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza

Cópias: 1
Prof. Jeferson C. de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza
O AR EM MOVIMENTO circulação do ar pressão atmosférica tipos de ventos Massas de ar e frentes água na atmosfera tipos de chuvas p. 262 em diante Prof. Jeferson C. de Souza

2

3 Se você fosse saltar de Asa Delta, qual horário escolheria, pela manhã, ou final de tarde? Por quê
O campeonato inicia às 11h ... Mas os saltos, somente quando tiver condições... Morro da Borússia, Osório/RS

4 Por que o ar se movimenta na atmosfera?
Se movimenta pela diferença de pressão, quanto maior for a diferença, maior será a intensidade. * Mas, o que é a pressão?

5 Em qual cidade a pressão atmosférica é maior?
E no futebol, faz alguma diferença? É o peso do ar sobre a superfície, portanto quanto maior for a altitude, menor será a pressão. Também varia de acordo com a umidade e a temperatura

6 Qual será o sentido do deslocamento do ar?
O ar sempre se desloca da Alta Pressão (AP) para a Baixa Pressão(BP) Ventos- horizontal Vertical- Corrente de convecção Obs. O ar sempre se desloca das áreas mais frias –AP- para as áreas mais quentes - BP

7 Circulação geral da atmosfera!!!
Ventos tropicais = Alísios O ar se desloca dos polos (seco e frio), recebe insolação e ganha umidade no deslocamento, quando chega no equador já esta úmido...

8 Qual é a diferença entre a corrente ascendente e a descendente?
*Ventos Alísios- da AP (30°) p/ BP 0° O que acontece no encontro das massas de ar? As zonas de BP são mais úmidas ou secas? As zonas de AP são mais úmidas ou secas? Por quê?

9 V E N T O S O vento é o ar em movimento e resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas. Ao deslocarem-se (das altas para as baixas pressões), os ventos são desviados da sua trajetória. Chama-se a este desvio o Efeito de Coriólis. Se os ventos se deslocarem no hemisfério Norte, sofrem um desvio para a direita. Se os ventos se deslocarem no hemisfério Sul, sofrem um desvio para a esquerda. Por que existe O EFEITO CORIÓLIS?

10 O que acontece quando os ventos alísios (norte e sul) se encontram
O que acontece quando os ventos alísios (norte e sul) se encontram? Onde eles se encontram? ZCIT: Zona de Convergência Intertropical- assemelha-se a um cinturão com movimentos convectivos, onde formam as nuvens e precipita. O ar seco é exportado para as latitudes médias formando as AST- Altas subtropicais. * Logo, as zonas de “AST” são secas ou úmidas?

11 (UESPI) A figura a seguir está representando um importante fenômeno climático. Assinale-o.
a) A formação de ciclones extratropicais. b) A gênese das chuvas frontais. c) A origem da Zona de Convergência Intertropical. d) A dispersão de uma frente fria. e) A formação de chuvas orogênicas.

12 Ventos periódicos: Monções - devido à terra se aquecer e resfriar mais rapidamente que a água.
1. no verão, o continente está mais quente que a água do mar, o ar quente que está sobre a terra tende a subir; 2. um ar vem do mar para ocupar o lugar do ar ascendente; 3. os ventos úmidos que sopram do mar, que ao atingir as montanhas, resfria e provoca sua condensação e precipitação. Durante o inverno, a terra se arrefece rapidamente, mas a água do mar retêm o calor por mais tempo. Ao subir, o ar quente sobre o oceano forma uma zona de baixa pressão e produz uma brisa que sopra da terra para o mar.

13 Ventos periódicos ou diários: Brisas
1. O Sol aquece a água de maneira desigual. Sobre os mares e lagos, a maior parte da energia é consumida na evaporação ou é absorvida pela água. O ar não é muito aquecido. 2. A terra, no entanto, absorve metade do calor que a água absorve, porém evapora menos. Assim, o ar sobre a terra recebe mais calor do que o ar sobre a água. 3. O ar aquecido expande e fica mais leve. Isso começa a acontecer logo após o nascer do sol. O ar sobre o mar não se esquenta rapidamente e permanece mais pesado do que o ar da terra. 4. À noite ocorre o inverso. O ar da terra esfria mais rapidamente e, durante um certo tempo, a brisa sopra em direção do mar.

14 Massas de ar e frentes Grandes volumes de ar que apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura, pressão e umidade, e se deslocam pela superfície terrestre. Como elas se deslocam?

15 *Quais são as massas de ar dos círculos?
Massas equatoriais ocorre nas baixas latitudes (ZCIT) Quentes e úmidas mEm- marítima mEc- continental Massas tropicais Ocorre próximas aos trópicos (25° e 30°) mTm- marítima bastante úmidas; mTc- continental são secas. Massas polares Ocorre próximo aos polos em latitudes superiores a 50 mPc - continental é mais fria e mais seca; mPm- é mais úmida. *Quais são as massas de ar dos círculos?

16 E as frentes??? (UFAL) A imagem de satélite a seguir mostra a ação de um importante sistema atmosférico que age sobre o Brasil e que está indicado pela seta. Assinale-o. a) Convergência Intertropical b) Ciclone Extratropical c) Massa Equatorial Continental d) Frente Polar Atlântica e) Onda de Leste.

17 ENEM!!! Que fator interfere na umidade do ar?
Umidade relativa do ar é o termo usado para descrever a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. É definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma temperatura e pressão quando está saturada de vapor, isto é, com 100% de umidade relativa. Que fator interfere na umidade do ar? E quando o ar fica saturado? ENEM!!!

18 Mas, por que chove? Conforme aumenta a condensação e o tamanho da gotícula; Podem ocorrer em três tipos: Frontal: encontro de frentes de duas massas de ar; Convecção: evaporação e ascensão do ar, resfria e condensa- precipita; Orográfica: nuvens encontram uma barreira orográfica, ganham altitude, resfriam , condensam e precipitam em um lado do relevo, no outro lado, ar seco

19 Os desenhos representam qual tipo de chuva? Por quê?
Frontal: Convecção: Orográfica:

20 Chuvas Frontais Quando duas massas com temperatura e pressão opostas e proporcionais se encontram ocorre a condensação do vapor e a precipitação da água em forma de chuva. Comum no litoral nordestino e no Rio na região Sul.

21 Chuvas Orográficas Ocorrem quando uma massa de ar encontra uma barreira natural (montanha). Ganha altitude, onde pode ocorrer a queda de temperatura e a condensação do vapor. Comuns no litoral brasileiro.

22 Chuvas Convectivas Ocorrem devido a ascensão (subida) do ar contendo muito vapor d`água, e que, ao ganhar altitude, entra em contato com as camadas frias e sofre condensação e posterior precipitação. O ar quente e úmido sobe e desce frio e seco.

23 (UFAC) De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem três tipos de chuvas: frontal, orográfica e convectiva A chuva demonstrada na figura é do tipo: a) Frontal – O contato entre as massas de ar forma uma faixa de instabilidade, onde ocorrem as chuvas. b) Orográfica – barreiras no relevo levam as massas de ar a atingir grandes altitudes. c) Convectiva – O ar fica mais denso, desce frio e seco para a superfície e inicia novamente o ciclo convectivo. Após a precipitação, o céu fica claro novamente. d) De verão ou convectiva – O ar mais próximo da superfície terrestre se aquece e ascende na atmosfera ao atingir camadas mais frias da troposfera. Geralmente são chuvas torrenciais de curta duração acompanhadas de raios e trovões.

24 (UPE) A fotografia reproduzida a seguir mostra, com muita clareza, um importante fenômeno investigado pela Geografia Física. Assinale-o. a) Formação de ciclones tropicais nas Antilhas b) Gênese de chuvas frontológicas nas áreas de exceção. c) Formação de precipitações por imposição orográfica. d) Avanço de ciclones extratropicais. e) Desenvolvimento de nuvens estratificadas, decorrentes de uma ação anticiclônica.

25 Observe os diversos climas da Terra

26 Qual foi o tipo de chuva?

27 Qual foi o tipo de chuva?

28 Qual foi o tipo de chuva?

29 Qual foi o tipo de chuva?


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google