A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO

2 A BÍBLIA... QUANTOS LIVROS TEM A BÍBLIA?
COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS ANOS, DEMOROU QUASE ANOS PARA SER CONCLUÍDO, É A PALAVRA DE DEUS, FOI INSPIRADA POR DEUS

3 A BÍBLIA POR ± .......... PESSOAS NÃO GANHARAM MATERIALMENTE.
ÉPOCAS, NÍVEL SOCIAL, CULTURAS, LOCAIS E PROFISSÕES DIFERENTES. NÃO GANHARAM MATERIALMENTE.

4 A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade
A Bíblia é a revelação de Deus para a humanidade. É uma coleção de livros cujo autor é Deus, o Espírito Santo é seu real intérprete e Jesus Cristo seu TEMA UNIFICADOR, seu assunto central.

5 Não há contradição e sim suplementação.
Um só sistema doutrinário, um só padrão moral, um só plano de salvação, uma só revelação do futuro.

6 Obs- apesar das tentativas não foi destruída.
Em todo o seu conjunto, possui uma harmonia, que só pode ser explicada como sendo um “MILAGRE”. Obs- apesar das tentativas não foi destruída.

7 BÍBLIA DIVISÃO PRINCIPAL O SALVADOR VIRÁ VELHO TESTAMENTO (39)
O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ NOVO TESTAMENTO (27)

8 INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA TODAS AS PALAVRAS FORAM IGUALMENTE INSPIRADAS PELO ESPÍRITO SANTO. (PLENÁRIA-VERBAL) ESTÁ FECHADA!

9 VERSÍCULOS-CHAVES 2 Tm 3:16 - 2 Pe 1:20-21
TODA ESCRITURA É DIVINAMENTE INSPIRADA E É PARA NÓS OS PROFETAS ESCREVERAM EXATAMENTE O QUE DEUS QUERIA

10 BÍBLIA A BÍBLIA É HISTÓRIA AUTÊNTICA !
FOI ESCRITA EM HEBRÁICO, ARAMAICO E GREGO CHEGOU ATÉ NÓS POR CÓPIAS CÓPIAS EXTREMAMENTE PRECISAS 1947 (MAR MORTO) x 900 DC ACHADOS ARQUEOLÓGICOS CONFIRMAM A EXATIDÃO DAS ESCRITURAS A BÍBLIA É HISTÓRIA AUTÊNTICA !

11 BÍBLIA É ORGANIZADA POR ASSUNTO NÃO ESTÁ EM ORDEM CRONOLÓGICA

12 VELHO TESTAMENTO 12 LIVROS HISTÓRICOS 5 LIVROS POÉTICOS
5 LIVROS DA LEI 12 LIVROS HISTÓRICOS 5 LIVROS POÉTICOS 5 PROFETAS MAIORES 12 PROFETAS MENORES NOVO TESTAMENTO 4 EVANGELHOS 1 LIVRO HISTÓRICO 13 CARTAS DE PAULO 8 CARTAS GERAIS 1 PROFÉTICO

13 ÊNFASE O VT E O NT SE COMPLETAM... O PODER, A MAJESTADE, A SANTIDADE
E A SOBERANIA DE DEUS VELHO TESTAMENTO ÊNFASE O AMOR E A PESSOA DE DEUS NOVO TESTAMENTO

14 A BÍBLIA NÃO É UM LIVRO DE FAZ DE CONTA !

15 FRACIONADA E PROGRESSIVA
DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO DA HISTÓRIA DE MANEIRA FRACIONADA E PROGRESSIVA LC. 24:27 J JE JES JESU JESUS

16 FRACIONADA PROGRESSIVA
DEUS NUNCA REVELOU TUDO, DE UMA ÚNICA VEZ, A RESPEITO DE UM ASSUNTO PROGRESSIVA DEUS SE REVELOU CADA VEZ COM MAIS PROFUNDIDADE SOBRE UM ASSUNTO

17 A REVELAÇÃO DE DEUS ATRAVÉS DOS SÉCULOS

18 DATAS ARREDONDADAS PARA FACILITAR MEMORIZAÇÃO
PANORAMA GERAL DO VT DATAS ARREDONDADAS PARA FACILITAR MEMORIZAÇÃO ETERNIDADE CRIAÇÃO QUEDA 1460 AC 1800 AC 2100 AC 2450 AC DILÚVIO JUÍZES 600 AC 1000 AC 500 AC NAÇÕES REINO UNIDO ABRAÃO DIVISÃO EGITO CATIVEIRO DESERTO RETORNO CANAÃ SILÊNCIO

19 RESSURREIÇÃO DE CRISTO
PANORAMA GERAL DO NT VINDA DE CRISTO ENSINOS DE CRISTO MORTE DE CRISTO 30 DC 2a VINDA DE CRISTO ? RESSURREIÇÃO DE CRISTO JULGAMENTO FINAL NOVO CÉU E NOVA TERRA A IGREJA EM JERUSALÉM A IGREJA MISSIONÁRIA 50 DC ETERNIDADE

20 INTRODUÇÃO À BÍBLIA APRENDENDO MAIS

21 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Quem afirma que os evangelhos foram escritos pelos autores tradicionais?

22 INTRODUÇÃO À BÍBLIA O testemunho mais antigo e possivelmente mais significativo é o de Papias, que, por volta de 125 d.C, afirmou que Marcos havia registrado com muito cuidado e precisão o que Pedro testemunhara pessoalmente. Na verdade, ele disse que Marcos "não cometeu erro nenhum" e não acrescentou "nenhuma falsa declaração". Ele disse que Mateus preservara também os escritos sobre Jesus. Depois, Ireneu, escrevendo aproximadamente em 180 d.C, confirmou:

23 (Ireneu, de Lião, III Livro )
INTRODUÇÃO À BÍBLIA ... Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma. Depois Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, nos transmitiu por escrito o que Pedro anunciava. Lucas, o companheiro de Paulo, punha num livro o evangelho pregado por ele. E depois, João, o discípulo do Senhor, aquele que tinha recostado a cabeça ao peito dele, também publicou o seu Evangelho, quando morava em Éfeso, na Ásia. (Ireneu, de Lião, III Livro )

24 INTRODUÇÃO À BÍBLIA A brincadeira do Telefone sem fio nos ajuda a entender como foi a transmissão das informações bíblicas?

25 INTRODUÇÃO À BÍBLIA No contexto da comunidade do século I, cada pessoa repetiria em alto e bom som o que ouvira do vizinho e em seguida pediria ao primeiro que passara a informação que a confirmasse: "Está correto o que eu disse?". Se não estivesse, ele se corrigiria. A comunidade monitoraria constantemente a reprodução da mensagem e interferiria sempre que fosse preciso fazer alguma correção. Isso preservaria a integridade da mensagem. E o resultado seria muito diferente do da brincadeira infantil

26 Como podemos saber que as informações Bíblicas são confiáveis?
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como podemos saber que as informações Bíblicas são confiáveis?

27 INTRODUÇÃO À BÍBLIA A vantagem da Bíblia, principalmente quando comparado com outros escritos antigos, é que muitas cópias sobreviveram. Quanto maior o número de cópias em harmonia umas com as outras, sobretudo se provêm de áreas geográficas diferentes, tanto maior a possibilidade de confrontá-las, o que nos permite visualizar como seriam os documentos originais.

28 INTRODUÇÃO À BÍBLIA O Novo Testamento é o único documento antigo com cópias mais antigas. Além dos manuscritos gregos, temos também a tradução dos evangelhos para outras línguas numa época relativamente antiga: para o latim, o siríaco e o copta. Além de diversas citações pelos pais da igreja.

29 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Há mais de 5 mil manuscritos bíblicos catalogados. —Os mais antigos são fragmentos de papiros.

30 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Um fragmento do evangelho de João com parte do capítulo 18. Tem cinco versículos, três de um lado, dois de outro e mede cerca de 6,5 por nove centímetros é o mais antigo.(100 a 150 d.c) .

31 INTRODUÇÃO À BÍBLIA "Não resta agora mais nenhuma dúvida de que as Escrituras chegaram até nós praticamente com o mesmo conteúdo dos escritos originais” .   Existem erros de cópias mas a quantidade de manuscritos é tão grande que pode-se comparar e chegar a um denominador e não há nenhuma doutrina que esteja em risco devido aos erros.

32 INTRODUÇÃO À BÍBLIA “O Novo Testamento não só sobreviveu em um número maior de manuscritos, mais que qualquer outro livro da Antigüidade, mas sobreviveu em forma muito mais pura (99,5% de pureza) que qualquer outra obra grandiosa, sagrada ou não".

33 INTRODUÇÃO À BÍBLIA A QUESTÃO DO CÂNON

34 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Os concílios da igreja teriam eliminado documentos igualmente legítimos porque não gostavam da imagem que eles pintavam de Jesus?

35 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como saber se os 27 livros do Novo Testamento representam o que há de melhor e mais confiável em termos de informação? Por que nossas Bíblias trazem os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, enquanto muitos outros evangelhos antigos — o Evangelho de Filipe, dos Egípcios, da Verdade, da Natividade de Maria, etc. — foram excluídos?

36 INTRODUÇÃO À BÍBLIA CÂNON – O QUE É: Uma palavra de origem grega que significa "regra", "norma" ou "padrão" e que descreve os livros aceitos como oficiais pela igreja.  

37 INTRODUÇÃO À BÍBLIA VT- CANÔNICO - 3 MOTIVOS 1 – Os 39 livros do Velho Testamento já eram os aceitos desde os tempos de Esdras. 2- As autoridades judaicas e historiadores do tempo de Jesus aceitam somente estes livros. 3- Nem Jesus ou qualquer outro líder da Igreja jamais citou qualquer apócrifo.

38 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Como foi que os primeiros líderes da igreja determinaram quais livros seriam autorizados e quais deveriam ser excluídos? — Que critérios foram utilizados para saber que documentos deveriam ser incluídos no Novo Testamento?

39 NT- A igreja primitiva tinha basicamente três critérios
INTRODUÇÃO À BÍBLIA —: 1 -Os livros tinham de ter autoridade apostólica. 2-Havia o critério de conformidade com o que era conhecido como regra de fé. Isto é, o documento estava em harmonia com a tradição cristã básica que a igreja reconhecia normativa. 3- Procurava-se estabelecer se um documento em especial gozara de aceitação e uso contínuos por toda a igreja.

40 INTRODUÇÃO À BÍBLIA 'A verdade pura e simples é que os livros do Novo Testamento entraram para o cânon porque não havia como impedi-los de entrar“.. Os que fixaram os limites do cânon tinham uma perspectiva clara e equilibrada do evangelho de Cristo. Os evangelhos apócrifos foram escritos depois dos quatro evangelhos, nos séculos II a VI, muito tempo depois de Jesus

41 É assim com a Bíblia também...
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Qual a maneira mais convincente de demonstrar a autoridade de um leão? Resposta: solte-o e verás... É assim com a Bíblia também...

42 A QUESTÃO DOS TEXTOS BASES PARA AS TRADUÇÕES.

43 DIFERENÇA ENTRE: TRADUÇÃO / VERSÃO PARÁFRASE
OBS: NO MÍNIMO 3 BÍBLIAS

44 CRONOLOGIA DOS FATOS BÍBLICOS DO NOVO TESTAMENTO

45 INTRODUÇÃO À BÍBLIA AS CHAVES DA PALAVRA JOÃO 3:16,17 JOÃO 20:31

46 PARA CASA... ESTUDAR PARA A PROVA !


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google