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EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL

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Apresentação em tema: "EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL"— Transcrição da apresentação:

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2 EMPRESÁRIO CONTÁBIL NO CENÁRIO ATUAL
As constantes mudanças no cenário econômico mundial provocaram grande impacto no desempenho do profissional da contabilidade, principalmente no proprietário, sócio ou titular de uma empresa de serviços contábeis.

3 VERDADE DA EMPRESA CONTÁBIL
No Brasil há exigência legal para que toda empresa tenha um responsável técnico profissional, sendo nosso campo de trabalho imenso. Conhecer todo o sistema tributário nacional é tarefa árdua e quase impossível. As mudanças na legislação são um grande transtorno para os profissionais e requer atualização e estudos constantes.

4 Os honorários contábeis são nivelados por baixo.
As empresa contábil tem dificuldade de cumprir todas as obrigações contratadas (ex:manter contabilidade regular, atender todas as obrigações acessórias)

5 O Brasil teve nas duas últimas décadas, crescimento econômico prejudicado por crises internas e externas. A enorme burocracia e elevada carga tributária aumentam o mercado informal da economia.

6 DESAFIOS DA EMPRESA CONTÁBIL
1. Sua empresa contábil tem inovado o suficiente? 2.O que tem feito para informar e convencer pessoas a respeito da sua prestação de serviços contábeis. 3. Como seus clientes tendem a encarar o serviço que você oferece?

7 4. O Cliente vai “comprar’ o serviço porque é obrigado ou porque é um desejo dele?
5. Você oferece “produtos”que favorecem a gestão da empresa? 6. Quem são seus concorrentes no mercado? 7. Quais são suas responsabilidades perante o cliente?

8 Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas de contabilidade?

9 Por que uma empresa contrata os serviços de um contabilista?

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11 Destacamos principalmente quatro fatores:
1 - QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS 2 - MARKETING DA EMPRESA CONTÁBIL 3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 4 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE

12 QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS
FATORES QUE LEVAM AS EMPRESAS CONTÁBEIS A IMPLANTAREM UM PROGRAMA DE QUALIDADE Pressão do mercado tomador dos serviços Exigências dos atuais e futuros clientes Para tornar-se mais competitivo Visão administrativa operacional

13 Satisfação dos clientes
Organização interna da empresa de contabilidade Padronização das atividades Padronização dos relatórios operacionais e gerenciais Criação de manuais de tarefas e procedimentos Capacitação dos colaboradores

14 Identificar pontos de deficiência e de melhoria
Capacitação dos colaboradores Aumentos e ganhos de produtividade / rentabilidade Otimização de processos Como instrumento de Marketing

15 DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS
1. Engajamento total da administração 2. Obsessão pela excelência 3. Engajamento total da administração 4. Organização orientada para o cliente 5. Relação de Parceria com clientes

16 6. Fortalecimento e envolvimento dos colaboradores
7. Reconhecimento e incentivo 8. Metodologia e disciplina 9. Aprendizado contínuo 10. Melhoria contínua

17 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CONTÁBIL
Para a prestação de serviços contábeis com qualidade são necessários investimentos na estrutura organizacional da empresa conforme destacamos:

18 CAPITAL HUMANO / INTELECTUAL
Quadro técnico Departamentos Colaboradores

19 INSTALAÇÕES Mobiliário Iluminação adequada Atendimento / recepção / telefonista Sala de Atendimento – Clientes, Fisco, Visitas Arquivo Biblioteca Copa – café, bebedouro, geladeira.

20 EQUIPAMENTOS Computadores interligados em rede Servidor Impressoras Segurança – estabilizadores, nobreak, aterramento Apoio – máquina de escrever, fotocopiadora, calculadoras, scanner

21 SOFTWARE Integrados – multi-usuários Segurança – antivírus, senhas de acesso, backup Aplicativos – textos, planilhas, Comunicação – Internet, intranet

22 O CLIENTE FOCO PRINCIPAL
O Cliente é o objetivo das empresas de serviços de Contabilidade, sendo o centro de tudo, e é o fator de existência e da permanência da empresa de Contabilidade no mercado consumidor de serviços. Devemos perceber as necessidades do nosso cliente e procurar atende-las. Abaixo algumas situações que podem surgir no dia-a-dia e como nós devemos agir.

23 INDICADORES A SEREM AVALIZADOS SOBRE O CLIENTE
- Qual o sucesso dos meus clientes? - Em que categoria se enquadram meus clientes – Micro, Médio, Grande. - Que suporte técnico é oferecido aos clientes? - Qual a permanência dos clientes?

24 NOSSOS CLIENTES OU FUTUROS CLIENTES
Podemos classificar o cliente em quatro tipos/categorias: “A”, “B”. “C”, “D”.

25 A - Ótimos, pagamento pontual, os que dão referência.
COM GRANDE POTENCIAL – DEVEMOS PRESTIGIAR B- Pão com manteiga – pagamento médio POUCO POTENCIAL – DEVEMOS INVESTIR C - Pechincha – quer tudo, mas não quer pagar, pagamento dos honorários com dificuldade DEVEMOS CORRIGIR AS CAUSAS D – Problemáticos - Os que você gostaria de não ter aceito, pouco éticos A TENDÊNCIA É ELIMINAR

26 O CLIENTE NÓS Importante: EM RAZÃO DO CLIENTE...NÓS EXISTIMOS
Tem uma necessidade Tem uma escolha Tem sensibilidade - Tem uma urgência É único - Tem expectativas - Tem influências Temos um trabalho a fazer Devemos ser a melhor escolha Devemos ser atenciosos Devemos ser ágeis Devemos ser flexíveis Devemos superá-las - Esperamos ter mais clientes Importante: EM RAZÃO DO CLIENTE...NÓS EXISTIMOS

27 QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO
Especialização Atendimento personalizado Unificação e padronização de procedimentos Facilidade na solução de problemas comuns Facilidade na atualização

28 QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO
Campo restrito de trabalho Bitolamento profissional Crise no segmento atendido

29 COMO ORIENTAR OS COLABORADORES PARA PRESTAREM UM BOM SERVIÇO?
Treinamentos (interno / externo) Treinamentos motivacionais Reciclagem (aprendizado contínuo) Acreditando na equipe - Fazendo com que formem um time

30 COMO ENVOLVER TODOS OS COLABORADORES?
Pelo interesse da direção (engajamento total) Tratando bem os colaboradores Administrar a(s) resistência(s) às mudanças - Investindo em tecnologia / equipamentos - Gerando um ambiente onde as pessoas criem seus próprios desafios

31 Dar autonomia aos setores (delegar)
Inspirar a equipe e não apenas ensiná-la Definir claramente as metas e prazos Reconhecer as metas conquistadas - Celebrar as vitórias

32 PADRONIZAÇÃO OU PERSONALIZAÇÃO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS?
Padronização das tarefas – ex: plano de contas Personalização dos serviços – ex: contas sintéticas e analíticas Administrar às exceções Não administrar por exceção - Serviços executados sob medida

33 IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS / SISTEMAS
Programa de visita aos clientes Programa de avaliação dos Softwares e Equipamentos Agenda de compromissos Revisão dos dados de um novo cliente - Sistema de protocolo – recebimento e remessa de documentos

34 Sistema de arquivos – organização
Plano de utilidade (eliminar o supérfluo / inútil) - Plano de limpeza / ordem / higiene

35 REFLEXÃO: “O que você colhe durante esta vida não é fruto de sorte, mas sim produto de esforço e trabalho próprio, pois você é o dono de seu próprio destino”. (Palavras de Luz)

36 Bibliografia: GESTÃO DE EMPRESAS CONTÁBEIS
Sandra Figueiredo e Pedro Ernesto Fabri Editora Atlas QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO E NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS Carlos Roberto Victorino Editora e Gráfica Odorizzi CURSO CONTABILIZANDO O SUCESSO Parceria Sebrae / CFC

37 CURSO GESTÃO DA EMPRESA CONTÁBIL MODERNA
Fundação Brasileira de Contabilidade Instituto de Estudos Avançados – IEA LARA CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA Rua Pernambuco, 453 conj. 202 – B.Funcionários Belo Horizonte – MG – Fone:


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