A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Lúcia Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Lúcia Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Lúcia Brasil
Proposta de Redação Professora Lúcia Brasil

2 O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?
Políticos, educadores, professores, pesquisadores e alunos têm falado muito sobre a qualidade da aprendizagem nas escolas e faculdades do país. Muitos pais estão satisfeitos; os alunos falam bem ou mal de suas aulas (o que sempre aconteceu); professores reclamam dos salários, mas, em geral, se consideram aptos para ensinar; os governos anunciam incansáveis medidas para a melhoria do ensino. Entretanto, se há situações de excelente formação Brasil afora, o país tem ocupado posições muito baixas nos rankings mundiais de ensino e aprendizagem. Você, que já foi à escola e que vai para a universidade ou já foi: o que acha da educação no Brasil?

3 Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:
Pais e professores estão satisfeitos "De modo geral, [...] os pais brasileiros não se envolvem como deveriam na vida escolar dos filhos. Os mais pobres dão graças aos céus pelo fato de a escola fornecer merenda, segurança e livros didáticos gratuitos. Os de classe média se animam com as quadras esportivas, a limpeza e [...] exigências [...] calibradas 'para não forçar o ritmo dos menos capazes'. Para 89% dos pais com filhos em escolas particulares, o dinheiro é bem gasto e tem bom retorno. No outro campo, 90% dos professores se consideram bem preparados para a tarefa de ensinar." [Monica Weinberg e Camila Pereira. Veja, 20 de agosto, 2008, p. 72]

4 Constatação jornalística

5 A educação vai bem, obrigado...

6 "Já estou um pouco cansada de responsabilizar apenas os sistemas pelos problemas de uma sociedade. [...]. Não sou professora, mas se fosse não gostaria de ser culpada pela existência de alunos como este (acima). Já disse uma vez nesse blog e repito: nenhum sistema educacional e nenhum professor pode fazer pelo aluno algo que cabe só a ele: estudar [Arthemísia 3/12/2007; O que dizem outras pesquisas "O Brasil está em 52º lugar em ciências e em 53º em matemática - em uma lista de 57 países. E 60% dos estudantes chegam ao fim da 8ª série sem saber interpretar um texto ou efetuar operações matemáticas simples" [Inep/Mec e OCDE, agosto/2008]

7 Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?

8 Educação em tempo integral
Vivemos em uma sociedade em que podemos considerar a educação um dos motivos mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. Através desta educação que podemos ter uma melhor qualidade de vida. Mas a nossa educação hoje, fornecida pelo nosso governo é de qualidade? Os docentes de hoje, são bem remunerados? E os pais, participam ativamente na vida escola de seu filho? Hoje uma educação de qualidade pode ser considerada como um dos principais pontos para um governo se evoluir. Fato este considerado distinto da realidade do nosso Brasil. 1) Observe como o segundo parágrafo apenas reitera ("diz novamente, repete") aquilo que foi dito no parágrafo anterior. O texto parece não se desenvolver em defesa de um ponto de vista. Há também problemas gramaticais. Uma forma de construir o texto com correção será a seguinte: "Hoje uma educação de qualidade pode ser considerada como um dos principais pontos para uma sociedade evoluir, mas essa não é a realidade do nosso Brasil."

9 Algumas propostas apresentadas pelos governos como o CAE (Construindo Autonomia Escolar) ou talvez o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) podem ser consideradas como incentivo para a educação, mas não adequadas, pois hoje, docentes reclamam e muito dos salários fornecidos pelo governo. 2) No terceiro parágrafo, o texto expressa uma contradição, ao dizer que as medidas apresentadas pelo governo podem ser consideradas um incentivo, mas não são adequadas. Uma forma de solucionar o problema é empregar o adjetivo "suficientes" no lugar de "adequadas". Observe: "Algumas propostas apresentadas pelos governos (...) podem ser consideradas como incentivo para a educação, mas não suficientes".

10 Uma proposta que os pais de alunos estão adotando e em algumas cidades já existem, em regiões mais carentes são escolas de tempo integral. Enquanto os pais trabalham, seu filho fica na escola durante o período integral. A criança estuda em um período e no outro ela participa de recreações, cursos de informática, etc. Uma opção viável para os pais, que não necessita se preocupar com os filhos durante o horário de serviço, e ruim para as escolas, pois com a ETI a relação pai/filho estaria em certa forma negativa. 3) O trecho assinalado em vermelho no quarto parágrafo está confuso e apresenta problemas de concordância. Uma opção para torná-lo mais bem redigido é a seguinte: "Uma proposta que os pais de alunos estão adotando e que já existe em algumas cidades e em regiões mais carentes é a escola de tempo integral".


Carregar ppt "Professora Lúcia Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google