A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Epifania do Senhor Site 100% Católico: www.tesouroescondido.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Epifania do Senhor Site 100% Católico: www.tesouroescondido.com."— Transcrição da apresentação:

1 Epifania do Senhor Site 100% Católico:

2 A Epifania é uma das festas litúrgicas mais antigas, mais antiga mesmo que o Natal. Começou a ser celebrada no Oriente, no século III e foi adotada no Ocidente durante o século IV.

3 Palavra grega que às vezes é usada como nome de pessoa, significa 'manifestação', pois o Senhor se revelou aos pagãos, na pessoa dos magos. Três mistérios acostumou-se a celebrar nesta única festa, por ser tradição antiqüíssima: a adoração dos magos, o batismo de Cristo por São João Batista, e o primeiro milagre das bodas de Caná. Para nós Ocidentais a Epifania é popularmente o dia dos reis magos.

4 Precisamente nesta adoração os santos padres viram a aceitação da divindade de Jesus Cristo pelos povos pagãos. Os magos souberam utilizar seus conhecimentos - em seu caso a astronomia de seu tempo – para descobrir o Salvador, prometido por meio de Israel para toda a humanidade. Os orientais chamavam 'magos' os seus doutores. Na língua persa, significa 'sacerdote'.

5 Melchior, Baltasar e Gaspar eram seus nomes
Melchior, Baltasar e Gaspar eram seus nomes. Ofereceram substâncias preciosas, onde a tradição quis ver o reconhecimento implícito da realeza messiânica de Cristo (ouro), sua divindade (incenso) e sua humanidade (mirra).

6 É, pois, uma festa de esperança que prolonga a luz do Natal.
A Epifania, como expressa a liturgia, antecipa nossa participação na glória da imortalidade de Cristo, manifestada em uma natureza mortal como a nossa. É, pois, uma festa de esperança que prolonga a luz do Natal.

7 Os reis magos descobrem no firmamento a estrela do Messias, e se colocam diligentemente a caminho, vencendo muitas dificuldades, e, diante do menino Jesus, se prostram, adoram e oferecem seus presentes: ouro, incenso e mirra. Prestemos atenção aos sinais de Deus! Os magos viram uma estrela nova no firmamento, e ela suscitou seu interesse e a sua busca. Foi um sinal que Deus lhes enviou e que, graças à sua atenção, eles decifraram e se puseram a caminho.

8 Na Judéia nasceu o Rei do Universo, na plenitude dos tempos
Na Judéia nasceu o Rei do Universo, na plenitude dos tempos. Atenção, reflexão, ação! Devemos estar atentos, porque Deus vai semeando, dia após dia, muitos sinais da sua presença e do seu amor eficaz, na pequena realidade da nossa vida e nos diversos acontecimentos.

9 Os mártires do século XX não são um sinal de Deus
Os mártires do século XX não são um sinal de Deus? Os milhões de jovens reunidos para as Jornadas Mundiais da Juventude não são uma palavra significativa que Deus nos dirige? E os movimentos eclesiais? E o renascer do espírito religioso e da ânsia de transcendência?...

10 Todos os anos, os cristãos celebram o Natal, a Epifania
Todos os anos, os cristãos celebram o Natal, a Epifania. Deus nos é oferecido pequeno e impotente, sobre um presépio ou nas mãos de sua mãe, Maria, sob o olhar amoroso de São José. O Deus do céu oferecido como Salvador, como amor, como caminho de vida para todos, sem exceção. Por outro lado, o que o mundo oferece para o Salvador? O que nós oferecemos, o que é que cada um de nós oferece?

11 O mundo tem um pouco mais de verdade, mais honestidade, mais justiça para aquele que é a Verdade, para aquele que é o Justo por excelência? O mundo pode, a cada ano, oferecer muitas coisas boas a Deus. Cada um de nós é parte deste mundo, pode e deve contribuir para oferecer "algo" para Deus. Você pretende contribuir este ano com quê?

12 Texto- Vários Internet Imagens - Internet
Música - Gloria in Excelsis - Gregorian Christmas Chants Formatação - Graziela e Altair Castro 04/01/2009


Carregar ppt "Epifania do Senhor Site 100% Católico: www.tesouroescondido.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google