A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:"— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Habitat, Nicho Ecológico, Auto Sustentabilidade. Níveis de organização: Indivíduo , População, Comunidade, Ecossistema e Biosfera.

2 O que é Ecologia? É o ramo da biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente. Em outras palavras é um campo de estudo muito amplo: Melhorar o ambiente em que vivemos: Diminuindo a poluição Conservando os recursos naturais Protegendo a nossa saúde e das gerações futuras.

3 Alguns termos ecológicos:
Nicho ou Nicho ecológico:É o conjunto das condições em que um indivíduo ou uma população vive e se reproduz. Ex.: Onça ( carnívora) e capivara ( herbívora). Habitat: É o local em que uma espécie vive. Ex.:Onça e capivara são animais encontrados no pantanal mato-grossense.

4 Fatores Bióticos Seres vivos, incluindo o homem

5 Fatores Abióticos Temperatura Regiões Pressão Ventos Água

6 Ex.: Uma capivara macho e uma capivara fêmea.
Níveis Ecológicos Indivíduo:é um representante de uma determinada espécie, ou seja, indivíduos muito semelhantes, capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis. Ex.: Uma capivara macho e uma capivara fêmea. Ex.: O homem- Espécie

7 Níveis Ecológicos População: Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região. Ex.: As onças do pantanal formam uma população. Ex.: As crianças brasileiras- Seres Humanos.

8 Níveis Ecológicos Comunidade: É o conjunto de várias populações que vivem no mesmo habitat, ou seja, todos os seres vivos de um determinado lugar e que mantêm relações entre si. OBS: Cadeia e Teia Alimentar.

9 Níveis Ecológicos Ecossistema: É o conjunto formado por seres vivos mais a parte que não é viva do ambiente ( água, minerais do solo, luz,...) e todas as relações entre esses elementos, ou seja, é o conjunto formado pela comunidade e pelo ambiente físico ou meio físico.

10 Níveis Ecológicos Biosfera: É a parte do planeta capaz de abrigar a vida, ou seja, é o conjunto de ecossistemas do planeta Terra. OBS: A Terra está dividida em : Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera.

11 Equilíbrio do Ambiente - Processos antagônicos que se complementam-
Fotossíntese: Realizado pelas plantas ( algas--> plantas superiores ). Respiração:Todos os seres vivos respiram, inclusive as plantas. Gás carbônico + água + energia da luz--> açucares+ oxigênio Glicose + oxigênio-->gás carbônico + água + energia


Carregar ppt "Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google