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Empreendedorismo Flávio Miguel Varejão

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Flávio Miguel Varejão"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Flávio Miguel Varejão www.inf.ufes.br/~fvarejao

2 Questão Fundamental Quais são seus planos profissionais?
Vida Acadêmica Funcionário de Empresa de Informática Funcionário de Grande Empresa Funcionário Público Empresário Outra Opção Em quais destas opções é necessário ser empreendedor?

3 Apresentação do Curso Objetivos Disseminar a Cultura Empreendedora
Estimular a Formação de Empreendimentos em Informática Incentivar os alunos a Participarem do Ciclo de Formação de Empresas Genevix/Softex/TecVitória

4 Apresentação do Curso Conteúdo do Curso
Ciclo de Formação da Empresa (Pré-Incubação, Incubação e Fortalecimento) Plano de Negócios Ética no Empreendedorismo Capital de Risco Postura Comportamental do Empreendedor Noções sobre como abrir uma Empresa

5 Apresentação do Curso Conteúdo do Curso
Noções de Marketing para Empresas de Informática Pesquisa sobre Mercado Capixaba de TI Depoimentos Empreendedores Bem Sucedidos Empreendimento que não deu Certo Grandes Consumidores de Empreendedorismo em TI Grande Produtora de TI Incubados da TecVitória

6 Apresentação do Curso Método de Ensino Critérios de Avaliação
Palestras, Depoimentos e Debates Critérios de Avaliação Presença e Participação em Sala de Aula Chamada no início e fim Lista de presença no meio Plano de Negócios Grupos (de até 3 componentes) Documento Apresentação em Sala de Aula

7 Apresentação do Curso Bibliografia Oficina do Empreendedor
Fernando Dolabela Cultura Editores Associados 1999 Construindo Planos de Negócios Salim, Hochman, Ramal e Ramal Editora Campus 2001 Material Adicional (slides e artigos)

8 Qual o tema do empreendedorismo?
Desenvolvimento Capital Humano Capital Social Empreendedorismo Cooperação Rede Democracia Fonte: AED

9 Questões clássicas É possível ensinar alguém a ser empreendedor ?
Como professores não especialistas podem ensinar nesta área? Empreendedor nasce pronto? (Resultado de genes favoráveis) Para ser um bom empreendedor tem que ser um bom gerente? Algumas condições (culturais, sociais, econômicas, etc.) produzem mais empreendedores?

10 Questões propostas pela realidade brasileira
Como vencer os obstáculos culturais ao empreendedorismo no Brasil? Valor negativo do trabalho; Estigma do fracasso, Sonho pouco vinculado ao trabalho Busca da estabilidade; Aversão ao risco; Cultura da dependência; Imagem negativa do empresário Síndrome do empregado

11 A “síndrome do empregado”
É dependente, no sentido de que necessita de alguém para se tornar produtivo; para trabalhar. Descuida de outros conhecimentos que não sejam voltados à sua especialidade. Domina somente parte do processo. Não é auto-suficiente; exige supervisão e espera que alguém lhe forneça o caminho. Não busca conhecer o negócio como um todo: a cadeia produtiva, a dinâmica dos mercados, a evolução do setor. Não se preocupa com o que não existe ou não é feito; tenta entender, especializar-se e melhorar somente o que existe. Não se preocupa em transformar as necessidades dos clientes em produtos/serviços.

12 A “síndrome do empregado”
Não sabe ler o meio ambiente externo: ameaças, oportunidades; Não é pró-ativo; Raramente é agente de inovações, não é criativo, não gera mudanças e não muda a si mesmo; Faz mais do que aprende; Não se preocupa em formar a sua rede de relações, estabelece baixo nível de comunicações; Tem medo do erro, (que é punido em nosso sistema de ensino e em nossa sociedade) e não o toma como fonte de aprendizagem. Prioriza o que se passa dentro da organização, em detrimento do que acontece fora.

13 Mundo para o qual fomos preparados
Mudanças na organização do trabalho e suas repercussões na educação empreendedora Mundo para o qual fomos preparados Know how Emprego Dependência Indivíduo Trabalho Competição Mundo em que vivemos Gerar conhecimentos Oportunidade Autonomia Indivíduo Trabalho Cooperação Empreendedorismo

14 Onde estamos? Fases do empreendimento
6 1 2 3 4 5 Do produto ao nasci- mento Empre- endedo- rismo Da decisãoao pro-duto/serviço Do Plano à nego- ciação Da moti-vação à ideía Da idéia ao Plano Da perplexidade à motivação Empre- endedo- rismo + Gerência 7 Do nasci mento à sobrevivência 8 9 10 n Gerência + Empre- endedo- rismo Da sobrevivência ao crescimento Crescimento Estágio I Crescimento Estágio II Crescimento Estágio n

15 Campos do empreendedorismo
geração de empresas geração do auto-emprego empregado-empreendedor pesquisador-empreendedor funciónário público-empreendedor inúmeros outros

16 Empreendedores, quem são eles ? (1)
O empreendedor tem um “modelo” que o influencia. Tem iniciativa autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização. O fracasso é visto como um resultado. Energia Luta contra padrões impostos. Diferencia-se. Tem a capacidade de ocupar um intervalo não ocupado por outros no mercado. Tem forte intuição. Como no esporte, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz. Comprometimento. Ele crê no que faz. Orientado para resultados.

17 Empreendedores, quem são eles ? (2)
Trabalhador incansável. Sonhador realista. É racional, mas usa também a parte direita do cérebro. Líder. Sistema próprio de relações com empregados. “Líder de banda”. Orientado para o futuro. Dinheiro como uma das medidas de desempenho Rede de relações moderadas. Rede interna é também muito importante . Conhecimento do negócio. Cultiva a imaginação e aprende a definir visões

18 Empreendedores, quem são eles ? (3)
Traduz os seus pensamentos em ações. Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar as suas visões (aprender a aprender, pró-ativo). Fixador de metas Método próprio de aprendizagem. Aprende a partir do que faz. Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse. Aprendem indefinidamente Internalidade. Empresa é um sistema social que gira em torno do empreendedor. Assume riscos moderados É inovador e criativo Alta tolerância à ambigüidade e incerteza

19 Quem é o empreendedor? “O empreendedor é alguém capaz de identificar,
agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso (Timmons) “O empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion) “O empreendedor é alguém que sonha e tenta transformar o seu sonho em realidade” (Dolabela)

20 OFICINA DO EMPREENDEDOR

21 Os 8 caminhos 1 Conceito de si 2 Perfil empreendedor 3 Criatividade
4 Visão 5 Relações 6 Validação da idéia 7 Plano de Negócios 8 Negociação Os 8 caminhos

22 Negociação Faz parte da rotina do empreendedor: negocia com clientes, fornecedores, sócios, colaboradores, terceirizados, financiadores, etc.; Saber exatamente o que deseja, objetivos claros; Abertura e franqueza entre os negociadores: desarme; Conhecimento profundo do parceiro da negociação; Jamais deixar o outro em desvantagem; Saber ouvir

23 Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio:
Onde ir, como ir rapidamente O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos Descreve a oportunidade de um negócio: Porque a oportunidade existe e porque o empreendedor e sua equipe tem condições de aproveita-la Como o empreendedor (e equipe) pretende agarra-la Instrumento de negociação interna e externa, para administrar a interdependência É mais um processo do que um produto Não é o negócio Não é imutável

24 MakeMoney mmoney@doctorsys.com.br Apresentação
Plano de Negócios MakeMoney Apresentação

25 Gerente versus empreendedor

26 Gerente x empreendedor Diferenças nos sistemas de atividades
Gerente Empreendedor Tenta otimizar os recursos Estabelece uma visão e objetivos para atingir metas e depois localiza os recursos A chave é adaptar às mudanças A chave é iniciar a mudanças Opera dentro de uma estrutura Define tarefa e papéis que criam existente uma estrutura de organização Ênfase no hemisfério esquerdo Ênfase no dois hemisférios

27 Gerente x empreendedor Diferenças nos sistemas de atividades
Gerente Empreendedor Busca aquisição de conhecimentos Apoia-se na auto-imagem geradora gerenciais e técnicos de visão, inovação. Aquisição de know how e know who Padrão de trabalho implica análise Padrão de trabalho implica racional. imaginação e criatividade Trabalho centrado em processos Trabalho centrado no planejamento que levam em conta o meio em de processos que resultam de uma que ele se desenvolve visão diferenciada do meio Apoiado na cultura da afiliação Apoiado na cultura da liderança

28 Gerente x empreendedor Diferenças-chave no ensino
Gerente Empreendedor Centrado no trabalho em grupo Centrado na evolução individual e na comunicação grupal Desenvolve padrões para a busca Desenvolve padrões para a busca de regras gerais e abstratas de aplicações concretas e específicas Baseado no desenvolvimento do Baseado no desenvolvimento do conceito de si, com ênfase na conceito de si, com ênfase na adaptabilidade. perseverança Voltado para a aquisição de know Voltado para a aquisição de know how em gerenciamento de recursos how em definir contextos que e da área de própria especialização levam à ocupação de um espaço no mercado

29 Conteúdo e habilidades
Conteúdo Habilidades individuais KNOW WHY .Auto confiança, motivação para (atitudes, motivação, valores) realizar, perseverança, risco KNOW HOW (habilidades) Habilidades técnicas KNOW WHO (relações) .Habilidade para networking KNOW WHEN (oportunidade) .Experiência e intuição KNOW WHAT (negócio) Conhecimento do setor de atuação

30 O processo de aprendizagem do empreendedor na pequena empresa
Solucionando problemas Fazendo sob pressão Interação com os pares e outras pessoas Trocas com o ambiente Aproveitando oportunidades Copiando outros empreendedores Pelos próprios erros: é uma área em que se podem cometer erros (pequenos) porque há liberdade. Através do feedback dos clientes

31 Peculiaridades da pequena empresa (Allan Gibb )
Dominada pelo líder. Papeis multifuncionais para os gerentes Equipe de gerenciamento muito pequena. Sistemas de controle informais. Controle limitado do meio ambiente e poucos recursos para pesquisá-lo. Capacidade limitada de obtenção de capital Processo tecnológico limitado, em escala de produção. Faixa de produtos limitada, embora grande flexibilidade dentro da faixa. Mercado limitado e, freqüentemente, parte pequena deste mercado

32 Empreendedor emergente
O que o futuro empreendedor acha... Que vai ser? Empreendedor emergente Que é?

33 Empreendedor emergente
Mas na verdade tem que estabelecer relações com... Contador Rede relações Clientes Acionistas Empregados Empresas associadas Economia Justiça Oportunidade Advogado Sócios Empreendedor emergente Governo Concorrência Clientes Comunidade Capitalista risco Leis Fornecedores Bancos Outros

34 Empreendedor emergente
De César... passa a rezar Empreendedor emergente

35 Na verdade, o empreendedor emergente tem que conseguir a interdependência com cada um destes grupos em condições de incerteza Contador Rede relações Clientes Acionistas Empregados Empresas associadas Economia Justiça Oportunidade Advogado Sócios Governo Concorrência Clientes Comunidade Capitalista risco Leis Fornecedores Bancos Outros

36 Algumas regras para a sociedade:
Os sócios Algumas regras para a sociedade: (50% dos empreendedores trabalham em parceria. Ficam mais tempo com o sócio do que com o cônjuge.) Formação semelhante Confiança Necessidades comuns Aceitação mútua Visões partilhadas (problema: sucessão) Valores partilhados Complementaridade Bom contrato legal (shot gun clauses) Muita comunicação. (Ideal: somente entre os sócios. Os maiores problemas surgem do envolvimento dos familiares)

37 Idéia e oportunidade Idéias não são necessariamente oportunidades
A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la. Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde. Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos

38 Fontes de idéias Pesquisa universitária Olhar nas ruas
Idéias que deram certo em outros lugares Experiência enquanto consumidores Experiência no emprego Mudanças demográficas e sociais Caos econômico, crises, atrasos Como usar as capacidades e habilidades pessoais Franquias


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