A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-História brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-História brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-História brasileira
Na foto, escavação revela a presença de enterramentos em sambaqui da época pré-cabraliana.

2 I- Definição da Pré-História brasileira:
É o período da chegada do homem ao território brasileiro até a Conquista portuguesa em d. C. (“Descobrimento do Brasil”). Representação de figura humana e animais estáticos da tradição Agreste encontrada no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI).

3 De onde ele veio então? II- O aparecimento do homem na América:
O homem não surgiu dentro do continente americano, mas chegou até ele vindo de outras regiões (± entre 100 e 70 mil anos). De onde ele veio então?

4 { Hipóteses sobre a chegada do homem na América:
II-a) Hipóteses do aparecimento do homem na América: Corrente asiática (± a. C.). Hipóteses sobre a chegada do homem na América: Via terrestre (teoria clássica)  Corrente asiática (± a. C.). Vias marítimas { Corrente malaio-polinésia; Corrente australiana (+ de a. C.).

5 Ambas as teorias podem ser corretas.

6 III- Pré-História dos indígenas brasileiros:
O homem no atual território brasileiro data de ± anos, sendo que há anos o território já estava todo ocupado.

7 Exploração do Sambaqui da Garoupaba - Jaguaruna - SC, pela indústria do cal.

8 { Principais características dos povos indígenas no Brasil:
Grande diversidade de “nações” e culturas (inadequado o termo “ÍNDIO”). Exemplos { povos nômades (coletores) X povos sedentários (agricultura). povos extremamente primitivos X povos mais complexos (Amazônia).

9 Efeitos da colonização:
Pós d. C.: processo (não político) de destruição / genocídio dos povos indígenas (epidemias, massacres armados, escravidão, fome após a fuga para dentro da floresta etc.), causando um decréscimo populacional em 500 anos.

10 (Foto de Lula Marques / Folha imagem / 2000)
“Se a palavra genocídio foi alguma vez aplicada com precisão a um caso, então é esse. É um recorde, parece-me, não somente em termos relativos (uma destruição da ordem de 90% e mais), mas também absoluto, já que estamos falando de uma diminuição da população estimada em 70 milhões de seres humanos. Nenhum dos grandes massacres do século XX pode comparar-se a essa hecatombe.” (TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1991).


Carregar ppt "Pré-História brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google