A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- GQM – Goal/Question/Metric

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- GQM – Goal/Question/Metric"— Transcrição da apresentação:

1 - GQM – Goal/Question/Metric
André Sandri Tópicos em Desenvolvimento de Software UNILASALLE – Canoas – RS Abril de 2006

2 "Não se pode controlar aquilo que não se consegue medir.“
Tom de Marco

3 Introdução A idéia básica de GQM é derivar métricas de software a partir de perguntas e objetivos. Este método foi originalmente criado por Victor Basili e Weis como resultado de experiências práticas e pesquisas acadêmicas.

4 Definindo um Programa de Métricas
O processo de definição de um programa de métricas deve ser baseado nas necessidades de informação de cada nível organizacional. Isto é obtido a partir do levantamento de informações junto as áreas interessadas. O paradigma do GQM foi proposto como uma abordagem orientada a objetivos para a medição de produtos e processos. Essa metodologia baseia-se na premissa de que, para ganhar uma medida prática, deve-se primeiro entender e especificar os objetivos dos artefatos de software sendo medidos e os objetivos do processo de medição.

5 Significado de GQM Goal Question Metric Quais são as metas/objetivos?
Quais questões se deseja responder? Metric Quais métricas poderão ajudar?

6 GQM - Vantagens Apóia a definição top-down do processo de medição e a análise bottom-up dos dados resultantes; Ajuda na identificação de métricas úteis e relevantes; Apóia a análise e interpretação dos dados coletados; Permite uma avaliação da validade das conclusões tiradas; Diminui a resistência das pessoas contra processos de medição.

7 GQM – Passos Básicos... Listar os principais objetivos do processo de medição; Derivar de cada objetivo as perguntas que devem ser respondidas para determinar se os objetivos foram atingidos; Decidir o que precisa ser medido para ser capaz de responder as perguntas adequadamente (definição das métricas).

8 GQM – Hierarquia dos Passos
Os objetivos da medição são definidos em termos da entidade, propósito, atributos de qualidade, ponto de vista e ambiente Cada objetivo é refinado em um conjunto de perguntas que representam uma definição operacional do objetivo Para cada pergunta, as métricas relevantes são definidas. (por exemplo, analisar o sistema de software com o propósito de fazer predição da confiabilidade do ponto de vista do cliente na empresa XYZ). (por exemplo, qual a distribuição de falhas por nível de gravidade?). (por exemplo, número total de falhas e número de falhas gravíssimas).

9 GQM – Estrutura Hierárquica
(por exemplo, analisar o sistema de software com o propósito de fazer predição da confiabilidade do ponto de vista do cliente na empresa XYZ). (por exemplo, qual a distribuição de falhas por nível de gravidade?). (por exemplo, número total de falhas e número de falhas gravíssimas).

10 Premissas para a medição
Prover resultados consistentes; Permitir sua obtenção por não especialistas em informática; Ser de fácil aprendizado; Ser compreensível ao usuário final; Servir para estimativas; Permitir automatização; Possibilitar obter séries históricas.

11 Exemplo Problema Solução
Durante a fase de testes muitos defeitos foram encontrados e suspeita-se de que a qualidade do software poderá não atingir um nível satisfatório na implantação (deadline). Solução Construir uma árvore GQM para auxiliar na tomada desta decisão.

12 Exemplo Decidir quando o software estará pronto para a implantação
Quais são as métricas temporais? Qual é o requisito de estabilidade? Qual é a atual confiabilidade? Pessoas disponíveis por dia para testes Tamanho de código Defeitos descobertos Casos de testes Horas de utilização Horas de teste

13 GQM - Fases Planejamento Definição Coleta de dados Interpretação
Além disso, a abordagem possui métodos para refinamento de objetivos, geração das questões, especificação das métricas, validação, análise, implantação do processo em uma organização, etc.

14 GQM - Problemas A utilização de GQM é importante para que as métricas sejam úteis, simples e diretas. Entretanto, as métricas não são definidas no nível de detalhes necessário para garantir confiabilidade. Em particular, não é explicitado se as métricas podem ou não ser repetidas, ou seja, se a medição de um atributo for repetida por uma pessoa diferente, o mesmo resultado deve ser obtido. Ex: linhas de código de um software.

15 GQM - Problemas Há uma necessidade de se estabelecer um padrão de especificação de métricas que permita expressar uma métrica com detalhes suficientes para torná-la não ambígua e que ao mesmo tempo seja de fácil especificação. No trabalho de Kitchenham é proposto um modelo que permite a modelagem e o armazenamento de métricas de software. No trabalho de Ford, sugere-se que as métricas sejam categorizadas por tamanho, esforço e planejamento, qualidade, desempenho, confiabilidade e complexidade. Para cada uma destas categorias é proposto um conjunto de métricas que são agrupadas em classes de atributos relacionados ao software.

16 Integração GQM e QIM QIM QIM será apresentado no próximo seminário!
Quality Improvement Paradigm QIM será apresentado no próximo seminário! As 6 etapas do processo GQM são semelhantes às 6 etapas do QIM (mesmo ciclo de atividades)!

17 Bibliografia V. Basili, G. Caldiera. The Goal Question Metric Approach, 2002. K. Souza, K. Oliveira, N. Anquetil. Uso do GQM para avaliar implantação de processo de manutenção de software, UCB, Brasília. R. Paes, H. Almeida, Agentes e Métricas no Processo de Desenvolvimento de Software em Equipes Distribuídas. Abril PUC-RJ, UFCG-RJ. Ford, G. Software Engineering Measures. Carnegie Mellon University, 1993. Kitchenham, A., Hughes, T., Linkman, S. G. Modeling Software Measurement Data Bassman, J., McGarry, F., and Pajerski, R. Software measurement guidebook. National Aeronautics and Space Administration, 1995. Bluemke. Object Oriented Metrics a Survey. Malta, 2000.

18 Muito obrigado! André Sandri


Carregar ppt "- GQM – Goal/Question/Metric"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google