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Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

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Apresentação em tema: "Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática
Luiz A M Palazzo UCPEL/CPOLI/BCC Março de 2010

2 Agenda Por que este assunto é importante?
Qual a diferença entre Ciência e Tecnologia? O que é exatamente Inovação? Qual é a posição brasileira com respeito a CT&I? O que é CT&I para a Informática? Quais são os “Grandes Desafios” da Informática? Como o BCC se insere neste cenário? Que princípios podem ser adotados? Que ações irão fazer diferença? Mensagem final Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

3 A Evolução do Universo Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

4 O Calendário Cósmico Carl Sagan em Dragões do Éden
Cada mês corresponde a aproximadamente um bilhão de anos. Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

5 Quantos segundos há em um ano?
365 x 24 x 60 x 60 = segundos. No modelo: 1 segundo  500 anos. O último segundo da história do universo condensada em um ano corresponde aos últimos 500 anos da história da humanidade. 10 segundos para pensar nisto... Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

6 A Evolução do Homem Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

7 A Evolução Social SOCIEDADE INDUSTRIAL SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL
Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros 1800 1900 2020 1950 2000 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

8 A Evolução Tecnológica
Computação Pervasiva Computador Banda Larga Luz Elétrica Automóvel Telégrafo Televisão Internet Celular Rádio Redes Web A Evolução Tecnológica -150 -120 -110 -90 -70 -50 -40 -30 -20 -10 -5 Tecnologia Anos atrás Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

9 O Mundo do Século 21 Explosão da Informação Economia Global Revolução
Cognitiva Competição Internacional Recursos Finitos Força de Trabalho Diversificada Investimento em Segurança Sustentabilidade Ambiental Bem-estar Compartilhado Desigualdades Geográficas Uso Dual Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

10 Ciência x Tecnologia Ciência: É onde tudo se sabe... e nada funciona.
Tecnologia: É onde tudo funciona, mas não se sabe o porquê. Então aqui nós unimos a Ciência à Tecnologia! ... Nada funciona e não se sabe o porquê. (Desculpem, não resisti ) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

11 Definição de Ciência A Ciência (do latim scientia, conhecimento) é o conjunto de informações sobre a realidade acumuladas por várias gerações de investigadores depois de devidamente validadas pelo método científico. Também se designa por ciência o processo de coleta e validação de informações sobre a realidade (Wikipédia, 2010) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

12 Definição de Tecnologia
Termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais a competência natural. Etimologia: Do grego. tekhno (de tékhné - arte) (Wikipédia, 2010) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

13 Uma Visão Histórica Ciência Tecnologia Aplicação
Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

14 Uma Visão Mais Realista
Ciência Tecnologia Nova Ciência Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

15 Tendências da Última Década
Ciência e tecnologia estão cada vez mais próximas. Todos os campos da ciência são agora claramente interdependentes. Não existe mais uma “ciência unidisciplinar”. A tecnologia está dirigindo a ciência mais do que o inverso. Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

16 A Lei de Moore Cálculos por Segundo por US$ 1.000 Escala Exponencial
Relé Transistor Eletromecânica Tubo a Vácuo Circuito Integrado 10+10 10+8 10+6 10+4 Escala Exponencial 10+2 Cálculos por Segundo por US$ 1.000 10 10-2 10-4 10-6 1900 1910 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

17 Em Processadores Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

18 O Ciclo do Exagero Gartner, 2004 Negative Hype Positive Hype
Peak of Inflated Expectations Technology Trigger Trough of Disillusionment Slope of Enlightenment Plateau of Productivity Maturity Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

19 Tecnologias Emergentes
Visibility Less than two years Two to five years Five to 10 years More than 10 years Key: Time to Plateau Instant messaging, retail Web services Mobile applications, corporate Business rules engine Mobile payments Document imaging Document management/archive Data mining Sales planning and pricing tools Contact chip cards, Europe Network identity services Artificial intelligence Mobile applications, retail Partner relationship management (PRM) Biometrics E-tag Instant messaging, corporate Intelligent agents/push technology E-signatures Grid computing Speech and voice technologies Contact chip cards, U.S. As of May 2003 Chip-based cards, corporate Technology Trigger Peak of Inflated Expectations Trough of Disillusionment Slope of Enlightenment Plateau of Productivity Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

20 TI nas Organizações Conectividade Embutida Conectividade Lógica
Importância Relativa Conectividade Lógica Conectividade Física PCs Mainframes Era do Conhecimento Era Nano & Quantum Era do Silício ? 1970 1980 1990 2000 2010 2020 2030 Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

21 Inovação “Há uma maneira melhor de fazer isto...” Thomas Edison
Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

22 Inovação John D. Wolpert
“Eu não estou falando sobre processos para fazer melhorias em produtos e serviços existentes. Eu não estou falando sobre invenção puramente técnica. Inovação significa perseguir as oportunidades de novas idéias radicais, explorando novas tecnologias - potencialmente de ruptura - e introduzindo mudanças no conceito principal de cada atividade”. John D. Wolpert Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

23 O Brasil e a Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

24 O Brasil Tecnológico Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

25 Lei da Inovação 2006/2004/Lei/L htm Permite o investimento de recursos públicos diretamente nas empresas de tecnologia. Constituição de ambiente propicio às parcerias estratégicas entre as universidades, institutos tecnológicos e empresas. Estimulo à participação de instituições de ciência e tecnologia no processo de inovação. Incentivo à inovação nas empresas. Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

26 Obstáculos para a Inovação
Planejamento de curto-prazo. Falta de tempo, recursos ou equipe. A organização espera retorno muito rápido do investimento. Não há recompensa à inovação. Falta de um processo sistemático de inovação. Crença de que a inovação é uma atividade de risco. Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

27 A Visão da Organização Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

28 Inovação em Informática
Área privilegiada no campo da CT: presente em TODAS as demais áreas. Amplo escopo de possibilidades. Grande impacto possível a curto prazo. Estratégica em qualquer política tecnológica. Alto valor agregado. Continuidade assegurada. Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

29 Megatendências Sociedade Conectada Smart Objects
Wearables Wireless Location-based services Digital ink RFID WiMax Smart dust Ultra-wide band Smart phones MEMS Embedded computing Conectividade Semântica Automatic tagging Semantic Web Affinity profiles XBRL Information extraction Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

30 Os Grandes Desafios da SBC
Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio culturais e da interação homem-natureza. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos. Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

31 O BCC e a Inovação Manter um ambiente aberto e propício à inovação.
Pesquisar na fronteira do conhecimento. Incentivar multi e trans-disciplinaridade. Introduzir processos sistemáticos e criativos para a geração de novas idéias (seminários, brainstorming...). Divulgar e compartilhar novos conhecimentos. Intensificar o relacionamento com parceiros externos. Dominar o mecanismo de registro de patentes. ... Etc. Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

32 Inovação Sistemática Liderança e Organização Processos e Ferramentas
Efetiva Cultura e Valores Equipe e Talentos Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

33 O Leão e a Gazela Toda manhã a gazela acorda…
Ela sabe que deve correr mais rápido do que o mais rápido dos leões para não ser devorada. Toda manhã o leão acorda… Ele sabe que deve correr mais rápido do que a mais lenta das gazelas para não ficar com fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela. O negócio é começar a correr. (Provérbio Africano) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

34 Inovação... OU NÃO. E não adianta queimar na largada!
Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

35 CT&I “Tenho ótimas respostas, só preciso das perguntas certas”.
(Douglas Adams em O Guia do Mochileiro das Galáxias) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática

36 Em Resumo Vamos criar a NOSSA realidade
Vamos viver a NOSSA formação profissional Vamos vencer os NOSSOS desafios “Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas” - (Provérbio Chinês) Ciência, Tecnologia e Inovação em Informática


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