A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?

2 Inteligência Competitiva
Produto e Mercado Inteligência Concorrente Gestão Estratégica Inteligência Ambiental Inteligência Cliente Planos Táticos Planos Estratégicos

3 Inteligência Competitiva
Inteligência do Concorrente Inteligência do Mercado Inteligência Ambiental Inteligência do Produto Inteligência do Cliente Inteligência Tecnológica

4 Inteligência Competitiva
É processo sistemático que converte bits e peças de informação competitiva em conhecimento estratégico para a tomada de decisão. Conhecimento acerca da posição competitiva atual, resultados históricos, pontos fortes e pontos fracos, e intenções futuras específicas.

5 Conhecimento Estratégico
Quem são os seus concorrentes? Quais são os seus recursos? Quem são os seus clientes? Por que eles têm sucesso? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais são os seus planos futuros? Como eles respondem a movimentos competitivos específicos? Qual é o campo de batalha mais apropriado para enfrentá-lo e como fazê-lo?

6 Principais características de uma empresa gerenciada estrategicamente
1. Orientada pelo pensamento estratégico; 2. Ênfase na implementação de estratégias em oposição ao desenvolvimento de estratégias; 3. Uma organização e estilo corporativo baseado no conhecimento; 4. Reconhecimento do papel essencial da função de inteligência: no pensamento estratégico; na implementação efetiva de planos

7 Evolução do processo de IC
Estágio 1. Sem atividades de IC, nem de P&D Sumário ou nenhum planejamento estratégico Estágio 2. Função de P&D e uma biblioteca limitada Atividade de planejamento estratégico Estágio 3. Implementação de um processo de IC Implementação de um processo de GE Estágio 4. Implementação de um processo de IC funcionando de forma integrada com um processo de GE muito bem estruturado e funcionando efetivamente

8 Por Que implementar um processo de IC???

9 Inteligência Competitiva
Evitar surpresas; Identificar ameaças e oportunidades; Obter vantagem competitiva pela redução do tempo de reação; Melhorar o planejamento estratégico a curto e a médio prazo.

10 Como pode ser desenvolvido um processo de Inteligência Competitiva???
ICe ICo IC IM IA PE PT

11 Inteligência Competitiva Processo contínuo e sistemático de:
Coleta de informações publicadas; Coleta de informações internas na organização; Coleta de informações externas; Síntese e análise de informações; Elaboração de relatórios de Gestão; Apoio à tomada de decisão.

12 Inteligência Competitiva Processo contínuo e sistemático de:
Desenvolvimento de uma rede interna de informações dentro da organização; Elaboração de mapas cognitivos da organização; Elaboração de listas de chamada; Desenvolvimento matrizes de informação; Coleta ativa de informações; Retorno dos resultados obtidos.

13 Fontes internas de informação
A melhor inteligência está localizada dentro de sua própria organização. É o capital intelectual detido pelas pessoas que trabalham na organização.

14 Fontes internas de informação
Pessoal de Marketing e Vendas; Pessoal de Manufatura; Pessoal de Contabilidade e Finanças; Pessoal de Recursos Humanos; Outros,...

15 Fontes externas de informação
1. Contato telefônico preliminar para conhecimento; 2. Telefones de pessoal bem informado: - pessoal de relações públicas/investidores; - pessoal de serviço de atendimento ao cliente; - pessoal de marketing e vendas; - pessoal de biblioteconomia. 3. Telefones de altos executivos; 4. Telefones de gerentes intermediários.

16 Quem deve ser entrevistado?
Fornecedores; Clientes; Analistas/experts empresariais; Concorrentes.

17 Quais questões devem ser formuladas?
Vendas; Margens; Novos produtos e serviços; Desenvolvimento de produtos e serviços; Estratégias e planos futuros.

18 Como devem ser formuladas as questões?
Questões específicas não devem ser formuladas na forma de frases! Use técnicas provadas: frases neutras; entrevistas diretivas; técnicas apoiadas por instrumentos; técnicas declarativas; técnicas desafiadoras.

19 Síntese e Análise de informações:
Análise Bottom-Up - Planejamento Estratégico Análise Top-Down - Ponto de vista da alta administração; Benchmarking; Análise de tempo-baseado em Inteligência.

20 Síntese e Análise de informações:
Dados Informação Conhecimento Competência

21 Hierarquia da inteligência
Relatórios de inteligência Análise situacional Planilhas de impacto estratégico Perfis empresariais Boletins mensais Base de dados

22 Relatórios de inteligência O que focalizar?
Os aspectos estratégicos e táticos; Orientado à decisão; Inclusão de suporte de informação, somente se necessário; Distribuição baseada na necessidade de conhecimento; Vários relatórios ao invés de um relatório extenso.

23 Desenvolvimento de um processo de IC Plano de ação sumário:
1. Desenvolver um processo protótipo e iniciar a coleta de informação; 2. Determinar as necessidades deste processo e desenvolver uma rede corporativa de IC; 3. Filtrar continuamente os dados coletados e publicados; 4. Determinar as necessidades de pessoal para a implementação do processo de IC; 5. Projetar e instalar um sistema computacional.

24 O coordenador de IC bem sucedido:
Facilitador de inteligência; Facilitador de estratégias; Coordenador de redes de informações; Engenheiro de sistemas e de processos de informação; Formador e orientador.

25 Inteligência Competitiva A Gestão de Riscos em Ambiente Globalizado
Design flexível que permita uma mudança interna e externa; Um sistema automatizado “inferior ao ideal” (os sistemas ideais nunca são implementados); Abordagem sistemática, através de prototipagem; Sistema usuário que exerça um controle total ou substancial da organização; Gerenciamento através de unidades estratégicas de negócios; Rede ativa de informações.


Carregar ppt "O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google