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Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS

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Apresentação em tema: "Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS

2 COMPETÊNCIA: UMA CAPACIDADE DE AGIR EFICAZMENTE EM UM
DETERMINADO TIPO DE SITUAÇÃO, APOIADA EM CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES.

3 Por quê ter competências?
Dê uma boa olhada nas suas responsabilidades. Examine criticamente como você poderia executar estas tarefas mais eficientemente. Tente prevenir o surgimento de problemas.

4 Por quê ter competências?
Desenvolva uma mentalidade que busca resolver problemas, em vez de duelar com eles. Elimine completamente qualquer tarefa que é realmente desnecessária.

5 Se quiser continuar como a ‘Gabriela’... O comodismo vai te matar!

6 O que acontece com uma pessoa assim na equipe?
(Discutir sobre o assunto)

7 Pesquise como a águia – olhe de cima:
Tenha uma visão de todo o quadro, inclua tudo que for relevante, veja as fronteiras, procure conhecer de modo global o que está acontecendo.

8 Analise como a coruja – com uma visão de 360º
Esteja ciente de todos os fatores, mesmo os escondidos ou difíceis de localizar, que poderão afetar suas análises e decisões.

9 Solucione como humano – com engenhosidade e coragem
Use toda a sua imaginação, conhecimentos e experiência  para escapar dos caminhos óbvios e encontrar soluções inovadoras.

10 Concluindo... Ousar e romper com os padrões
estabelecidos, fazer uso inteligente das novas tecnologias e ir além dos métodos tradicionais, esta é a atitude que separa as soluções criativas da mesmice.

11 Trabalho em Equipe: Dentre as mudanças que estão ocorrendo, uma vem revolucionando sua cultura: a participação das pessoas na gestão. Participação como o próprio nome diz, significa fazer parte de uma ação, no sentido de construí-la.

12 Trabalho em Equipe: As empresas precisam de pessoas participativas, mobilizadas para seus objetivos. As pessoas, por sua vez, querem participar, construir objetivos e influenciar as decisões que as afetam.

13 Trabalho em Equipe: Quanto maior o envolvimento das pessoas no processo de decisão e planejamento de uma tarefa maior será seu comprometimento com a ação.

14 Trabalho em Equipe: Quando sentimos que somos significativos e necessários a uma organização e que podemos melhorá-la com nossa ação, com certeza empregamos mais vigor e entusiasmo nas tarefas. Uma das formas mais utilizadas para operacionalização desta participação é o trabalho em equipe.

15 O que é equipe? É um conjunto de pessoas que se organizam para atingir objetivos comuns. O sucesso da equipe depende mais da garra e sinergia dos seus integrantes do que de suas habilidades individuais.

16 O que é equipe? Pessoas defendem suas idéias, sem radicalismo; há grande habilidade de escutar; a liderança é situacional; energias e habilidades são somadas para o alcance dos objetivos; questões comportamentais são discutidas abertamente.

17 O que é equipe? Processos e resultados são revistos constantemente; nível de confiança é elevado; a decisão é por consenso; conflitos são analisados e resolvidos; feedback é dado e solicitado; há uma preocupação/ação contínua busca do auto-desenvolvimento.

18 O que esperar da equipe? Que ela seja capaz de criar soluções e de direcionar seus melhores esforços a objetivos comuns é que os resultados apareçam em várias frentes: beneficia os públicos com que a organização se relaciona as pessoas individualmente e a própria imagem institucional.

19 Filme: Um Time de Águias
“Uma águia é o componente fundamental de um time vitorioso, porque uma equipe vencedora é feita de grande realizadores individuais, cada um contribuindo com seus talentos especiais, seu conhecimento, sua sabedoria e... acima de tudo, sua dedicação.”

20 Cinco passos para se tornar um Time de Águias:
1) Concordar quanto a uma meta comum: Junto com seus colegas, identifique o que sua equipe quer/precisa realizar, e crie um plano de ação para atingir essas metas. 2) Conheça as habilidades de cada membro da equipe: Compreenda os pontos fortes e fracos de seus companheiros de time. Valorize os pontos fortes dos membros da sua equipe, e aplique-os em busca de suas metas. Compense as deficiências de seus companheiros com os pontos fortes de outros membros.

21 Cinco passos para se tornar um Time de Águias:
3) Comunique-se com eficácia: Escute seus colegas de time. Compartilhe suas idéias. Dê feedback positivo livremente. Certifique se de que o feedback negativo seja construtivo, e não destrutivo. 4) Aprimore as habilidades individuais: Aperfeiçoe sua técnica. Esteja consciente de seus pontos fortes e fracos. Melhore continuamente seus conhecimentos e suas habilidades. Lembre se de que a complacência (benévolo) pode destruir um time campeão.

22 Cinco passos para se tornar um Time de Águias:
5) Execute com consistência: Compreenda o seu papel na equipe e como as suas contribuições afetam os seus resultados. A sua disposição para cumprir com a sua parte e o seu compromisso com seus colegas são pré-requisitos para o sucesso.

23 Pense sobre isso: suas habilidades perfeitamente às de
Você precisa aprender como combina suas habilidades perfeitamente às de todos os outros na sua equipe. Todos, na equipe, precisam se envolver. Não pode haver nenhum peso morto – é muito pesado ... e custa muito caro. Num time, se alguém não conseguir chegar lá, um outro precisa entrar em ação e fazê-lo.

24 Discussão: Maneiras em que eu e meus colegas podemos combinar nossas habilidades para atingir a meta principal da equipe.

25 Passos de ação - O que devo fazer?
Discussão: Passos de ação - O que devo fazer?

26 Pessoas defendem suas idéias, sem radicalismo;
Nas equipes: Pessoas defendem suas idéias, sem radicalismo; Há grande habilidade de escutar; a liderança é situacional; energias e habilidades são somadas para o alcance dos objetivos; Questões comportamentais são discutidas abertamente; processos e resultados são revistos constantemente;

27 Nas equipes: A decisão é por consenso;
- Nível de confiança é elevado; A decisão é por consenso; Conflitos são analisados e resolvidos; Feedback é dado e solicitado; Há uma preocupação e ação contínuas na busca do auto-desenvolvimento.

28 O QUÊ ESPERA-SE DE UMA EQUIPE:
Capacidade de criar soluções e direcionamento de seus melhores esforços a objetivos comuns; Os resultados apareçam em várias frentes, através: beneficia os públicos com que a organização se relaciona; Beneficia própria imagem institucional.

29 A LIÇÃO DOS GANSOS No outono, quando se vê bandos de gansos rumo aos sul, formando um grande "V" no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma.

30 Sabe-se que quando. cada ave bate as. asas, move o ar para
Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás. Ao voar em forma de "V", o bando se beneficia de pelo menos, 71% a mais de força do que uma ave voando sozinha.

31 Sempre que um ganso. sai do bando, sente. subitamente o esforço
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.

32 Quando o. ganso. líder se. cansa, ele. muda de. posição dentro. da
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Os gansos de trás gritam, encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.

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Finalmente, quando um ganso fica doente, ou ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo.

34 Ficam com ele até que consiga voar novamente, ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação a fim de alcançar seu bando.

35 Pense sobre isso: Você precisa aprender como combinar suas habilidades perfeitamente às de todos os outros na sua equipe; Todos, na equipe, precisam se envolver. Não pode haver nenhum peso morto – é muito pesado ... e custa muito caro; Num time, se alguém não conseguir chegar lá, um outro precisa entrar em ação e fazê-lo.

36 Tudo isso evita o retrabalho, o ter de fazer de novo!
Consequentemente, terá mais qualidade de vida. Vídeo

37 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Imara Hebling Camargo FIM


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