A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Familiar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Familiar"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Familiar
Enfª Wiquicileide S.M.S. Araguaína

2 O QUE É PLANEJAMENTO FAMILIAR
Planejamento Familiar: Um direito de todos. __________________________________________ O QUE É PLANEJAMENTO FAMILIAR O Direito de controle da natalidade está registrado no Art. 226 da Constituição Brasileira “A paternidade responsável é um direito de livre escolha dos indivíduos e/ou casais” É um Direito à Assistência Especializada e acesso aos recursos que permitem optar livre e conscientemente por ter ou, não, filhos, o número e o espaçamento entre uma gravidez e outra. Alguns métodos encontram-se disponíveis e sua distribuição é inteiramente gratuita nas Unidades de Saúde.

3 AONDE SE DEVE PROCURAR ASSISTÊNCIA PARA PLANEJAMENTO FAMILIAR
Planejamento Familiar: Um direito de todos. __________________________________________ AONDE SE DEVE PROCURAR ASSISTÊNCIA PARA PLANEJAMENTO FAMILIAR Na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência onde existe P EACS / ESF. QUEM DEVE PROCURAR A UNIDADE DE SAÚDE PARA FAZER PLANEJAMENTO FAMILIAR Todas as pessoas com vida sexual ativa que desejam evitar a gravidez ou que tenham vontade de engravidar mas não conseguem

4 COMO VAI SER MEU ATENDIMENTO NO SERVIÇO DE SAÚDE ?
Planejamento Familiar: Um direito de todos. __________________________________________ COMO VAI SER MEU ATENDIMENTO NO SERVIÇO DE SAÚDE ? Você e/ou seu parceiro devem participar de uma consulta por um profissional Médico ou Enfermeiro, onde serão esclarecidos sobre os diversos métodos disponíveis. A escolha do método é de vontade do próprio casal, o profissional apenas orienta e acompanha o usuário do método. É necessário participar de palestras sobre a utilização dos métodos que será disponibilizada pela equipe de saúde do serviço que o/a atendeu. Após cadastrada na Unidade de Saúde, o/a usuário/a deverá comparecer sempre na data agendada para retorno, assim como das palestras marcadas para esse fim, como continuidade na participação no Programa.

5 PRINCIPAIS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
NATURAIS: Tabela ou Calendário Muco cervical DE BARREIRA: Condom Diafragma Espermaticida Dispositivo Intra – Uterino HORMONAL: Pílula Injetáveis (Mensal e Trimestral). CIRÚRGICO: Vasectomia Laqueadura Tubária

6 Métodos Contraceptivos Naturais
1. TABELA: - Ajuda a mulher a descobrir o dia do mês em que ela pode ficar grávida. - A este dia dá – se o nome de período fértil. OBS.: as tabelas prontas não são seguras. A Tabela de uma mulher não serve para outra, pois cada uma tem um ciclo menstrual diferente. É importante ter um calendário para marcar a cada mês o início do ciclo menstrual.

7 Métodos Contraceptivos Naturais
2. MUCO CERVICAL: O Muco é produzido pelo colo uterino, que umedece a vagina e, às vezes aparece na calcinha. Modifica sua aparência em cada período do ciclo menstrual. Aprendendo essas diferenças, é possível. O método Muco indica a época do ciclo menstrual em que a mulher pode ficar grávida (Período de Ovulação).

8 Métodos Contraceptivos de Barreira
CAMISINHA MASCULINA E FEMININA (CONDON): São métodos que podem ser utilizados: pelo homem (camisinha masculina) e pela mulher (camisinha feminina). É uma capa de borracha bem fina, porém resistente, que se coloca sobre o pênis, no homem e, dentro da vagina, na mulher. Evitam a gravidez, impedindo que os espermatozóides penetrem a vagina da mulher. Contribuem para prevenir contra as DST / AIDS.

9 Métodos Contraceptivos de Barreira
2. DIAFRAGMA: É uma capa de borracha ou silicone, que a mulher coloca na vagina, antes da relação sexual, tampando, assim, o colo do útero. Deve ser usado com espermaticida, para garantir maior eficácia. Evita a gravidez, pois impede que os espermatozóides penetrem no útero.

10 Métodos Contraceptivos de Barreira
3. DISPOSITIVO INTRA – UTERINO: É um objeto feito de plástico especial, que vem enrolado por um fio de cobre bem fino. Seu uso dentro do útero evita gravidez pois libera substâncias que matam os espermatozóides.

11 Métodos Contraceptivos Hormonal
PÍLULA: São comprimidos feitos com substâncias químicas semelhantes aos hormônios encontrados no corpo da mulher, que evitam a gravidez. Existem diferentes

12 Métodos Contraceptivos de Barreira
2. INJETÁVEIS: São injeções com substâncias semelhantes aos hormônios encontrados no corpo da mulher que evitam a gravidez. Podem ser usados uma vez ao mês, ou de três em três meses, conforme o tipo de hormônio contido.

13 Método Contraceptivo Cirúrgico
LAQUEADURA TUBÁRIA: É o método de esterilização feminina, que consiste em evitar definitivamente a gravidez. É um método irreversível, pois há interrupção definitiva do óvulo com os espermatozóides.

14 Métodos Contraceptivos de Barreira
2. VASECTOMIA: É o método definitivo de esterilização masculina, que consiste em um pequeno corte na bolsa escrotal, no homem, impedindo a passagem dos espermatozóides. O homem, após vasectomizado, poderá levar uma vida normal, com vida sexual ativa, pois a esterilização não influencia no seu desempenho sexual.

15 Procure uma Unidade de Saúde mais próxima,
informe-se sobre qual método desejará adotar, decida-se e, exija seu direito!


Carregar ppt "Planejamento Familiar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google