A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KARL MARX (1818-1883) 1861.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KARL MARX (1818-1883) 1861."— Transcrição da apresentação:

1 KARL MARX ( ) 1861

2 Biografia Nasceu em Trier, Alemanha. Pais judeus convertidos.
Na adolescência militante antireligioso; “A crítica da religião é o fundamento de toda crítica.” Tese de doutorado sobre antiga filosofia grega;

3 Pensamento profundamente influenciado por Hegel;
Foi expulso de vários países; Os últimos 34 anos de sua vida, vai passar na Inglaterra; Morreu em Londres em 1883.

4 Tumba de Marx no Cemitério Highgate em Londres

5 Influências Filosofia alemã (Hegel);
Teoria política francesa (socialistas utópicos como Saint Simon, Louis Blanc e Proudhon); Economia Britânica (Adam Smith e David Ricardo);

6 Influência de Hegel (1770-1831):
Visão da história como um processo de mudança permanente; Entender a realidade é entender a natureza deste processo; A mudança não é aleatória e obedece a uma lei; O que mantém o processo em constante mudança são as suas contradições internas;

7 Este processo não está sob controle humano e continuará até que as suas contradições sejam resolvidas (fim da alienação); Isso tornará possível a liberdade e a auto-realização dos seres humanos.

8 Divergências de Hegel Para Hegel, o motor da transformação é a razão em um processo que caminha para a Ideia Absoluta, em que se realiza a plena identidade do sujeito com o objeto; Para Marx, o motor da transformação são as forças produtivas e as relações de produção, isto é, a forma como o homem e as forças produtivas se relacionam entre si no processo produtivo.

9 CONCEITUAÇÃO DE ALIENAÇÃO
ETIMOLOGICAMENTE A PALAVRA ALIENAÇÃO VEM DO LATIM ALIENARE, ALIENUS, QUE SIGNIFICA “QUE PERTENCE A UM OUTRO”. ASSIM, ALIENAR É TORNAR ALHEIO, TRANSFERIR PARA OUTREM O QUE É SEU.

10 Alienação Conceito hegeliano de alienação: tratar como estranho algo com o qual devíamos nos identificar. Hegel considerava que os indivíduos, todos manifestações de um único Espírito, se viam uns aos outros como rivais hostis e não como elementos de uma unidade. «A alienação é o estado no qual as pessoas vêem como exterior algo que, na verdade, é um elemento intrínseco do seu próprio ser.» (Kenny, 1999: 356).

11 Alienação, segundo Marx
Marx analisa a alienação dos trabalhadores industriais em Manuscritos Econômicos e Filosóficos (1848). A propriedade privada e o controle da produção por uma elite são causas do trabalho alienado. O trabalho alienado retira a humanidade das pessoas. Para Marx, a alienação residia, sobretudo, no dinheiro. «O dinheiro é o valor universal e autoconstituído de todas as coisas. Despojou, assim, o mundo inteiro, tanto o mundo humano como a natureza, do seu próprio valor. O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da vida do homem, e esta essência alienígena domina-o enquanto ele a idolatrar.»

12 PARA KARL MARX, A ORIGEM DA ALIENAÇÃO ESTÁ NA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO, QUE FAZ COM QUE O PRODUTO DO TRABALHO HUMANO DEIXE DE PERTENCER AO TRABALHADOR E PASSE A PERTENCER A OUTREM.

13 Como Surge a Alienação? - Todo ser humano tem de obter os meios de subsistência: alimento, abrigo, etc... - O desenvolvimento dos meios de produção leva à especialização; - A especialização torna os indivíduos dependentes um do outro;

14 O que define cada indivíduo é sua relação com os meios de produção;
Esta relação determina quem mais tem os mesmos interesses que nós, e quem está em conflito conosco; Isto origina as classes socioeconômicas e também o conflito entre elas.

15 A produção social da loucura

16 Mas o que é alienação?

17 Que culmina em...

18 A super-estrutura É um reflexo abstrato da infraestrutura econômica. Corresponde às instituições sociais e políticas, religiões, filosofia, artes, ideias. Enfim, é tudo aquilo que é criado culturalmente para dar legitimidade a uma dada infraestrutura econômica.

19 A Teoria das crises No capitalismo, a concorrência gera o dinamismo econômico, mas, por outro lado, este estado de coisas facilmente descamba para o caos. É por isso que no capitalismo as crises são tão freqüentes. O desenvolvimento constante da tecnologia moderna seguiria criando uma massa de desempregados cada vez mais numerosa.

20 Até o momento em que a imensa quantidade de pessoas alienadas e empobrecidas se levantaria contra os capitalistas e faria a revolução. Esta revolução seria o fim da história. A divisão da sociedade em classes teria acabado. Os meios de produção seriam possuídos por todos e operados no interesse de todos.

21 Falso Profeta Marx acreditava que a sua teoria era científica, da mesma forma que a física de Newton era científica. Com tal conhecimento, dizia Marx, era possível prever o inevitável desenvolvimento futuro da sociedade. Esta ideia deu enorme grau de confiança aos marxistas e tornou-os famosos pela intolerância com todas as visões alternativas que não se coadunavam com as deles.

22 Ora, já que o marxismo era científico, as coisas necessariamente aconteceriam de acordo com as suas ideias, a despeito do que qualquer outra pessoa fizesse ou dissesse. Nas palavras de Trotsky, “ a história está do nosso lado.”

23 Declínio e Queda Teorias científicas são refutáveis por definição.
Ao contrário do que Marx previra, a tecnologia não aumentou indefinidamente o desemprego, surgiu o setor de serviços: educação, turismo, entretenimento, etc... Além disso, as revoluções aconteceram na periferia do capitalismo, e não nos mais desenvolvidos como Marx acreditava.

24 Nos países em que o marxismo alcançou o poder, quase sem exceção (talvez a China), a economia fracassou e instalou-se uma ditadura burocrática. A liberdade também foi asfixiada. Isto tudo, levou a conclusão de que havia algo de errado com as teorias marxistas.


Carregar ppt "KARL MARX (1818-1883) 1861."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google