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GESTÃO DE PESSOAS IVETE ROSSONI

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS IVETE ROSSONI"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS IVETE ROSSONI
Diretora de Recursos Humanos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Porto Alegre/RS

2 GESTÃO DE PESSOAS “Temos boa e tradicional doutrina de Direito Privado e, em tempos mais recentes, de Direito Público. Mas de Administração da Justiça, nada ou quase nada. A matéria era desprezada, como se fosse algo inferior, indigno da preocupação dos juristas.” Vladimir Passos de Freitas 1/28

3 POR QUE ESTOU AQUI? Desafio de tratar um tema relegado
a um segundo plano, no setor público e na área do Direito; Atividade de bastidores, que dá pouca visibilidade; Preconceito devido ao papel autoritário do Chefe de Departamento Pessoal, ao longo dos anos. 2/28

4 POR QUE ESTOU AQUI? “Você deve se incomodar muito! Prefiro os meus processos!” Sim, tenho me incomodado, mas também tenho aprendido muito. Ponto de partida: intuição, flexibilidade e tolerância. 3/28

5 POR QUE ESTOU AQUI? Temática tem se destacado nos últimos anos, no setor público; Releitura do tradicional papel do chefe, como resultado da evolução cultural, de um mundo plural, da dinâmica das instituições, inseridas na realidade tecnológica do mundo globalizado. 4/28

6 GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Um conjunto de ações destinadas a orientar o comportamento humano e as relações interpessoais, segundo as necessidades da instituição, e de acordo com a lei. 5/28

7 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
Surgimento no final do século XIX e início do século XX; Escola Clássica da Administração (Final do século XIX). 6/28

8 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
Taylor Princípios da Administração Científica: Tarefas, Divisão do trabalho, Padronização, Hierarquia. 7/28

9 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
Difusão e desenvolvimento do humanismo; Escola das Relações Humanas (Mayo) (década de 1930) poder da dimensão Informal das organizações e das relações sociais. Base para os estudos do comportamento Humano nas organizações. 8/28

10 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
Teoria de Maslow, das necessidades humanas Necessidades básicas, motivação, auto-realização, dinâmica dos grupos nas organizações.

11 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
No Brasil, no início do século XX, a crise do café contribuiu para a industrialização, com modelo de gestão básica – recrutamento e remuneração. Necessidade de qualificar os trabalhadores e regular as relações de trabalho. 10/28

12 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
Foi estruturada a legislação trabalhista (CLT). Departamentos de Pessoal assumiram um perfil legalista,traço que caracteriza o setor,em certa medida, até hoje. 11/28

13 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
Nas últimas décadas do século XX, pressões decorrentes da globalização, recrudescimento do mercado competitivo,sofisticação das tecnologias contribuíram para a reforma do aparelho estatal. 12/28

14 RECUO NO TEMPO Práticas de Recursos Humanos
Tentativa de romper padrões gerenciais ultrapassados (burocráticos e patrimonialistas); Busca de postura gerencial voltada para os resultados; Aumento da exigência da qualidade dos bens e serviços públicos. 13/28

15 CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Na administração pública do século XXI,evidenciamos organizações com traços de administração clássica, mesclados com traços da escola das relações humanas. Além disso, evidencia-se a influência do estilo gerencial da administração privada, na gestão pública de pessoas. 14/28

16 PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS
Setor público, diante da complexidade do cenário contemporâneo, depara-se com a necessidade de repensar as práticas de recursos humanos, conforme as características específicas de sua atuação. 15/28

17 PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS
1 Neste contexto de transformações, a gestão de pessoas aposta na seleção e no desenvolvimento do ser humano, das suas competências e potencialidades individuais. 16/28

18 PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS
2 A gestão de pessoas assume um papel de assessoramento administrativo, parceiro estratégico da organização, agente de mudanças, orientador como indivíduo integrante da equipe de trabalho, de líder servidor. 17/28

19 GESTOR DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Liderança ética – atitude e conduta; Conhecer a filosofia da organização e o cenário em que ela está inserida (legislação, regulamentação); Atenção ao caráter de descontinuidade da administração. 18/28

20 GESTOR DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Considerar condição de estabilidade dos servidores e os desafios a ela inerentes. “A pessoa certa no lugar certo” 19/28

21 GESTOR DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Estabelecimento de objetivos e metas; Motivação, reconhecimento e prática de compartilhar os méritos; Estabelecimento de empatia com os indivíduos e com os grupos; Abertura de espaço para a criatividade, para a inovação. 20/28

22 GESTOR DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
Delegação é um fator de dinamização que confere autonomia no trabalho e expressa reconhecimento Importante compartilhar conhecimento, para qualificar o trabalho. Desenvolvimento de habilidades para ter, ser e saber. 21/28

23 TER, SER E SABER Ter – ação e flexibilidade Ser – honesto
Saber – ouvir e comunicar, perdoar, respeitar e ser humilde, tolerar. 22/28

24 PECADOS Ser parcial Fomentar conflitos
Transformar pequenos episódios em grandes problemas 23/28

25 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Uso otimizado das tecnologias, visando à agilização; Criatividade na concretização de projetos e ações; Realização de parcerias internas e externas. 24/28

26 AÇÕES PRÁTICAS Mobilizar equipes e recursos para dar
respostas imediatas, coerentes com as demandas da trama complexa do mundo contemporâneo – globalizado, multimidiático e de alta tecnologia. 25/28

27 PRÁTICAS NO TRIBUNAL Capacitação
1ª Pós-Graduação em Administração da Justiça; Curso Modular de Direito Administrativo; Curso de Produção Textual Curso de Desenvolvimento de Gestores Atualidade em Debate – Cultura x Qualidade de Vida 1ª Pós-Graduação a Distância em Processo Civil. 26/28

28 PRÁTICAS NO TRIBUNAL Ações de Responsabilidade Social
Feiras de Natal e de Páscoa Dia da Responsabilidade Social Voluntariado Semana do Meio Ambiente Brechó beneficente Programa de Educação pelo Trabalho 27/28

29 Nem manuais, nem a burocracia,
nem a falta de recursos orçamentários... Nada pode impedir a qualidade, na gestão de pessoas, a não ser a má vontade. Nada é empecilho para otimizar o trabalho e criar um ambiente mais humano,desde que todos envolvidos estejam decididos a investir nisso. Ivete Rossoni 28/28


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